22 julho 2022

Inscrições

CAPES fará live na terça sobre propostas de cursos a distância

Irá ao ar às 9h da próxima terça-feira, 26 de julho, no canal da CAPES no YouTube, uma transmissão ao vivo sobre Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN) na modalidade a distância. A live esclarecerá dúvidas repassadas pelos programas de pós-graduação.
A APCN é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu regular. No processo atual, só serão aceitas proposições de cursos de mestrado. Estes deverão passar por uma Avaliação Quadrienal antes de serem aceitas propostas de doutorado. As instituições interessadas têm até 19 de agosto para cadastrar suas propostas pela Plataforma Sucupira, por onde poderão acompanhar todos os trâmites. A plataforma conta com um manual completo sobre a APCN, documento que pode ajudar a cumprir o passo a passo das exigências do processo.   Fonte: CCS/CAPES - 22/07/22


Transdisciplinaridade e interdisciplinaridade no caminho da USP do futuro

A USP se mantém, há muitos anos, entre as 100 universidades mais influentes do planeta. O conhecimento produzido é o que fundamenta o ensino de graduação e pós-graduação, conferindo alto nível de excelência aos alunos formados aqui.
A USP transforma ciência em inovações e ações diretas para a sociedade, seja por meio da geração de novas empresas, ou por influência sobre estruturas de poder e de gestão pública, com a participação de uspianos em cargos de chefia em instâncias governamentais em vários níveis. O que não é imediatamente aplicado, contribui para formar a base do conhecimento científico nacional e mundial e para os fundamentos das aplicações do futuro.
Segundo dados do WeR_USP, desde 2012, a Universidade de São Paulo publicou 20 mil artigos em média a cada ano, o que se desdobra, nesta década, em mais de 200 mil artigos científicos. Como no mundo estima-se que tenham sido publicados, entre 2008 e 2018, cerca de dois milhões de artigos, podemos estimar que a USP contribuiu, em uma década, com 10% da ciência mundial. Se olharmos as teses produzidas num período parecido, são em média 3.500 dissertações de mestrado e três mil teses de doutorado por ano. Portanto, uma década nesse ritmo deve ter gerado cerca de 60 mil teses e dissertações.
Quando olhamos esses números, não há como não pensar sobre o que fazer com tanto conhecimento. Pode-se ir mais além e perguntar: o que e como fazer com os 200 mil trabalhos científicos e as 60 mil teses e dissertações que serão ainda produzidos até 2030?   Saiba mais.  Fonte: Jornal da USP - 21/07/22

Imagens da Biblioteca Brasiliana da USP estão na Brasiliana Iconográfica

Com cerca de 2,5 mil obras históricas, entre aquarelas, pinturas, desenhos e gravuras, a Brasiliana Iconográfica – uma plataforma virtual que reúne acervos da Biblioteca Nacional, do Instituto Moreira Salles, do Itaú Cultural e da Pinacoteca de São Paulo – acaba de receber um conjunto de cerca de 200 imagens da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. O acordo firmado entre o portal e a BBM pretende ampliar o público da plataforma, estreitando os vínculos com a academia. Inicialmente, contemplando peças que datam predominantemente dos séculos 18 e 19, o portal ganha um novo recorte com a chegada da BBM – uma das mais importantes coleções brasilianas do País – e passa a incluir a iconografia produzida nos séculos 16 e 17, entre registros originais e únicos, como aquarelas, desenhos e pinturas a óleo, até gravuras de circulação avulsa ou ilustrações de profissionais ou amadores do Brasil e do exterior, em especial a produção atribuída aos “artistas viajantes”. Inseridas no portal, as imagens do acervo da BBM ganham acessibilidade no display digital de alta definição, com recurso de zoom que exibe cada obra em detalhes e informa origem, temas, histórias e ficha catalográfica. Além disso, os trabalhos de cada autor também recebem links diretamente ao seu verbete na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 21/07/22

21 julho 2022

Prêmio Tese Destaque USP - 11ª Edição

Estão abertas as inscrições do edital PRPG 042/2022, referente ao Prêmio Tese Destaque USP - 11ª edição. São elegíveis as teses defendidas no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021. As inscrições devem ser encaminhadas à Seção de Apoio à Pós Graduação, exclusivamente pelo e-mail sapg.esalq@usp.braté o dia 5 de agosto de 2022, sexta-feira.

