10 setembro 2021
A liderança da USP na América Latina
A Universidade de São Paulo (USP) –
que é a maior do País, com 5,5 mil professores e quase cem mil alunos –
continua se destacando nos rankings internacionais de avaliação de desempenho.
A exemplo do que ocorreu no ano passado, ela voltou a ser classificada neste
ano pela Times Higher Education,
uma respeitada empresa britânica de consultoria no campo da educação, como a
melhor instituição de ensino superior da América Latina.
Dos 13 indicadores agrupados em cinco categorias (ensino, inovação, internacionalização, investimento em pesquisa e citações) na 18.ª edição do World University Rankings, a USP ficou entre as 100 melhores em duas – ensino e pesquisa. No conjunto, ela se manteve no grupo entre 201 e 250 melhores instituições, a mesma posição que alcançou em 2020. Com isso, a USP ficou ao lado da Universidade de Waterloo, do Canadá; da Universidade de Surrey, do Reino Unido; da Universidade de Tel-Aviv, de Israel; e da Universidade da Coreia, da Coreia do Sul.
Ao todo, a Times Higher Education avaliou 1,6 mil universidades de 99 países. Das dez primeiras posições, nove são universidades americanas. As três instituições mais bem colocadas foram, pela ordem, a Universidade de Oxford, o Instituto de Tecnologia da Califórnia e a Universidade Harvard. Das universidades brasileiras, 59 foram classificadas. A segunda mais bem posicionada no World University Rankings foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ficou no grupo entre 401-500. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 09/09/21
Dos 13 indicadores agrupados em cinco categorias (ensino, inovação, internacionalização, investimento em pesquisa e citações) na 18.ª edição do World University Rankings, a USP ficou entre as 100 melhores em duas – ensino e pesquisa. No conjunto, ela se manteve no grupo entre 201 e 250 melhores instituições, a mesma posição que alcançou em 2020. Com isso, a USP ficou ao lado da Universidade de Waterloo, do Canadá; da Universidade de Surrey, do Reino Unido; da Universidade de Tel-Aviv, de Israel; e da Universidade da Coreia, da Coreia do Sul.
Ao todo, a Times Higher Education avaliou 1,6 mil universidades de 99 países. Das dez primeiras posições, nove são universidades americanas. As três instituições mais bem colocadas foram, pela ordem, a Universidade de Oxford, o Instituto de Tecnologia da Califórnia e a Universidade Harvard. Das universidades brasileiras, 59 foram classificadas. A segunda mais bem posicionada no World University Rankings foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ficou no grupo entre 401-500. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 09/09/21
Decisão difícil por um retorno seguro
Os reitores da USP, da Unesp e da Unicamp – Vahan
Agopyan, Pasqual Barretti e Antonio José de Almeida Meirelles, respectivamente
– publicaram artigo no jornal “Folha de S. Paulo” sobre retomada das atividades
presenciais
Como reitores de universidades de
pesquisa, sabemos da necessidade do convívio acadêmico presencial de
alunos e professores e da importância de oferecer o ensino em um ambiente de
pesquisa. A pandemia nos obrigou a restringir essa possibilidade aos
nossos estudantes, notadamente aos de graduação. As aulas teóricas
foram oferecidas remotamente, mas as práticas (laboratoriais, de campo,
visitas e viagens técnicas) foram prejudicadas, apesar do esforço do corpo
docente.
Estamos convencidos de que a formação dos futuros profissionais não se restringe às atividades em salas de aula e laboratórios. Há a necessidade de oferecer outras atividades técnico-científicas em conjunto com ações culturais, esportivas e sociais, que só podem ser devidamente usufruídas quando os estudantes estão nos campi.
Tanto alunos quanto professores e servidores estão exaustos em função das demandas decorrentes das atividades remotas. Particularmente, os alunos com maior vulnerabilidade social, que necessitam do apoio institucional, são os mais prejudicados pelo afastamento dos campi.
É nosso dever mostrar à sociedade as especificidades das universidades de pesquisa, nas quais os alunos, em um mesmo dia, podem ter aulas com turmas distintas e, muitas vezes, em edifícios e unidades diferentes. Nessas condições, os cuidados sanitários precisam ser criteriosos. Tivemos exemplos negativos no exterior que não precisamos repetir.
