05 julho 2023

Estudo estima influência de pesquisadores experientes em colaborações

Como medir adequadamente a contribuição individual de um pesquisador se os trabalhos científicos que compõem seu currículo resultam de colaborações e levam a assinatura também de outros colegas? Em busca de respostas para essa indagação, que aparece com frequência em processos de avaliação, pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e da Universidade de Indiana, em Bloomington, nos Estados Unidos, debruçaram-se sobre 243 milhões de artigos científicos de 2,6 milhões de coautores armazenados na base de dados Microsoft Academic Graph. Para ajustar o alvo, desconsideraram papers com mais de 10 coautores, a fim de não contaminar a análise com a atuação de grandes consórcios de pesquisa, e selecionaram autores apenas entre os que tinham publicado ao menos 10 artigos e recebido ao menos 200 citações, excluindo aqueles que estavam muito no início de carreira. Para cada autor da base de dados, foi identificado quem era o colaborador mais importante – e esses colaboradores foram analisados individualmente.   Saiba mais.   
Fonte: Pesquisa FAPESP – jul. 2023

Biocombustíveis são cruciais para a transição energética, mas é preciso vencer a desinformação

Com terras, insolação e vastas áreas de pastagem a serem convertidas em plantações, os chamados países emergentes (China, Índia, outras nações asiáticas, africanas ou latino-americanas e, principalmente, o Brasil) podem vir a desempenhar um papel crucial na transição energética. Abastecendo os mercados globais com biocombustíveis (de cana, milho e outros), contribuirão para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a consecução da meta de atingir uma taxa líquida (emissões menos absorções) igual a zero até meados deste século. Ao mesmo tempo, terão nisso uma importante fonte de renda, que pode contribuir para a redução das grandes assimetrias econômicas existentes no planeta.   Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP - 05/07/23

USP contrata professor para o Centro de Energia Nuclear na Agricultura

O Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP) recebe, até 12 de julho, inscrições para uma vaga de professor doutor. O docente atuará na área de “Ciência de dados agroambientais”. Será contratado em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, com o salário de R$ 13.357,25. Os pedidos de inscrição devem ser feitos, exclusivamente, pelo site USP Digital. É preciso apresentar requerimento dirigido ao diretor do CENA, contendo dados pessoais e área de conhecimento do departamento a que concorre. Os documentos exigidos são: memorial circunstanciado com comprovação dos trabalhos publicados e das atividades realizadas pertinentes ao concurso, prova de que é portador do título de doutor, prova de quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino, cópia do RG e certidão de quitação eleitoral ou certidão circunstanciada emitidas pela Justiça Eleitoral há menos de 30 dias do início do período de inscrições. Os candidatos serão avaliados por prova escrita, julgamento do memorial com prova pública de arguição e prova didática. O candidato indicado será convocado para posse pelo Diário Oficial do Estado de São Paulo
Mais informações: https://tinyurl.com/yzwjevnk.   Fonte: Jornal da USP - 04/07/23

USP segue como a universidade brasileira mais bem colocada no THE Latin America

A USP é a universidade brasileira mais bem colocada no THE Latin America University Ranking, divulgado hoje, dia 4 de julho, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE). Repetindo o resultado do ano passado, as melhores posições ficaram com a Pontifícia Universidade Católica do Chile, em primeiro lugar, seguida pela USP e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A USP conseguiu o total de 88,3 entre 100 pontos possíveis, destacando-se em dois aspectos: obteve nota 100 em Pesquisa e 94,4 em Ensino. O ranking de 2023 classificou 197 instituições em 15 países. Os países com as instituições mais bem classificadas são o Brasil, com 65 universidades, seguido pela Colômbia (36), Chile (32), México (24), Equador (14) e Peru (9).   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 04/07/23

04 julho 2023

Saiba mais

Capes apresenta perspectivas ao Conselho Nacional de Educação

A CAPES participou nesta segunda-feira, 3 de julho, da reunião da comissão do Conselho Nacional de Educação (CNE) que trata da pós-graduação stricto sensu. A Fundação fez uma apresentação de seus eixos de atuação em campos como acesso, permanência e conclusão, internacionalização e interiorização, qualidade dos cursos, gestão da informação e formação de professores para a educação básica. Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, observou que “há um crescimento orgânico, não induzido, na pós-graduação”, mas que agora é preciso “crescer de forma diferente ao que tradicionalmente foi feito, sem aumentar as desigualdades do País”. Segundo a gestora, é preciso alinhar a pós-graduação e a ciência com governos e empresas para “construir uma economia baseada no conhecimento, não apenas na exploração de recursos in natura”.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 04/07/23


