Minhas primeiras publicações remontam aos tempos de iniciação
científica, como bolsista da Fapesp. Tínhamos que buscar nosso pagamento na
relativamente modesta sede da fundação – numa esquina da Avenida Paulista –, e
recebíamos das mãos de uma simpática funcionária que, visivelmente,
compartilhava da nossa alegria. As pesquisas resultaram na coautoria de dois
artigos publicados na revista Tecnologia
de Alimentos & Bebidas, de efêmera duração, como muitas outras
iniciativas brasileiras do gênero. O idioma dos artigos foi o português mesmo,
pois nós, o bolsista e o orientador, tínhamos em mente o interessado
brasileiro. Além disso, vigia a convicção de que um eventual interessado
estrangeiro providenciaria a tradução para seu idioma. Já na carreira
acadêmica, eu próprio fui algumas vezes solicitado por colegas para traduzir
artigos do pouco acessível idioma húngaro, eventos que confirmam a hipótese. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 28/05/26
29 maio 2024
USP investirá R$ 41 milhões em bolsas para o aprimoramento acadêmico dos alunos de graduação
O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à
Formação de Estudantes de Graduação (PUB) oferecerá quase 5 mil bolsas para
estudantes de graduação desenvolverem projetos de ensino, pesquisa, cultura e
extensão, e inclusão e pertencimento. A bolsa é oferecida a todos os alunos de
graduação, não apenas aos inscritos no programa de permanência estudantil. O
valor mensal da bolsa é de R$ 700, com duração de 12 meses, a partir do dia 1º
de setembro, sem renovação automática. As bolsas serão financiadas com recursos
orçamentários da própria Universidade, que investirá R$ 41,4 milhões no
programa. O principal objetivo do programa é promover o engajamento dos
estudantes nas atividades-fim da Universidade e contribuir para a formação
cidadã e acadêmica dos futuros profissionais.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP
– 28/05/24
28 maio 2024
Novo sistema de busca do Portal de Periódicos CAPES
A partir de 4 de junho, o Portal de Periódicos da CAPES receberá uma importante atualização tecnológica, estreando um novo sistema de busca desenvolvido pela CAPES em parceria com a RNP. O novo sistema de busca é baseado nos metadados do OpenAlex, com parâmetros de relevância identificados e controlados pela CAPES, buscando a neutralidade. Nessa atualização, haverá um período de transição no qual os artigos salvos em "Favoritos” serão migrados e poderão ficar indisponíveis por um período. Assim, solicitamos aos usuários que baixem seus artigos ou salvem em ferramentas que possibilitem a leitura. Aproveitamos a oportunidade para convidar os usuários a conhecer os treinamentos oferecidos pelo Portal de Periódicos. Os treinamentos são on-line, gratuitos, interativos e em tempo real. O calendário abrange todas as áreas do conhecimento e os horários são intercalados para possibilitar a participação do maior número de usuários em todo Brasil. Realize pesquisas no acervo científico, conheça melhor os serviços disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES e participe de treinamentos especiais sobre diversos temas. A equipe do Portal de Periódicos está trabalhando para oferecer o melhor da pesquisa para a comunidade acadêmica. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail periodicos@capes.gov.br. Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 28/05/24
Livro reúne experiências de educação ambiental em Unidades de Conservação
Lançado
recentemente pela Diagrama Editorial, o livro Educação Ambiental em Unidades de
Conservação: fundamentos e práticas reúne experiências e
resultados de um projeto apoiado pela
FAPESP que investigou planos e práticas de educação ambiental em quatro Unidades
de Conservação (UCs) do Estado de São Paulo. Um dos aspectos mais relevantes do
trabalho foi sua abordagem, que colocou a participação social e o diálogo no
centro das atividades realizadas, envolvendo diferentes atores sociais –
comunidade local, pesquisadores e gestores dos territórios estudados – que
atuaram conjuntamente na construção e investigação de propostas educativas
voltadas à biodiversidade e sociodiversidade nas UCs. Saiba mais.
Fonte: Agência FAPESP – 28/05/24
27 maio 2024
USP inaugura espaço dedicado a Quebéc no Centro Intercultural Internacional
Um espaço dedicado à província
canadense de Québec é o mais novo corner do Centro Intercultural Internacional
(CII) da USP. A inauguração do Espaço
Québec contou com a presença da ministra de Relações Internacionais e da
Francofonia de Québec, Martine Biron. Em breve discurso, a ministra se
mostrou emocionada diante da iniciativa e ressaltou a importância de espaços
internacionais. “É um orgulho inaugurar o Espaço Québec em um centro de
conhecimento como a USP, em que os jovens querem aprender, querem se abrir às
culturas do mundo inteiro. Agora as fronteiras não existem mais e isso é o mais
importante. Agradeço profundamente à Universidade de São Paulo por esse projeto
magnífico e caloroso”, afirmou Martine. O reitor da USP, Carlos Gilberto
Carlotti Junior, comemorou a integração da USP e Quebéc – a segunda província
mais populosa do Canadá e a única a ter uma população predominantemente
francófona – e evidenciou o papel singular da USP. “Não é comum uma
universidade ter tantos espaços internacionais como temos aqui, neste Centro.
