11 fevereiro 2021
Como funcionará o novo modelo de avaliação multidimensional da Capes
Como nasceu a avaliação multidimensional
Em 2018, a Capes enviou uma comissão técnica à Europa para conhecer o U-Multirank, ferramenta de avaliação de universidades que parecia atender aos anseios de mudança no modelo brasileiro.
O U-Multirank analisa cinco indicadores: ensino e aprendizagem, pesquisa, transferência de conhecimento, orientação internacional e engajamento regional. O resultado é exibido em um diagrama com cinco cores, uma para cada dimensão. As cores têm tonalidades diferentes de acordo com a performance, o que ajuda a visualizar os pontos fortes e fracos da instituição.
A ferramenta foi desenvolvida em 2014 pelo Centro de Educação Superior em Gütersloh, na Alemanha, e pelo Centro de Estudos sobre Políticas em Educação Superior da Universidade de Twente, na Holanda. Até 2019, era utilizado por universidades de 96 países, incluindo o Brasil, por meio das três universidades estaduais paulistas USP, Unicamp e Unesp.
Embora inspirada no U-Multirank, o novo modelo tem uma metodologia diferente, adequada aos propósitos da avaliação da Capes. Fonte: Desafios da Educação - 09/02/21
10 fevereiro 2021
Vacina em spray nasal é nova arma em desenvolvimento contra o coronavírus
Se
você é daqueles que têm medo de agulha e sonha com a vacina, é possível que
seus anseios venham a ser atendidos. Atualmente, está sendo desenvolvida uma vacina em spray
nasal. Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Jorge Kalil Filho, diretor do
Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da
Faculdade de Medicina da USP, professor titular de Imunologia Clínica e Alergia
da FMUSP e coordenador da pesquisa, explica como está sendo o processo de
desenvolvimento da vacina.
O médico introduz dizendo que a proposta da pesquisa, desde o
início, foi estudar melhor a resposta imune contra o coronavírus para criar uma
vacina baseada nos alvos da resposta imune mais eficientes. “Tem duas formas de
nós combatermos o vírus: não deixando ele entrar em uma célula, ou se ele
entrou na célula e a infectou, ele pode ser morto por uma outra célula do
sistema imune”, explica. Para o estudo, então, coletou-se o sangue de pessoas
contaminadas com o vírus e foi possível analisar os alvos da resposta de
anticorpos e também da resposta celular. Essa investigação mais profunda do
antígeno é o que diferencia a nova vacina das demais.
“Nós estamos construindo, geneticamente, a composição final dessa vacina”, diz o professor Kalil Filho. A meta é de que os testes em seres humanos comece este ano e o trabalho está sendo feito para atingi-la. “Quem vence a corrida é quem chega melhor, em melhores condições de dar uma proteção mais ampla”, afirma o médico.
Na opinião do imunologista, tivemos um avanço muito grande em um ano, tratando de uma doença que ninguém conhecia. “Normalmente, esse conhecimento seria acumulado em pelo menos dez anos. Nós já temos vacina, as vacinas funcionam. Aprendemos muito sobre a doença, aprendemos a tratar, sabemos que temos que isolar as pessoas que estão doentes”, diz. A ciência brasileira segue respirando. Fonte: Jornal da USP - 10/02/21
Pesquisa refina método que usa radiação para conservar acervos históricos
A radiação gama pode ser usada para proteger filmes fotográficos e cinematográficos da degradação causada pelas condições ambientais. A dose necessária é de 6 a 10 quilos gray
Pós-graduação brasileira cresce 48% na última década
CarrerTest 2021
O teste estará disponível até 12 de abril
de 2021.
Em caso de dúvidas, entre em contato
com: perguntas@careertest.universumglobal.com.
Fonte: ESALQNet - 10/02/21
Oportunidade de bolsa no Programa de Formação de Professores USP para pós-graduando
O edital encontra-se em anexo e as inscrições dos candidatos a monitores-bolsistas vão até 14 de fevereiro de 2021. Fonte: ESALQNet - 10/02/21
09 fevereiro 2021
Pesquisa quer avaliar ensino e empregabilidade de alunos da pós-graduação
Podem participar do estudo alunos e pós-graduados
da modalidade “lato sensu” que devem responder questionário on-line; resultados
também contribuirão para elaboração de políticas educacionais
Uma pesquisa desenvolvida junto
ao Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT) da Faculdade
de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP quer saber a
qualidade do ensino e o grau de empregabilidade dos cursos de pós-graduação lato sensu das instituições
brasileiras. O estudo também tem como objetivo analisar as características
individuais dos estudantes, principalmente o quanto se sentem capazes em
realizar determinadas atividades acadêmicas e profissionais.
Podem participar da pesquisa alunos ou formados de qualquer
instituição brasileira nos cursos presenciais de pós-graduação lato sensu (especialização,
MBA ou aprimoramento) ou que estejam em ensino remoto em virtude da covid-19.
Voluntários podem responder o formulário on-line até o dia 1º de abril através deste
link.
Além de identificar os contextos de aprendizagem de cada aluno, os
resultados também podem contribuir para a elaboração de políticas na área de
educação. A proposta se insere no contexto em que há um aumento na procura
pelos cursos de pós. De acordo com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de
Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), existem
cerca de 1,2 milhão de estudantes somente na pós-graduação lato sensu. Muitos deles fazem o curso
buscando especializar-se numa área de interesse e se qualificar para o mercado
de trabalho.
O tempo estimado de resposta é de cerca de 15 minutos e são
disponibilizadas questões como autoeficácia, empregabilidade, suporte à
aprendizagem e dados sociodemográficos. O estudo é conduzido pela doutoranda
Andresa Cristina Brascero de Souza na área de Psicologia Organizacional e do
Trabalho, sob a orientação da professora Thaís Zerbini.
