Atualmente as inteligências artificiais dominam o
debate público e científico. Os professores de escolas de ensino fundamental,
médio e mesmo universitários desenvolvem estratégias cada vez mais elaboradas a
fim de driblar o uso imponderado da IA nas atividades propostas em sala. A
ideia basicamente é evitar que os alunos realizem suas tarefas por meio da IA
generativa e passem a refletir nas atividades ao invés de apenas usar um prompt de comando e copiar e colar a resposta
obtida. Quero lembrar uma frase que
já se tornou popular na internet: “a IA não é inimiga, nem amiga, é uma
ferramenta”. Dito isso, este texto não se propõe a demonizar as ferramentas de
inteligência artificial, mas sim lembrar de uma estratégia bastante antiga (mas
que muitos se esquecem em tempos de imediatismo) e que pode ajudar professores
e estudantes a driblar essas ferramentas: a biblioteca. Ir até a biblioteca,
consultar um bom livro e se apropriar do conhecimento ali escrito não tem
preço, a assinatura da IA sim. Longe de estarem ultrapassadas, as bibliotecas
ganham um papel ainda mais crucial na era da inteligência artificial, pois
podem ser aliadas da integridade acadêmica.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP
– 21/07/25
22 julho 2025
21 julho 2025
Nova avaliação da pós-graduação busca mais impacto, inclusão e diálogo com a sociedade
A pós-graduação no Brasil está passando por uma transformação
profunda. Para o ciclo avaliativo de 2025 a 2028, a Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) implementa um novo modelo
de avaliação dos programas de mestrado e doutorado, com foco em impacto social,
inovação, equidade e fortalecimento institucional. Entre as mudanças mais
significativas está o fim do Qualis Periódicos como
critério central de avaliação da produção científica, substituído por uma nova
sistemática que considera diretamente o impacto e a relevância dos artigos
publicados. A nova metodologia também amplia a valorização da interação dos
programas com a sociedade, contempla indicadores de inclusão, como o tempo de
licença maternidade, e estabelece novos critérios de excelência para notas 6 e
7. O objetivo é tornar o processo mais justo, transparente e sintonizado com os
desafios do desenvolvimento nacional. Antônio Gomes de Souza Filho explicou que
a nova metodologia de avaliação será aplicada já a partir de 2025 e se baseia
em três frentes principais: Classificação por indicadores
bibliométricos dos artigos, não mais dos periódicos; Análise
quantitativa, considerando citações e indexações; Avaliação
qualitativa, levando em conta a pertinência do tema, a
originalidade e a contribuição científica de cada estudo. “Os artigos podem e devem ser
avaliados de forma diferenciada, porque não são todos iguais”, reforçou Antônio Souza Filho. Saiba mais.
Fonte: Jornal da Ciência – 21/07/25
18 julho 2025
BV Pearson: Leia, leia muito, leia sempre. Na USP você pode!
A Universidade de São Paulo, por meio da Agência de Bibliotecas
e Coleções Digitais, coloca à disposição de seus professores, alunos e demais
integrantes de sua comunidade, mais de 15 mil e-books em português da Biblioteca Virtual Pearson. A Biblioteca Virtual Pearson é um
acervo pioneiro que está há 18 anos no mercado, com mais de 15 mil
livros digitais, que abrange mais de 40 áreas de conhecimento e parceria com
mais de 35 editoras renomadas. Este grande número de títulos está organizado,
atualizado e gerenciado de forma simples para leitura online com recursos de
acessibilidade incorporados. Todo o acervo pode ser acessado por meio de
qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar. As obras atendem a todas as áreas do conhecimento.
Portanto, a Biblioteca Virtual Pearson é multidisciplinar. Abrange todas as
áreas de conhecimento: de romances a obras científicas e técnicas, o acervo é
composto por e-books das áreas de Administração, Agricultura, Alimentos,
Arqueologia, Arquitetura, Astronomia, Ciências Biológicas, Ciências da
Natureza, Ciências da Saúde, Ciências da Terra, Ciências Exatas, Meio Ambiente, e outras áreas.
17 julho 2025
Trabalhos de estudantes de Nutrição viram conteúdo educativo em canal do YouTube
Conteúdos educativos criados a
partir da temática nutrição e saúde mental estão disponíveis no canal do YouTube da professora Elizabeth
Aparecida Ferraz da Silva Torres, do Departamento de Nutrição da Faculdade de
Saúde Pública (FSP) da USP. A iniciativa trata das propriedades e funcionalidades dos alimentos, objeto de
estudo da professora e de alunos que estão matriculados em disciplinas de
graduação da FSP. São videocasts postados que representam o resultado dos
trabalhos finais de curso e que estão disponíveis para o público neste link.
