03 agosto 2020

“Não há condição para retomada das aulas presenciais em 2020”

Na opinião de Marcos Neira, diretor da Faculdade de Educação da USP, neste momento será impossível assegurar que os estudantes guardem as medidas de biossegurança de propagação do vírus

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus agravada após mais de quatro meses de suspensão das aulas escolares, com uma média móvel de mais de 40 mil casos e mil óbitos diários nos últimos sete dias, redes de ensino como a do Estado de São Paulo querem retornar às aulas presenciais em setembro. Diante dessa possibilidade, a Congregação da Faculdade de Educação (FE) da USP, reunida em 30 de julho, manifestou repúdio para a possibilidade de volta às aulas nas escolas.
“Não há qualquer condição para a retomada das aulas presenciais ainda este ano. Assim como a USP optou por manter as atividades remotas até o fim do ano letivo, sugerimos que o mesmo procedimento seja seguido da educação infantil ao ensino superior, tanto público como privado”, recomenda o professor Marcos Neira, diretor da FE-USP, em entrevista ao Jornal da USP no Ar. Ele ressalta que qualquer educador tem consciência de que “será impossível assegurar que crianças, adolescentes, jovens e adultos guardem as medidas de biossegurança que impeçam a circulação e propagação do vírus”.
Outro ponto abordado foi a quantidade de profissionais que fazem parte do grupo de risco e que deveriam permanecer afastados de suas atividades presenciais, pois estes, juntamente com demais membros da comunidade escolar, estariam mais vulneráveis. Em nome da Congregação, Neira diz reconhecer a insuficiência do ensino remoto para aprendizado de todos os estudantes, bem como as dificuldades de acesso e domínio de ferramentas virtuais pelos professores, pais e alunos. Contudo, há uma compreensão de que, nas atuais circunstâncias de índices de contaminação e mortes apresentados pelas Secretarias Estaduais de Saúde e o Ministério da Saúde, a prioridade deve ser dada às questões de saúde pública.   Ouça a entrevista.    Fonte: Jornal da USP - 03/08/20



31 julho 2020

Pós-Graduação inova para atender demanda das atividades remotas no primeiro semestre do ano

Migrar aulas, exames de qualificação, defesas de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado para a modalidade a distância foi o principal desafio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação neste primeiro semestre de 2020. Com as atividades presenciais suspensas na Universidade desde o dia 17 de março, por conta da pandemia da covid-19, o processo teve de ser ágil e eficiente para atender aos alunos dos mais de 260 programas de Pós-Graduação da Universidade.
Quase 1.700 disciplinas foram oferecidas e tiveram 17,5 mil alunos regulares matriculados, dos quais  4.720 foram ingressantes nos programas em 2020.
Duas plataformas de interação com os estudantes foram utilizadas neste período: o Google Meet, para aulas ao vivo e defesas, e a plataforma e-Disciplinas, para aulas que envolviam interação com os alunos, como fóruns, além de aulas gravadas. Processos seletivos também utilizaram plataformas digitais para serem realizados. Tais ferramentas já estavam disponibilizadas pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) mesmo antes da pandemia.
De acordo com levantamento feito pela Pró-Reitoria através de formulários dirigidos aos alunos e orientadores, 91,6% dos alunos consideraram as estratégias adotadas pelos programas durante a pandemia excelentes, muito boas ou boas. Entre os docentes, esse índice foi de 95,4%.   
Saiba mais   Fonte: Jornal da USP - 31/07/20

Mudanças no CNPq e Capes preocupam pós-graduação da USP

Governo federal estabeleceu áreas prioritárias para projetos de pesquisa; regra pode afetar financiamento de programas de pós da Universidade


Alterações fundamentais nas regras para concessão de bolsas e recursos das principais agências de fomento à pesquisa do governo federal poderão impactar profundamente as atividades de pesquisa e pós-graduação na USP e em outras instituições públicas de pesquisa a partir deste ano, segundo fontes da academia. Em alguns casos, os programas mais prejudicados deverão ser, justamente, os de maior excelência em pesquisa.
No âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), as mudanças remetem a um portaria de março deste ano (Portaria 1.122), que estabeleceu as prioridades da pasta, “no que se refere a projetos de pesquisa, de desenvolvimento de tecnologias e inovações”, para o período de 2020 a 2023. O texto define 25 áreas prioritárias de pesquisa, com forte viés tecnológico, e determina que essas prioridades sejam observadas por todas as entidades vinculadas ao ministério — entre elas, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), duas agências de fomento essenciais ao desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil.
Segundo o texto, CNPq e Finep “deverão promover, no que couber, ajustes e adequações necessários nas respectivas linhas de financiamento e de fomento, para incorporar, em seus programas e ações, as prioridades estabelecidas na presente portaria”.   Saiba mais
Fonte: Jornal da USP - 31/07/20

