17 novembro 2020

Eventos acontecem em novembro


 


Comunicado sobre atendimento ao público em dezembro e janeiro


A FAPESP estará fechada, em recesso e férias coletivas, no período de 23 de dezembro de 2020 a 25 de janeiro de 2021. Nos dias 26 e 27 de janeiro de 2021 haverá apenas expediente interno.
A entrega de Relatórios Científicos (RC), Prestações de Contas (PC) e documentos, no período de recesso e férias, deverá ser feita via correios, para processos em papel. Para processos SAGe, o RC é via sistema e a PC deverá ser enviada via correios.
Números de contas correntes de bolsas poderão ser informados, no período, nos seguintes endereços:
Liberações de recursos por meio do Sistema SIAF deverão ser solicitadas até, no máximo, 21 de dezembro de 2020. Após essa data, o serviço ficará indisponível, retornando em 28 de janeiro de 2021.
O serviço de atendimento “Converse com a FAPESP” não funcionará no período de 19 de dezembro de 2020 a 27 de janeiro de 2021.
  • Envio de proformas invoice à FAPESP


Divulgado calendário para a avaliação no próximo ano

O período marca transição de ciclos, tendo como principal tema a avaliação quadrienal de 2017 a 2020

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o 
calendário de avaliação para 2021. A portaria, publicada na edição desta terça-feira, 17 de novembro, do Diário Oficial da União (DOU), traz as atividades relacionadas à Avaliação Quadrienal (2017-2020), com fases e prazos.
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, destaca que 2021 será um ano de transição para a pós-graduação brasileira, com o término de um ciclo avaliativo e o início de um novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). “A avaliação é a principal ferramenta de que dispomos para trazer avanços no novo Plano Nacional de Pós-Graduação”, afirma. O atual PNPG, iniciado em 2011, se encerra em 2020.
Logo em 1º de janeiro tem início a coleta de dados de 2020, etapa que se encerra em 31 de março, com a chancela das informações enviadas. De abril a setembro, há o período para destaques na Plataforma Sucupira, classificação da produção intelectual, análise das comissões de avaliação e atividades de relatoria.
A principal etapa está prevista para começar no fim de setembro e seguir até a primeira quinzena de outubro, quando o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) delibera e define a Avaliação Quadrienal. Os resultados saem entre 18 e 22 de outubro.
Acrescentando as medidas sanitárias adotadas para enfrentamento da pandemia e as restrições orçamentárias impostas à CAPES para o próximo ano, Flávio Camargo, diretor de Avaliação da Fundação, destaca: “São muitos os obstáculos a superar. Certamente, com o apoio da comunidade acadêmica, a dedicação dos membros dos Colégios e do CTC-ES, e o comprometimento da equipe da DAV [Diretoria de Avaliação], as atividades serão realizadas de maneira a garantir a qualidade e o sucesso do processo avaliativo”.
Depois da primeira publicação de resultados, a DAV estipula um período para pedidos de reconsideração, entre outubro e dezembro. Também para o último mês de 2021, está previsto um período para nova deliberação do CTC-ES sobre essas solicitações. A divulgação dos resultados finais está datada para ocorrer de 20 a 24 de dezembro.

Os dados dos Programas de Pós-Graduação para a avaliação quadrienal,  poderão ser atualizados ou corrigidos até este mês de novembro, em um processo chamado de recoleta.

Fonte: CCS/CAPES - 17/11/20 

16 novembro 2020

Parceria USP com BMC é renovada


Em junho de 2012, a Universidade de São Paulo (USP) tornou-se membro da 
BioMed Central (BMC), casa publicadora da Springer Nature, uma parceria que já dura oito anos. De 2012 a 2020, foram mais de 1.944 artigos de autores USP publicados nas revistas do Grupo. Desde 2012, a parceria permanece ativa e a Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) destina parte de seus recursos financeiros à manutenção desta afiliação, que gera descontos de 25% nas taxas de publicação de artigos para os autores USP.
BioMed Central é uma editora que reúne 318 revistas científicas em acesso aberto revisadas por pares e indexadas tanto na Web of Science (Clarivate Analytics) quanto na base de dados Scopus. Todas as revistas da BioMed Central são publicadas apenas online. O portfólio de revistas abrange as áreas de Biomedicina, Química, Criminologia e Justiça Criminal, Odontologia, Educação, Engenharia, Meio ambiente, Ciências da vida, Ciência dos Materiais, Matemática, Medicina e Saúde Pública, Farmácia, Filosofia, Física, Psicologia e Ciências Sociais. Confira a lista de revistas editadas pela BioMed Central no website  https://www.biomedcentral.com/journals ou consulte a Lista de Títulos BMC Journals – GOLD Open Access.
Autores USP recebem um desconto de 25% na taxa de processamento de artigo (APC) para todos os artigos publicados em qualquer periódico da BioMed Central. Caso esteja submetendo um m
anuscrito fora do IP institucional, na página “APC Agreement Page”, escolha a opção “I believe that I am covered by an institutional membership arrangement” e, em seguida, selecione a sua instituição.   Saiba mais.    Fonte: AGUIA - 16/11/20

