26 maio 2021

Arquivo da CAPES: sete décadas de história da educação brasileira


Quando a sede da CAPES mudou do Rio de Janeiro para Brasília, em 1970, toda a sua documentação ficou para trás. Na capital fluminense, o arquivo da Fundação ocupava um imóvel comum, no bairro de São Cristóvão, e havia apenas uma servidora responsável por tudo. Em 1990, um funcionário foi enviado ao Rio para avaliar as condições de armazenamento e constatou a necessidade de melhorias. O acervo foi então trazido para Brasília, e os documentos foram guardados em diferentes espaços oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Em 2014, a CAPES transferiu todo o material para um prédio próximo à sede atual. O espaço, com estrutura adequada para abrigar os documentos, também é preparado para a realização de processamento, conservação e consulta. A instalação possui salas amplas, climatização, arquivos deslizantes, computadores, mobília, ferramentas, equipamentos de proteção individual e segurança patrimonial. “De fato, pela primeira vez em toda a história da CAPES, podemos afirmar que, hoje, temos o nosso Arquivo Central”, constatou o servidor Astrogildo Brasil em um relatório produzido naquele ano.   Saiba mais.   Fonte: CCS/CAPES - 26/05/21

Os doze laboratórios do Departamento de Ciências Nucleares e Aplicações da IAEA

Os doze laboratórios do Departamento de Ciências Nucleares e Aplicações da International Atomic Energy Agency (IAEA) são únicos nas Nações Unidas. Os laboratórios apoiam os Estados-Membros numa série de áreas, incluindo alimentação e agricultura, saúde humana, monitorização e avaliação ambiental, bem como a utilização de instrumentação analítica nuclear. Veja o vídeo e conheça mais um pouco das suas estruturas.

25 maio 2021

 


Mais de oito mil eBooks da Pearson estão disponíveis para a comunidade USP

Biblioteca Virtual Pearson acaba de ser assinada por completo pela Universidade de São Paulo. São mais de 8.000 livros-texto em português que atendem a todas as áreas do conhecimento (multidisciplinar). 
É composta pelos selos editoriais da Pearson Education (editoras Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley) e pelas editoras parceiras: Contexto, IBPEX/Intersaberes, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, EDUCS, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão, EdiPUCRS, Brasport, Labrador, Yendis, Blucher e Atheneu.
:  :  O acesso é individualizado. É necessário utilizar a conexão remota VPN/USP.
:  :  Link para acesso: http://bit.do/fQTUi
:  :  Manual de uso: http://bit.do/fQTUj
A Biblioteca Virtual está disponível para Desktop, Tablets e Smartphones. Suas funcionalidades exclusivas, agilidade e navegação intuitiva oferecem aos leitores a melhor experiência de usuário. Um sistema completo, desenvolvido para promover a leitura e potencializar a jornada do conhecimento.
Ganhe tempo em suas pesquisas com a ferramenta de busca avançada da Biblioteca Virtual. Procure por palavras-chaves, temáticas, assuntos ou conteúdos específicos. Refine sua busca utilizando os filtros especiais disponíveis e explore apenas as obras mais acertadas e focadas em seus objetivos.
Continue a ler de onde parou. Com a Biblioteca Virtual suas notas, destaques, marcações, a última página lida e todas as suas interações com os e-books estarão sincronizadas em todos os seus dispositivos, facilitando a sua leitura, seus estudos e a produção de artigos e trabalhos científicos.    Fonte: Pearson - 25/05/21

Como criar uma biblioteca digital: ofereça aos seus alunos um acervo digital de livros acadêmicos

Desenvolvida para ser o melhor provedor de conteúdo universitário do Brasil e a melhor solução digital de e-books para instituições de ensino superior, a Minha Biblioteca é uma plataforma digital de livros que possui um vasto acervo de títulos técnicos e científicos.

Formada por mais de 12 grandes editoras acadêmicas do Brasil e 15 selos editoriais, por meio da Minha Biblioteca, estudantes, professores e profissionais têm acesso rápido, fácil e simultâneo a milhares de títulos, basta que haja acesso à internet.
A comunidade USP tem à disposição mais uma opção de acesso a conteúdos digitais. Voltado especialmente à formação de alunos da área da saúde, o catálogo “Medicina & Saúde” conta com livros digitais em português. A coleção está disponível na plataforma Minha Biblioteca, que oferece acesso a milhares de livros eletrônicos das principais editoras do país. A plataforma pode ser acessada por computadores, tablets ou smartphones. Os leitores poderão encontrar conteúdos relacionados à Medicina, Saúde Pública, Enfermagem, Farmácia, Química, Psicologia, Odontologia, entre outros, além de amplo acervo composto por centenas de livros da bibliografia básica. A plataforma oferece ao usuário uma série de recursos de apoio à experiência de leitura e estudo, como anotações nas páginas, marcadores de texto e cópia de parte do conteúdo, além da opção “Ler em voz alta”, disponível no menu inferior. Cada e-book também pode ser adicionados à seção “Meus livros”, uma espécie de estante virtual personalizada. Ao finalizar a leitura, o usuário pode escolher “Devolver” o livro ao catálogo.  Acesse o site: www.minhabiblioteca.com.br. Para criar a Minha Biblioteca é necessário estar conectado ao VPN da USP.  Leia o Tutorial.  Fonte: Plataforma Minha Biblioteca - 25/05/21