Cursos on-line de Língua Inglesa oferecidos pelo CEL

Confira a programação dos Cursos de Língua Inglesa a serem ministrados no 2º semestre de 2020, online, oferecidos pelo CEL – Centro de Estudos Linguísticos da ESALQ.
As aulas terão início no dia 17/08/20 e término dia 18/12/20.
Os alunos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição online com nível de conhecimento de língua ao se submeterem-se a um pré-teste – http://bit.do/fG7cj – no período de 1 a 13 de agosto de 2020 e encaminhá-la para os seguintes e-mails: cel.esalq@usp.br ou fbacella@usp.br. Os alunos de graduação devem anexar cópia do histórico escolar com média ponderada do primeiro semestre de 2020. O processo seletivo será realizado, respeitando-se o número de vagas existentes (68).   Fonte: CEL-ESALQ - 31/07/20 


Cursos on-line do Programa Idiomas sem Fronteiras


Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) foi criado em 2012 por um grupo de especialistas em línguas estrangeiras a pedido da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) para auxiliar estudantes de nível superior a terem acesso aos programas de mobilidade ofertados pelo Governo Federal. O Programa tornou-se uma importante iniciativa para auxiliar no processo de internacionalização e para contribuir para o desenvolvimento de uma política linguística nas universidades brasileiras, além de promover residência docente para os futuros profissionais do ensino de línguas estrangeiras.  Confira os cursos no site do IsF.    Fonte: MEC - 31/07/20

Eventos acontecem de 3 a 5 de agosto



A empresa Statista disponibiliza um trial até o dia 11/08 para uso da plataforma


O Statista é um portal on-line alemão para estatísticas, que disponibiliza dados coletados por institutos de pesquisa de mercado e de opinião e dados derivados do setor econômico e estatísticas oficiais disponíveis em inglês, francês, alemão e espanhol.  Confira aqui.

A renovação contínua das universidades de pesquisa

“A pandemia da covid-19 está demonstrando a importância fundamental do ensino e da pesquisa a que se dedicam as grandes universidades”, afirma reitor em artigo publicado na Folha de S. Paulo on-line

A partir do começo deste século XXI, as universidades de pesquisa, ao redor do mundo, perceberam que estavam muito fechadas em si mesmas e, em função disso, se afastando das sociedades.
A importância de suas atividades perdia visibilidade fora de seus campi e de círculos muito restritos. O tema tornou-se recorrente nas reuniões internacionais dos gestores universitários. Da sua discussão, nasceu o conceito de Terceira Dimensão das Universidades, uma sofisticação das tradicionais atividades de extensão, que as universidades exercem além do ensino e da pesquisa. O conceito recomenda o fortalecimento da interação entre as universidades e a sociedade de forma a promover maior aproximação e intercâmbio entre as partes.
Em recente artigo de H. Schwartsman (O Futuro das Universidades, 28/07/2020) fica clara a incompreensão da função de uma universidade, especialmente as de pesquisa. O autor pergunta “por que um canudo de Harvard vale mais do que o de um community college?”. Certamente, um profissional graduado em Harvard não é melhor nem pior do que o de um community college  [instituição de ensino superior cujo objetivo central é o ensino, e conforme o Estado, nem sempre reconhecida como universidade]. Ele é diferente.
Em uma universidade de pesquisa, o ensino é oferecido em um ambiente em que o conhecimento é desenvolvido por professores que são cientistas. O aluno, durante o curso, nem sempre percebe a influência dessa abordagem, mas quando atua profissionalmente constata que foi preparado para enfrentar desafios, para não temer o desconhecido e as inovações. É um profissional diferente, necessário para o desenvolvimento social, cultural e econômico da sociedade.  
Leia a íntegra do texto.    Fonte: Jornal da USP - 30/07/20


