24 maio 2022

CONFAP lança editais de 2022 do Prêmio de CT&I e do Prêmio de Boas Práticas em Fomento à CT&I

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP lançou, o Edital nº 01/2022 – Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – “Professora Odete Fátima Machado da Silveira” e o Edital nº 02/2022 – Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação. Em suas segundas edições, as duas premiações nacionais do CONFAP irão agraciar pesquisadores(as), profissionais de comunicação da CT&I e cases de boas práticas em fomento à CT&I realizadas por Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs). Em 2021, ano de lançamento dos prêmios, o Conselho Nacional das FAPs agraciou 18 pesquisadores(as) de diferentes áreas do conhecimento, com relevantes contribuições à CT&I nacional e 10 iniciativas de fomento à CT&I implementadas pelas FAPs em seus respectivos estados. (Veja os agraciados da 1ª edição no link).   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 24/05/22

Inscrições e Programa

O Grupo de pesquisa BRIET estuda o conceito de dados de pesquisa e os processos que envolvem sua transformação em informação e conhecimento científico. Estuda os cenários que dão origem à geração, uso e compartilhamento intensivos de dados: eScience, Ciência Aberta, simulação, big data científico versus cauda longa da ciência e que possibilitam o seu reuso para fins de geração de novos conhecimentos, Estuda ainda tecnologias e ferramentas que possibilitam a gestão, a organização, a recuperação e a disseminação de informações técnico-científicas.   Fonte: CIN/CNEN - 23/05/22


Indicações para o Prêmio Fundação Bunge podem ser feitas até segunda-feira

As inscrições para a 66ª edição do Prêmio Fundação Bunge terminam na próxima segunda-feira (30/05). A iniciativa visa incentivar a inovação e a disseminação de conhecimento e já homenageou os escritores Jorge Amado, Ruth Rocha e Daniel Munduruku, o arquiteto Oscar Niemeyer, o médico e pesquisador Carlos Chagas Filho, o cientista político Fernando Abrucio e o engenheiro agrônomo Eurípedes Malavolta, entre outros.
Neste ano, serão homenageados quatro profissionais com trabalhos relacionados aos temas “crédito de carbono e agricultura regenerativa”, na área de ciências agrárias, e “inteligência artificial e o uso das águas e do solo”, em ciências exatas e tecnológicas. Dois pelo conjunto de seus trabalhos, na categoria “Vida e Obra”, e outros dois jovens talentos (até 35 anos) serão escolhidos pelo destaque em seus campos de atuação, na categoria “Juventude”.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 24/05/22


23 maio 2022

Acesse o Portal de Periódicos por meio da CAFe

Saiba mais
                               
                              Atualize os seus dados no Meu Espaço!

Aqui você encontra tudo sobre biodiesel

Clique aqui
                 

O mundo está cada vez mais próximo de uma catástrofe climática, adverte ONU

Relatório divulgado esta semana pela ONU mostra que indicadores de mudanças climáticas bateram recordes em 2021. O estudo, desenvolvido pela Organização Meteorológica Mundial, destaca piora em quatro deles: aumento das concentrações de gases do efeito estufa, da acidificação dos oceanos, além da elevação do nível do mar e das temperaturas. Com uma média global de quase 1,1 grau acima do nível pré-industrial, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que estamos cada vez mais próximos de uma catástrofe climática.
Para explicar essa situação, o Jornal da USP No Ar 1ª Edição conversou com o professor Pedro Luiz Côrtes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Ambiente e Energia (IEE) da USP, que alerta para o fato de as mudanças climáticas deixarem de ser uma possibilidade para o futuro, e sim uma realidade que se impõe cada vez mais. Para ele, exemplos não faltam para ilustrar a situação atual do planeta: “Os exemplos se mostram cada vez mais abundantes e cada vez com maior intensidade. A intensidade com a qual as mudanças climáticas vêm se impondo tem assustado”.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 23/05/22


Inovação na USP – inovação?

Por Ronaldo de Breyne Salvagni, professor da Escola Politécnica da USP

Uma excelente iniciativa da USP foi a recente ênfase na Inovação, com a criação de uma Pró-Reitoria adjunta focada nessa área, junto à Pró-Reitoria de Pesquisa. Esta ação mostra uma USP moderna e atuante, comprometida com o desenvolvimento da comunidade. Entretanto, isso está convivendo com uma forte contradição interna, na área do Ensino.Por um lado, na atual situação de saída da pandemia, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação permitiu que as aulas voltassem a ser presenciais ou continuassem on-line, de acordo com o critério de cada professor, permitindo a incorporação das inovações alcançada durante a pandemia e de forma coerente com a proposta de Inovação da USP.
Porém, por outro lado, na Graduação, a decisão foi o contrário: foi exigido o retorno imediato de todas as disciplinas ao formato presencial, sendo proibida a realização de quaisquer aulas on-line. Uma das razões mencionadas é a não aceitação de “experimentações” na Graduação. Ora, a experimentação é a base da inovação (e da Ciência), sem a qual não há avanço. E essas “experimentações” já foram feitas durante o período da pandemia, de modo que agora já temos resultados concretos, aqueles positivos prontos para serem aplicados nas aulas. No entanto, isso tudo foi proibido.   Leia o texto na íntegra.   Fonte: Jornal da USP - 23/05/22