FAPESP ocupa 3º lugar no ranking dos 20 principais atores do ecossistema de inovação no país

A FAPESP, por meio do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), está entre os atores do ecossistema de inovação do país que mais contribuem para o desenvolvimento de startups.

A Fundação ocupa a terceira colocação no ranking de 2020 do Top 20 Ecossistemas, elaborado pela 100 Open Startups, que mede anualmente o volume e a intensidade das relações de inovação aberta – open innovation – estabelecidas entre startups e empresas no Brasil.
A lista, elaborada com base no número de citações das startups selecionadas na edição deste ano do Top 100 Open Startups, foi divulgada em um evento on-line realizado na última quarta-feira (11/11).
“Cerca de 40% das cem startups que tiveram maior número de relações de open innovation com grandes empresas este ano reconheceram a contribuição direta de atores do ecossistema de inovação no Brasil em suas trajetórias”, disse Rafael Levy, diretor técnico da 100 Open Startups.
No total, as startups mencionaram 183 atores do ecossistema de inovação do país que deram alguma contribuição para chegar ao mercado, como hubs de coworking, aceleradoras, órgãos de governo e associações. Cerca de 69% dessas entidades são privadas. “Isso mostra a importância do apoio desses atores do ecossistema de inovação para o sucesso das startups na relação com o mercado”, avaliou Levy.   Saiba mais.    Fonte: Agência FAPESP - 16/11/20


14 novembro 2020

Portal de Periódicos tem recorde de acessos

  Foram 7,3 milhões em 2020. Com 49 mil títulos, atende estudantes de 435 instituições


Portal de Periódicos científicos, nacionais e internacionais, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e considerado como a mais importante fonte de pesquisa da ciência brasileira, registrou 7,3 milhões de acessos entre março e setembro de 2020. É um recorde para o período nos seus 20 anos de existência, comemorados no dia 11 de novembro.
Com um vasto e qualificado acervo, o Portal de Periódicos é um orgulho para a CAPES. “Nele temos um incentivo à educação de ponta que envolve ciência, tecnologia e inovação. Estamos orgulhosos por oferecer esta ferramenta única à comunidade científica do País”, ressalta Benedito Aguiar, presidente da CAPES. “Estou certo de que a pujança da ciência feita nas universidades e centros de pesquisa brasileiros sustenta-se nesta fundamental base de acesso e divulgação do conhecimento científico no Brasil e no mundo”, destaca.
Em relação a textos completos de artigos científicos, o volume acumulado de acessos vem crescendo anualmente. De um total de 41.034.184 acessos em 2018 e 41.984.937 em 2019, o quantitativo chegou a 43.010.869 até o final do terceiro trimestre de 2020. Uma expansão de quase três milhões do ano passado para 2020.   Saiba mais.    Fonte: CCS/CAPES - 13/11/20

Tour virtual pelo Museu Republicano de Itu permite conhecer período decisivo da história do Brasil

Sem sair de casa, é possível percorrer todos os espaços do museu e ver informações sobre exposições, objetos e demais itens do acervo relacionado ao período inicial do regime republicano


