14 janeiro 2022
O constante trabalho do Portal de Periódicos para a comunidade acadêmica científica
O Portal de
Periódicos apresentou importantes ações, em 2021. A nova interface do Portal
foi lançada, treinamentos especiais voltados para o aprimoramento do novo
Portal foram disponibilizados para os usuários e a divulgação dos webinários
produzidos pelas editoras parceiras do Portal seguiram sendo sucesso entre o
público acadêmico.
Com o lançamento da nova interface, a equipe do Portal preparou treinamentos específicos para os usuários aperfeiçoarem a navegação no novo Portal. Diversas funcionalidades foram disponibilizadas e a busca única foi a mudança mais significativa da nova interface.
Os webinários produzidos pelas editoras parceiras do Portal também foram destaques. Os temas que mais fizeram sucesso entre a comunidade acadêmica foram os voltados para a publicação científica.
O Portal de Periódicos trabalhou para fazer o seu melhor e já vislumbra, em 2022, muitas oportunidades de se aproximar ainda mais da comunidade acadêmica. Que o ano seja cheio de conhecimento e disseminação do conteúdo científico a todos que buscam informação científica de qualidade.
Lembrem-se! Os treinamentos on-line do Portal de Periódicos da CAPES são gratuitos e ensinam como otimizar a pesquisa por meio de cada tipo de busca. De 17 a 31 de janeiro acontecerão treinamentos especiais voltados para o aperfeiçoamento da navegação na nova interface. Acessem Treinamentos – Calendário e saibam mais!
Com o lançamento da nova interface, a equipe do Portal preparou treinamentos específicos para os usuários aperfeiçoarem a navegação no novo Portal. Diversas funcionalidades foram disponibilizadas e a busca única foi a mudança mais significativa da nova interface.
Os webinários produzidos pelas editoras parceiras do Portal também foram destaques. Os temas que mais fizeram sucesso entre a comunidade acadêmica foram os voltados para a publicação científica.
O Portal de Periódicos trabalhou para fazer o seu melhor e já vislumbra, em 2022, muitas oportunidades de se aproximar ainda mais da comunidade acadêmica. Que o ano seja cheio de conhecimento e disseminação do conteúdo científico a todos que buscam informação científica de qualidade.
Lembrem-se! Os treinamentos on-line do Portal de Periódicos da CAPES são gratuitos e ensinam como otimizar a pesquisa por meio de cada tipo de busca. De 17 a 31 de janeiro acontecerão treinamentos especiais voltados para o aperfeiçoamento da navegação na nova interface. Acessem Treinamentos – Calendário e saibam mais!
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 13/01/22
13 janeiro 2022
O que é Web3, que pode transformar a internet
A nova versão da World Wide Web é a nova moda
no mundo da tecnologia, oferecendo a promessa de um ambiente digital mais
aberto e descentralizado
Em nosso mundo
hiperconectado, dominado por conexões dentro da World Wide Web, é difícil imaginar
que haja especialistas defendendo que a internet exige uma "enorme
remodelação". No entanto, foi
exatamente essa onipresença da Web que levou cada vez mais profissionais da
tecnologia a trabalharem no que chamam de uma "nova fase" da
internet.
Eles insistem
que a atual internet, considerada "de segunda geração", deve
mudar para se tornar muito mais inteligente. Eles argumentam que ela
deva evoluir até se converter em uma "web semântica" que, além de ser
mais eficiente, nos ofereça mais controle sobre nossos dados. É o que eles
preveem com a chegada do que é chamado de Web 3.0, que muitos no setor de
tecnologia consideram "a grande revolução da internet".
Essa nova rede,
abreviada como Web3, permitirá que as máquinas interpretem um volume muito
maior de dados. Isso fará com que
possamos interagir de forma muito mais profunda com outros usuários a partir de
qualquer plataforma, entre outras coisas.
Neste "novo
capítulo" da internet, não mais precisaremos de sistemas operacionais
complexos ou grandes "hard disks" para armazenar informações, porque
absolutamente tudo estará na chamada "nuvem". Além disso,
tudo será muito mais rápido e passível de ser personalizado.
