21 novembro 2021

Pesquisas com terras raras mostram caminho para criar cadeia produtiva no Brasil

As terras raras são um conjunto de elementos químicos, normalmente encontrados na natureza misturados a minérios, de difícil extração – daí o nome -, mas com características peculiares, como magnetismo intenso e absorção e emissão de luz. Essas propriedades especiais fazem com que sejam usadas numa infinidade de aplicações tecnológicas, como lâmpadas de LED, lasers, superímãs presentes nos discos rígidos de computadores e motores de carros elétricos, e na separação de componentes do petróleo. Atualmente, o Brasil tem a segunda maior reserva mundial conhecida de terras raras, porém essa riqueza não é explorada, devido ao custo da tecnologia de extração e separação, o que obriga o País a importar esses elementos para usar como matéria-prima nas indústrias, principalmente da China, maior produtor do mundo.
Na USP, grupos de pesquisa realizam estudos com terras raras, obtendo resultados promissores, como um método de separação não poluente, baseado em nanotecnologia, além de aplicações em iluminação, lasers, produção de aço, células solares, filtros de raios ultravioleta e catalisadores automotivos. A Universidade também coordena um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) voltando ao domínio de todas as etapas da cadeia produtiva da fabricação dos superímãs de terras raras, da mina ao ímã, e no momento colabora com a instalação de uma fábrica de ímãs em Minas Gerais.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 19/11/21

19 novembro 2021





e-Campo vitrine de capacitações on-line da Embrapa

Confira os cursos

Os desafios para a USP

A missão da USP é muito clara: criar conhecimentos e formar líderes criativos com potencial para transformar a sociedade por meio de atuação regional e global. Desde sua fundação, em 1934, a visão é de que tais atribuições só podem ser plenamente desenvolvidas em um ambiente acadêmico fortemente direcionado à produção de conhecimento. A USP é uma universidade de pesquisa, opera na vanguarda intelectual e contribui para o Brasil manter um desenvolvimento sustentável, compatível com seu desejo de progresso, redução de desigualdades e bem-estar da população.
Uma característica das universidades de pesquisa é a formação de alunos em um ambiente que valoriza a criatividade, o pensamento crítico, a visão global e comunitária e a consciência cultural. É neste espaço, não baseado na simples transmissão de conhecimentos, que se formam líderes, cidadãos com visão do mundo e que compreendem a importância de um aprendizado continuado. Alunos forjados no ambiente da pesquisa não têm aversão ao risco e receio de fazer questionamentos, possuem pensamento criativo e original, e não se limitam a aprender mecanicamente. Tais alunos procuram perguntas, em vez de respostas superficiais e padronizadas.
No contexto acima apresentado, seguem algumas reflexões sobre temas de interesse contemporâneo da universidade.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 18/11/21

18 novembro 2021

Confira as capacitações online e gratuitas da Embrapa

Inscrições
                                          
Inscrições

Como usar as ferramentas da Turnitin para melhorar seus trabalhos escritos?


Tema: 
Como usar as ferramentas da Turnitin para melhorar seus trabalhos escritos?
Data: 18 de novembro
Horário: das 14h às 15h
Inscrições:  https://bit.ly/3npoIMb
Conteúdo: Será uma oportunidade para aprender como melhorar a produção escrita ao analisar o conteúdo em relatórios de similaridade, conhecer normas técnicas, aspectos formais e o uso da integridade acadêmica para melhorar a qualidade de trabalhos acadêmicos.