TOEFL-ITP no dia 29/07/23

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas. O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio. O próximo exame online será aplicado no dia 29 de julho de 2023 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 19/07/23. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz”, com taxas especiais. Link: https://doity.com.br/toefl-julho-manha.   Fonte: IEL ESALQ - 04/07/23


03 julho 2023

Além de impactar a produtividade das lavouras, mudança climática reduz o valor nutricional dos alimentos

Entre as mais variadas consequências das mudanças climáticas, o aumento do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera pode resultar na redução de nutrientes em plantas alimentícias. Basicamente, quanto maior a quantidade de CO2 na atmosfera – e a expectativa é que continue sendo crescente –, a tendência é que as plantas sintetizem mais carboidratos, como a glicose, no lugar de outros nutrientes indispensáveis para a saúde humana, como proteínas, ferro e zinco. Foi com essa constatação que a bióloga Marta Vasconcelos, da Universidade Católica Portuguesa, abriu a palestra realizada sexta-feira (30/06), na FAPESP, sobre “Mudança Climática, Nutrição de Plantas e Produção de Alimentos”, a terceira do ciclo Conferências FAPESP 2023.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP – 03/07/23


30 junho 2023

Convênio com a Aliança Francesa oferece descontos para a comunidade USP e dependentes

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) divulgou um convênio da Universidade com a Aliança Francesa de São Paulo para oferecer para a comunidade USP descontos em cursos e materiais didáticos da instituição que é referência no ensino do idioma francês no País. Estudantes, pesquisadores, professores e demais funcionários podem ter os seguintes benefícios: 

  • desconto de 25% (vinte e cinco por cento) sobre tabela, no curso francês online e/ou presencial nas unidades da Aliança Francesa de São Paulo, não cumulativo com outros descontos existentes;
  • gratuidade do manual digital Défi para os níveis A1, A2, B1 e B2 do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, acesso pela plataforma Espace Virtuel AF, durante a vigência dos estudos na Aliança Francesa;
  • acesso ao material das aulas disponível pela plataforma MonAF, por um ano a contar do início de cada módulo (conteúdos dos cursos ministrados, áudios, respostas do caderno de exercícios, atividades complementares de conteúdos gramaticais, lexicais e culturais);
  • acesso gratuito à Culturethèque – midiateca digital do Instituto Francês;
  • cursos específicos para trabalho, imigração Canadá / Québec, on-line ou presencial (início em 14 de agosto de 2023);
  • desconto no teste de nível para posicionamento quanto ao nível de proficiência segundo Quadro Comum Europeu de Línguas: A1, A2, B1, B2, C1, C2 (acesso pelo site www.aliancafrancesa.com.br/testedenivel).   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 30/06/23

Evento explica porque o acesso acadêmico a dados de mídias sociais está em risco

A ampliação do uso de mídias sociais teve enorme impacto na organização do debate político, na dinâmica de organização da sociedade civil e na maneira como a sociedade lida com emergências sanitárias, e se tornou um novo e dinâmico campo de estudos para pesquisadores acadêmicos, mas que agora está sob risco. Para discutir a questão, será realizado no dia 30 de junho, das 15h às 17h, o seminário O Acesso Acadêmico a Dados de Mídias Sociais, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O evento é aberto ao público, gratuito e sem necessidade de inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 28/06/23 

“Nossa conquista é resultado de décadas de trabalho”, afirma reitor em mensagem à comunidade acadêmica

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior divulgou hoje, dia 30 de junho, uma mensagem à comunidade acadêmica em que destaca a posição inédita alcançada pela USP no QS World University Rankings. Na edição deste ano da classificação, a Universidade ficou na 85ª posição, sendo a única instituição brasileira a figurar entre as 100 melhores do mundo. “Nossa conquista é resultado de décadas de trabalho. São muitas gestões sucessivas de dedicação à ciência, à cultura, à formação de pessoal, à liberdade acadêmica, inovação e busca do desenvolvimento sustentável. Trata-se, também, do compromisso e o empenho dessas gestões com o aumento da internacionalização e com a valorização das pessoas”, afirmou.   Assista ao vídeo.   