Em linhas gerais, é
possível dizer que na Web3 as máquinas vão "colaborar"
com os seres humanos de forma mais eficaz. Seu principal valor, no
entanto, é a descentralização da internet: criar uma rede mais equitativa e reduzir
o poder dos chamados "gigantes da internet" - as enormes empresas do
setor de tecnologia digital -, como ressaltam aqueles por trás desse novo
conceito. Essa mudança está
sendo desenvolvida há anos e já tem impacto no Vale do Silício (a região do
Estado americano da Califórnia que representa a indústria de tecnologia). O
termo Web3 foi cunhado em 2014 pelo britânico Gavin Wood ao lado
russo-canadense Vitalik Buterin. Saiba mais. Fonte: Portal G1 - 13/01/22
CNPq lança 19ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq) abriu as inscrições para a 19ª edição do Prêmio Destaque na
Iniciação Científica e Tecnológica. O objetivo é estimular bolsistas de
Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT) cujos relatórios
finais se destacam pela relevância e qualidade, e as instituições que
contribuíram para alcançar os objetivos do programa.
Para submeter as propostas, as coordenações
dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica –
PIBIC e do PIBITI das universidades e das instituições de pesquisa, devem
encaminhar ao CNPq, por e-mail, até o dia 18 de março de 2022, os melhores
relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas
jornadas, salões ou seminários, realizados no 2º semestre de 2021.Para cada uma das categorias – Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica – serão premiados até três bolsistas, sendo um para cada grande área do conhecimento – Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.
As inscrições das instituições do PIBIC para concorrer na categoria Mérito Institucional serão automáticas, desde que apresentem bolsistas do PIBIC, PIBIC AF ou oriundos de quota do pesquisador, inscritos na categoria Bolsista de Iniciação Científica.
Os bolsistas vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro (valor bruto), bolsas de mestrado ou de doutorado e diploma. A instituição agraciada na categoria Mérito institucional receberá cotas adicionais de bolsas PIBIC/PIBITI e um troféu.
Todos os premiados e o representante da instituição agraciada com o Mérito Institucional recebem passagens aéreas e diárias para participar da próxima Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em julho de 2022, na Universidade de Brasília (UnB). O resultado será divulgado pelo CNPq até 30 de junho de 2022. Para mais informações, acesse a página do Prêmio. Fonte: Jornal da Ciência - 13/01/22
FAPESP 60 anos: Ciência, cultura e desenvolvimento
Em preparação para este
aniversário, a FAPESP convidou um grupo de jornalistas, cientistas, gestores e
outras lideranças a contar sua história na forma de um livro: “FAPESP 60 anos:
Ciência, cultura e desenvolvimento”, cujo conteúdo será publicado neste site,
em 10 fascículos digitais mensais, a partir de julho de 2021. Os fascículos serão
publicados na última semana de cada mês, cada um deles voltado para um tema
específico, relacionado ao trabalho desenvolvido pela FAPESP nessas últimas
seis décadas. Convidamos todos — especialmente aqueles que ainda não conhecem a
Fundação — a conhecer essa história fascinante de pioneirismo e
empreendedorismo cultural e científico, que tanto influenciou e continua a
influenciar os rumos do Estado de São Paulo e do Brasil.
Fonte: FAPESP - 13/01/22
Livro comemorativo mostra contribuição da Fapesp no apoio às ciências humanas e sociais
A Fundação de Amparo à Pesquisa do
Estado de São Paulo (Fapesp) investiu R$ 1,6 milhão no projeto de restauração
do Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, a ser reaberto
ao público em 7 de setembro deste ano, data em que o país comemora 200 anos da
Independência.
Orçada em R$ 178 milhões financiados com recursos da iniciativa
privada via incentivos fiscais, a restauração exigiu que 450 mil itens do
acervo do museu fossem transferidos para imóveis alugados, adaptados para
funcionar como reservas técnicas e laboratórios, o que só foi possível com
apoio do Programa Fapesp de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa.“Sem a infraestrutura montada com apoio da Fapesp, o patrimônio do museu poderia sofrer danos irreversíveis, comprometendo o desenvolvimento de estudos nas áreas de humanidades, ciências sociais e artes”, afirmou a pesquisadora Solange Ferraz de Lima, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Museu Paulista, em entrevista publicada no 6º fascículo do livro FAPESP 60 anos – Ciência, Cultura e Desenvolvimento.
Sistema de votação eletrônica é integrado aos sistemas corporativos da USP
A USP está otimizando o sistema
utilizado para as votações institucionais realizadas nos Órgãos Centrais e
Unidades de Ensino e Pesquisa. A partir de agora, o Helios Voting, uma das
tecnologias mais avançadas de eleições verificáveis on-line disponíveis no
mercado, passará a ser integrado aos sistemas corporativos da USP, o que
facilitará o acesso dos usuários sem a necessidade de que uma nova senha seja
gerada na hora da votação. Isso garantirá mais agilidade e transparência ao
processo, já que o eleitor poderá usar sua própria senha USP para participar do
pleito.
