05 janeiro 2024

Os 90 anos da USP em muitas páginas de história

No próximo dia 25 de janeiro, a Universidade de São Paulo completa 90 anos de fundação. Ao longo dessas décadas, a USP se estabeleceu como uma das principais universidades da América Latina, galgando, ano a ano, posições cada vez mais importantes e honrosas nos mais prestigiados rankings de avaliação acadêmica do mundo. A história quase centenária da USP e de suas unidades de ensino e pesquisa foram contadas de várias formas, muitos livros foram publicados, muitas entrevistas foram feitas. Para homenagear suas nove décadas de existência, o Jornal da USP publicará ao longo das próximas semanas uma seleção – que se pretende ampla, mas que corre o risco de ser falha devido ao imenso material impresso sobre a Universidade – de livros que contam a história da USP, de seus reitores e de várias de suas unidades.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 05/01/24

Reivindicando afiliações institucionais: padrões e orientações sobre “autoria institucional”

A autoria é a moeda da pesquisa e da academia. Mas e as afiliações dos autores? Os sistemas de avaliação da pesquisa e de classificação universitária, bem como os sistemas nacionais de acreditação, exigem que as instituições e os investigadores aumentem a produtividade das publicações. Isto levou a uma prática crescente de inflar o número de afiliações reivindicadas por um autor nas suas publicações, o que não se deve apenas ao aumento da colaboração ou mobilidade na pesquisa. Periódicos e instituições de pesquisa raramente fornecem orientações ou padrões sobre a definição de afiliações “merecedoras” ou o número de afiliações por autor em uma publicação. Múltiplas afiliações imerecidas podem ser consideradas negligência médica em pesquisa e podem afetar diferentes partes interessadas e a integridade do registro publicado. Em dezembro de 2023, o Committee on Publication Ethics (COPE) publicou a matéria intitulada Standards and guidance on “institutional authorship” abordando, por meio de um Fórum de Discussão, a questão da autoria institucional em publicações acadêmicas e científicas.   

Saiba mais.   Fonte: ABCD - 05/01/24


Publicação gratuita explica usos adequados e efeitos de plantas medicinais

“O Brasil desponta como o terceiro país que mais produz conhecimento científico em número de publicações sobre plantas medicinais, de maneira constante ao longo dos anos, ficando para trás somente da China e da Índia”, destaca a professora Claudia Barros Monteiro Vitorello, do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP em Piracicaba, na introdução da cartilha Plantas Medicinais e Fitoterapia: Tradição e Ciência. Organizado pelo Grupo de Extensão de Plantas Medicinais (Geplam) da Esalq, o material foi editado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e está disponível para download gratuito neste link.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 04/01/24

03 janeiro 2024

Aplicação do TOEFL-ITP no dia 27/01/24

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas. O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio. O próximo exame online será aplicado no dia 27 de janeiro de 2024 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 12/01/24. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz”, com taxas especiais. 
Fonte: CEL-ESALQ - 03/01/24

Integridade da informação nas plataformas digitais: ONU publica orientações

Informações falsas e a desinformação podem ser perigosas e potencialmente mortais, especialmente em tempos de crise, emergência ou conflito. Por esse motivo, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) publicou a versão em português do Informe de Política sobre Integridade da Informação nas Plataformas Digitais, preparado pelo secretário-geral da ONU. O Informe apresenta conceitos e propostas para proteger os direitos fundamentais de acesso à informação e liberdade de expressão, e defendê-los das crescentes ameaças representadas pela proliferação de mentiras, desinformação e discurso de ódio nas plataformas digitais. Ele está focado em como as ameaças à integridade da informação estão tendo um impacto no progresso em questões globais, nacionais e locais.   Saiba mais.   Fonte: ABCD - 02/01/24

22 dezembro 2023


Programe suas leituras de férias com publicações gratuitas oferecidas pela USP

Final de ano chegando e férias se aproximando, período ideal para colocar as leituras em dia, mergulhando em aventuras ou se aventurando pelo conhecimento. Várias plataformas da USP oferecem livros com downloads gratuitos, com assuntos que vão desde engenharia, saúde, arquitetura, educação, turismo, além de coleções temáticas, até revistas acadêmicas de vários departamentos da USP, e também de conteúdo universitário do Brasil, que inclui o acervo de 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos editoriais. Há também publicações internacionais, mais de 7.400, de jornais e revistas sobre gastronomia, artes, ciências, esportes, saúde e entretenimento de mais de 60 países.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 22/12/23