Ao tomarmos a decisão pelo retorno presencial em maior escala, ainda que as universidades nunca tenham parado, este se fará com base na ciência e no respeito à vida, pautado em quatro pilares fundamentais: vacinação, biossegurança, proteção social e monitoramento da pandemia. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 09/09/21
Estamos convencidos de que a formação dos futuros profissionais não se restringe às atividades em salas de aula e laboratórios. Há a necessidade de oferecer outras atividades técnico-científicas em conjunto com ações culturais, esportivas e sociais, que só podem ser devidamente usufruídas quando os estudantes estão nos campi.
Tanto alunos quanto professores e servidores estão exaustos em função das demandas decorrentes das atividades remotas. Particularmente, os alunos com maior vulnerabilidade social, que necessitam do apoio institucional, são os mais prejudicados pelo afastamento dos campi.
É nosso dever mostrar à sociedade as especificidades das universidades de pesquisa, nas quais os alunos, em um mesmo dia, podem ter aulas com turmas distintas e, muitas vezes, em edifícios e unidades diferentes. Nessas condições, os cuidados sanitários precisam ser criteriosos. Tivemos exemplos negativos no exterior que não precisamos repetir.
Ao tomarmos a decisão pelo retorno presencial em maior escala, ainda que as universidades nunca tenham parado, este se fará com base na ciência e no respeito à vida, pautado em quatro pilares fundamentais: vacinação, biossegurança, proteção social e monitoramento da pandemia. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 09/09/21
09 setembro 2021
Inscrição para o 29º SIICUSP se encerra amanhã
- As inscrições no SIICUSP devem ser realizadas e validadas pelo orientador até o dia 10 de setembro. Após essa data, as inscrições não validadas que estiverem "Aguardando Validação" serão automaticamente validadas. No entanto, será possível cancelar a inscrição posteriormente, se necessário. As inscrições que estiverem com outras situações, como "Incompleto" e "Aguardando Revisão" não serão consideradas.
- A Pró-Reitoria de Pesquisa sempre orientou a fazer com antecedência devido a possíveis problemas de lentidão no sistema. Em caso de dificuldades, deve-se continuar tentando. Fonte: Seção de Apoio Acadêmico - CENA - 09/09/21
Repositório da Produção USP - ReP
Os itens da
produção USP são atualizados diariamente, à medida que os bibliotecários
cadastram novos documentos. Todos os registros podem ser localizados também
pelo Google
O Repositório de Acesso Aberto da Produção da USP é a Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo (BDPI), inaugurada em 22 de outubro de 2012. É o Repositório institucional e oficial da Universidade de São Paulo que concentra o registro e armazena as publicações oriundas de pesquisa e a produção científica, artística, acadêmica e técnica em formato digital de seus autores, departamentos, unidades, institutos, centros, museus e órgãos centrais. Tem como objetivos:
- Aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão de conteúdos digitais dos resultados das atividades acadêmicas e de pesquisa da universidade por meio da coleta, organização, registro e preservação de sua memória institucional;
- Facilitar a gestão e o acesso à informação sobre a produção de pesquisa da USP, por meio da oferta de indicadores confiáveis e validados;
- Contribuir para a preservação do conhecimento produzido na universidade, seu uso e impacto científico, acadêmico e social, integrando-se a outras iniciativas nacionais e internacionais.
Conheça o CAB Direct
CAB Direct é a mais completa e extensa fonte
de referência nas ciências da vida aplicadas, incorporando as principais bases
de dados bibliográficas CAB Abstracts e Global Health. Sua área principal de
conhecimento é da literatura agrícola em âmbito internacional. Contém mais de
12 milhões de registros, com cobertura desde 1973 até os dias atuais,
adicionando 360 mil resumos por ano.