Ao longo de sua trajetória, Elizabeth vem estudando a propriedade dos alimentos
e idealizou o canal como um meio de comunicação para divulgar os resultados das
pesquisas. O canal traz uma variedade de assuntos abordados nas disciplinas,
incluindo glicemia, estresse, ômega-3 e mais. A ideia é unir o melhor da
ciência dos alimentos e das substâncias bioativas. Saiba mais. Fonte:
Jornal da USP – 17/07/25
Projeto Semear Digital lança boletim que aproxima ciência, tecnologia e pequenos agricultores
O Centro de Ciência para o Desenvolvimento em
Agricultura Digital (CCD-AD/Semear
Digital), que tem participação da Escola Superior de Agricultura Luiz de
Queiroz (ESALQ) da USP, lançou o boletim de notícias Conexão Semear Digital.
A nova publicação tem como objetivo ampliar o diálogo com diferentes públicos —
incluindo agricultores, extensionistas, gestores públicos, pesquisadores e
estudantes — sobre as ações, avanços e oportunidades relacionados ao uso de
tecnologias digitais no campo, especialmente voltadas a pequenas e médias
propriedades rurais. O conteúdo é elaborado com linguagem acessível, buscando
apresentar os avanços científicos e suas relações com o cotidiano rural para
pequenas e médias propriedades rurais. Para receber o boletim é necessário se
inscrever neste link. De
periodicidade mensal e formato digital, o boletim reúne informações sobre
atividades de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia
realizadas nas dez localidades do País onde está sendo desenvolvido o projeto,
os chamados Distritos Agrotecnológicos (DATs).
Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP – 17/07/25
16 julho 2025
Ranking de universidades utiliza indicadores ligados à má conduta científica para classificar as instituições
Um inusitado ranking de universidades apresentou uma lista de
1.500 instituições classificadas não por sua excelência do ensino e da produção
acadêmica, mas pelo desempenho em indicadores que são impulsionados por desvios
éticos. O Índice de Risco de Integridade em Pesquisa, descrito em um trabalho
ainda não revisado por pares divulgado no repositório de preprints ArXiv, pondera dois parâmetros negativos da
produção dos pesquisadores de uma universidade: a proporção de artigos
científicos que sofreram retratação, ou seja, que foram cancelados por conterem
erros ou indícios de má conduta, e a parcela de papers publicados
em revistas que foram excluídas das bases de dados Scopus e Web of Science por
adotarem práticas de publicação anômalas ou cometerem violações éticas em seus
processos editoriais. “As universidades querem ser vistas como estrelas em
ascensão, mas nem sempre fica claro se elas estão prosperando em terreno sólido
ou em areia movediça estatística”, explicou o
criador do índice, o cientista da informação Lokman Meho, bibliotecário-chefe
da Universidade Americana de Beirute. Ele ressalta que sua classificação,
embora utilize dados objetivos, não serve para estimar a extensão dos desvios
éticos cometidos nas universidades, mas pode ser útil para revelar as
instituições com vulnerabilidades estruturais não captadas por rankings
tradicionais, como as que pressionam os próprios pesquisadores a inflar de modo
artificial suas métricas de desempenho e as que são lenientes com práticas de
publicação questionáveis. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP – jul.