Outra novidade do Helios Voting, já incorporada na eleição para a composição da lista de reitor e de vice-reitora realizada no último dia 25 de novembro, foi a criação de um dashboard [painel visual] que possibilita o acompanhamento do pleito, em tempo real, com o monitoramento dos acessos ao ambiente e das tentativas de acesso e o acompanhamento total das cédulas depositadas e dos e-mails enviados. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 12/01/22
Outra novidade do Helios Voting, já incorporada na eleição para a composição da lista de reitor e de vice-reitora realizada no último dia 25 de novembro, foi a criação de um dashboard [painel visual] que possibilita o acompanhamento do pleito, em tempo real, com o monitoramento dos acessos ao ambiente e das tentativas de acesso e o acompanhamento total das cédulas depositadas e dos e-mails enviados. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 12/01/22
12 janeiro 2022
CAPES está compatível com estratégias de Governo Digital
A CAPES lançou uma versão atualizada do Plano Diretor de Tecnologia da
Informação e Comunicação (PDTIC). O documento, que vale para o período de
2020-2023, foi publicado na Portaria nº 01, de 3 de janeiro de 2022 e, em sua
versão 2.0 traz uma série de aperfeiçoamentos em relação à versão inicial.
Agora, o Plano da CAPES está de acordo com o Plano Estratégico
Institucional (PEI) e a Estratégia de Governo Digital, iniciativas
inexistentes à época da sua primeira publicação, em agosto de 2020.
Por ser uma Agência digital, ou seja, qualquer serviço oferecido pode ser solicitado a distância, a CAPES está, então, plenamente compatível com a estratégia institucional do governo federal. Assim, ações e projetos da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) contribuirão com os objetivos institucionais da Fundação, contidos no PEI, e com as metas do governo digital (EGD), evitando desperdícios de recursos e esforços. A nova versão também repactuou os requisitos funcionais das ações, objetivos e prazos da área da TI. Além disso, o orçamento para a execução do PDTIC foi revisto.
Milton Sampaio, diretor de Tecnologia da Informação da Fundação, explica que a partir desta versão 2.0 do PDTIC, “que busca a consolidação da CAPES enquanto prestadora de serviços públicos digitais”, o Plano ficará mais adequado às necessidades da Fundação.
PDTIC 2020-2023
Aprovado pela primeira vez pelo Comitê de Governança Digital, em 24 de junho de 2020, o Plano 2020-2023 tornou mais transparentes e objetivos requisitos, nomenclaturas e descrições das 181 ações definidas em todas as áreas da instituição. As normas editadas serviram para balizar as regras para a compra de equipamentos, desenvolvimento de softwares e manutenção de todos os sistemas de informações. Acesse a nova versão do PDTIC aqui.
Por ser uma Agência digital, ou seja, qualquer serviço oferecido pode ser solicitado a distância, a CAPES está, então, plenamente compatível com a estratégia institucional do governo federal. Assim, ações e projetos da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) contribuirão com os objetivos institucionais da Fundação, contidos no PEI, e com as metas do governo digital (EGD), evitando desperdícios de recursos e esforços. A nova versão também repactuou os requisitos funcionais das ações, objetivos e prazos da área da TI. Além disso, o orçamento para a execução do PDTIC foi revisto.
Milton Sampaio, diretor de Tecnologia da Informação da Fundação, explica que a partir desta versão 2.0 do PDTIC, “que busca a consolidação da CAPES enquanto prestadora de serviços públicos digitais”, o Plano ficará mais adequado às necessidades da Fundação.
PDTIC 2020-2023
Aprovado pela primeira vez pelo Comitê de Governança Digital, em 24 de junho de 2020, o Plano 2020-2023 tornou mais transparentes e objetivos requisitos, nomenclaturas e descrições das 181 ações definidas em todas as áreas da instituição. As normas editadas serviram para balizar as regras para a compra de equipamentos, desenvolvimento de softwares e manutenção de todos os sistemas de informações. Acesse a nova versão do PDTIC aqui.