Os documentos necessários para a inscrição são:

  • cópia eletrônica da tese (em pdf);
  • resumo de 500 (quinhentas) palavras, elaborado pelo autor, destacando os aspectos mais relevantes do trabalho realizado (em pdf);
  • concordância do autor e do(s) orientador(es) para inscrição no concurso (em pdf);
  • listagem da produção intelectual derivada da tese (em pdf);
  • vídeo do autor de, no máximo, de 2m30s descrevendo a tese (Anexo I do edital);
  • declaração do aluno e do(s) orientador(es) transmitindo os direitos autorais do vídeo para a USP e permitindo sua divulgação em mídias sociais e televisivas (Anexo II do edital, em pdf).

É de responsabilidade dos interessados a leitura na íntegra do referido edital.

Edital Prêmio Tese Destaque USP 2022 Assinado.pdf.    Fonte: ESALQNet - 19/07/22

Biblioteca da ESALQ oferece capacitação em Mendeley


Instituto Butantan reconhece atuação do Centro de Genômica Funcional pela atuação na pandemia

Desde o início da pandemia, em 2020, o Centro de Genômica Funcional ESALQ/CENA realizou 50 mil testes PCR de covid-19 e sequenciou 20 mil amostras para identificação de variantes do coronavírus. O trabalho envolveu esforços de uma equipe de 30 pessoas, entre estudantes de graduação, pós-graduação, funcionários e docentes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), unidades da USP em Piracicaba.
Nesses dois anos, o Centro de Genômica Funcional integrou a rede de diagnóstico coordenada pelo Instituto Butantan durante a pandemia da covid-19 no Brasil. “Esse ciclo termina hoje, com êxito e muita satisfação pelos serviços que auxiliaram não somente a rede coordenada pelo Butantan, mas também o município de Piracicaba. Já tínhamos equipamentos instalados para outros fins de pesquisa e pudemos reverter para um bem da nossa sociedade”, comentou o professor Luiz Lehmann Coutinho, do Departamento de Zootecnia da ESALQ e um dos coordenadores do projeto ao lado da professora Tsai Siu Mui, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP).   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 20/07/22


Cientistas caracterizando o que há de vida nas “lagoas de soda” do Pantanal

Pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP, em Piracicaba, mesclam pesquisa de campo e análises em laboratório para melhor conhecer as lagoas que possuem alto índice de salinidade e pH elevado

Em algumas regiões do Pantanal sul mato-grossense existem lagoas que têm como características a ausência de peixes e que chegam a abrigar, por vezes, alguns anfíbios e insetos. Conhecidas como “lagoas de soda”, estes sistemas possuem elevado pH e alta salinidade. “Os principais seres vivos encontrados nesses complexos, a qual denominamos lagoas salino-alcalinas, são microrganismos”, explica a microbiologista Simone Raposo Cotta, que atualmente é pós-doutoranda no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da USP, em Piracicaba. 
Ela e o engenheiro ambiental Thierry Alexandre Pellegrinetti, doutorando no Cena, vêm pesquisando esses microrganismos para conhecer como eles conseguem se adaptar e sobreviver nas “lagoas de soda”. Os cientistas assinam um artigo sobre o tema que acaba de ser publicado na Revista Scientific Report, do grupo Nature.
Segundo Pellegrinetti, a importância de conhecer os mecanismos pelos quais esses microrganismos sobrevivem nestes sistemas ajudam na preservação das “lagoas de soda”. Durante as pesquisas, que tiveram início em 2017, enquanto Simone realizou diversas análises nos laboratórios do CENA, o engenheiro ambiental fez algumas incursões ao Pantanal para localizar e identificar as lagoas e obter o material que seria destinado às análises de laboratório. “Vale destacar que nossas visitas às lagoas nem sempre foram fáceis, pois existem épocas de cheias que dificultam e até impedem o acesso aos locais”, descreve Pellegrinetti.   Saiba mais.  Fonte: Jornal da USP - 15/07/22

20 julho 2022

Carta prevê cátedras na Universidade de Salamanca

Ampliar a produção científica conjunta entre Brasil e Espanha, com a promoção da cooperação acadêmica entre ambos os países. Com esse objetivo, a CAPES e a Universidade de Salamanca (Usal) assinaram uma carta de intenções que prevê a criação de dois programas de cátedra sobre o Brasil na instituição ibérica. O documento estabelece a promoção do intercâmbio de pesquisadores e estudantes, com a reciprocidade como marca. Na Espanha, as cátedras englobam bolsas de pós-doutorado e de doutorado-sanduíche. No Brasil, bolsas de professor-visitante.
A Universidade de Salamanca se destaca internacionalmente por seus quase 800 anos de tradição, especialmente em pesquisas e alta formação de tratamento de câncer e nas áreas de Educação e Direito.
Assinaram a carta Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, e Nicolás Rodríguez García, vice-reitor de Pós-Graduação da Usal. A carta é o ponto de partida para firmar acordo de cooperação com regras para futuros editais. Também participou da cerimônia María José Rodríguez Conde, vice-reitora de Qualidade e Graduação da instituição espanhola.
Fonte: CCS/CAPES 21/07/22