Para comemorar a data da Proclamação da República, 15 de novembro de 1889, o Museu Republicano Convenção de Itu inaugurou um tour virtual que permite percorrer todos os espaços e conhecer sobre um período importante da história brasileira. Durante o trajeto, é possível contar com audiodescrição dos conteúdos e mensagens em áudio que guiam as visitas e descrevem os itens apresentados, além da visualização, em três dimensões, do acervo e da arquitetura do Museu. Outro recurso disponível é a utilização de óculos de realidade virtual. Além disso, em todos os ambientes existem ícones de informação, que abrem telas com detalhes a respeito do edifício, dos acervos e das exposições no local. 
A visita pode ser feita por meio deste link.
O Museu Republicano não só reúne o acervo referente ao período inicial do regime republicano no Brasil como seu edifício tem um significado especial. Foi naquele local que representantes de clubes republicanos de várias cidades de São Paulo, e até do Rio de Janeiro, políticos, cafeicultores e advogados, se reuniram em 1873 para discutir o contexto político do país. Eles iniciaram uma campanha que forneceu as bases para a fundação do Partido Republicano Paulista, numa trajetória que terminaria em 15 de novembro de 1889 com a Proclamação da República e o fim da monarquia. O Museu foi criado em 1923, exatamente 50 anos depois da Convenção Republicana de Itu e, por isso, o Museu recebe esse nome.   Saiba mais.    
Fonte: Jornal da USP - 13/11/20

Graduação da USP vai se reinventar em 2021

O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, fala sobre o planejamento para o próximo ano letivo na última matéria da série Desafios 2021

O ano letivo de 2020 está sendo marcado pela pandemia da covid-19 e pelas medidas de distanciamento social e proteção adotadas em todo o mundo. Na USP, após a suspensão das atividades presenciais, em março, alunos e professores tiveram de se adaptar rapidamente a um novo modelo de ensino, que contou com a tecnologia de plataformas e recursos digitais para o ensino de graduação.
“Embora este tenha sido um ano difícil, aprendemos muito e adquirimos experiência na utilização de diversas ferramentas de ensino, as quais serão incorporadas mesmo após a pandemia. A Graduação teve de se reinventar e, como afirma o reitor Vahan Agopyan, a USP de 2021 não será igual à de 2019”, explicou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.
Na USP, a retomada progressiva das atividades presenciais tem sido conduzida de forma cautelosa, seguindo os protocolos e recomendações do Plano USP que foi desenvolvido pelo grupo de trabalho formado por dirigentes da Universidade e coordenado pelo vice-reitor Antonio Carlos Hernandes.
Baracat ressalta que “o desafio da retomada é de todos. Precisamos acolher os alunos que ingressaram em 2020, pois eles ainda não viveram a USP. No ano que vem, teremos uma Graduação reformulada, em que as competências e habilidades serão colocadas em prática”.
Para dar suporte aos docentes e ampliar a utilização da tecnologia disponível, foi criada a Comissão de Gestão das Plataformas e Recursos Digitais para o Ensino da Graduação, com o propósito de realizar oficinas de treinamento e capacitação sobre o uso das diferentes plataformas disponíveis, produzir vídeos tutoriais, receber as dúvidas e orientar professores e estudantes.    Saiba mais.     Fonte: Jornal da USP - 13/11/20

13 novembro 2020

Pós-graduação - Desafios para 2021

Em mais uma matéria da série Desafios 2021, o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior, destaca que um dos desafios da área será aliar as atividades presenciais com o ensino remoto

A suspensão das atividades presenciais na Universidade em função da quarentena imposta pela covid-19 acentuou necessidades que já estavam no radar da Pró-Reitoria de Pós-Graduação. “A pandemia nos mostrou que é preciso que o aluno tenha participação ativa na escolha do que quer aprender e seja mais independente na busca desse conhecimento, pois suas atividades futuras poderão ser diferentes das que conhecemos atualmente. Com isso, em 2021, devemos incentivar os programas a promoverem mudanças nas disciplinas”, avalia o pró-reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior. 
Neste segundo semestre, as aulas continuam sendo ministradas de forma remota. De fevereiro a junho, nos cerca de 260 programas, quase 1.700 disciplinas foram oferecidas e tiveram 17,5 mil alunos regulares matriculados, dos quais  4.720 foram ingressantes. Além disso, 2.500 dissertações e teses foram defendidas nesse período e foram realizados 2.198 exames de qualificação.
“A pós-graduação se baseia em três pilares: as atividades que o estudante desenvolve no laboratório, na biblioteca ou em trabalho de campo, seu contato com o orientador e as disciplinas propriamente ditas. Os dois primeiros devem ser realizados presencialmente, é o que caracteriza uma universidade de pesquisa, mas as disciplinas precisam ser atualizadas com metodologias ativas, permitindo o contato constante com o ministrante e os outros participantes, e as tecnologias não presenciais podem ser importantes neste processo de aperfeiçoamento. Este é um dos nossos desafios para 2021”, afirma Carlotti.   
“As disciplinas deverão sofrer modificações com a introdução das ferramentas de ensino on-line, que ajudaram em 2020 a criar um novo modo do aluno se comunicar e de interagir com seu orientador, por exemplo. Isso não quer dizer que iremos substituir um modelo antigo por um novo, mas sim incorporar esses novos instrumentos, que serão vantajosos para todos”, explica.
Outro benefício da adoção das novas tecnologias apontado por Carlotti é a possibilidade da ampliação do acesso às disciplinas. “Hoje uma disciplina sobre a covid-19 tem mais de 450 alunos matriculados de todos os campi da USP, contando com especialistas de universidades internacionais, o que seria impossível em um modelo somente presencial”, diz.    Saiba mais.
Fonte: Jornal da USP -  12/11/20

