13 agosto 2021

   
   
   

 
 

             

    

             
                 
                                                   
  
                                                   
                                                               
                                                              
                                     
 
 
 
 

Hidrogel capaz de estocar CO2 no solo será desenvolvido e testado no Brasil

Entre os diversos esforços para diminuir o efeito estufa na atmosfera estão projetos voltados a promover o sequestro de dióxido de carbono (CO2) com soluções baseadas na natureza. No geral, são tecnologias com grande potencial disruptivo e que poderão abrir frente para uma nova cadeia de valor na captura, uso e armazenamento de carbono. É o caso de um hidrogel que está sendo desenvolvido por pesquisadores de diversas instituições da Universidade de São Paulo (USP), sob a liderança do Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI) – um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por Fapesp e Shell na Escola Politécnica (Poli-USP).O projeto, denominado Programa Hidrogel, é financiado pela Shell Brasil com recursos da Cláusula de Investimento em P&D dos Contratos de Concessão da ANP.
Composto por material orgânico, o hidrogel será produzido com moléculas sintetizadas a partir de CO2. Uma vez usado no plantio, os grânulos do produto se degradariam e liberariam o carbono para estocá-lo no solo. Segundo Alexandre Breda, executivo da Shell e vice-diretor do RCGI, o produto será desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a partir de ácido oxálico e um biomonômero. O ácido oxálico, por sua vez, será produzido pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) a partir do CO2.
Uma vez pronto, o hidrogel será testado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP). Em paralelo, o Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP) irá propor os padrões normativos necessários para a entrada do produto no mercado. O IEE-USP já desenvolve um trabalho focado na produção de documentos normativos para a aplicação global desse tipo de tecnologia, em conformidade com as normais internacionais. O trabalho abrange tanto soluções baseadas na natureza como aquelas que permitem transformar CO2 em produtos químicos de alto valor agregado.   Saiba mais.    Fonte: Agência FAPESP - 13/08/21   

12 agosto 2021

USP retomará aulas presenciais de graduação a partir do dia 4 de outubro

A USP deverá retomar as aulas de graduação de forma presencial a partir do próximo dia 4 de outubro para todos os alunos imunizados, isto é, que tenham recebido as duas doses da vacina contra a covid-19 há, pelo menos, 14 dias.
No retorno presencial dos alunos de graduação deverão ser priorizadas as aulas práticas (laboratoriais, de campo ou de exercícios) e demais atividades definidas pelas Unidades de Ensino e Pesquisa, considerando a necessidade de eventuais repetições dessas atividades, em virtude da existência de alunos que, pela idade, serão imunizados posteriormente.
O segundo semestre letivo de 2021 terá início no próximo dia 16 de agosto, com aulas teóricas oferecidas de maneira remota.
“O ponto fulcral para o retorno das atividades presenciais é a manutenção da saúde de nossa comunidade, o que nos faz adotar uma postura mais conservadora e prudente. Estabelecemos diretrizes básicas que devem ser seguidas, mas as peculiaridades de cada Unidade de Ensino e Pesquisa devem ser levadas em consideração, demandando ajustes e adaptações às diferentes realidades locais. Ressalto que as precauções obrigatórias, como o uso de máscaras, a higienização constante das mãos, o distanciamento social de um metro e evitar atividades que possam provocar aglomerações, devem ser seguidas”, explica o reitor da USP, Vahan Agopyan.
Na pós-graduação, o retorno presencial deve priorizar as atividades de pesquisa. O oferecimento das disciplinas, os exames e as defesas podem continuar de maneira remota neste ano, seguindo as orientações do Conselho de Pós-Graduação.   Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 12/08/21

Editais, bolsas e prestações de contas do CNPq param com plataforma há 20 dias fora do ar

A plataforma Carlos Chagas, fundamental para a operacionalização da ciência brasileira, segue fora ar. Nesta quinta-feira (12), completam-se 20 dias de apagão do sistema. O órgão ainda não conseguiu normalizar a plataforma após uma falha atingir servidores do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), agência federal de fomento à pesquisa. A Instituição é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. No sábado (8), foi normalizado o serviço da Plataforma Lattes, que gerencia os currículos dos pesquisadores brasileiros.
Com a Carlos Chagas ainda inoperante, fica comprometida a continuidade de projetos pelo país, além de serem prejudicadas áreas técnicas do CNPq. Criada em 2007, a plataforma é a principal interface entre os pesquisadores e o CNPq.
Pela Carlos Chagas são operacionalizadas chamadas públicas e editais de fomento à pesquisa e feitos a gestão e o pagamento de bolsas, além de prestações de contas. O tempo prolongado do apagão preocupa pesquisadores.
Cerca de 84 mil bolsistas são financiados com recursos do CNPq. O órgão apoia atualmente 2.201 projetos de pesquisa, segundo dados oficiais.
O CNPq afirmou que todos os prazos foram suspensos e serão prorrogados. De acordo com a agência, não haverá atrasos em pagamento de bolsas.  Saiba mais.  Fonte: O Tempo - 12/08/21