A cobertura de assuntos inclui agricultura, meio ambiente, ciências veterinárias, economia aplicada, ciência dos alimentos e nutrição. Banco de dados abrange questões internacionais na agricultura, silvicultura e disciplinas afins nas ciências da vida. As publicações indexadas são de 120 países em 50 idiomas, incluindo resumos em inglês para a maioria dos artigos. Cobertura de literatura inclui revistas, procedimentos, livros e uma grande coleção de seriados agrícolas. Fonte: CABI - 09/09/21
A cobertura de assuntos inclui agricultura, meio ambiente, ciências veterinárias, economia aplicada, ciência dos alimentos e nutrição. Banco de dados abrange questões internacionais na agricultura, silvicultura e disciplinas afins nas ciências da vida. As publicações indexadas são de 120 países em 50 idiomas, incluindo resumos em inglês para a maioria dos artigos. Cobertura de literatura inclui revistas, procedimentos, livros e uma grande coleção de seriados agrícolas. Fonte: CABI - 09/09/21
Serrapilheira lança nova série de vídeos: “Modos de Ver”
Ciência é um trabalho criativo e intuitivo. Mais do que gerar
conhecimento e produzir resultados, o processo científico é uma expressão do
cientista, da sua forma de pensar e do seu encadeamento de ideias.
O processo de cada cientista é singular. Por outro lado, ele dialoga, se entrelaça e compartilha métodos, rotinas e dúvidas com os demais. Geologia e física, matemática e química, biologia e oceanografia, todos podem se esbarrar em conceitos, hipóteses, questionamentos.
“Modos de ver” é a nova série de vídeos do Serrapilheira. A série conversa com 12 cientistas sobre seus trabalhos, métodos e interfaces entre eles para mostrar que diferentes formas de fazer pesquisa constroem o que conhecemos como ciência.
No episódio de estreia, o físico Daniel Valente e o geólogo Pedro Val mostram que o conceito de paisagem pode ser mais amplo do que se pensa.
Assista aqui a série de vídeos Modos de Ver. Fonte: Jornal da Ciência - 13/09/21
O processo de cada cientista é singular. Por outro lado, ele dialoga, se entrelaça e compartilha métodos, rotinas e dúvidas com os demais. Geologia e física, matemática e química, biologia e oceanografia, todos podem se esbarrar em conceitos, hipóteses, questionamentos.
“Modos de ver” é a nova série de vídeos do Serrapilheira. A série conversa com 12 cientistas sobre seus trabalhos, métodos e interfaces entre eles para mostrar que diferentes formas de fazer pesquisa constroem o que conhecemos como ciência.
No episódio de estreia, o físico Daniel Valente e o geólogo Pedro Val mostram que o conceito de paisagem pode ser mais amplo do que se pensa.
Assista aqui a série de vídeos Modos de Ver. Fonte: Jornal da Ciência - 13/09/21
FAPESP atualiza normas de Reserva Técnica
A FAPESP concluiu uma extensa revisão nas normas de Reserva
Técnica de Auxílios e Bolsas, oficializadas pela Portaria
PR nº 67, de 26 de agosto de 2021.
Uma das novidades é que as Reservas Técnicas para Infraestrutura Institucional de Pesquisa, Coordenação de Programas e Conectividade à ANSP (Rednesp) passam a ter instruções detalhadas em páginas específicas, com a forma de submissão de propostas, documentos exigidos e requisitos para solicitação.
A revisão das normas incorporou novos procedimentos adotados pela FAPESP em alterações de legislação e de atos normativos editados pela própria Fundação, como, por exemplo, a Portaria PR nº 35/2020, que regulamenta a utilização de diárias no país e no exterior, manutenção mensal no exterior e manutenção mensal de pesquisador visitante com recursos outorgados pela FAPESP. Também incorporou as novidades da Portaria PR nº 58/2021, que instituiu as novas Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas de Auxílios e Bolsas.
Os modelos de formulários e as páginas do site da FAPESP que contêm informações relacionadas à Reserva Técnica e Benefícios Complementares também foram atualizados.
As normas de Reserva Técnica estavam, no site da FAPESP, em uma única página (fapesp.br/rt), que passa agora a se referir exclusivamente à utilização dos recursos de Reserva Técnica de Auxílios e Bolsas concedidos nas modalidades em que está prevista. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 09/09/21
Uma das novidades é que as Reservas Técnicas para Infraestrutura Institucional de Pesquisa, Coordenação de Programas e Conectividade à ANSP (Rednesp) passam a ter instruções detalhadas em páginas específicas, com a forma de submissão de propostas, documentos exigidos e requisitos para solicitação.
