02 fevereiro 2023

Portal de Periódicos disponibiliza vídeos sobre a base de dados SciFinder-n

A editora Chemical Abstracts Service (CAS) produziu uma série de materiais didáticos sobre a base de dados SciFinder-n. São 11 vídeos tutoriais, em português, focados em modos específicos de busca, e um documento em PDF que apresenta os principais comandos e análises de resultados. Os materiais são direcionados aos usuários acadêmicos da CAPES. Os vídeos citados estão disponíveis no site do Portal de Periódicos. Para acessá-los, clique em Treinamentos - Materiais de apoio e selecione “vídeo”. O material em PDF pode ser encontrado em Treinamentos - Materiais de apoio - Texto. 

Chemical Abstracts Service no Portal de Periódicos da CAPES

A comunidade acadêmico-científica brasileira tem acesso à seguinte base de dados da CAS por meio do Portal de Periódicos da CAPES: o SciFinder-n. Para acessar o conteúdo citado, o usuário deve recorrer à opção Acervo - Lista de bases.  O SciFinder-n é uma plataforma de buscas por informações científicas e tecnológicas que permite o acesso a informações relacionadas às áreas de Química Orgânica, Química Inorgânica, Físicoquímica, Química Analítica; Engenharia Química, Processamento de Petróleo, Tintas, Revestimentos; Engenharia Sanitária, Poluição do Ar e da Água, Tratamento de Resíduos; Ciências Ambientais; Farmacologia, Toxicologia; Medicina Experimental; Biologia Celular e Molecular, Genética, Genoma, Proteoma; Bioquímica, Microbiologia, Enzimologia; Alimentos; Física, Química e Engenharia de Materiais, Polímeros, Elastômeros, Ligas, Cerâmica, etc.

Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 02/02/23


Projeto lança base de dados inédita sobre a Amazônia

Pesquisadores do Centro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose/CNPq) publicaram nesta quinta-feira (2/2) a base de dados 
Trajetórias, na revista Scientific Data, do grupo Nature. A base reúne 36 indicadores ambientais, socioeconômicos e epidemiológicos referentes ao período de 2000 e 2017 para todos os 772 municípios de nove estados da Amazônia Legal brasileira. Os dados estão disponíveis de forma aberta e gratuita para quem quiser consultar. A seleção, a análise e a equalização destes dados levaram aproximadamente três anos e cobriu uma área de 5 milhões de km2, que representa aproximadamente 60% de todo o território brasileiro. “Este conjunto de dados vai permitir investigar a associação entre os sistemas agrários amazônicos e seus impactos nas mudanças ambientais e epidemiológicas, além de ampliar as possibilidades de compreensão, de forma mais integrada e consistente, dos cenários que afetam o bioma amazônico e seus habitantes”, explica Claudia Codeço, coordenadora do projeto e pesquisadora da Fiocruz.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 02/02/23

Criadora do robô ChatGPT lança ferramenta para detectar texto gerado por inteligência artificial

A OpenAI, criadora do robô conversador ChatGPT, lançou uma ferramenta de software para identificar textos que foram escritos por inteligência artificial (IA), informou a empresa em um post de blog na terça-feira (31). O ChatGPT é um programa gratuito que gera texto em resposta a uma solicitação, incluindo artigos, ensaios, piadas e até poesia. O robô ganhou grande popularidade desde a sua estreia, em novembro do ano passado, mas levanta preocupações sobre direitos autorais e plágio.
A nova ferramenta que identifica os textos escritos por IA é um modelo de linguagem treinado a partir de um conjunto de dados de textos feitos por humanos e por IA sobre o mesmo assunto.  Saiba mais.   Fonte: Portal G1 - 02/02/23

USP e Tribunal de Contas de SP fortalecem parceria para ações de sustentabilidade nos municípios

A USP e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) assinaram, no dia 31 de janeiro, um convênio para renovar a parceria das duas instituições para a elaboração de projetos e iniciativas para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado de São Paulo e em seus municípios. A cerimônia de assinatura, que reuniu dirigentes da Universidade e representantes do TCE, foi realizada no Auditório Nobre, na sede do Tribunal, localizada no centro da cidade de São Paulo. No evento, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, ressaltou a importância da realização do trabalho em conjunto com o TCE e do compartilhamento do conhecimento produzido pela Universidade com os órgãos públicos. “A interação cada vez mais estreita com a sociedade é uma das metas de nossa gestão à frente da Reitoria. Toda iniciativa como esta, que visa à melhoria da qualidade de vida da população, será apoiada”, disse o reitor.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 01/02/23