Springer Nature no Portal de Periódicos CAPES

A comunidade acadêmico-científica brasileira tem acesso a conteúdos da Springer Nature pelo Portal de Periódicos da CAPES: Nature.com, Springer Book Archives e Springer Journals. A revista eletrônica Nature.com possui cobertura multidisciplinar, bem como outras publicações especializadas e reviews publicados pelo Nature Publishing Group.
A coleção Springer Books Archives possui mais de 56.000 títulos de livros publicados de 1856 até 2004. Trata-se de uma coleção multidisciplinar com cobertura em áreas como Ciências do Comportamento, Ciências Biomédicas e da Vida, Negócios e Economia, Química e Materiais, Ciências da Computação, Ciências da Terra e do Meio Ambiente, Engenharia, Humanidades Ciências Sociais e Direito, Matemática e Estatística, Medicina e Física e Astronomia.
Springer Journals encontra-se na base de dados Springer Link (a editora Springer tem um escopo de publicações voltadas para a área de Ciências Biológicas, Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Exatas e da Terra, no entanto, é possível dizer que o conteúdo contratado abrange todas as áreas do conhecimento, e possui um caráter multidisciplinar em cerca de 1.900 títulos de periódicos. Clique no título desejado para folhear os fascículos e consultar os resumos e os textos completos dos artigos).
Os conteúdos podem ser localizados pela opção Buscar Base. A Springer Nature participa dos treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES. Para mais informações clique aqui.   
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 12/08/21

Bolsistas devem indicar município para receber a vacina

Formulário foi enviado via Linha Direta aos estudantes de graduação e pós-graduação selecionados para irem ao exterior em 2021 e deve ser respondido até o dia 15

A CAPES encaminhou, nesta quinta-feira, 12, via “Linha Direta”, formulário aos bolsistas de graduação e pós-graduação, selecionados para irem ao exterior em 2021 – com mobilidade internacional prevista a partir de setembro – para que indiquem o nome do município onde receberão a vacina contra a COVID-19. A informação será ao encaminhada ao Ministério da Saúde para que seja organizada a imunização dos estudantes nas localidades. Os interessados devem acessar o canal “Linha Direta” e responder até o próximo domingo, 15 de agosto.
Na última terça-feira, 10, Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, anunciou a vacinação para 2.263 bolsistas que irão para o exterior. A comunicação se deu após reunião da gestora com os ministros da Educação, Milton Ribeiro, e da Saúde, Marcelo Queiroga. Os estudantes foram incluídos na lista do grupo prioritário para a imunização conta a COVID-19 e receberão a vacina de dose única, em data a ser definida em breve.   Fonte: CCS/CAPES - 12/08/21


UFSCar lança novo podcast de divulgação científica

A Assessoria para Comunicação Científica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) formou parceria com a Rádio UFSCar 95,3 FM para produção de mais um canal de diálogo dos cientistas da universidade com diferentes públicos: o podcast Ciência UFSCar.

A cada semana o programa trará uma conversa com pesquisadores e pesquisadoras atuantes na universidade sobre o trabalho que desenvolvem e os desafios enfrentados no cotidiano.

Episódios inéditos vão ao ar na Rádio UFSCar às sextas-feiras, 13h30, com reprise na segunda-feira, às 11 horas, e também ficarão disponíveis nas principais plataformas agregadoras de podcasts, como Spotify, Apple e Google Podcasts, Deezer e Castbox, além da área de podcasts no site da Rádio USCar.
No episódio de estreia, Mônica Aguiar, docente do Departamento de Engenharia Química, apresenta o trabalho do Laboratório de Controle Ambiental, que há mais de 30 anos desenvolve meios filtrantes mais eficientes. Sugestões de pauta para o podcast e demais produtos desenvolvidos pela Assessoria para Comunicação Científica da UFSCar podem ser encaminhadas ao e-mail culturacientifica@ufscar.br.    Fonte: Agência FAPESP - 12/08/21