A revisão das normas incorporou novos procedimentos adotados pela FAPESP em alterações de legislação e de atos normativos editados pela própria Fundação, como, por exemplo, a Portaria PR nº 35/2020, que regulamenta a utilização de diárias no país e no exterior, manutenção mensal no exterior e manutenção mensal de pesquisador visitante com recursos outorgados pela FAPESP. Também incorporou as novidades da Portaria PR nº 58/2021, que instituiu as novas Normas para Uso de Recursos e Prestação de Contas de Auxílios e Bolsas.
Os modelos de formulários e as páginas do site da FAPESP que contêm informações relacionadas à Reserva Técnica e Benefícios Complementares também foram atualizados.
As normas de Reserva Técnica estavam, no site da FAPESP, em uma única página (fapesp.br/rt), que passa agora a se referir exclusivamente à utilização dos recursos de Reserva Técnica de Auxílios e Bolsas concedidos nas modalidades em que está prevista. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 09/09/21
Tour virtual mostra corredores agroecológicos em Piracicaba, Anhembi e São Pedro
Em tempos de pandemia e
dificuldades para viajar, uma boa opção virtual é o tour do Corredor Caipira. No ambiente interativo, iniciativa de pesquisadores e docentes
da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, é possível
conhecer mais sobre agroecologia e descobrir a cultura de Piracicaba, Anhembi e
São Pedro, municípios
do interior paulista.
O vídeo de realidade virtual pode ser acessado neste link. Ele conta com vistas panorâmicas repletas de belezas naturais das três cidades; um passeio pelas trilhas da Estação Ecológica Barreiro Rico, na cidade de Anhembi, com um instrutor que explica a riqueza da sua biodiversidade; uma entrevista com o gestor da estação, João Marcelo Elias, que fala sobre a situação atual da reserva, os cuidados para a manutenção do local e a importância da conectividade das paisagens, com os corredores agroecológicos, para a preservação das espécies; e uma conversa sobre elementos socioculturais de Piracicaba. Novos passeios serão adicionados à plataforma no futuro.
O Projeto Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas quer fazer uma restauração florestal em 45 hectares (que equivalem a 45 campos de futebol) nos municípios de Piracicaba, Santa Maria da Serra, São Pedro, Águas de São Pedro e Anhembi, formando corredores agroecológicos para conectar importantes fragmentos florestais no Estado de São Paulo. Outros 13 municípios que estão entre as áreas prioritárias para restauração florestal também devem se beneficiar das ações de forma indireta. Com isso, deve ser melhorada a conectividade entre matas nativas que passam pelas cidades de Avaré, Analândia, Bofete, Botucatu, Charqueada, Corumbataí, Guareí, Ipeúna, Itatinga, Itirapina, Pardinho, Rio Claro e Torre de Pedra para a conservação da fauna e da flora.
Além da Esalq, a iniciativa conta com a participação da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 08/09/21
O vídeo de realidade virtual pode ser acessado neste link. Ele conta com vistas panorâmicas repletas de belezas naturais das três cidades; um passeio pelas trilhas da Estação Ecológica Barreiro Rico, na cidade de Anhembi, com um instrutor que explica a riqueza da sua biodiversidade; uma entrevista com o gestor da estação, João Marcelo Elias, que fala sobre a situação atual da reserva, os cuidados para a manutenção do local e a importância da conectividade das paisagens, com os corredores agroecológicos, para a preservação das espécies; e uma conversa sobre elementos socioculturais de Piracicaba. Novos passeios serão adicionados à plataforma no futuro.
O Projeto Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas quer fazer uma restauração florestal em 45 hectares (que equivalem a 45 campos de futebol) nos municípios de Piracicaba, Santa Maria da Serra, São Pedro, Águas de São Pedro e Anhembi, formando corredores agroecológicos para conectar importantes fragmentos florestais no Estado de São Paulo. Outros 13 municípios que estão entre as áreas prioritárias para restauração florestal também devem se beneficiar das ações de forma indireta. Com isso, deve ser melhorada a conectividade entre matas nativas que passam pelas cidades de Avaré, Analândia, Bofete, Botucatu, Charqueada, Corumbataí, Guareí, Ipeúna, Itatinga, Itirapina, Pardinho, Rio Claro e Torre de Pedra para a conservação da fauna e da flora.