Carta prevê cátedra do Brasil na Universidade de Coimbra

A CAPES e a Universidade de Coimbra (UC) assinaram uma carta de intenções para estabelecimento de um programa de cátedra sobre o Brasil na instituição portuguesa. A iniciativa pretende intensificar a cooperação acadêmica de alto nível entre ambos os países.
No documento, a Fundação e a instituição lusitana declararam a intenção de criar programas de cooperação para promover o intercâmbio de pesquisadores e estudantes. Entre os objetivos estão ampliar a produção científica conjunta entre Brasil e Portugal e estimular a alta formação de recursos humanos.
O programa de cátedra a ser estabelecido será acompanhado de uma bolsa de pós-doutorado e uma de doutorado-sanduíche, para possibilitar a coordenação de uma formação robusta de cientista de instituição brasileira em Portugal. No Brasil, haverá professor visitante da universidade portuguesa com bolsa.
Assinaram a carta Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, e Amílcar Falcão, reitor da UC. O documento é o ponto de partida para firmar acordo de cooperação com regras para futuros editais. Também participou do encontro João Nuno Calvão da Silva, vice-reitor para as Relações Externas e Alumni da Universidade de Coimbra.   Fonte: CCS/CAPES - 20/07/22


Acordo cria cátedras do Brasil na Universidade de Lisboa

A CAPES firmou acordo de cooperação com a Universidade de Lisboa (ULisboa) para criação de dois programas de cátedra sobre o Brasil na instituição. O documento traça um plano de trabalho, estruturado, para a formulação de editais.
Os objetivos são promover a cooperação pelo intercâmbio de pesquisadores e estudantes e ampliar a produção científica conjunta entre Brasil e Portugal, favorecendo o desenvolvimento da alta formação de recursos humanos.
O acordo é baseado na reciprocidade. Em Portugal, além do catedrático, os programas de cátedra são acompanhados por uma bolsa de pós-doutorado e uma de doutorado-sanduíche cada, para possibilitar a coordenação de uma formação robusta. No Brasil, haverá professor visitante com bolsa. 
O documento foi assinado por Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, e Luís Manuel dos Anjos Ferreira, reitor da ULisboa. Ferreira e Ana Maria Nunes Marques, vice-reitora da ULisboa e administradora do campus, já concordaram com o plano de trabalho. 
O reitor realizou, a pedido da presidente da CAPES, um levantamento dos dados de estudantes brasileiros na ULisboa. São quase 5 mil no momento, o maior número em todas as nacionalidades, quase 10% do total entre graduação e pós-graduação. Ter programas de cátedra significa uma alta representação da ciência do País naquela universidade.
Fonte: CCS/CAPES - 18/07/22

A pesquisa científica na época das mídias sociais

O livro, após introduzir o conceito de "estudo digital" e os nós interpretativos a ele ligados, revisa as questões relacionadas às implicações do uso das mídias sociais no fluxo de trabalho da produção científica. Uma reflexão conclusiva desloca a atenção da tecnologia como suporte de pesquisa para a tecnologia como objeto de pesquisa, introduzindo a etnografia digital e delimitando a área de discussão para um meio específico, mundos virtuais multiusuários.  Confira o livro.   
Fonte: Latindex - julho 2022

19 julho 2022

USP está entre as 50 melhores do mundo em cinco áreas de concentração

A consultoria chinesa Shanghai Ranking divulgou hoje, dia 19 de julho, o Global Ranking of Academic Subjects, que avaliou mais de 5 mil universidades de 96 países. Ao todo, foram consideradas 54 áreas de concentração, agrupadas em cinco grandes áreas: Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.
A USP figura entre as 50 melhores instituições do mundo em cinco áreas de concentração: Odontologia (15º), Engenharia de Alimentos (16º lugar), Ciências Agrícolas (18º), Veterinária (31º) e Matemática (45º).
Em outras três áreas de concentração, a Universidade está no grupo que ocupa as posições entre o 51º e o 75º lugar: Biotecnologia, Ecologia e Engenharia de Minas.
As melhores posições são ocupadas por universidades dos Estados Unidos – as norte-americanas estão na primeira colocação em 32 das 54 áreas –, seguidas por universidades chinesas e europeias. A Universidade de Harvard foi a instituição que mais se destacou, ocupando 16 vezes o primeiro lugar.
O ranking analisa os dados bibliométricos, levando em consideração cinco indicadores: número de artigos publicados; impacto dos artigos indexados no InCities; extensão da colaboração internacional; número de artigos publicados em revistas de impacto; e número de docentes premiados internacionalmente. A classificação por área de concentração é divulgada desde 2009.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 19/07/22