FAPESP apresenta resultados de levantamento sobre o Sistema Paulista de CT&I

A FAPESP elaborou um conjunto de indicadores de dispêndios em pesquisa e desenvolvimento (P&D), mais amplo e aderente às recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que permitirá um monitoramento mais acurado das atividades ciência, tecnologia e inovação no Estado de São Paulo. Entre os novos indicadores, destaca-se a matriz que identifica os setores que financiaram e os que executaram os R$ 25,6 bilhões despendidos em P&D em 2018
.
A matriz é um dos resultados do Levantamento de Informações sobre o Sistema Paulista de CT&I, realizado pela Gerência de Estudos e Indicadores da FAPESP em parceria com a Fundação Seade, junto a cerca de 100 instituições de P&D paulistas, entre julho de 2019 e fevereiro de 2020.
A produção de estatísticas de CT&I atende a uma das atribuições da FAPESP. “A responsabilidade da Fundação não se resume ao financiamento de pesquisa. Inclui também a análise do estado geral da pesquisa em São Paulo e no Brasil para fundamentar decisões de governo, de empresas e da própria Fundação no que se refere à CT&I”, afirmou Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP, no encontro virtual para a divulgação desses resultados. 
Saiba mais.    Fonte: Agência FAPESP - 13/11/20

12 novembro 2020

Vídeos premiados da Pós-Graduação serão exibidos na programação da TV Cultura

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) divulgou as dez produções premiadas na segunda edição do Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP, que reconhece os melhores vídeos sobre as pesquisas realizadas por alunos de mestrado e doutorado da Universidade. Também foram divulgadas as 20 produções que receberam menções honrosas.
Neste ano, o concurso conta com a parceria da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), que exibirá os vídeos vencedores e as menções em sua programação diária.
Foram premiadas as melhores produções em cada uma das dez grandes áreas de conhecimento (Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde I; Ciências da Saúde II; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Letras, Linguística e Artes; Multidisciplinar), que receberão um prêmio no valor de R$ 5 mil. Para participar, os vídeos deviam ter a duração exata de três minutos e apresentar o tema e o impacto das pesquisas desenvolvidas na pós-graduação.
O orientador do aluno premiado em cada grande área do conhecimento receberá como prêmio recursos disponibilizados através do orçamento da unidade para custeio de até R$ 1 mil.
Os vídeos vencedores serão apresentados no primeiro Encontro da Pós-Graduação da USP, que será promovido entre os dias 16 e 18 de novembro. No evento, que será realizado on-line, também será escolhido o vídeo de maior destaque entre os ganhadores das dez categorias e seu autor receberá um prêmio adicional de R$ 5 mil.

GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Menção honrosa:
Título: Metodologias analíticas alternativas para análise de alimentos e bebidas
Autora: Anna Flavia de Souza Silva
Unidade e programa: CENA - Ciências (Energia Nuclear na Agricultura)
Orientador: Prof. Dr. Fabio Rodrigo Piovezani Rocha
 
Clique aqui e assista aos dez vídeos premiados. A relação completa, incluindo as menções honrosas, pode ser acessada no site da PRPG.   
Fonte: ESALQNet – 10/11/20 


 

11 novembro 2020

USP é a melhor universidade brasileira segundo o ranking QS Latin American

A organização britânica Quacquarelli Symonds (QS) divulgou hoje, dia 11 de novembro, a lista das melhores universidades da região e a USP está classificada como a instituição brasileira mais bem colocada: a Universidade aparece na segunda posição, atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile.
Do total de 94 universidades brasileiras ranqueadas, 13 delas estão entre as 50 melhores da região. Em relação às universidades estaduais paulistas, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na quinta colocação e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) está na 12ª posição.
Publicado desde 2011 pela QS, o ranking classificou as 410 melhores universidades da América Latina. A USP obteve a pontuação máxima e ficou na liderança em cinco dos oito indicadores avaliados: reputação acadêmica, quantidade de professores com doutorado, publicações por faculdade, rede de pesquisa internacional e impacto na internet.
No item reputação entre os empregadores, a Universidade obteve pontuação 99,1 (de um total de 100); no critério, citações científicas a pontuação foi de 79,9 e, na proporção de professor para estudante, a pontuação foi de 46,8. No cômputo geral, a média da USP foi 99,66.   
Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 11/11/20