16 novembro 2021

USP promove Curso de Difusão Covid-19: Biossegurança em Atividades Presenciais

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU-USP) promove, no próximo dia 17/11 (quarta-feira), o Curso de Difusão “Covid-19: Biossegurança em Atividades Presenciais”. De forma a evitar conflitos com outras atividades e para o melhor aproveitamento, o curso será ministrado na modalidade de ensino a distância (EaD), em uma única turma, das 17h30 às 21h45, com intervalo de 10 minutos.
O evento é destinado a todos os agentes (alunos de graduação e de pós-graduação, servidores, docentes, apoiadores dos municípios e público em geral interessados) que, direta ou indiretamente, estejam atuando com as Unidades Móveis do Programa USP na Comunidade nos municípios de Boraceia, região de Bauru, Piracicaba e Lorena. Importante destacar que se trata de Curso de Difusão da Universidade, aberto ao público geral, além dos atuantes nos projetos acima mencionados, e que contará com a emissão de certificado da Universidade de São Paulo.
Para obtenção do certificado USP é necessário que se faça inscrição e que se assista a aula em sua totalidade, para tanto, deve-se seguir os procedimentos:
Por conta da grande procura pelo curso, algumas alterações técnicas foram feitas visando sua viabilidade.
O curso será ministrado na plataforma Webex by CISCO, ao invés do Google Meeting. Para quem acessar o curso pelo computador, não é necessário fazer qualquer instalação, porém, para quem pretende utilizar dispositivos móveis (celular ou tablet) deve fazer o download do aplicativo no link https://www.webex.com/pt/downloads.html.
Reforçamos que o certificado será gerado apenas para pessoas que tenham feito sua inscrição no sistema Apolo e a frequência será aferida por meio do relatório gerado pela plataforma Webex.
Ao acessar a sala de aula (bit.ly/3wVX8Js),  é necessário e importantíssimo que a tela de acesso seja preenchida com o nome completo, idêntico ao registrado no sistema Apolo e o mesmo e-mail utilizado nele.  Fonte: PRCEU-USP - 16/11/21

Lançamento de três ações integradas da SAS-USP

Anunciamos o lançamento de três ações integradas da Superintendência de Assistência Social (SAS), da Universidade de São Paulo (USP):

1.   Lançamento da nova página eletrônica da SAS (sas.usp.br), totalmente reconstruída, com o foco nos serviços prestados e na comunicação por mídias sociais.

2.   Lançamento do aplicativo “Cardápio+” para dispositivos móveis, com informações dos restaurantes universitários e, agora, também, apoio estudantil, transporte, saúde mental, moradia, creches, serviço social, Acolhe USP, entre outros.

3.  Inauguração do primeiro CARE-USP (Centro de Acolhimento e Referência para Estudantes), no campus do Butantã, para atendimentos presenciais ágeis e centralizados do Serviço Social, do RUCARD, do Passe Escolar, de moradores do CRUSP, de consultas sobre o PAPFE, entre outros.   Fonte: SAS-USP - 16/11/21


Congresso USP de Cultura e Extensão

Na próxima semana a Universidade de São Paulo realiza, de forma on-line, o I Congresso USP de Cultura e Extensão. Serão dois dias - 25 e 26 de novembro - em que toda a comunidade universitária e também interessados externos contarão com convidados especiais, conteúdos relevantes e trocas de experiências a respeito da cada vez mais valorizada interação entre universidade e comunidade. 
Entre os convidados, nomes como Sérgio Rial (presidente do Santander), José Roberto Marinho (presidente das Organizações Globo), Jacques Marcovitch (ex-reitor da USP e membro do Graduate Institute of International and Development Studies de Genebra), Heloisa Helena Oliveira Buarque de Hollanda (Escritora) e Érica Peçanha do Nascimento (Antropóloga Social) estão na programação ao lado de gestores, docentes, pesquisadores e estudantes da USP e outras universidades para apresentar considerações, relatos e experiências. 
O público poderá acessar mesas redondas, apresentação de pôsteres virtuais e vídeos exclusivos. Consulte mais detalhes e garanta já sua inscrição no site extensao.usp.br/congresso.   Fonte: PRCEU-USP - 16/11/21