Publicação apresenta pesquisas da USP na área de nutrição e saúde realizadas no último ano

Elaborado por pesquisadores e professores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, o Anuário do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) de 2022 está disponível para acesso e download gratuito neste link. O documento reúne as principais produções científicas do grupo, como artigos e periódicos, que debatem a alimentação a partir de uma perspectiva social e planetária. Para ter acesso à publicação é necessário preencher um breve cadastro.
O consumo de alimentos ultraprocessados, as políticas públicas de alimentação, as mudanças climáticas e os impactos ambientais gerados pela ação humana são alguns dos assuntos dos estudos realizados pelo grupo no último ano. Com uma linguagem fácil e dinâmica, o Anuário sumariza pesquisas feitas relacionadas a cada tema e explica as justificativas, a metodologia, os resultados e as conclusões obtidas em cada uma delas. 
Segundo a própria organização do Anuário, o intuito é acessibilizar as evidências científicas coletadas pelo grupo, para que elas possam ser utilizadas como embasamento acadêmico, inspiração para reportagens e referência nos conhecimentos sobre nutrição e saúde humana. Pensado para atender às demandas de professores, pesquisadores ou qualquer pessoa interessada nos temas, o Anuário Nupens 2022 pode ser acessado e baixado clicando aquiSaiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 01/02/23

Conheça o acervo do Museu do Ipiranga disponível em nova plataforma on-line

A partir desta terça-feira, os visitantes poderão conhecer não só as obras, mas também as pesquisas produzidas dentro do museu; objetivo é democratizar o acesso às coleções

O público que não consegue ir ao Museu do Ipiranga, agora poderá visitá-lo na internet. Nesta terça, dia 31 de janeiro, o museu disponibiliza suas coleções através de uma plataforma online, com o objetivo de democratizar o conhecimento produzido dentro do universo museal, dando acesso não só aos acervos salvaguardados pelo Museu, como também a todas as pesquisas produzidas a partir deles. Especializado na história da sociedade brasileira, com ênfase na cultura material, o Museu possui um acervo de cerca de 30 mil itens, entre pinturas, fotografias e cartazes, além de 25 mil objetos. Seu novo acervo digital está dividido em documentos iconográficos, textuais e tridimensionais.  
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 01/02/23

01 fevereiro 2023


Novas tecnologias são cada vez mais adaptadas ao ser humano

As pesquisas iniciais que deram origem ao que chamamos hoje de inteligência artificial tiveram início nos anos 50. Porém, naquela época, a tecnologia não era tão viável para alcançar os principais objetivos dessa inovação: gerar uma rápida transformação dos algoritmos para a adaptabilidade do sistema, a qual é a principal característica dessa ferramenta.
O ChatGPT é um assunto muito falado e Dias acrescenta que sua origem, além de acompanhar a linha do tempo de inteligência artificial, é baseada num paper, publicado pelo Google em 2017, chamado Attention is All you Need: “Esse artigo traz propostas de mudanças sobre como treinar o algoritmo, como criar as condições para que ele se adapte a nossas informações de maneira mais eficiente. Além disso, também trouxe algumas mudanças sobre a própria lógica de produção textual, que é o grande lance desses chatbots, que são algoritmos de processamento de linguagem natural”.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 01/02/23

Saiba mais

Estão abertas as inscrições para o programa de permanência estudantil da USP

Estão abertas as inscrições para o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), que disponibiliza benefícios e bolsas aos alunos de graduação com dificuldades socioeconômicas. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de março, pelo Portal de Serviços Computacionais da USPO programa passou por uma reformulação e, a partir deste ano, oferecerá um benefício unificado denominado auxílio-permanência – que unifica e substitui benefícios que antes eram oferecidos separadamente, como apoio-moradia, auxílio-moradia, auxílio-livros, auxílio-alimentação e auxílio-transporte. O valor do auxílio-permanência é de R$ 800 mensais e será pago durante todo o tempo de realização do curso.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 31/01/23


