23 março 2021
22 março 2021
Pesquisadores prevêem corte de bolsas em edital do CNPq
Chamada lançada pela agência de fomento impõe
teto para renovação de bolsas que estão vencendo em 2021
O primeiro edital deste ano para
concessão de bolsas de mestrado e doutorado do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deixou pesquisadores
preocupados. Pelas regras da chamada, divulgada em 10 de março, apenas programas de pós-gradução que têm
bolsas a vencer neste ano podem concorrer e, ainda assim, limitados a um teto
máximo de renovação. Por exemplo: programas pequenos, com até duas bolsas de
mestrado ou doutorado, poderão renovar até 100% de suas bolsas; enquanto que
programas grandes, com mais de 20 bolsas, só poderão manter até 60% delas.
Qualidade dos programas é prioridade na ficha de avaliação
Uma das novidades da Avaliação Quadrienal 2017-2020 é a
estrutura da ficha de avaliação de
programas de pós-graduação stricto sensu. Houve redução de cinco para três no
número de quesitos. Assim, a partir de agora, serão avaliados Programa,
Formação e Impacto. O objetivo é enfatizar a formação e a avaliação de
resultados.
Em cada item dos três quesitos, as áreas devem propor definições e indicadores que sejam adequados às suas características específicas, tanto na modalidade acadêmica quanto na profissional. “A avaliação é responsável pelo controle de qualidade da pós-graduação. Portanto, precisa dar ênfase à qualidade. Por esta razão, a nova ficha é voltada para isso”, disse Flávio Camargo, diretor de Avaliação da CAPES.
Outra mudança apresentada diz respeito à autoavaliação e o planejamento estratégico da pós-graduação realizado pela instituição: eles agora passarão a ser considerados no processo de julgamento. O novo documento foi aprovado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) em dezembro de 2018.
A primeira fase da Avaliação Quadrienal está em andamento. Nela, os programas preenchem o Coleta com suas informações de desempenho, referentes aos anos que serão avaliados. O prazo vai até 23 de abril e os pró-reitores deverão homologá-los até o dia 30 do mesmo mês. Em seguida, os programas devem apresentar suas produções mais relevantes no módulo Destaque, conforme orientações de suas áreas de avaliação. Confira os outros prazos da Avaliação Quadrienal aqui. Fonte: CCS/CAPES - 22/03/21
Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: parte I (ABNT) 2020
Informamos que a versão atual das Diretrizes
para apresentação de dissertações e teses da USP: parte I (ABNT) 2020 encontra-se
publicada no Portal de Livros Abertos da USP em acesso aberto e texto completo
disponível em http://bit.do/fPTz7.
Para orientações adicionais e suporte específico, entre em contato com a biblioteca em sua unidade: https://www.aguia.usp.br/bibliotecas/fisicas. Fonte: AGUIA - 22/03/21
Coursera Partner Consortium
A Etapa Internacional do 28º SIICUSP será realizada on-line de 22 a 26 de março de 2021. Para assistir, confira as datas, horários e links de streaming das sessões. A cerimônia de abertura e a palestra do Prof. Dr. Helder Nakaya serão transmitidas no canal Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, no YouTube. Fonte: Jornal da USP - mar. 2021
Clique aqui para ver os indicados à Etapa Internacional |
Ferramenta on-line facilita monitoramento da epidemia de COVID-19 no Brasil
Pesquisadores das universidades de São Paulo (USP) e do Chile desenvolveram uma ferramenta on-line de georreferenciamento que facilita a vigilância de epidemias, como a de COVID-19, ao permitir visualizar a geolocalização ao longo do tempo de casos de infecção, de óbito ou de pessoas vacinadas contra a doença no Brasil. Dessa forma, a plataforma possibilita aos gestores de saúde rastrear surtos ou a distribuição de vacinas em diferentes níveis, como em um Estado, cidade, bairro, rua e até mesmo em um edifício residencial. Desenvolvida com apoio da FAPESP, a ferramenta, batizada de Outbreak, está disponível gratuitamente e foi descrita em um artigo publicado na plataforma arXiv, ainda sem revisão por pares.