Portal de Livros Abertos da USP (aberto ao público interno e externo da USP)

Gravação e slides de webinars já estão disponíveis

Saiba mais

Saiba mais

20 dezembro 2023

9° Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

Saiba mais

CAPES abre consulta pública para Plano de Pós-Graduação

Pela primeira vez na história da CAPES, o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) está sendo elaborado com a participação da sociedade. A partir desta quarta-feira, 20 de dezembro, o documento, que traz o diagnóstico, os eixos de atuação, as diretrizes, os objetivos e as estratégias para o desenvolvimento da pós-graduação brasileira no período de 2024 a 2028, estará aberto à consulta pública. As contribuições podem ser feitas na plataforma Participa + Brasil, do governo federal. “É com grande compromisso e expectativa que apresentamos à sociedade a proposta preliminar do novo PNPG, que é resultado de um amplo e inédito processo de construção coletiva  pensado para abranger a diversidade de nosso País e os vários estágios de desenvolvimento da nossa pós-graduação entre as regiões”, destaca Mercedes Bustamante, presidente da CAPES. O Plano é um instrumento fundamental de planejamento de políticas públicas para melhorias do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Elas contribuem para a formação de mestres, doutores e profissionais da educação básica além do desenvolvimento científico e tecnológico do País.   Saiba mais.   Fonte: CAPES – 20/12/23

19 dezembro 2023

BookTok, fenômeno das redes sociais, impacta venda e visibilidade de obras literárias

A hashtag BookTok, que geralmente acompanha os vídeos dos influenciadores, já acumula cerca de 206 bilhões de visualizações. Mas a popularidade das obras não fica restrita ao universo digital. “É assim que funciona também no caso dos livros: a gente vai ter alguns booktokers, instagrammers, booktubers que vão estar envolvidos nesse mundo literário, fazendo indicação de livros, e tem então essa capacidade de dar atenção para determinados títulos, e com isso fazer o número de exemplares vendidos aumentar”, explica Aline. O BookTok e as redes sociais, no geral, são uma grande ferramenta para ajudar na divulgação de obras literárias, mas não são um definidor para o sucesso de um livro. “São determinados nichos de mercado, determinados grupos e audiências que fazem um uso sistemático das mídias sociais e nesses grupos as mídias sociais têm impacto maior nos resultados de vendas no mercado editorial. Mas isso não vai acontecer com todas as obras, com todos os nichos, geralmente são inclusive casos isolados”, exemplifica a professora.  
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 19/12/23

Webinar "Caminhos para o Brasil pós COP28"

Inscrições

FAPESP e CNPq lançam nova chamada para fixação de jovens doutores

A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram uma nova chamada de propostas de apoio à fixação de jovens doutores. A chamada visa criar condições favoráveis para que jovens doutores possam prosseguir com suas carreiras no Estado de São Paulo por meio de bolsas de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) para desenvolvimento de atividades de pesquisa junto a grupos e redes de reconhecida excelência no Estado de São Paulo; ou de bolsas de Pós-Doutorado Empresarial (PDI) para atividades de pesquisa tecnológica e de inovação em empresas públicas ou privadas, em especial startups de base tecnológica.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP – 19/12/23

18 dezembro 2023

USP iFriends recebe inscrições de alunos USP e intercambistas

O USP iFriends é um programa de integração entre alunos de graduação e pós-graduação da USP e alunos internacionais. A 20ª edição, que ocorrerá no primeiro semestre de 2024, já está com inscrições abertas. O prazo vai até  22 de março de 2024, em dois formatos: o Amigo USP (receberá um aluno internacional), cuja inscrição é no Sistema Júpiter para estudantes de graduação e no Sistema Janus para alunos de pós-graduação, ambos no campo USP iFriends; e o Aluno Internacional (será recebido por um amigo USP), cuja inscrição é na área pública do Sistema Mundus, em USP iFriends. Confira mais detalhes no Guia iFriends 2023 em português e em inglês. Desde 2011, o programa é promovido, semestralmente, pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), que realiza a recepção voluntária de estudantes internacionais por alunos USP, havendo uma troca entre cursos e culturas, além de incentivar a prática de idiomas, a formação de novas amizades e o auxílio na chegada dos alunos internacionais.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 18/12/23 

15 dezembro 2023

Quer praticar o seu inglês? Projeto da USP promove cursos gratuitos para a comunidade universitária