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais cria plataforma de visitação virtual

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) agora permite explorar de forma imersiva os mais diversos de seus ambientes com a plataforma digital CNPEM 360. A ferramenta permite que visitantes de qualquer região do planeta, usando computadores, smartphones e tablets, criem seus próprios roteiros de visitas pelos diversos laboratórios do centro. O tour virtual agrega 44 fotos panorâmicas, em 360º, e 149 pontos de interação multimídia. Ao longo do roteiro, por meio de recursos multimídia, alguns dos pesquisadores do CNPEM dão detalhes sobre as diversas áreas de atuação do centro, apresentam resultados de pesquisas e demonstram o funcionamento de algumas das ferramentas científicas disponíveis.

O CNPEM 360 é baseado nas ferramentas de visitação virtual usadas por museus e exposições ao redor do mundo e conta com recursos do Programa Ciência na Escola, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), além de patrocínio da Racional Engenharia, empresa responsável pelas obras civis do acelerador de partículas Sirius. A plataforma pode ser acessada pelo site do CNPEM.   

Fonte: Agência FAPESP - 19/07/22


18 julho 2022

Inscrições

Indisponibilidade de sistemas ABCD – Manutenção elétrica no Datacenter


A empresa responsável por um dos datacenters que presta serviços para a USP – aquela que atende à infraestrutura dos sistemas ABCD-USP, a empresa OData – nos comunicou que realizará uma manutenção de energia elétrica programada para dia  21/07/2022 (quinta-feira) a partir das 6h até 22/07/2022 (sexta-feira) às 23h.
Devido às características de alguns de nossos equipamentos e a fim de evitar a perda de informações importantes e preservar o trabalho diligentemente desenvolvido não apenas pela equipe da ABCD, mas também por todas as Bibliotecas da USP, iremos realizar uma parada preventiva em todos os sistemas da ABCD.
Iniciaremos o processo de verificação de integridade da infraestrutura às 6h do dia 21 de julho e esperamos que todos sistemas estejam plenamente restabelecidos às 23h do dia 22 de julho de 2022, sexta-feira.   Fonte: ABCD USP - 18/07/22


Aplicativo móvel do Portal de Periódicos CAPES

 Google Play  |  iOS
            
        
                        Aplicativo móvel das Bibliotecas da USP
                                                           Google Play  |   iOS


15 julho 2022

Encontro "CENA: História e Perspectivas - Um Encontro de Gerações"


Artigos de dados ampliam olhar dos pesquisadores

Compilações produzidas de forma cooperativa agregam grandes quantidades de informação e permitem fazer análises mais amplas

Em 2015, o ecólogo Milton Cezar Ribeiro, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro, enganou-se ao achar que seria fácil reunir dados sobre animais da Mata Atlântica para fazer análises abrangentes — por exemplo, sobre os efeitos das mudanças climáticas em espécies do bioma. Com o biólogo Mauro Galetti, também da Unesp de Rio Claro, ele começou então a coordenar a produção de um tipo de trabalho ainda pouco valorizado no país, o chamado artigo de dados ou datapaper, que não testa hipóteses, mas reúne grande quantidade de informações sobre um determinado assunto e pode ser usado para a realização de novas pesquisas.
“Todo o mundo sai ganhando com esse tipo de artigo”, ressalta Ribeiro, que acabou coordenando cerca de 20 trabalhos sobre temas como aves, mamíferos terrestres, morcegos, borboletas e outros grupos de animais da Mata Atlântica. Em sua estimativa, mais de 50 pesquisadores em formação estão fazendo ou já concluíram estudos baseados nos artigos que ele ajudou a produzir e, durante a pandemia, foram uma alternativa para alunos que não podiam fazer coleta. O próprio Ribeiro usou os dados compilados em um estudo sobre desmatamento e biodiversidade de borboletas, publicado na revista Diversity and Distributions em 2019, e outro sobre o aumento do risco de transmissão de hantavírus em ambientes modificados pelo ser humano, divulgado no mesmo ano na Neglected Tropical Diseases.   Saiba mais.   
Fonte: Pesquisa FAPESP - 15/07/22