O SNPG é formado por 4.649 programas vinculados, em sua maioria, às instituições públicas de ensino superior. Estão no sistema 6.947 cursos, sendo 3.653 mestrados e 2.405 doutorados stricto sensu. Programas focados na formação profissional oferecem 852 mestrados e 37 doutorados. O SNPG forma mais de 70 mil mestres e 24 mil doutores anualmente. Atrelada a este processo de formação de recursos humanos está a produção de 95% das pesquisas científicas no Brasil, o que coloca o país em posição de destaque mundial.
05 novembro 2021
Pós-graduação no Brasil, sem plano, sem rumo
O SNPG é formado por 4.649 programas vinculados, em sua maioria, às instituições públicas de ensino superior. Estão no sistema 6.947 cursos, sendo 3.653 mestrados e 2.405 doutorados stricto sensu. Programas focados na formação profissional oferecem 852 mestrados e 37 doutorados. O SNPG forma mais de 70 mil mestres e 24 mil doutores anualmente. Atrelada a este processo de formação de recursos humanos está a produção de 95% das pesquisas científicas no Brasil, o que coloca o país em posição de destaque mundial.
04 novembro 2021
Declaração USP de apoio à Ciência Aberta
Esta Declaração à comunidade USP delineia uma visão e busca
fornecer uma direção onde a ciência aberta esteja integrada às atividades
cotidianas da comunidade acadêmica, na pesquisa, no ensino e na extensão. Além
disso, firma o compromisso de apoio e promoção da Ciência Aberta na
Universidade de São Paulo.
No âmbito da Universidade de São Paulo e, em consonância com o
movimento mundial de adoção dos princípios e práticas de Ciência Aberta,
ressaltamos a importância da promoção do acesso universal à informação e à
ciência, como condição essencial ao desenvolvimento. Leia o texto na íntegra. Fonte: AGUIA - 04/11/21
Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES
Esta versão apresenta os metadados para discentes da pós-graduação stricto sensu dos anos de 2017, 2018 e 2019, compreendendo os dados parciais do período de avaliação e será atualizada até completar-se os quatro anos (2017-2020) do ciclo, finalizando em 2021, ano da próxima Avaliação Quadrienal. Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 04/11/21
Pesquisa quer mapear a funcionalidade na comunidade da USP
Durante o mês de novembro, docentes, servidores e estudantes receberão, por e-mail, um pequeno questionário com perguntas de múltipla escolha sobre a existência de dificuldades na realização de tarefas básicas relacionadas à mobilidade, visão, audição, concentração, comunicação, autocuidado e estado emocional. A participação é anônima e confidencial.
O estudo pretende identificar a prevalência de limitações em toda a comunidade da Universidade. As informações geradas pela pesquisa poderão auxiliar no aprimoramento dos sistemas corporativos e na definição de estratégias para melhorar a acessibilidade na Universidade.
“A efetividade da pesquisa será reforçada com a participação de uma parcela significativa da comunidade USP, distribuída em todos os segmentos que a compõem. Espera-se, portanto, que possamos contar com a adesão de nossos alunos, docentes e servidores”, explica o coordenador do Egida, Aluisio Augusto Cotrim Segurado. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP - 03/11/21
03 novembro 2021
SBPC lança plataforma de cursos online
“Essa plataforma será um ótimo veículo de divulgação científica, tendo em vista a variedade e qualidade dos webminicursos ofertados. Além de oferecer a oportunidade para interessados de todo o Brasil, que eventualmente não têm acesso aos webminicursos oferecidos durante as Reuniões Anuais, de ter acesso a minicursos com as mesmas temáticas e qualidade ao longo de todo o ano, contemplando as suas disponibilidades de tempo e interesses”, afirma Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC.
Para este primeiro ciclo, que conta com 25 webminicursos, as matrículas já estão abertas. Os minicursos abrangerão temas de diversas áreas do conhecimento. Para quem se interessa pela área de exatas, serão ofertadas atividades como “O uso dos experimentos mentais como uma possível metodologia de ensino para matemática”, “Introdução Evolução Estelar e exoplanetas” e “Recursos e estratégias para o ensino online e ativo da química”. Os entusiastas da divulgação científica poderão participar de cursos como “Inovação para cientistas: levando sua pesquisa da bancada para o mercado”, “metodologia e divulgação científica” e “Artigo científico: redação, ética, avaliação e divulgação”.
Os webminicursos contam com duração de 6 horas e aulas previamente gravadas. Diante disso, o inscrito poderá assisti-los quantas vezes quiser dentro de sua disponibilidade de tempo. A forma virtual também permite que os interessados, em qualquer lugar do País ou até mesmo no exterior, possam frequentá-los. Ao final do prazo, o inscrito que assistir às seis horas do webminicurso poderá emitir seu certificado.
02 novembro 2021
Plataforma Acácia - Genealogia Acadêmica do Brasil
Turbulência no horizonte da pós-graduação
Avaliação
quadrienal dos cursos de mestrado e doutorado é suspensa pela Justiça e
incertezas comprometem planejamento dos programas
A alegação dos procuradores Jessé Ambrósio dos Santos Jr. e Antônio do Passo Cabral é que a Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência do Ministério da Educação (MEC) responsável pela análise e classificação dos cursos, modifica os parâmetros ao longo dos quatro anos do processo e isso gera insegurança jurídica para os programas. “Aplicam-se retroativamente critérios novos, às vezes, definidos no final do período de avaliação, sendo impossível às instituições reverem atos anteriores e readequarem suas rotinas e procedimentos para atender aos novos parâmetros pelos quais serão avaliadas”, escreveram os procuradores. “Há violação ao direito de toda a sociedade de ser fiscalizada adequadamente pela administração pública e de ver operada uma distribuição correta e impessoal de verbas públicas, o que é desvirtuado e impactado pela avaliação ilícita da Capes em relação aos cursos fiscalizados.” Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - nov. 2021
01 novembro 2021
Calendário de treinamentos está disponível no Portal de Periódicos - novembro 2021
: : CLARIVATE | Você sabe por que uma revista está na Web of Science, e outras não estão?
: : ITMS | O impacto das publicações da American Association for the Advancement of Science
: : CAS | Nanociência e nanotecnologia: perspectivas e aplicações em diferentes áreas científicas.
A plataforma JoVE e seus vídeo-artigos revisados por pares
A EBSCO tem o prazer de convidar toda a comunidade acadêmica e científica para a sessão de webinar: JoVE, plataforma de conteúdos científicos em formato audiovisual para educação e pesquisa no dia 9 de novembro com Diogo Martins.
Criada em 2006, a plataforma é dedicada à publicação de pesquisas científicas em formato audiovisual para ajudar os pesquisadores em alguns dos maiores desafios da comunidade científica contemporânea: a capacidade de reprodução de seus experimentos e o tempo necessário ao trabalho intensivo de aprendizagem de novas técnicas experimentais. A JoVE proporciona acesso a milhares de vídeos publicados em várias disciplinas da Ciência, Medicina e Engenharia. Fonte: AGUIA - 26/10/21