Em um mundo dividido, termos essa experiência no Brasil, na USP, é um exemplo
de convivência, paz e qualidade acadêmica para todo o mundo”, destacou.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 24/05/24
24 maio 2024
Cartilhas auxiliam professores e pesquisadores na gestão de bolsas e financiamentos para pesquisa
Quando um professor ou
pesquisador recebe um auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São
Paulo (FAPESP), é necessário que cumpra uma série de burocracias para
acioná-lo. Para facilitar, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
(FFLCH) da USP está disponibilizando cartilhas para orientar os pesquisadores e
professores com esses auxílios, bolsas e outros procedimentos administrativos. O
Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) da FFLCH elaborou três
cartilhas, uma para auxílio à pesquisa regular e outras duas de orientação para
prestação de contas no Sistema de Informação de Projetos (GIP). Segundo Nelson
Alves Caetano, responsável pelo EAIP, após a criação do Escritório a procura de
bolsas da Fapesp aumentaram 60%. Uma outra mudança significativa na pesquisa
regular é a possibilidade de adicionar mestrandos e doutorandos na pesquisa
individual do professor, gerando impactos positivos. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP – 24/05/24
23 maio 2024
Queda acentuada nas matrículas de pós-graduação no Brasil sinaliza declínio no interesse em carreiras científicas
O
número total de ingressantes em programas de mestrado e doutorado caiu 12%
entre 2019 e 2022, atingindo o nível mais baixo em quase uma década
Um relatório preliminar divulgado no mês
passado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(Capes), agência federal brasileira de apoio e avaliação da Pós-Graduação,
constatou que o interesse dos estudantes de graduação do país em seguir uma
carreira acadêmica está em baixa. Após um crescimento constante entre 2015 e
2019, o número total de pessoas inscritas em programas de mestrado e doutorado
começou a cair. Entre 2019 e 2022, mais de 14.000 vagas de pós-graduação foram
perdidas, e 2022 teve o menor número de matrículas em pós-graduação em quase
uma década. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência – 23/05/24
22 maio 2024
Livros: como limpar o pó e evitar páginas amareladas
Quem tem
sua coleção de livros em casa sabe o quão complicado pode ser mantê-los em bom
estado. Vez ou outra acontece de os volumes amassarem, da capa descolar ou
serem acometidos por alguma infestação de fungos ou insetos. No
entanto, o maior vilão da saúde das obras é a poeira. Se deixar ela acumular, pode acabar
manchando a capa ou as páginas para sempre. Mas você sabia que limpar o livro
de forma imprópria pode ser ainda pior? Usar um espanador é ineficaz, já que só
levanta o pó no ambiente, e passar pano molhado ou com produtos químicos vai
danificar o papel, que é frágil. A forma mais indicada de limpar
o livro é passar um pincel achatado de pintar paredes – conhecido como trincha
– por todo o volume, tanto na parte externa como interna. A parte
externa do livro é dividida entre capas e cortes, que são as partes das páginas
que ficam expostas – há o corte superior, inferior e lateral. “Tem que passar a trincha especialmente no corte superior,
que é mais suscetível à sujeira”, explica Dione Seripierri, bibliotecária do
Museu de Zoologia da USP e especialista em conservação de documentos. Saiba mais.