11 agosto 2021

Inscrição até o dia 18 de agosto de 2021   |   Informações

Projeto do CENA foi contemplado no Desafio USP Cidades Sustentáveis


A USP está presente em 22 cidades no Estado de São Paulo, com campi em São Paulo, Bauru, Lorena, Ribeirão Preto, Piracicaba, Santos e São Carlos, e unidades de pesquisa em São Sebastião, no litoral do Estado, e em Montenegro, Rondônia. Nestes locais, a presença da Universidade é referência, gerando impacto econômico e desenvolvimento, por meio do ensino, da pesquisa e do trabalho junto à sociedade. É para alcançar também as demais cidades do Estado de São Paulo que foi criado o programa USP Municípios, com o objetivo de melhorar e criar novas políticas públicas para os cidadãos dos municípios.
A missão do USP Municípios é construir parcerias com municípios paulistas para o incremento de políticas públicas que resultem em desenvolvimento sustentável, com base em valores como: ética, responsabilidade, inovação, justiça social, sustentabilidade e efetividade.
Do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), unidade de pesquisa do campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba foi contemplado o projeto Associação Barco Escola da Natureza (Americana - SP) em um contexto de Educação Ambiental: conjunto de ações visando à conscientização de estudantes do ensino médio e fundamental sobre mananciais de água, espaços de lazer e poluição. O projeto terá o professor Ernani Pinto como coordenador.
Saiba mais.   Fonte: ESALQNet - 11/08/21

O Stand Up For Nuclear Brazil vai até 25 de setembro


O Stand Up For Nuclear Brazil faz parte de uma campanha mundial de comunicação com o público! Nosso objetivo? Abrir o diálogo com a sociedade sobre os inúmeros benefícios do uso da energia nuclear e sobre como ela é elemento essencial no desenvolvimento sustentável e na luta contra as mudanças climáticas. Engajamos o público de maneira simples, positiva e divertida – para que possamos incluir todos na conversa! Se liga porque nossa campanha começa em 5 de agosto com um Workshop de comunicacao no canal do WiN Brasil e vai até 25 de setembro com muito conteúdo, atividades e eventos!     Fonte: CIN/CNEN - 11/08/21

CAPES publica o regulamento da Avaliação Quadrienal

A Presidência da CAPES publicou nesta segunda-feira, 9 de agosto, o regulamento da Avaliação Quadrienal 2017-2020. Disponível no site da Fundação e no Diário Oficial da União, a Portaria nº 122, de 5 de agosto de 2021, expressa os objetivos e as regras do procedimento a ser adotado por todos os envolvidos no processo de avaliação. Participam deste grupo coordenadores de área, avaliadores, equipe da Diretoria de Avaliação da Fundação e técnicos, além da presidência em instância recursal.
Serão avaliados quase cinco mil programas de pós-graduação (PPGs) do País, de todas as áreas do conhecimento. O texto publicado parte de sugestões do Conselho Técnico-Científico (CTC) da CAPES. Além disso, a presidência tratou de forma cuidadosa todas as etapas da construção do documento, de modo a não tratar de aspectos de mérito do processo avaliativo, certificando-se de que as regras e procedimentos garantissem a qualidade e a lisura da atuação de todos.
Os objetivos da Avaliação Quadrienal são traçar um retrato da pós-graduação brasileira no quadriênio, bem como verificar o desempenho e zelar pela qualidade dos PPGs. O procedimento também avalia se as metas educacionais da pós-graduação brasileira foram atingidas, bem como a qualidade da formação de mestres e doutores por esses programas. O trabalho analisa ainda a produção intelectual e, a partir de um diagnóstico, contribui para a evolução e melhoria desse cenário.
Sobre a Avaliação Quadrienal
A  Avaliação Quadrienal atribui notas de 1 a 7 para os PPGs. Aqueles avaliados em 1 ou 2 são descredenciados. Receber um 3 é o mínimo para se manter em funcionamento, só com mestrado. Doutorado é a partir de 4. Os programas 6 e 7 são considerados de excelência, ou seja, que atendem os pré-requisitos de maneira mais completa. Novos PPGs não podem receber notas inferiores a 3. Os programas de pós-graduação podem recorrer à presidência da CAPES das decisões do Conselho.    Fonte: CCS/CAPES - 10/08/21

Adição de R$ 99 milhões ao orçamento da CAPES garante pagamento de mais de 90 mil bolsas

Órgão recebe suplementação orçamentária de R$ 56 milhões e crédito de R$ 43 milhões; Fundação também espera liberação de mais R$ 286,5 milhões contingenciados