Fonte: Jornal da USP – 30/06/23

29 junho 2023

Saiba mais

Conselho Universitário aprova indicação de novo pró-reitor de Pós-Graduação

O Conselho Universitário aprovou, no dia 27 de junho, as indicações do novo pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues, e do respectivo pró-reitor adjunto, Adenilso da Silva Simão. Os novos dirigentes assumem a área após a nomeação do professor Márcio de Castro Silva Filho como diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), cargo que assumiu em abril deste ano.   Dentre as propostas da nova gestão à frente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação estão a consolidação e ampla divulgação dos Prêmios Tese Destaque da USP e Vídeos da Pós-Graduação; ampliação da criação de disciplinas, seminários e workshops voltados para o aperfeiçoamento da formação didático-pedagógica dos alunos, etc.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 28/06/23

USP recebe prêmio InCites Library Award 2023 da Clarivate

Anunciamos com alegria o Prêmio que a Universidade de São Paulo recebeu em reconhecimento por sua liderança no uso do InCites e por facilitar o acesso à informação científica internacional e fortalecer o ensino no Brasil. InCites é uma solução online de avaliação personalizada de pesquisa baseada em publicações científicas e suas citações que permite que realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro. Tomando por base o conjunto de registros da Base de Dados Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam quantificar e qualificar os resultados de pesquisa, por meio de métricas e indicadores.   
Saiba mais.   Fonte: ABCD - 29/06/23

Clarivate lança Journal Citation Reports 2023

Edição atualizada de classificação de revistas por fator de impacto acaba de ser publicada pela Clarivate. Baseada em dados da Base Web of Science de publicações indexadas e citações, a edição 2023 quer destacar a relevância dos principais periódicos do mundo – mais de 9.000 periódicos de qualidade de mais de 3.000 editores que recebem um Journal Impact Factor (JCR) pela primeira vez.  A Clarivate Plc (NYSE:CLVT), líder global em conectar pessoas e organizações à inteligência em que podem confiar para transformar seu mundo, lançou hoje a atualização de 2023 de seu Journal Citation Reports™ (JCR™) anual . Este lançamento anual identifica mais de 21.500 periódicos acadêmicos de alta qualidade em mais de 250 disciplinas científicas e de pesquisa.  Saiba mais.   Fonte: ABCD – 29/06/23

Selo ODS EDU 2023 - Inscrições abertas

I
nformamos que estão oficialmente abertas as inscrições para o Selo ODS EDU 2023! 
O prazo para submissão on-line de projetos é 31/11/2023. A certificação busca reconhecer iniciativas de instituições de ensino que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de estimular a participação das unidades de educação em iniciativas que auxiliem no alcance das metas da AGENDA 2030. Na primeira edição foram reconhecidos 241 impactos sociais, por meio de 126 projetos de 17 instituições de ensino. E nosso foco é aumentar esse número.

Os critérios para certificação são

  1. Projetos cadastrados na plataforma nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão;
  2. Promover uma atividade/espaços de discussão sobre ODS na instituição;
  3. Demonstrar sua contribuição na melhoria do ODS; 
  4. Educação de qualidade;
  5. Acesse seloods.org e participe! https://www.seloods.org/.

28 junho 2023

CNPq lança lança chamada de bolsas PQ e PQ Sr

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq torna publica a Chamada CNPq Nº 09/2023 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior, cuja íntegra se encontra disponível na página do CNPq na internet endereço: https://www.gov.br/cnpq, e convida os interessados a apresentarem propostas nos termos nela estabelecidos. Objeto: Concessão de bolsas nas modalidades - Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr). Objetivos da Chamada: a) valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; b) incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; c) selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.   Saiba mais.   Fonte: ESALQnet - 28/06/23

Plataforma Lattes - a maior base de dados da ciência brasileira

A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação. O Currículo Lattes, lançado em 1999, se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.  Acesse a plataforma em https://lattes.cnpq.br/.   Saiba mais.   Fonte: CNPq – jun. 2023

ChatGTP pode ser um aliado no processo de aprendizagem se adaptado ao contexto escolar

O ChatGTP é uma inteligência artificial generativa, responsável por reconstruir textos, imagens e até sons digitais com base em padrões cujos significados humanos foram identificados por meio de aprendizagem de máquina. O lançamento do ChatGTP em novembro de 2022 gerou alarde entre professores ao apresentar uma ferramenta de chatbot com aparentes respostas ilimitadas. A preocupação surgiu baseada na possibilidade de utilização da plataforma para colar em provas e trabalhos, além de limitar o tempo de estudo e pesquisa do aluno, o induzindo a respostas errôneas. Embora as preocupações tenham embasamento, de acordo com pesquisador Rodrigo Abrantes, doutorando pelo Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o ChatGTP, se adaptado ao contexto escolar, pode servir como um importante instrumento no processo de aprendizagem.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 28/06/23