Atividades itinerantes devem aumentar a visibilidade da USP em 2021

Na série de matérias sobre os desafios da USP para 2021, a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária fala sobre os projetos para o próximo ano

A afirmação do reitor Vahan Agopyan de que “a USP em 2021 não será igual a 2019” tem norteado o planejamento de toda a Universidade para a retomada das atividades no cenário do pós-pandemia da covid-19. Seguindo essa diretriz, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) elaborou seu planejamento estratégico para 2021 e os principais pontos foram apresentados na reunião de dirigentes, realizada no dia 20 de outubro.
“A pandemia nos deu a oportunidade de criar ações que aumentaram a visibilidade do que fazemos aqui na Universidade. O Portal USP Cultura em Casa, por exemplo, disponibiliza gratuitamente atividades culturais on-line e foi uma grande contribuição para amenizar os dias de confinamento. Outra iniciativa bem-sucedida foi versão digital da Feira USP e as Profissões, que atraiu estudantes não só do Estado de São Paulo, mas do País todo. Para o ano que vem, vamos incorporar muitas dessas experiências positivas e reforçar ações que aumentem a visibilidade da Universidade”, explicou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado.
Maria Aparecida revela que uma das principais iniciativas para o ano que vem é o lançamento do edital Carretas USP na Comunidade, que selecionará os projetos que utilizarão as duas carretas da PRCEU que serão preparadas para levar atividades de saúde, ciências, cultura e educação para comunidades da capital e de cidades próximas aos campi da USP. As atividades serão realizadas em parceria com outros órgãos da Universidade, com o programa USP Municípios e com as prefeituras locais.
“As carretas são um sonho que delineamos desde que iniciamos a gestão. Elas serão um ponto forte de integração da Universidade com a comunidade. Podemos oferecer cursos de capacitação, por exemplo, agregando valor à economia local e mostrando que a USP é uma parceira dos municípios”, afirma a pró-reitora.  Saiba mais Fonte: Jornal da USP - 10/11/20

USP vai investir R$ 1,5 milhão na criação de consórcios acadêmicos

Os consórcios acadêmicos desenvolverão atividades integradas e inovadoras voltadas para novos modelos de ensino de Graduação

A Pró-Reitoria de Graduação está selecionando projetos para a criação de Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação (CAEG), com o objetivo de desenvolver atividades integradas e inovadoras, voltadas para a construção de um novo formato de ensino no pós-pandemia.
Ao todo, serão investidos R$ 1,5 milhão, sendo o valor máximo para cada CAEG de R$ 120 mil. Os recursos poderão ser utilizados em material de consumo, equipamentos, diárias de docentes, despesas de mobilidade e bolsas de estudo para estudantes de graduação e de pós-graduação. Os projetos devem ser executados durante o ano de 2021.
O consórcio acadêmico é uma associação de docentes de diferentes cursos e campi da Universidade, criado para desenvolver atividades integradas, em todas as áreas do conhecimento, com impactos diretos na formação diferenciada dos estudantes.
“A ideia é ampliar a cooperação entre cursos e unidades da USP e estimular a comunidade acadêmica a desenvolver novos modelos de ensino, que atendam ao ensino pós-pandemia e garantam a manutenção da excelência do ensino de graduação”, afirma o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.
Ensino inovador
O propósito dos consórcios acadêmicos é fortalecer parcerias de integração dentro da Universidade e promover o compartilhamento de recursos humanos, infraestrutura, conhecimento e experiências bem-sucedidas no ensino de graduação.   

Como explica o pró-reitor, “os CAEG também poderão viabilizar a realização de projetos integrados e inovadores, que seriam difíceis de serem executados isoladamente em uma unidade ou campus”.

Outra vantagem é o caráter multidisciplinar dos consórcios acadêmicos, que devem enfatizar a importância de tratar de forma integrada os temas relacionados ao ensino de graduação, inserindo os estudantes em um contexto inter ou transdisciplinar.   Saiba mais.  
Fonte: Jornal da USP - 10/11/20