O orçamento previsto para bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) recebeu um complemento de R$ 56 milhões. Também foi encaminhado um crédito de R$ 43 milhões para a fundação. Outros R$ 286,5 milhões, antes contingenciados, estão liberados. Desse modo, as mais de 90 mil bolsas de pós-graduação stricto sensu no País estão não apenas mantidas, mas também pagas em dia. A suplementação orçamentária é resultado dos esforços do MEC junto ao Ministério da Economia para a liberação dos recursos.
Apesar do ambiente de múltiplas restrições geradas pela pandemia da covid-19, a CAPES não interrompeu a vigência de nenhum desses auxílios neste ano, tem cumprido com os pagamentos sem atraso e permitido a substituição de bolsistas normalmente. A Fundação continuará a fomentar os estudos dos pós-graduandos tanto nas cotas institucionais, quanto nos programas estratégicos induzidos.
Com as medidas, ações como o Programa de Combate a Epidemias continuam a funcionar normalmente. A CAPES já concedeu 1.959 das 2.600 bolsas e investiu R$ 53,7 milhões dos R$ 200 milhões previstos para os quatro anos da iniciativa. Com ela a Agência estimula pesquisas sobre a covid-19 e outras doenças. Além de manter os benefícios, a Fundação já prorrogou 36.536 bolsas de mestrado e de doutorado ativas no Brasil por até seis meses, de forma excepcional, por causa da pandemia. Os dados constam em relatório do Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA).
Em 2020 foram publicadas duas portarias com as regras para a extensão dos prazos dos benefícios. A primeira, em abril, deu a possibilidade de prorrogação das bolsas por até três meses. A segunda, em agosto, aumentou este período para seis meses. O direito se estende a qualquer pesquisador com bolsa de mestrado ou doutorado ativa no Brasil enquanto durar a pandemia. Cabe às instituições de ensino e de pesquisa indicarem no SCBA os beneficiários. A Capes recomenda que sejam escolhidos aqueles que tiveram seus trabalhos  afetados pelos impactos da covid-19.    Fonte: CCS/CAPES - 10/08/21

10 agosto 2021

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USP lança portal Ciclo 22 para promover reflexão sobre marcos da história e futuro do País

Portal vai reunir atividades e pesquisas da Universidade sobre o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna, servindo de referência para quem busca conhecimento crítico com base científica


Um evento virtual na segunda, dia 9 de agosto, marcou o lançamento do Portal Ciclo 22, iniciativa da USP para reunir as atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas a dois grandes marcos da história do Brasil: o bicentenário da Independência (1822) e o centenário da Semana de Arte Moderna (1922). O projeto contempla ainda o objetivo de refletir criticamente sobre estes acontecimentos no tempo presente (2022), além de identificar desafios e projetar futuros ao Brasil nos próximos 100 anos (2122).
“O novo portal dá visibilidade a apenas uma parcela da produção acadêmica existente e em gestação na USP e ainda sim se revela impressionante, demonstrando a pujança da reflexão efetuada na Universidade e o engajamento de seus corpos docente, dicente e funcional com a missão de oferecer à sociedade conhecimento crítico construído com base científica”, destacou a professora Diana Gonçalves Vidal, coordenadora do projeto e diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).
O projeto Ciclo 22 também vai gerar conteúdo específico para o portal, com textos jornalísticos sobre estudos relacionados ao tema, e vai se constituir como um amplo repositório de material em texto, imagem e multimídia. “Ele vai oferecer subsídios à formação em vários níveis, da educação básica à educação superior”, completou Diana. A ideia é que professores e estudantes cheguem aos conteúdos do Ciclo22 disponíveis na internet para suas pesquisas e trabalhos escolares.   Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 09/08/21

Encontro de ministros de pesquisa do G20 termina com declaração conjunta sobre digitalização

Documento aponta três focos de atuação para direcionar a digitalização para a recuperação econômica mundial de forma sustentável

Os ministros de Pesquisa dos países do G20 aprovaram nesta sexta-feira (6), em Trieste, na Itália, uma Declaração Conjunta sobre o incentivo à pesquisa, educação superior e digitalização para uma retomada forte, sustentável, resiliente e inclusiva. O documento encerrou a reunião ministerial, que tem participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.
O documento, que também tem participação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), foca em três prioridades de atuação: habilidades em transformação; princípios éticos para a pesquisa e educação superior; e a compreensão comum sobre os espaços digitais. A declaração pode ser acessada no link https://www.g20.org/wp-content/uploads/2021/08/G20-Ministerial-Declaration.pdf
Durante a reunião, foi destacado o impacto da Covid-19 na pesquisa e ensino superior e os desafios em aproveitar o total potencial da digitalização para uma retomada forte, sustentável, resiliente e inclusiva. O ministro Marcos Pontes destacou no evento as pesquisas brasileiras voltadas ao combate da covid-19 e seus resultados favoráveis no enfrentamento da pandemia.
Na quinta-feira (5), os ministros assinaram também uma declaração conjunta com 12 ações para acelerar a transformação digital da economia e governos com princípios voltados a temas como transformação digital, inclusão social e livre fluxo de dados entre os países.
Fonte: Jornal da Ciência - 09/08/21