A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) concluiu o processo de migração para o Portal Único do Governo Federal e, na próxima semana, oferece seu conteúdo e serviços pelo endereço gov.br/capes. Esta é a última etapa do Plano de Transformação da Coordenação que, em etapas anteriores, instaurou o login único e lançou seus aplicativos móveis nas lojas virtuais do governo federal.
Para Milton Sampaio, diretor de Tecnologia da Informação da CAPES, as mudanças trazem agilidade ao cidadão e barateiam o serviço: “a medida se traduz em mais eficiência e celeridade, além de diminuir os custos com infraestrutura e otimizar a força de trabalho”. A migração faz parte da Transformação Digital do Governo que pretende oferecer um atendimento público com qualidade e fácil acesso para seus usuários.
No primeiro semestre, a Coordenação aderiu ao Login Único em seus sistemas, integrando o acesso de seus serviços ao dos demais órgãos do Poder Executivo. Desde então, os usuários podem ingressar nas áreas de Gestão da Universidade Aberta do Brasil (SisUAB), APCN (Plataforma SUCUPIRA), Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA), Linha Direta, Sistema de Inscrição da CAPES (SICAPES), Gestão de Bolsas (SGB) e Plataforma da Educação Básica.
A CAPES dispõe de seis aplicativos móveis para facilitar o acesso dos usuários a suas informações, programas e sistemas: Bolsista CAPES, Pesquisador CAPES, Periódicos, sisUAB, Sucupira Pró-Reitor e eduCAPES. Todos estão disponíveis nas lojas do Governo Federal na Apple Store, da Apple, e na Play Store, da Google.