2025
15 julho 2025
Aplicativo da 77ª Reunião Anual da SBPC está disponível gratuitamente
Participantes da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para
o Progresso da Ciência (SBPC) podem acessar toda a programação do evento,
informações sobre palestrantes, mapa do campus e muito mais por meio do
aplicativo oficial do evento, disponível gratuitamente para Android e iOS. A
ferramenta facilita a navegação dos visitantes durante a semana de atividades
da Reunião, que acontece esta semana, até sábado, 19 de julho, no campus da
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife. Por meio do app,
os usuários podem consultar a programação atualizada, buscar sessões por tema,
dia ou horário, ler as biografias dos convidados e marcar suas atividades de
interesse. Uma funcionalidade útil é o sistema de alertas: ao selecionar uma
atividade, o aplicativo envia uma notificação no celular pouco antes do início
da sessão, ajudando a manter a organização pessoal e a aproveitar ao máximo o
evento.O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play ou App Store — basta buscar por
“SBPC” (by Galoá). Fonte: Jornal da Ciência - 15/07/25
“Manual de Fisiologia Vegetal” traz aplicações práticas para aumentar sustentabilidade na agricultura
A Escola Superior de
Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP em Piracicaba lançou a coleção Manual de Fisiologia
Vegetal – Fisiologia da Produção de Cultivos, uma obra coletiva coordenada pelo professor Paulo Roberto de Camargo
e Castro, com autoria de alunos da pós-graduação em Fisiologia da Produção de
Cultivos. Dividida em volumes temáticos, a coleção apresenta a ecofisiologia de
25 espécies cultivadas, com foco em aplicações práticas para aumentar a
produtividade e a sustentabilidade na agricultura. A obra está disponível para
download gratuito no Portal de Livros
Abertos da USP. Os primeiros volumes
abordam a produção de lavanda (Lavandula angustifolia), cogumelos comestíveis (Pleurotus ostreatus) e videira (Vitis vinifera), combinando ciência, inovação e linguagem acessível. Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP – 14/07/25
14 julho 2025
Editora de Química abre chamada para publicação de trabalhos
A
American Chemical Society (ACS), uma das
editoras que mantém contrato com a CAPES para fornecimento de conteúdo de
pesquisa no Portal de Periódicos,
abriu chamada para publicação de artigos científicos na revista ACS Omega. O
prazo para envio de trabalhos vai até 31 de agosto. A ACS Omega está produzindo
um fascículo especial para comemorar o acordo transformativo entre a CAPES e a
ACS. A publicação terá como tema “Chemistry in Brazil: Advancing through Open Science”. Desde
2024, pesquisadores brasileiros podem publicar seus artigos nos periódicos
da ACS, em formato open access e sem qualquer custo, após a devida
aprovação do processo de revisão por pares. A ACS Omega é a revista da ACS mais popular no
Brasil e publica um de cada três artigos científicos do país. O periódico tem
caráter multidisciplinar e aborda diversos assuntos relacionados à Química, a
exemplo de ciências agrárias, de alimentos, biológicas e dos materiais,
catálise, energia, engenharias, meio ambiente, sustentabilidade, nanociência e
nanotecnologia. Mais
informações: https://encurtador.com.br/fLGhN.
Fonte: CAPES - 10/07/25
Copie, cole e passe vergonha
O site
Retraction Watch, que mantém um banco de dados com milhares de artigos
científicos invalidados por erros ou má conduta, começou a compilar uma lista de papers publicados em dezenas de revistas acadêmicas que foram
produzidos com a ajuda de programas de inteligência artificial generativa,
apesar de seus autores não terem declarado de forma transparente o uso desses
softwares, como os periódicos exigem. A lista é atualizada sempre que surgem
novos trabalhos questionáveis e reunia em meados de junho perto de uma centena
deles. Os artigos chamam a atenção pelo desleixo grosseiro de seus autores, que
expuseram o uso da ferramenta ao simplesmente copiar e colar respostas do
ChatGPT, e também pela negligência dos revisores e editores, a quem cabe
avaliar a qualidade e a robustez de manuscritos, sugerir aperfeiçoamentos e
recomendar ou rejeitar sua publicação. Quase dois terços dos papers divulgados na lista cometeram um mesmo deslize:
reproduziram duas palavras que não fazem sentido no contexto dos artigos –
“renegerate response” –, mas personificam a inteligência artificial generativa.
Trata-se do rótulo de um botão clicável do ChatGPT, que aparece no meio das
respostas do programa. Saiba mais.
Fonte: Pesquisa FAPESP - jul. 2025
CAPES celebra 74 anos e lança VII Plano Nacional de Pós-Graduação
A CAPES celebrou na
sexta-feira, 11 de julho, 74 anos de existência. A cerimônia ocorreu no
Auditório Anísio Teixeira, na sede da Coordenação, em Brasília, e serviu de
palco para o lançamento do VII Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). O documento define
diretrizes, objetivos e recomendações até 2029 para os diversos atores do
Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Confira a transmissão do evento na íntegra. O PNPG é o principal documento da pós-graduação brasileira,
ressaltou a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho. A formação contínua
de doutores, observou, é o que poderá assegurar “um Brasil soberano”. “Formamos
hoje mais de 60 mil mestres e de 25 mil doutores por ano, metas estabelecidas
pelo Plano Nacional de Educação (PNE)”, disse. “Mas ainda há a necessidade de
formarmos muito mais doutores para chegarmos à média dos países da OCDE
(Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico)”.