“A
ferramenta foi criada para facilitar a visualização de dados epidemiológicos
por gestores de saúde e, desse modo, ajudá-los a identificar de forma dinâmica
mudanças na evolução da epidemia, como aumento do número de infectados em uma
região, rastrear surtos em tempo real e tomar decisões para minimizar os efeitos”,
diz à Agência FAPESP Helder Nakaya,
vice-diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF-USP) e coordenador do
projeto. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 22/03/21
20 março 2021
19 março 2021
“Corredor caipira” vai ligar fragmentos de florestas no Estado de São Paulo
Minimizar os impactos da
fragmentação florestal e do isolamento de espécies em diferentes municípios do
interior paulista é a proposta do Corredor Caipira – Conectando Paisagens e
Pessoas. O projeto vai implantar 45 hectares de florestas e agroflorestas –
equivalente a 45 campos de futebol – e formar corredores agroecológicos que
conectam importantes fragmentos florestais no Estado de São Paulo.
A iniciativa tem como coordenador geral Edson Vidal, professor
de manejo de florestas tropicais nativas da Escola Superior de Agricultura
(Esalq) da USP, em Piracicaba. A iniciativa é coordenada pela Fundação de
Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), ligada à USP, e conta com patrocínio
da Petrobras. Serão atividades focadas na conservação da fauna e da flora no
território que abrange, diretamente, Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro,
Santa Maria da Serra e Anhembi.
Outros 13 municípios serão beneficiados
indiretamente, por meio do auxílio na definição de áreas prioritárias para
restauração florestal, com intuito de melhorar a conectividade entre matas
nativas. São eles: Avaré, Analândia, Bofete, Botucatu, Charqueada, Corumbataí,
Guareí, Ipeúna, Itatinga, Itirapina, Pardinho, Rio Claro e Torre de Pedra.
Ao criar corredores ecológicos, que vão unir fragmentos florestais atualmente isolados, essas áreas representarão contínuos ambientais importantes para processos ecológicos, como polinização e dispersão de frutos e sementes. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 19/03/21
O que o usuário deve saber sobre a nova regulamentação do WhatsApp
Livro traz metodologia que ajuda organizações a se tornarem influenciadoras digitais
Seria possível uma organização se transformar
em um agente influenciador no ambiente digital? Foi a partir desta pergunta que
a pesquisadora Carolina Terra norteou seu estudo de pós-doutorado na Escola de
Comunicações e Artes (ECA) da USP, sob a supervisão da professora Elizabeth
Saad, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). Carolina finalizou o
pós-doc no ano passado e acaba de lançar o livro Marcas Influenciadoras Digitais, em que apresenta os resultados da pesquisa.
Dicas contra má conduta em linguagem simples
Lei que proíbe contingenciamentos do FNDCT é sancionada com dois vetos
O FNDCT tem sido nos últimos anos uma das principais fontes de recursos orçamentários e financeiros para o apoio à infraestrutura científica e tecnológica das instituições públicas, como universidades e institutos de pesquisa, e também para o apoio à inovação tecnológica nas empresas com recursos não reembolsáveis. Saiba mais. Fonte: Agência Senado - 18/03/21
Curso on-line prepara alunos da USP para exames de proficiência em inglês
Cursos são indicados para estudantes que
pretendem participar de programas de mobilidade acadêmica; aulas são em inglês
e inscrições vão até o dia 22 de março
Para ajudar alunos da
Universidade que planejam participar dos programas de mobilidade acadêmica, a
Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) está
oferecendo cursos on-line e gratuitos de preparação para exames de proficiência
em inglês.
Podem participar do Language Education at USP (Leusp) estudantes
de graduação e pós-graduação matriculados na USP que tenham pelo menos o nível
intermediário no idioma, chamado
B1, pois as aulas são ministradas em inglês. As
inscrições estão abertas até o dia 22 de março e devem ser realizadas pelo
formulário on-line: estudantes de graduação neste
link, preenchendo número do edital
1371; e alunos de pós-graduação neste
link com o 1372 no campo “edital”.
Serão oferecidos dois módulos (um por bimestre), independentes
entre si, com duração de sete semanas cada, com carga horária entre 30 e 35
horas. Os editais com todas as informações do curso podem ser consultados pelos
links: Edital
1371 – Alunos de Graduação e Edital
1372 – Alunos de Pós-Graduação. As perguntas
frequentes sobre o curso estão disponíveis aqui.
O programa Leusp é uma parceria entre a Aucani e o Programa de Pós-Graduação Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Fonte: Jornal da USP - 18/03/21
O avanço da USP
Editorial do jornal “O Estado de S. Paulo”
destaca posição alcançada pela USP no ranking dos países emergentes, publicado
pela consultoria Times Higher Education