Após ensino remoto, universidades precisam dar aula extra para calouros

Os dois anos de aulas preferencialmente remotas no ensino médio, por causa da pandemia da covid-19, levaram a lacunas em conhecimentos básicos, que precisam agora ser preenchidas por universidades com programas e tutorias - para desenvolver sobretudo habilidades como leitura e síntese - além de disciplinas extras de reforço. As iniciativas incluem também alunos que entraram na universidade durante a crise sanitária. "Não podemos fingir que nada aconteceu", diz o pró-reitor adjunto de Graduação da USP, Marcos Neira. "Há habilidades e conhecimentos que não podem ser desenvolvidos em uma sala virtual."
A USP investiu R$ 3 milhões em um programa de tutoria para recuperação de conhecimentos. Neira destaca que o reforço é voltado tanto para os alunos que chegam agora - vindos do ensino médio remoto - quanto para quem já está no curso. "Pela primeira vez, temos, em tese, três turmas de 1º ano." Por isso, as tutorias tratam de temas básicos, como leitura acadêmica, até os mais complexos, de disciplinas já cursadas.
A ação é emergencial, mas há possibilidade de renovação. São 376 projetos, com 498 tutores: estudantes do último ano, da pós e do pós-doutorado. Eles, reforça Neira, não substituem o professor. Dão atendimento mais individualizado e, pela idade próxima, têm vantagem em se conectar com o tutorado, na linguagem e no tipo de relação. Permite ainda a vivência do campus que os alunos não tiveram antes.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 23/05/22

Ranking de Portais de Periódicos do Google Acadêmico 2022

De acordo com o Ranking Webometrics, durante os últimos meses, percebeu-se a indexação de registros de vários repositórios de acesso aberto pelo Google Acadêmico.  A partir da experiência de alguns casos, parece que o GA penaliza o erro nas descrições dos metadados, por isso é importante que os repositórios afetados verifiquem seu nível de indexação e tentem identificar possíveis problemas.

Por favor, considere as seguintes diretrizes de Indexação Google Scholar:

e o seguinte material: Expondo o Conteúdo do Repositório ao Google Acadêmico

Algumas sugestões para melhorar a visibilidade na web do conteúdo do seu repositório Open Access institucional: “Altmetrics of the Open Access Institutional Repositories: A Webometrics Approach”Ainda de acordo com o Webometrics, como serviço para a comunidade Open Access, a equipe está disponibilizando cinco listas de repositórios (todos (institucional+assunto), institucionais, dados, portais de revistas e CRIS) com os números brutos de registros existentes no Google Scholar (ou Google Acadêmico) para seus domínios web ( site:xxx.yyy. zz excluindo citações e patentes) classificados por número decrescente de itens coletados durante a primeira semana de fevereiro de 2022. A lista ainda está incompleta, pois ainda estão sendo adicionados novos repositórios. O Portal de Revistas da Universidade de São Paulo aparece em 36º com 63.000 itens publicados.  Confira: Ranking Webometrics de Portais de Revistas – Feb. 2022.   Fonte: AGUIA - 18/05/22


Inscrições

                                                   Inscriçôes   |   Programação 

FAPESP completa hoje 60 anos

Em 23 de maio de 1962, há exatos 60 anos, o então governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto assinou o decreto 40.132, que aprovou os Estatutos da FAPESP e possibilitou seu imediato funcionamento. “A criação de uma agência paulista de amparo à pesquisa foi resultado da ação coordenada de cientistas, acadêmicos, políticos, intelectuais e jornalistas, que teve como objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo”, sublinha Marco Antonio Zago, presidente da Fundação.
Os 60 anos da FAPESP serão comemorados nesta quarta-feira (25/05), em solenidade que contará com a presença do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Carlão Pignatari; da secretária de Desenvolvimento Econômico, Zeina Latif; do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva; da presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader; de reitores, pró-reitores, dirigentes de instituições de pesquisa e de empresas e pesquisadores, entre outros. A cerimônia será transmitida pelo canal da Agência FAPESP no YouTube.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 23/05/22