Fonte: CCS/CAPES - 12/01/22
Grupo do CENA, aprova projeto junto a Reitoria da USP denominado “Cidades Sustentáveis – Desafios USP”
O grupo do Prof. Ernani Pinto, professor no CENA, aprovou um projeto (N° 21.1.258.64.7) junto a Reitoria da USP em um programa denominado "Cidades Sustentáveis – Desafios USP" que é co-financiado pelo Banco Santander (http://municipios.usp.br/desafio-usp-cidades-sustentaveis/). O objetivo principal dessa iniciativa da Reitoria foi contribuir com cidades paulistas para atingir algumas das dez metas estabelecidas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, da Agenda 2030 da ONU.
Nesse projeto, o objetivo é contribuir no contexto da educação ambiental, por meio de um conjunto de ações demonstrativas e de interação com estudantes do ensino médio e fundamental, para a conscientização da população jovem sobre mananciais de água, espaços de lazer e poluição. Além disso, o objetivo é tratar do problema da poluição na represa de Salto Grande que está situada em Americana, mas também tem impacto de Paulínia, Nova Odessa e Sumaré.
Saiba mais. Fonte: CENA USP - 12/01/22
FAPESP e agência britânica lançam chamada para apoiar projetos colaborativos em ciências ambientais
A FAPESP e o Natural Environment Research Council (NERC)
anunciam a edição 2022 da chamada para colaborações bilaterais, no âmbito do acordo mantido
pela Fundação com o United Kingdom Research and Innovation (UKRI) – do qual faz
parte o NERC.
O objetivo da chamada FAPESP-NERC Global Partnerships Seedcorn Fund é promover novas parcerias entre grupos de pesquisa de São Paulo e do Reino Unido em ciências ambientais, por meio de mecanismos de colaboração de curto prazo. Benefícios esperados dos projetos selecionados incluem o estabelecimento de colaborações de longo prazo, autossustentáveis, e a criação de conhecimento de alto impacto. As propostas devem ser direcionadas para as áreas de atuação do NERC, que incluem ciências terrestres, marinhas, biologia de água doce, arqueologia, ciências polares e atmosféricas e observação da Terra.
São elegíveis para esta chamada pesquisadores de São Paulo com auxílios em andamento, financiados pela FAPESP, e pesquisadores do Reino Unido com projetos NERC vigentes.
Os projetos receberão apoio para atividades de mobilidade e intercâmbio (como diárias de viagens e workshops) e para custos de estudos exploratórios (insumos, serviços de terceiros e equipamentos de baixo custo). No caso da FAPESP, o financiamento será baseado na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular com limite de orçamento de R$ 220 mil, com previsão de conclusão em até dois anos.
O prazo para recebimento de propostas termina em 10 de março de 2022. Os pesquisadores do Reino Unido devem submeter uma notificação de intenção ao NERC até 17 de fevereiro. Os resultados devem ser anunciados até 31 de julho. A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/15234. Fonte: Agência FAPESP - 12/01/22
O objetivo da chamada FAPESP-NERC Global Partnerships Seedcorn Fund é promover novas parcerias entre grupos de pesquisa de São Paulo e do Reino Unido em ciências ambientais, por meio de mecanismos de colaboração de curto prazo. Benefícios esperados dos projetos selecionados incluem o estabelecimento de colaborações de longo prazo, autossustentáveis, e a criação de conhecimento de alto impacto. As propostas devem ser direcionadas para as áreas de atuação do NERC, que incluem ciências terrestres, marinhas, biologia de água doce, arqueologia, ciências polares e atmosféricas e observação da Terra.
São elegíveis para esta chamada pesquisadores de São Paulo com auxílios em andamento, financiados pela FAPESP, e pesquisadores do Reino Unido com projetos NERC vigentes.
Os projetos receberão apoio para atividades de mobilidade e intercâmbio (como diárias de viagens e workshops) e para custos de estudos exploratórios (insumos, serviços de terceiros e equipamentos de baixo custo). No caso da FAPESP, o financiamento será baseado na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular com limite de orçamento de R$ 220 mil, com previsão de conclusão em até dois anos.
O prazo para recebimento de propostas termina em 10 de março de 2022. Os pesquisadores do Reino Unido devem submeter uma notificação de intenção ao NERC até 17 de fevereiro. Os resultados devem ser anunciados até 31 de julho. A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/15234. Fonte: Agência FAPESP - 12/01/22
11 janeiro 2022
Podcast | Das métricas ao mérito
Pesquisadora Alicia
Kowaltowski explica importância da revisão por pares e especialista em
integridade científica, Sonia Vasconcelos, mostra como a avaliação pode
promover comportamentos éticos
No episódio que foi ao ar em 8 de janeiro, o podcast da Revista Pesquisa Fapesp traz como tema a medição de resultados de pesquisas científicas. Jacques Marcovitch, ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), fala de projeto que procura formas abrangentes de medir o impacto gerado pelas universidades.