Além da Esalq, a iniciativa conta com a participação da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 08/09/21
08 setembro 2021
Conheça o Portal do Livro Aberto
Assegurando os direitos de autoria, o Portal visa contribuir para dar visibilidade à publicação oficial brasileira, conforme os preceitos do Manifesto de Acesso Aberto do IBICT, com vista à democratização do acesso à informação pública.
O Portal do Livro Aberto é um serviço do IBICT, criado com o apoio financeiro Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e conta com a parceria de diferentes órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo Federal. Saiba mais. Fonte: IBICT - 08/09/21
06 setembro 2021
03 setembro 2021
Indisponibilidade dos Sistemas Corporativos USP para atualização dos bancos de dados
Dando
prosseguimento ao Programa “USP Racionalmente 100% Digital”, informamos que no
período de 4 a 6 de setembro, bem como nos
dias 11 e 12 do mesmo mês, a
Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) fará a atualização e otimização dos bancos de dados utilizados nos sistemas corporativos.
Durante esses dois períodos (4 a 6; 11 e 12 de setembro), os sistemas que
utilizam os bancos de dados corporativos, tais como o Portal de Serviços Computacionais e os subsistemas que o compõem
(por exemplo: Júpiter, Janus, Apolo, Atena, Marte, Mercúrio, Juno) ficarão
indisponíveis. Entretanto, as páginas dos
sites institucionais da USP, o sistema de e-mails da USP, a plataforma
e-Disciplinas (http://edisciplinas.usp.br) e a plataforma dos cursos de extensão (http://cursosextensao.usp.br), continuarão disponíveis durante os períodos
mencionados. Fonte: STI-USP - 02/09/21
Avaliação acadêmica - Novas réguas para medir a qualidade
Universidades e agências de fomento buscam e
adotam métricas mais abrangentes para examinar o desempenho de pesquisadores
A comunidade científica dos Países Baixos trava uma disputa que
promete reverberar na forma como são avaliados a qualidade do trabalho e o
desempenho de pesquisadores em outras partes do mundo. A controvérsia teve
início em junho, quando a Universidade de Utrecht, a mais antiga e bem
ranqueada instituição de ensino superior holandesa, anunciou uma reforma em
suas regras de contratação e promoção, abolindo o uso de indicadores
bibliométricos como o fator de impacto (FI) para mensurar a relevância da produção
de seus docentes. Calculado pelo número de citações que um artigo recebe nas
referências bibliográficas de outros artigos, o FI é adotado, por exemplo, para
examinar o prestígio de periódicos científicos – a empresa Clarivate Analytics
atualiza anualmente o Journal Citation Reports, base de
dados que estima o fator de impacto médio de mais de 10 mil revistas. O FI é
considerado em diversas disciplinas como um bom sinalizador da repercussão que
um artigo teve entre especialistas de sua área e se tornou matéria-prima para
outros indicadores, como o índice h – que combina o número de artigos de um
autor com a frequência de citações desses manuscritos.