30 julho 2020



SBPC disponibiliza calendário com grandes feitos da ciência brasileira

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) disponibiliza para download gratuito o calendário 2020-2021, de 18 meses, “Grandes Feitos da Ciência Brasileira”.
A iniciativa destaca em 40 páginas personalidades e instituições históricas que colaboraram ativamente para a consolidação da ciência e da educação no Brasil e para o reconhecimento internacional entre os que produzem pesquisas relevantes e de qualidade. O calendário apresenta e proeminentes pesquisadores, a nova geração que leva adiante, esse legado de busca e compartilhamento de novas ideias e soluções para o desenvolvimento econômico e social de nossa sociedade.
De janeiro de 2020 a julho de 2021, o calendário resgata em com fotos e textos histórias de cientistas renomados brasileiros, como os físicos Jayme Tiomno e Elisa Frota Pessoa, Otto Richard Gottlieb, Milton Santos, Ana Maria Primavesi, Paulo Freire e Johanna Döbereiner, entre outros. Ressalta também os oito cientistas mais brasileiros citados no mundo no presente, de acordo com a lista publicada no final de 2019 pela consultoria britânica Clarivate Analytics e o matemático Artur Ávila, primeiro brasileiro e latino-americano a ganhar, em agosto de 2014, a Medalha Fields. A publicação celebra ainda a geração futura, os jovens cientistas brasileiros que brilham nas feiras científicas internacionais como a ISEF (International Science and Engineering Fair).
Entre as instituições, o calendário traz entre seus destaques a Estação Antártica que no dia 15 de janeiro deste ano inaugurou a nova Estação Antártica Comandante Ferraz, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que em 25 de maio comemorou 120 anos de contribuição para a saúde pública do País, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que celebra em setembro seu centenário.
Faça aqui o download do calendário.    Fonte: Jornal da Ciência - 30/07/20

ProQuest implementa melhorias em sua plataforma

A partir de hoje, 30 de julho de 2020, usuários do Portal de Periódicos CAPES que utilizam os conteúdos da ProQuest terão acesso a novos aprimoramentos implementados à plataforma da editora. As melhorias, segundo o editor, fazem parte da iniciativa contínua de agregar valor às soluções oferecidas, expandir caminhos para apoiar bibliotecas e aumentar o uso dos recursos.
Entre as novidades, os pesquisadores terão mais conteúdo de acesso aberto nos resultados da pesquisa. Isso significa que, além do conteúdo sob assinatura da CAPES – e, portanto, disponível no Portal de Periódicos –, usuários autenticados em instituições com pelo menos uma base de dados ProQuest agora verão o conteúdo de acesso aberto do 
Publicly Available Content Database nos resultados da pesquisa – recurso antes disponível apenas para clientes da ProQuest Central. 
Dessa forma, a comunidade acadêmica pode consultar milhares de fontes de texto completo confiáveis e avaliadas em acesso aberto em várias disciplinas, de mais de 70 países. O conteúdo de acesso aberto é identificado por um ícone nos resultados da pesquisa.   Saiba mais.   
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 30/07/20

29 julho 2020

Coursera for Campus | Prorrogação de prazo

O Coursera prorrogou a duração do programa Coursera for Campus, que dá acesso aos cursos e certificados sem custo para os estudantes das universidades afiliadas como a USP. Com este novo prazo, as inscrições nos cursos agora poderão ser feitas até dia 30 de setembro de 2020, e os cursos poderão ser concluídos até o final deste ano.Milhares de estudantes da USP já se matricularam, estão participando ou já concluíram um ou mais cursos, e lembramos que, para se beneficiar do programa Coursera for Campus - Covid Response, o interessado deve acessar a página exclusiva da USP no programa, por meio do link (https://www.coursera.org/programs/universidade-de-sao-paulo-br-on-course...), fazer o cadastro no programa utilizando o seu email USP e se matricular em um dos 3.800 cursos da lista disponibilizada dentro dessa área restrita, pois são estes que estão com o certificado gratuito.   Fonte: ESALQNet - 29/07/20

AUCANI Idiomas - Nota sobre os cursos online da plataforma Universia

A AUCANI comunica que por motivos de força maior a Universia Brasil encerrará a operação da Plataforma de Aprendizagem Virtual de Idiomas (https://aprendizagemvirtual.universia.com.br), que estará disponível para o acesso aos cursos até o dia 31/07/2020.
Até essa data os alunos poderão concluir os cursos e emitir seus certificados. A partir de 01/08/2020 a plataforma será desativada e não será possível acessá-la seja para realizar os cursos ou emitir certificados.
Lamentamos pelos inconvenientes causados por esta descontinuidade inesperada, e contamos com a compreensão de todos.
A Universia Brasil  permanece à  disposição  para  apoiá-los  em  suas  jornadas  acadêmica, profissional e empreendedora, através do Portal da Universia e de nossas redes sociais: FacebookYoutubeTwitter e Instagram.   Fonte: AUCANI - 29/07/20