Fonte: Portal G1 - 22/05/24
USP terá centro internacional para incrementar ações de colaboração com a China
O Conselho Universitário
aprovou, em reunião realizada no dia 21 de maio, a criação do Centro USP-China,
que será vinculado diretamente à Reitoria e centralizará as ações de
colaboração entre a Universidade e as diferentes instituições chinesas. “Este
novo centro se insere no contexto das ações de internacionalização in house da USP, com a
criação de diversos centros internacionais em diferentes campi da Universidade,
dentre os quais o Instituto Pasteur, o Centro internacional para Engenharia
Genética e Biotecnologia (ICGEB, na sigla em inglês), o Centro Nacional de
Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês) e o Centro Internacional de
Saúde Planetária com o Instituto Max-Planck. Com a criação do Centro USP-China
e outros centros internacionais de pesquisa, a USP se consolida como o eixo de
referência em pesquisa científica e inovação na América Latina”, destacou o
reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior. A criação do Centro USP-China é
resultado da primeira visita de um reitor da USP à China, que ocorreu em
novembro de 2023 e representou um marco importante nas relações acadêmicas
entre os dois países, que celebram 50 anos de colaboração diplomática em 2024. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 21/05/24
21 maio 2024
FAPESP lança Centro de Memória com mais de 43 mil documentos
O Centro de Memória FAPESP, lançado ontem (20/05), tem como
missão contribuir para a preservação da história da Fundação e a memória da
pesquisa no Estado de São Paulo. O site é inaugurado com um acervo de
documentos relacionados a 39 mil projetos apoiados entre o ano de criação da
FAPESP (1962) e 1992 – os demais seguem disponíveis na Biblioteca Virtual – e
mais 5 mil arquivos digitais com entrevistas, fotos, vídeos, publicações sobre
a instituição, programas de pesquisa, relatórios e reportagens da Agência
FAPESP e da revista Pesquisa FAPESP, entre outros, além da primeira exposição
temática que tem como tema o Projeto Genoma. “A ideia de criar um Centro de
Memória surgiu durante as comemorações dos 60 anos da FAPESP, em 2022. A
intenção é deixar um legado para as futuras gerações, registrando os
esforços de uma agência de fomento e da comunidade de pesquisa paulista para
promover o desenvolvimento do Estado com base na ciência, na tecnologia e na
inovação”, diz Marco Antonio Zago, presidente da Fundação. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 21/05/24
Canudo ecológico de babaçu muda de cor se bebida estiver vencida
Os plásticos sintéticos estão entre os maiores vilões do meio
ambiente. Principal base para a produção de recipientes, o material pode levar
cerca de 500 anos para se decompor na natureza. Em busca de alternativas,
pesquisadores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
(FFCLRP) da USP desenvolvem soluções ecológicas biodegradáveis às embalagens e
canudos, utilizando resíduos agroindustriais e produtos naturais que carregam
propriedades antimicrobianas e antioxidantes. Para além de simplesmente
substituir o plástico, geralmente baseado em substâncias derivadas do petróleo,
o enfoque do grupo da USP, liderado pela professora Delia Rita Tapia Blácido do
Departamento de Química da FFCLRP, é o que chamam de “embalagens ativas”,
pois aprimoram a utilidade para o consumidor com características agregadas,
como poderes antioxidantes e antimicrobianos obtidos de compostos como a
quitosana, a própolis verde e os resíduos de uva e jabuticaba. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP – 21/05/24
Plantão Agência USP de Inovação (AUSPIN)
A Agência USP de Inovação (www.inovação.usp.br) comunica que em parceria com a Comissão de Pesquisa da ESALQ está realizando plantões quinzenais para atender a comunidade ESALQ/CENA sobre os seguintes assuntos:
- Propriedade Intelectual (patente, desenho industrial, software, cultivar, etc.);
- Contratos de Transferência de Tecnologia e exploração de Propriedade
Intelectual;
- Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento em parceria (convênios, contratos, Termo de Transferência de Matéria, Termo de confidencialidade ou NDA, etc.);
- Empreendedorismo e criação de empresas (startup);
- Inovação da USP e outros assuntos correlatos.
Quem fará os atendimento: Alexandre V. Lima (www.linkedin.com/in/limaventurini)
Quando: 22 de maio de 2024 (Quarta-feira)
Horário: 8h às 12h e das 13h30 às 16h
Onde: Prédio da Pesquisa, Cultura e
Extensão Universitária.
Os interessados devem agendar uma data e horário pelo e-mail: pesquisa.esalq@usp.br
Projeto da USP discute parceria com a Prefeitura de São Paulo para enfrentar crise climática na cidade
Uma parceria entre o Projeto
UrbVerde e a Secretaria de
Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo pretende buscar soluções voltadas
para monitoramento e adaptação urbana aos desafios climáticos. O encontro
ocorreu no dia 6 de maio e contou com a participação de estudantes e
professores do projeto, além da equipe da Secretaria, incluindo José Renato
Nalini, secretário municipal de Mudanças Climáticas, Luciana Feldman, chefe de
gabinete do secretário, e André Previato. Durante a reunião, foram
abordadas questões críticas, como o engajamento da população em ações
sustentáveis e o desenvolvimento de manuais voltados para a educação climática.
Além disso, foi discutido o impacto da vegetação no controle da temperatura
urbana, estudo que o UrbVerde pretende compartilhar amplamente. As discussões também incluíram temas sobre a gestão de resíduos
sólidos na cidade, com dados preocupantes revelados: embora 76% da cidade tenha
coleta seletiva, apenas 3% dos resíduos são efetivamente reciclados. Tal
situação evidencia a necessidade de ações mais eficazes e integradas, que
também foram propostas durante o encontro. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP – 20/05/24
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