No novo modelo proposto pela Universidade de Utrecht, os
pesquisadores serão avaliados sem computar o número e a influência de seus papers,
mas sim com base na qualidade do ensino, no compromisso de atuar em equipes e
na disposição de compartilhar dados de pesquisa. Cada departamento deverá
elaborar estratégias próprias para apreciar o desempenho de seus docentes,
levando em conta o efeito na economia e na sociedade e os princípios de
“ciência aberta”, conjunto de práticas que promove a transparência e o trabalho
em colaboração. “Temos uma forte convicção de que algo precisa mudar. E
abandonar o fator de impacto é uma mudança necessária”, disse à revista Nature Paul
Boselie, professor da Escola de Governança da universidade, responsável pela
construção do novo sistema. Segundo ele, o uso indiscriminado do FI produziu
consequências indesejadas, como a preocupação excessiva em publicar artigos e a
busca de artifícios para anabolizar sua ressonância, deixando em segundo plano
outros objetivos importantes da atividade científica. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - set. 2021
O efeito Sci-Hub
Artigos obtidos por meio do Sci-Hub, repositório pirata que
oferece milhões de estudos de acesso pago e fechado, têm mais impacto e
visibilidade segundo análise de um grupo internacional de pesquisadores atuando
em diferentes instituições, entre elas a Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Um estudo publicado na revista Scientometrics sugere que
trabalhos descarregados pela plataforma são citados duas vezes mais do que os
não baixados. A conclusão resulta de uma avaliação de registros de acesso de
4.015 artigos computados pelo repositório entre setembro de 2015 e fevereiro de
2016 – e divulgados em 2017 pela programadora cazaque Alexandra Elbakyan,
fundadora do serviço virtual que disponibiliza cópias de trabalhos científicos
sem pagar direitos autorais. Os registros reúnem informações como o código
identificador dos estudos – o Digital Object Identifier (DOI), por meio do qual
é possível identificar os periódicos em que foram publicados e as citações que
receberam – e a geolocalização aproximada dos downloads.
Os artigos analisados no estudo foram publicados em 12 revistas, entre elas Science e Nature. Os autores usaram o DOI desses trabalhos para levantar o número de citações que receberam. Em seguida, cruzaram esses dados com variáveis tradicionalmente relacionadas a estudos com alto impacto, como número de coautores, índice-h do pesquisador principal, fator de impacto da publicação, entre outros. “A ideia era isolar as variáveis que pudessem interferir no desempenho dos artigos e identificar a que melhor explicasse o número de citações”, esclarece o psicólogo colombiano Julian Tejada, do Departamento de Psicologia da UFS, um dos autores do trabalho. Os pesquisadores então compararam o desempenho dos artigos baixados no Sci-Hub com o de outros 4.646 estudos publicados nas mesmas revistas no período, mas que não haviam sido fornecidos pela plataforma. Constataram que os papers obtidos via Sci-Hub receberam 2,2 mais citações do que os não baixados e concluíram que o acesso ao repositório foi decisivo para esse desempenho. Saiba mais. Fonte:Pesquisa FAPESP - set. 2021
Os artigos analisados no estudo foram publicados em 12 revistas, entre elas Science e Nature. Os autores usaram o DOI desses trabalhos para levantar o número de citações que receberam. Em seguida, cruzaram esses dados com variáveis tradicionalmente relacionadas a estudos com alto impacto, como número de coautores, índice-h do pesquisador principal, fator de impacto da publicação, entre outros. “A ideia era isolar as variáveis que pudessem interferir no desempenho dos artigos e identificar a que melhor explicasse o número de citações”, esclarece o psicólogo colombiano Julian Tejada, do Departamento de Psicologia da UFS, um dos autores do trabalho. Os pesquisadores então compararam o desempenho dos artigos baixados no Sci-Hub com o de outros 4.646 estudos publicados nas mesmas revistas no período, mas que não haviam sido fornecidos pela plataforma. Constataram que os papers obtidos via Sci-Hub receberam 2,2 mais citações do que os não baixados e concluíram que o acesso ao repositório foi decisivo para esse desempenho. Saiba mais. Fonte:Pesquisa FAPESP - set. 2021
Plataforma do MEC traz dados da CAPES sobre pós-graduação
Dados da CAPES compõem a parte
que trata da pós-graduação na plataforma Universidade 360º ─
Observatório da Educação Superior, lançada pelo Ministério da
Educação (MEC) nesta quarta-feira, 1º de setembro. Com isso a Fundação ajuda a
pasta a alcançar a meta de transparência, oferecendo informações integradas das
instituições federais de educação superior. O MEC usa como fonte os dados
abertos da CAPES de 2013 a 2019, pela Plataforma Sucupira.
Para chegar até a parte da CAPES, é preciso
primeiro clicar no ícone em forma de capelo da página inicial. Depois, a aba de
pós-graduação será a quarta da esquerda para a direita. Ela é subdividida em
oferta de cursos, dados gerais (números de programas, ingressantes, matrículas,
concluintes e evadidos) e indicadores (onde se pode pesquisar os dados por
instituição).
Fonte: CCS/CAPES - 02/09/21
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