11 novembro 2021

Portal de Periódicos ganha página mais moderna

Em comemoração aos seus 21 anos, nesta quinta-feira, 11, o Portal de Periódicos da  CAPES apresenta uma nova interface, que facilita a pesquisa e o acesso à informação científica. Além de um novo layout na página inicial, a atualização traz busca e menu únicos que facilitam a procura de conteúdo do acervo, contratos e catálogos.
O espaço de treinamentos também passou por alterações: foram criados novos filtros por área e período, e agora há a possibilidade de inscrição por seleção no calendário. As mudanças foram feitas também  no ‘Meu Espaço’, nos informativos, nas perguntas frequentes e demais páginas internas.
Em 2021, foram 103,51 milhões de acessos aos seus conteúdos, até agosto, por usuários vinculados a 434 instituições participantes. Atualmente, a ferramenta oferece 42.435 mil títulos de periódicos em texto completo, além de diversas bases referenciadas, sendo 67 de teses e dissertações, 53 nos repositórios institucionais, 46 de obras de referência, 37 de estatísticas, 27 de livros, 16 de arquivo abertos – com monografias e documentos não seriados – 10 de patentes, 10 de audiovisuais e duas de normas técnicas.
Lançado em 11 de novembro de 2000, o Portal de Periódicos da CAPES foi criado como forma de melhorar o acesso ao conhecimento científico atualizado. A ferramenta é a maior base de apoio à pesquisa científica e tecnológica do Brasil, e conta com informações de referência nacional e internacional em todas as áreas do conhecimento.
Sua dinâmica democratiza o alcance a conteúdos atualizados, sem limitações geográficas ou de horário. Os estudantes, professores e pesquisadores das instituições vinculadas ao Portal podem acessar o seu conteúdo de forma remota, por meio de seu login e senha.
O Portal de Periódicos também conta com um aplicativo móvel, disponível para tablets e smartphones. Pelo Portal, o usuário pode realizar buscas rápidas por assuntos, periódicos, livros e bases de dados, além de navegar em websites referenciados pelos resultados das pesquisas.   Fonte: CAPES - 11/11/21

Escola de pesquisadores explica como trabalhar no “estado da arte” da vida científica

O que levar em consideração ao escrever relatórios de patentes? Como funciona o processo de editoria em uma revista científica? De que forma posso promover meu artigo? Estas preocupações comuns de quem se dedica à vida como cientista serão trabalhadas durante a Escola de Pesquisadores da USP, que acontecerá de 30 de novembro a 2 de dezembro no formato on-line.
Em sua quinta edição, o evento terá palestras e minicursos que buscam ajudar os participantes a aprimorar as habilidades exigidas à realização de pesquisa básica e aplicada em todas as áreas do conhecimento. A inscrição é gratuita e os interessados devem preencher o formulário neste link.
Segundo a organização do evento, espera-se que o curso contribua para “a formação de pesquisadores de alto nível, treinados para reconhecer e atuar no estado da arte em suas áreas, e que possam gerar conhecimento e inovação relevantes para a sociedade, além de propagarem seus conhecimentos na formação de recursos humanos altamente capacitados e especializados”.
O público-alvo são alunos de pós-graduação, pós-doutorado, técnicos de nível superior, professores e pesquisadores. Serão três os temas em destaque: Projeto, Metodologia e Escrita Científica.
programação tem destaque para os temas: Organização de estratégias de pesquisa para o desenvolvimento sustentávelComo escrever artigos de alto impacto: da ideia à publicaçãoPerfis acadêmicos em plataformas digitais e rede social acadêmica, Plano de gestão de dados e as publicações científicasO NILC e as ferramentas de auxílio à escrita científicaComo encontrar a melhor revista para publicar o seu artigoUtilizando a Web of Science para fazer levantamentos bibliográficos e análises bibliométricas, e Revisões Sistemáticas: evidenciando a evidência.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 10/11/21


Mil dúvidas sobre intercâmbio? Manual responde o que universitários precisam saber

Já se perguntou quanto custa fazer um intercâmbio? Se você precisaria pagar tudo por conta própria ou se teria ajuda da Universidade e outras instituições? Onde ficar, como se locomover, o que comer, como se planejar financeiramente… Junto com a vontade de ter a experiência de uma formação e vivência internacional, aparecem muitas questões. O Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP lançou um material que pode ajudar quem sempre quis estudar fora do Brasil e fica perdido com tantos detalhes: o Manual de Intercâmbio, que busca responder as principais dúvidas de quem sonha em se lançar nessa aventura. 
A revista foi escrita pelos membros do PET com base em mais de um ano de pesquisas junto a cerca de 40 intercambistas, com a Comissão de Cooperação Internacional da FEA (CCInt). Mas, apesar de ser voltado a alunos da FEA, a maior parte das dicas do e-book valem para estudantes de qualquer unidade e curso. O Manual, feito dentro do projeto da Feira de Intercâmbio da USP, pode ser útil inclusive para alunos de outras universidades. 
A primeira parte da publicação é um compilado de dicas rápidas para intercambistas: o aluno pode conferir um serviço que permite enviar dinheiro usando o câmbio do dia, sem cobrança por spread ou taxas escondidas; um banco virtual sem taxas que é recomendado por alunos que fazem intercâmbio na Europa; opções de guias de turismo para quem tem pouco dinheiro; ônibus e hospedagens mais baratos; dentre outros.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 10/11/21