Para participar acesse o formulário aqui. Fonte: Jornal da USP - 09/02/21
Pós-doutorado em produção animal no Centro de Energia Nuclear na Agricultura
Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP, vinculada
ao Projeto Temático “Nanopartícula de
óxido de zinco como alimento funcional”, está com
inscrição aberta até 19 de fevereiro de 2021.
O projeto é desenvolvido no Centro de Energia
Nuclear na Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP), em
Piracicaba.
O bolsista participará de pesquisa que tem
como objetivo validar a nanopartícula de óxido de zinco (NP-Zn) como alimento
funcional em ruminantes, integrando áreas como química, microbiologia e
ciências veterinárias.
As atividades do pós-doutorando incluem
relacionar o fornecimento da NP-Zn e sua resposta sobre genes de resistência
antimicrobiana em ovinos e analisar os parâmetros produtivos e reprodutivos das
ovelhas Santa Inês suplementadas com a NP-Zn, avaliando a influência
materno-descendente e correlacioná-los com o cultivo in vitro de oócitos na presença de NP-Zn.
Os candidatos devem ter concluído o
doutorado e ter experiência comprovada em experimentos de genes de resistência
antimicrobiana e cultivo in vitro de
oócitos.
Os interessados devem enviar e-mail para o
coordenador do projeto, o professor Helder Louvandini (louvandini@cena.usp.br).
Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/4085.
A oportunidade de pós-doutorado está aberta
a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da
FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do
valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente
relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Fonte: Agência FAPESP - 09/02/21
Programas podem selecionar produções de destaque
Como parte desta estratégia, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou o módulo de Destaques na Plataforma Sucupira. Ali, os PPGs poderão marcar seus produtos mais relevantes, que evidenciem a importância de suas ações.
Para fazer essa classificação, os Programas devem conhecer as orientações dadas por sua Área de Avaliação. As instruções foram divulgadas no documento Orientações, Registro de Resultados e Produções Intelectuais, que se encontra disponível na página de cada Área.
Módulo Destaque
As ferramentas para seleção estão divididas em cinco partes. A primeira refere-se a Produções para Classificação. Nela, as produções intelectuais dos PPGs, representadas por produtos bibliográficos, artísticos e técnicos, podem ser destacadas para classificação.
Na segunda, podem ser selecionados artigos e trabalhos de conclusão, como teses, dissertações ou equivalentes, no caso da modalidade profissional. Na opção seguinte, serão destacadas Produções dos Docentes, onde os produtos dos professores permanentes serão avaliados. A quantidade de destaques será proporcional ao tempo de atuação permanente no Programa.
A quarta opção será para Produções do Ciclo Avaliativo: a partir de todas as informações já cadastradas no Coleta, o PPG poderá indicar de cinco a dez mais relevantes – a quantidade será definida pela orientação da Área de Avaliação.
Por fim, há os Egressos. Aqui, os Programas poderão destacar até quinze casos, a depender da orientação de sua Área.
Observações
Para destacar, os Programas precisam registrar seus produtos no Coleta, até o dia 31 de março. O módulo já está disponível na Plataforma Sucupira, para início do processo de destaque dos produtos já informados referentes a 2017, 2018 e 2019. Para os de 2020, os PPGs têm o mês de abril para indicação.
A Diretoria de Avaliação (DAV) da CAPES reforça que esse prazo permite apenas a marcação de produções já informadas no sistema, não sendo permitido o acréscimo de novos dados, apenas justificativas de sua escolha. Fonte: CCS/CAPES - 08/02/21
Universidade lança novo vídeo institucional
Com linguagem simples e acessível, vídeo mostra como a USP é um agente transformador da sociedade
Feira de Pós-Graduação da USP 2021
No dia 9 de fevereiro próximo (terça-feira) a PRPG promoverá a EXPO PG USP 2021, evento para divulgar as atividades da Pós-Graduação da USP para toda a sociedade, dando a oportunidade que interessados conheçam nossos programas, orientadores e alunos. A página do evento conta com 2 novas informações, "Depoimentos de Egressos" onde podem ser encontrados depoimentos de egressos descrevendo a importância da PG nas suas carreiras com diferentes perspectivas, como acadêmicos, gestores públicos e profissionais com diferentes formações. A programação completa e outros detalhes podem ser obtidos no endereço: https://www.prpg.usp.br/expopg2021/index.php. Fonte: PRPG - 08/02/21
Implantação de 5G é oportunidade do Brasil avançar em áreas como agricultura, saúde e indústria
Quarta mesa de debate do ciclo “A Implantação de 5G no Brasil”, a ser realizado na USP, questiona as implicações políticas da adoção e implantação da tecnologia no Brasil, elemento que vai afetar todos os aspectos da sociedade social e econômica
Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Salej comenta que precisamos saber o que vamos fazer com essa nova tecnologia e que este elemento vai ser a base do desenvolvimento social em um primeiro momento. Dois questionamentos norteiam a implantação: o que isso vai significar para o cidadão comum e o que vai significar para a nação em termos de desenvolvimento econômico. O professor afirma que essa “é a possibilidade do Brasil passar para um outro estágio de desenvolvimento”.
O ciclo de discussão A Implantação de 5G no Brasil envolve a sociedade civil, o governo e a academia. O evento será gratuito, on-line, com transmissão ao vivo pelo site do IEA-USP e exige inscrição prévia. Para saber mais informações sobre a quarta mesa de debate, que ocorrerá no dia 10 de fevereiro, clique aqui. Fonte: Jornal da USP - 08/02/21