Livro propõe estratégias para ajudar as cidades a lidar com as mudanças climáticas

As cidades no mundo inteiro estão crescendo. Esse processo de urbanização, combinado com as mudanças climáticas, tem se tornado um problema que exige novas abordagens e soluções urgentes. Ao mesmo tempo em que cidades sustentáveis e resilientes são cruciais para garantir a inclusão social e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, elas também estão na linha de frente para as necessárias transformações globais. Seguindo esse preceito, 56 pesquisadores se reuniram para lançar o livro Water-Energy-Food Nexus and Clima  (Springer, 2022) que, por meio de 17 estudos de caso, mostra como a abordagem integrada da gestão da água, da energia e dos alimentos em áreas urbanas pode ajudar as cidades a lidar com as mudanças climáticas.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP – 01/01/23.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 01/01/23


31 janeiro 2023

Web of Science mini vídeos

Saiba mais

USP deverá ter quatro novos centros de estudos sobre Amazônia, agricultura e oncologia

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior anunciou, no último dia 26 de janeiro, a criação de quatro novos centros de estudos na Universidade. São eles o Centro de Estudos Amazônia Sustentável; o Centro de Estudos e Tecnologia para Oncologia de Precisão; o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical; e o Centro de Estudos de Agricultura Sustentável. Um dos principais projetos que deverão ser implementados a partir deste ano é a criação de quatro centros de estudos, que foram anunciados pelo reitor no início do encontro.
São eles o Centro de Estudos Amazônia Sustentável, que será coordenado pelo professor do Instituto de Física (IF), Paulo Eduardo Artaxo Netto; o Centro de Estudos e Tecnologia para Oncologia de Precisão, coordenado pelo professor da Faculdade de Medicina (FM), Roger Chammas; o Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical, coordenador pelo professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Carlos Eduardo Pellegrino Cerri; e o Centro de Estudos de Agricultura Sustentável, coordenado pelo também professor da ESALQ, Durval Dourado Neto.
De acordo com o reitor, a intenção é que a USP possua em torno de dez centros interdisciplinares até o fim da gestão atual, que se encerra em 2026. Carlotti explicou que “a proposta é que os centros estejam ligados à Reitoria, mas que congreguem pesquisadores de várias unidades e desenvolvam atividades relacionadas à pesquisa, ao ensino e à extensão”. Ainda segundo ele, esse tipo de iniciativa é uma tendência em universidades internacionais.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 30/01/23

ChatGPT: Faculdades brasileiras se preparam para adaptar formato de provas

Com lançamento da inteligência artificial de geração de texto, docentes preveem que avaliações terão de ter maior foco na resolução de problemas, e admitem volta de trabalhos escritos à mão

Lançado no final de novembro do ano passado, o ChatGPT, uma inteligência artificial de geração de texto (GPT-3) em uma interface de uso simples (um chat, como o próprio nome diz), desenvolvida pela empresa OpenAI, se popularizou rapidamente e já dá dor de cabeça para universidades dos Estados Unidos. Por lá, alguns professores estão reestruturando suas disciplinas, realizando mudanças que incluem mais provas orais, trabalho em grupo e trabalhos escritos à mão no lugar dos digitadosNo Brasil, ele chegou quando o semestre se encerrava, mas, agora, professores de instituições como a Fundação Getulio Vargas (FGV), a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o Insper, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) já estudam como adaptar planos de ensino e também a forma de avaliar os alunos, principalmente nas disciplinas mais “conteudistas”. No entanto, reconhecem que é impossível prever tudo que pode acontecer com a inserção da nova tecnologia no cenário educacional, vai ser preciso “trocar a roda, com o carro andando”, dizem.   Saiba mais.   Fonte: Estadão – 31/01/23

FAPESP e agência britânica lançam edital para apoiar projetos na área de ciências ambientais