O English@USP é um projeto que tem como objetivo oferecer o ensino de língua inglesa com foco em uma das quatro habilidades: leitura (reading), escuta (listening), escrita (writing) e conversação (speaking). Cada curso foca em uma das habilidades, sendo os cursos independentes entre si, ou seja, o aluno poderá cursar um ou todos os cursos. São dirigidos exclusivamente para alunos de graduação, pós-graduação e colaboradores da USP, e são totalmente gratuitos. As matrículas para as quatro modalidades estarão abertas no período de 15 de janeiro a 15 de fevereiro de 2024. O curso é semestral e as aulas on-line terão início na segunda semana de março de 2024. Os cursos de inglês são realizados por meio de duas aulas síncronas semanais e oferece material inédito a cada aula, produzido pela equipe de coordenação, docentes e equipe técnica. Há também material complementar em todas as aulas, plantão de dúvidas (semanal), atendimento constante para dúvidas, além de vídeos extras de orientação para os estudos. São oferecidos em nível inicial, e não têm como propósito ensinar a gramática do idioma, mas sim técnicas que facilitarão o entendimento de inglês por parte do aluno, para que possa aplicá-lo no seu dia a dia.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 15/12/23

Pós-graduação encerra o ciclo de reuniões temáticas do Conselho Universitário 2023

“Essa é uma oportunidade para fazer um apanhado geral da nossa pós-graduação e pensar nos próximos passos. Recebemos um legado muito bom dos que nos antecederam, mas ainda há muito o que fazer. O mundo muda muito rápido e a Universidade não pode ser lenta para tomar suas decisões e fazer suas mudanças”, ressaltou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, na abertura da reunião. Com 265 programas de pós-graduação, sendo 72% com conceitos 5, 6 e 7 da Capes, a USP titulou 19% dos docentes atuantes em todo o Brasil. “A USP foi extremamente importante para o desenvolvimento da pós-graduação no Brasil, mas daqui para frente, é importante pensarmos em mudanças e aprimoramento dos nossos processos para que continuemos conduzindo a pós-graduação nacional”, explicou o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado.   Saiba mais.  Fonte: Jornal da USP - 14/12/23

14 dezembro 2023

Webinar “InCites: pesquisa segundo os ODS e mudanças no Journal Citation Reports (JCR)"

Saiba mais

Sustentabilidade é abordada em e-book interativo desenvolvido pela USP

Um e-book interativo que aborda questões sobre sustentabilidade foi desenvolvido por professores, pesquisadores, alunos e especialistas que atuam em projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à discussão de temáticas nessa área. O projeto foi coordenado pelo Labotarório de Sustentabilidade (Lassu) da Escola Politécnica (Poli) da USP. O livro trata de questões sobre uso de plástico e eletrônicos, alimentação, questões de moradia e outros temas que permeiam a sociedade e podem ser pensados tanto individual como coletivamente. Teresa Cristina Carvalho, professora da Escola Politécnica da USP, explica a importância do assunto, que é uma preocupação geral. O e-book conta com sete capítulos, que tratam desde a sustentabilidade de um ponto de vista geral, como assuntos mais específicos, como sua relação com moda, alimentação, aparelhos eletrônicos e a sociedade.   Saiba mais.  Fonte: Jornal da USP - 14/12/23

13 dezembro 2023

“Doutoras do agro” destacam obstáculos para a atuação feminina no meio rural

Nove mulheres uspianas fazem parte de uma lista da Forbes que destaca as contribuições de 100 Mulheres Doutoras do Agro em serviços prestados à produção de alimentos, fibras e bioenergia, desempenhados em empresas ou na academia. Segundo a revista, elas fazem parte de uma nova geração no campo que é altamente especializada – e os estudos acadêmicos foram fundamentais para requisitarem maior participação no meio rural, dominado pela presença masculina. Procuradas pelo Jornal da USP, as doutoras destacam a ampliação da presença feminina em tarefas de pesquisa e nos cargos de gestão do agronegócio nas últimas décadas. Apesar desse crescimento, elas reconhecem que ainda há barreiras que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho do campo. De acordo com o Censo Agro do IBGE, a participação de mulheres na produção do agronegócio aumentou de 12,7%, em 2006, para 18,7%, em 2017. O crescimento é considerável, mas o número ainda é muito inferior ao dos homens, que representam 81,3% dos produtores.    Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 13/12/23