A pesquisadora Alicia Kowaltowski explica a
importância crucial da revisão por pares para identificar a qualidade de um
projeto; e a especialista em integridade científica, Sonia Vasconcelos, mostra
como a avaliação pode promover comportamentos éticos.
Fonte: Pesquisa FAPESP - 11/01/22
No episódio que foi ao ar em 8 de janeiro, o podcast da Revista Pesquisa Fapesp traz como tema a medição de resultados de pesquisas científicas. Jacques Marcovitch, ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), fala de projeto que procura formas abrangentes de medir o impacto gerado pelas universidades.
Fonte: Pesquisa FAPESP - 11/01/22
10 janeiro 2022
TOEFL ITP - Teste de Proficiência em Língua Inglesa aplicado na ESALQ
O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a
proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês.
É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em
países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de
estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas.
O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio.
O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio.
O próximo exame online será aplicado no dia 29 de janeiro
de 2022 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia
21/01/22. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz” e da “Faculdade de
Odontologia de Piracicaba – FOP” terão taxas especiais.
Fonte: SVAInt - 10/01/22
09 janeiro 2022
07 janeiro 2022
A avaliação científica deve ter uma perspectiva de gênero
Viés implícito da métrica utilizada atualmente limita
reconhecimento e avanço dos cientistas
Se o gênero não for considerado um fator importante na avaliação
e classificação de acadêmicos, as disparidades de gênero na ciência se
aprofundarão ainda mais. Isso é o que conclui um estudo que questionou a
validade das métricas utilizadas em um ranking recente que classificou os
100.000 cientistas mais influentes do mundo, com base apenas em critérios de
citação.
A classificação considerou fatores como o número total de citações e o número de citações de um artigo de autoria única, do primeiro e do último autor. “A citação é uma métrica extremamente tendenciosa e discutir essas classificações é essencial para evitar o aumento da lacuna de gênero na ciência”, afirmou Fernanda Staniscuaski, professora do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para a Scidev.Net Brasil. Ela é uma das autoras do artigo, publicado nos Anais da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que analisou a importância do gênero como fator de avaliação.
Embora as mulheres ainda sejam uma minoria entre os pesquisadores do mundo, no relatório da Unesco de 2019, a América Latina e o Caribe aparecem com uma taxa de participação feminina de 45%. No Brasil, quase 50% dos pesquisadores com doutorado cadastrados no banco de dados do Conselho Nacional de Pesquisa (Plataforma Lattes/CNPq) são mulheres.
Apesar disso, os resultados do ranking revelam uma grande sub-representação dos pesquisadores brasileiros: dos 254 (ou seja, 0,25% de 100 mil) cientistas brasileiros que aparecem na lista, considerando seu desempenho ao longo da carreira, apenas 11% são mulheres. Se considerado o desempenho em um único ano (2019), dos 352 pesquisadores brasileiros presentes (0,35% da lista), 15,1% são mulheres. Saiba mais.
A classificação considerou fatores como o número total de citações e o número de citações de um artigo de autoria única, do primeiro e do último autor. “A citação é uma métrica extremamente tendenciosa e discutir essas classificações é essencial para evitar o aumento da lacuna de gênero na ciência”, afirmou Fernanda Staniscuaski, professora do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para a Scidev.Net Brasil. Ela é uma das autoras do artigo, publicado nos Anais da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que analisou a importância do gênero como fator de avaliação.
Embora as mulheres ainda sejam uma minoria entre os pesquisadores do mundo, no relatório da Unesco de 2019, a América Latina e o Caribe aparecem com uma taxa de participação feminina de 45%. No Brasil, quase 50% dos pesquisadores com doutorado cadastrados no banco de dados do Conselho Nacional de Pesquisa (Plataforma Lattes/CNPq) são mulheres.
Apesar disso, os resultados do ranking revelam uma grande sub-representação dos pesquisadores brasileiros: dos 254 (ou seja, 0,25% de 100 mil) cientistas brasileiros que aparecem na lista, considerando seu desempenho ao longo da carreira, apenas 11% são mulheres. Se considerado o desempenho em um único ano (2019), dos 352 pesquisadores brasileiros presentes (0,35% da lista), 15,1% são mulheres. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência - 07/01/22
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