A FAPESP e o Natural Environment Research Council (Nerc) anunciam a edição 2023 da chamada para colaborações bilaterais no âmbito do acordo mantido entre a Fundação e o United Kingdom Research and Innovation (UKRI), do qual o Nerc faz parte. O objetivo da chamada FAPESP-Nerc Global Partnerships Seedcorn Fund é promover novas parcerias entre grupos de pesquisa de São Paulo e do Reino Unido em ciências ambientais, por meio de mecanismos de colaboração de curto prazo. Benefícios esperados dos projetos selecionados incluem o estabelecimento de colaborações de longo prazo, autossustentáveis, e a criação de conhecimento de alto impacto. As propostas devem ser direcionadas para as áreas de atuação do Nerc, que incluem ciências terrestres, marinhas, biologia de água doce, arqueologia, ciências polares e atmosféricas e observação da Terra.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 31/01/23


Manual do Calouro orienta novos alunos da USP sobre a vida universitária

Para dar as boas-vindas aos novos estudantes e mostrar um pouco a Universidade, a USP lança, a cada ano, uma campanha de recepção aos calouros criada pelos próprios alunos. Em 2023, o tema escolhido foi “Bem-vindos ao inesquecível!”.
Você verá esse material desde a matrícula até a Semana de Recepção aos Calouros, um período em que as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais, todas presenciais. A campanha estará disponível em breve também on-line.   

O ingressante deverá apresentar a comprovação de vacinação contra a covid-19 (esquema vacinal completo) com as doses de reforço até a segunda etapa virtual de confirmação da matrícula da sua respectiva chamada. O comprovante será obrigatório em todas as atividades desenvolvidas nos campi da Universidade. Os dados irão constar no aplicativo e-Card USP. Para a comprovação, valem o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada; o certificado nacional de vacinação de covid-19, disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão; ou o certificado disponível no aplicativo Poupatempo Digital.  

Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 30/01/23


30 janeiro 2023

Concurso Professor Doutor CENA/USP "Isótopos estáveis de elementos leves (C, N) em pesquisas agronômicas e ambientais"

Informamos que terá início no dia 6 de fevereiro de 2023, às 8 horas, no Anfiteatro “Prof. Admar Cervellini”, localizado no Prédio Principal do CENA/USP, o concurso público de títulos e provas para o provimento de 1 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3 em RDIDP, na área de conhecimento “Isótopos estáveis de elementos leves (C, N) em pesquisas agronômicas e ambientais”, tendo 15 candidatos inscritos (relação disponível para consulta acessando o link http://www.cena.usp.br/concurso/doe_edital_convocacao_provas.pdf.
 
A Comissão Julgadora está assim constituída:
Prof. Dr. Antonio Vargas de Oliveira Figueira - CENA/USP (Presidente)
Profa. Dra. Ana Dolores Santiago de Freitas - UFRPE
Prof. Dr. Carlos Eduardo Pellegrino Cerri - ESALQ/USP
Profa. Dra. Anelize Manuela Bahniuk Rumbelsperger - UFPR
Prof. Dr. Murilo Quintans Ribeiro Bastos - Museu Nacional/UFRJ

Fonte: Divisão Acadêmica - CENA-USP - 30/01/23


ChatGPT não ameaça educação, mas nos desafia a repensar como aprendemos e ensinamos

Educadores estão em polvorosa, diante de uma nova plataforma de inteligência artificial. Apesar de ter sido liberada há apenas dois meses, o ChatGPT vem provocando discussões éticas, tecnológicas e profissionais sobre se o digital poderá substituir seres humanos em tarefas intelectuais em que ainda nos sentíamos "seguros". Nas escolas, esse temor chegou quando estudantes começaram a apresentar trabalhos que haviam sido escritos pela máquina. Diante da qualidade dos argumentos e da fluência da escrita naquelas tarefas, professores passaram a se perguntar se perderiam a capacidade de identificar "plágios" de seus alunos. Outros, mais fatalistas, já se questionam se a própria profissão poderia desaparecer, sendo substituídos pelas máquinas. Essas perguntas estão erradas! E a escola, mais que ensinar boas respostas aos alunos, deve ensiná-los a fazer as perguntas certas na vida. Entendo que professores estejam preocupados. Esse desafio não pode ser ignorado, mas ele não pode servir como motivo para bloquearem a entrada da inteligência artificial nas aulas. Isso, sim, seria uma ameaça à manutenção de seu ofício.   
Saiba mais.   Fonte: Estadão - 30/01/23