Saiba mais. Fonte: CAPES - 14/07/25
CAPES publica relatório de trabalho sobre acesso aberto
A CAPES publicou o Relatório de
Atividades Grupo de Trabalho Acesso Aberto, criado em 2023 para, por exemplo,
realizar estudos e propor critérios sobre financiamento de taxas de publicação
de artigo em revista nacionais e internacionais. O documento está
disponível no Portal de Periódicos e pode ser acesso pelo link https://encurtador.com.br/vS6vB. Os integrantes do grupo de
trabalho definiram a atuação do Programa de Apoio à Disseminação de Informação
Científica e Tecnológica (Padict), que enfocou o financiamento de publicação de
artigos em acesso aberto junto às editoras contratadas pelo Portal de
Periódicos. O objetivo é garantir equidade regional, social e de gênero entre
os atendidos por essa iniciativa. O relatório também traz os resultados das
discussões sobre infraestrutura adequada para que os pesquisadores brasileiros
possam publicar artigos em revistas reconhecidas globalmente, sem custos
adicionais, para aumentar a visibilidade e o impacto dos seus trabalhos. Saiba mais.
Fonte: CAPES - 10/07/25
08 julho 2025
Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico
Hoje é celebrado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador
Científico. E por que é uma data tão importante e merecedora de celebrações e
homenagens? Porque celebra-se o trabalho incansável de pesquisadores e
cientistas que colaboram de forma marcante para o avanço do conhecimento em
todas as áreas, e consequentemente para o
desenvolvimento tecnológico, vital para as inovações que proporcionam a
melhoria da nossa sociedade. Ter um dia inteirinho dedicado a nós, é reconhecer
o trabalho acadêmico nos laboratórios de pesquisa, nas salas de aulas e em
inúmeras atividades em cargos de gestão e lideranças. Os cientistas vêm desempenhando um papel
fundamental para o País, pois são incontáveis os responsáveis por gerar
conhecimento, desenvolver tecnologias e soluções que impulsionam o crescimento
econômico, a saúde, a educação e a sustentabilidade, num mundo globalizado. Os
estudos e pesquisas as mais diversas, ajudam a enfrentar os problemas nacionais
de toda ordem, como doenças, meio ambiente e desigualdades sociais, além de
promover inovação e competitividade no cenário global. Valorizar e investir na
ciência é essencial para que o Brasil possa alcançar um futuro mais próspero,
justo e sustentável para todos, em especial para as futuras gerações. Texto de
Vanderlan Bolzani. Fonte: Jornal da Ciência - 08/07/25
04 julho 2025
Avaliação CAPES da produção intelectual é ampliada
A CAPES expande procedimentos de classificação de artigos
científicos no ciclo de 2025 a 2028. A partir de 2025, os procedimentos da
avaliação quadrienal da pós-graduação stricto
sensu serão ampliados no que se refere à classificação da produção
intelectual. O foco passa a ser os artigos científicos publicados e não mais o
Qualis periódicos, que classifica os periódicos onde os textos são divulgados. A
nova sistemática foi aprovada pelo Conselho Técnico Científico da Educação
Superior (CTC-ES) da CAPES e valerá para o ciclo que vai deste ano até 2028. Cada
uma das 50 áreas de avaliação da CAPES poderá adotar um dos itens, ou a
combinação entre eles. Um dos procedimentos da nova metodologia vai permitir,
por exemplo, que três artigos científicos publicados em um mesmo periódico
possam ter classificações diferentes, pois os indicadores bibliométricos dos
artigos não são os mesmos.
Saiba mais. Fonte: ABCD-USP – 04/07/25
03 julho 2025
Golpe científico: os perigos por trás das revistas predatórias
A história é comum. Você é um pesquisador, se sentindo pressionado
a aumentar a produtividade e encorpar seu currículo, e, de repente, recebe um
convite de uma revista
científica para
publicar rapidamente um trabalho. Cuidado com o golpe! Um grupo de cientistas
da área de biologia se uniu para alertar o meio acadêmico sobre as
consequências de ceder a esse chamado, que costuma chegar por e-mail. Artigo
científico é um trabalho divulgado em uma revista especializada que descreve os
resultados de uma pesquisa acadêmica. Antes da publicação, o material passa por
múltiplas etapas de verificação dos resultados e da metodologia proposta. O
processo, feito por outros cientistas, é chamado de revisão de pares e leva um
certo tempo até que o trabalho seja analisado, aprimorado e finalmente
publicado. Essa demora, alinhada à realidade do mundo acadêmico, onde publicar
uma grande quantidade de artigos pode abrir portas para bolsas, financiamentos
e aprovações em concursos, faz com que muitos cientistas sejam enganados e
publiquem nas revistas predatórias. Saiba mais. Fonte Jornal da USP
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