22 maio 2022

Trial de Revistas da University of Chicago Press vai até 17 de julho

A
University of Chicago Press ativou o trial da USP da sua coleção de periódicos. Usuários da USP poderão acessar a coleção em https://bit.ly/3MFN4vt até 17 de julho gratuitamente, mediante acesso a computador IP autorizado USP ou acesso remoto VPN.O trial simula uma assinatura. Logo, o acesso é ao conteúdo completo da coleção. As revistas da Chicago Press atendem a diferentes áreas de conhecimento, a saber:
    • Ciências Biológicas
    • Letras e Artes
    • Economia
    • Política e Ciências Sociais
    • Humanas, História e Educação
Saiba mais.   Fonte:  AGUIA - 21/05/22

50.000 livros de acesso aberto em DOAB

Ao mesmo tempo, as editoras tradicionais estão implementando novas abordagens, que evitam o uso de taxas de processamento de livros, possibilitando a publicação de seus livros em acesso aberto. Editoras como a MIT Press, que introduziu um novo modelo denominado Direct to Open (D2O) em 2021, resultando no lançamento de toda a sua lista de monografias da Primavera de 2022 e coleções editadas em acesso aberto; a University of Michigan Press com seu programa Fund to Mission e a Central European University Press e a Liverpool University Press usando o modelo Opening the Future, desenvolvido pelo projeto COPIM.
O DOAB se tornou uma plataforma essencial para novas e menores editoras de acesso aberto para aumentar a visibilidade de seus livros e garantir que eles apareçam em catálogos de bibliotecas, ajudando assim editoras como a Open Book Publishers e nossos colegas do consórcio ScholarLed a crescer e se tornar mais estabelecidas no cenário editorial acadêmico. Da mesma forma, apoiou as editoras mais tradicionais à medida que dão seus primeiros passos na publicação de livros de acesso aberto com novos modelos de financiamento, como Opening the Future.   Saiba mais.   Fonte: AGUIA - 21/05/22


21 maio 2022

Acesse o Portal de Periódicos por meio da CAFe

A Comunidade Acadêmica Federada - CAFe - permite que usuários utilizem login e senha institucionais para diversos serviços – entre eles, o acesso remoto ao conteúdo assinado pelo Portal de Periódicos. De acordo com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, hoje, mais de duzentas universidades e institutos de pesquisa brasileiros compõem a comunidade. 
É importante destacar que o acesso remoto é um serviço diferente do Meu Espaço, ou seja, realizar o login no Meu Espaço não possibilita o acesso remoto ao conteúdo disponível para sua instituição.
O cadastro no “Meu espaço” existe para oferecer serviços relacionados ao Portal de Periódicos, como: inscrição nos treinamentos on-line; acesso ao certificado de participação após os treinamentos; recebimento de informativos enviados aos usuários; registro de artigos, alertas de pesquisas realizadas no acervo e criação de lista de bases de dados favoritas. O guia do Portal de Periódicos abrange todas as particularidades dessa seção.
Já o serviço CAFe é voltado apenas para o acesso remoto do conteúdo do Portal. Todas as informações relevantes sobre o serviço podem ser encontradas neste link. É essencial que o usuário saiba que o serviço de acesso remoto é de responsabilidade das instituições. Para uma instituição ter acesso ao conteúdo pago do Portal de Periódicos pela CAFe, NÃO BASTA, apenas, participar da CAFe; é preciso que a instituição tenha adquirido direito de acesso ao Portal, ou seja, atender a um dos cinco critérios estabelecidos pela Portaria CAPES n.º 74, 05 de abril de 2017.   Fonte: Portal de Periódicos da CAPES – 21/05/22

20 maio 2022


Código de Práticas de Transferência de periódicos acadêmicos


O Código de Prática de Transferência responde às necessidades expressas da comunidade de periódicos acadêmicos por diretrizes consistentes para ajudar os editores a garantir que o conteúdo do periódico permaneça facilmente acessível por bibliotecários e usuários quando houver uma transferência entre as partes e para garantir que o processo de transferência ocorra com o mínimo de mazelas. O Código contém diretrizes de práticas recomendadas para o Editor de Transferência e o Editor de Recebimento. Os editores são solicitados a endossar o Código e a cumprir seus princípios sempre que for comercialmente razoável fazê-lo. A transferência teve origem no United Kingdom Serials Group (UKSG) e passou para os auspícios do NISO em 2014. O Código é regido por um grupo de bibliotecários, editores e outros especialistas (o Comitê Permanente de Transferência), e suas principais atividades se dividem em três áreas:    

1. O Código de Conduta de Transferência. A versão atual é o Código de Prática de Transferência, versão 4.0.

2. O Serviço de Alerta de Transferência. Este serviço foi projetado para facilitar a comunicação de transferências de periódico.

3. Atividades educativas e de apoio à transferência.                    Fonte: Latindex - 20/05/22

 

Saiba mais