ORCID para Autores


1. A visão da ORCID é a de um mundo no qual todos os que participam da pesquisa, geração de conhecimento e inovação estão identificados e conectados inequivocamente às suas contribuições e afiliações, para além do tempo, disciplinas e fronteiras.
2. Identificadores do Autor USP
3. O Autor USP cria ou associa seu ORCID em: http://www.usp.br/orcid
4. O Autor USP autentica seu ORCID com a instituição
5. O Autor USP confirma seu ORCID no e-mail @usp.br
6. Nome, Sobrenome 0000-0002-0123-208X
7. Insira as variantes do seu nome e sobrenome em todas as formas como já foi citado ou indexado. Adicione todos os seus e-mails, inclusive os passados, pessoais e profissionais
8. Afiliação: registrar na sequência Universidade/Unidade, em português e por extenso, para garantir a recuperação uniforme e precisa da produção científica, evitando criar micro perfis;
9. Endereço: registrar na sequência Universidade/Unidade, Laboratório, etc. Exemplo: Universidade de São Paulo - USP. Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA.
Acesse o Guia rápido para criação e atualização do ORCID em: http://bit.do/fG369.
Fonte: Divisão de Biblioteca da Esalq - 29/07/20

28 julho 2020

Acesso Aberto 2020 – Relatório de progressos

Open Access 2020 Initiative (OA2020) é uma aliança global de organizações acadêmicas e de pesquisa comprometidas em acelerar a transição do atual sistema de assinaturas de publicações acadêmicas para novos modelos de acesso aberto, para garantir que os artigos de pesquisa sejam publicados imediatamente e que os custos associados à sua divulgação sejam transparentes, equitativos e economicamente sustentáveis.
Aproveitando a alavancagem financeira de nossos investimentos em publicações acadêmicas, o OA2020 adota estratégias para retirar sistematicamente o suporte financeiro de locais de publicação paywalled e reinvestir esses fundos para apoiar a publicação em acesso aberto. O presente relatório fornece um resumo dos progressos alcançados desde que delegações de 37 países emitiram a Declaração Final da 14ª Conferência de Acesso Aberto de Berlim. Este documento é uma tradução livre do Relatório da OA2020.
OA2020 obteve consenso e forjou alinhamentos entre as principais partes interessadas do mundo
Até o momento, a manifestação de interesse do OA2020 na implementação em larga escala do Acesso Aberto a Revistas Científicas foi assinada por mais de 140 organizações de pesquisa, representando mais de 4600 instituições de todas as regiões.  Saiba MaisFonte: AGUIA - 28/07/20

Inscrições abertas para treinamentos on-line de setembro

Montar um plano de estudos é essencial para garantir o bom desempenho em qualquer fase acadêmica, seja na graduação, na pós-graduação ou em níveis básicos e técnicos. Ter uma rotina organizada, com etapas bem definidas, aumenta o rendimento e reflete diretamente na performance. O Portal de Periódicos CAPES colabora com esse processo ao disponibilizar com antecedência sua agenda de treinamentos on-line. Ter acesso ao cronograma é relevante para quem busca conciliar a rotina de pesquisas com o trabalho e/ou outras atividades.
A capacitação está com inscrições abertas para turmas até setembro. As sessões permitem aos participantes explorar ferramentas e bases de dados oferecidas para a comunidade brasileira pelo Portal de Periódicos. É possível escolher entre turmas de segunda-feira a sábado em diversos horários. A cada semana, os usuários têm uma área do conhecimento à disposição e podem selecionar a sessão de acordo com suas necessidades.

Recomenda-se que os interessados verifiquem as opções disponíveis e efetuem a inscrição o quanto antes, pois, devido à grande procura decorrente do período, as salas virtuais tendem a atingir sua capacidade máxima. O cronograma anual está disponível no menu treinamentos – ou diretamente neste link. Para se inscrever, é preciso seguir os passos:
            - Realizar login no 
Meu Espaço;
            - Entrar na área de 
treinamentos;
            - Selecionar a turma que se encaixe melhor no perfil do interessado;
            - Clicar em “Solicitar inscrição”;
            - Acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso.
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 28/07/20