Guia do Portal de Periódicos CAPES


24 maio 2021

UNESCO publica recomendações sobre Ciência Aberta

A ideia por trás da Ciência Aberta é permitir que as informações científicas, dados e resultados sejam mais amplamente acessíveis (Acesso Aberto) e aproveitados de forma mais confiável (Dados Abertos) com o envolvimento ativo de todas as partes interessadas (Aberto à Sociedade). Ao incentivar a ciência a estar mais conectada às necessidades da sociedade e ao promover oportunidades iguais para todos (cientistas, formuladores de políticas e cidadãos), a Ciência Aberta pode ser uma verdadeira virada de jogo ao preencher as lacunas de ciência, tecnologia e inovação entre e dentro dos países e preencher o direito humano à ciência (UNESCO, 2021).
O movimento Open Science emergiu da comunidade científica e se espalhou rapidamente pelas nações, clamando pela abertura das portas do conhecimento. Investidores, empresários, formuladores de políticas e cidadãos estão aderindo a esta chamada. No entanto, no ambiente científico e político fragmentado, ainda falta uma compreensão global do significado, oportunidades e desafios da Ciência Aberta.
A UNESCO, como Agência das Nações Unidas com mandato para a Ciência, é a organização global legítima habilitada a construir uma visão coerente da Ciência Aberta e um conjunto compartilhado de princípios abrangentes e valores compartilhados. É por isso que, na 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO , 193 Estados Membros encarregaram a Organização de desenvolver um instrumento de definição de padrões internacionais sobre Ciência Aberta na forma de uma Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta.
Em sua 40ª sessão em novembro de 2019, a Conferência Geral da UNESCO decidiu elaborar um projeto de Recomendação sobre Ciência Aberta.    Saiba mais.     Fonte: AGUIA - 24/05/21


Treinamentos de junho estão com inscrições abertas no Portal de Periódicos

O usuário que busca conhecer mais sobre os conteúdos e formas de navegação no Portal de Periódicos já pode se inscrever nos treinamentos que serão realizados em junho. As áreas do conhecimento abordadas são Ciências Exatas e da Terra; Multidisciplinar; Linguística, Letras e Artes; Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.
Os treinamentos são apresentados em tempo real e contam com a participação mútua dos inscritos e ministrantes do início ao fim. É importante ressaltar que os treinamentos são gratuitos. Os participantes têm direito ao certificado digital com informações da capacitação, acessível pelo Meu Espaço, no menu “Suporte”, seção “Meus certificados”. Os certificados são autenticados e contêm a URL de origem – única para cada documento – inserida no rodapé. O modelo visa à segurança da informação, uma vez que torna possível a averiguação do registro quando houver necessidade. Acesse o cronograma completo do mês de junho aqui

Como se inscrever: 

  • Realizar login no Meu Espaço (ou, caso ainda não possua identificação, é possível fazer o cadastro na hora, clicando em “Novo usuário”);
  • Entrar na área de treinamentos;
  • Selecionar a turma que se encaixa melhor no perfil do interessado;
  • Clicar em “Solicitar inscrição”;
  • Acompanhar, pelo e-mail cadastrado, as orientações para participar do curso.
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 24/05/21


18 maio 2021


Sancionada lei do Governo Digital, que amplia serviços pela internet

O governo federal sancionou, com vetos, a Lei 14.129, que cria o Governo Digital. A legislação estabelece regras e instrumentos para a prestação digital de serviços públicos, que deverão estar acessíveis também em aplicativos para celular, para aumentar a eficiência da administração pública, modernizando e simplificando a relação do poder público com a sociedade. A lei foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (30), e os vetos serão avaliados posteriormente pelos congressistas.
Originária do PL 317/2021, o texto é de autoria do deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) e foi relatado no Senado por Rodrigo Cunha (PSDB-AL). Para o senador, o texto favorece o exercício da cidadania ao dar acesso a serviços públicos de forma eficiente e rápida. E leva o Brasil a um novo tempo, adequando-o à realidade digital e diminuindo o peso do Estado. Também tende a reduzir custos para a administração, segundo o relator.
Pela nova lei, será disponibilizada uma plataforma única do acesso às informações e aos serviços públicos, possibilitando ao cidadão demandar e acessar documentos sem necessidade de solicitação presencial. Órgãos públicos poderão emitir em meio digital atestados, certidões, diplomas ou outros documentos comprobatórios com validade legal, assinados eletronicamente. O usuário poderá optar também por receber qualquer comunicação, notificação ou intimação por meio eletrônico.  
O estímulo ao uso das assinaturas eletrônicas nas interações e comunicações entre órgãos públicos e entre estes e os cidadãos é um dos princípios do Governo Digital. As novas regras valem para toda a administração direta dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) das três esferas de governo (federal, estadual ou distrital e municipal), além dos tribunais de contas e do Ministério Público.   Saiba mais.    Fonte: Agência Senado – maio 2021

Museus da USP promovem tour virtual e atividades pela internet

O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar é o tema escolhido mundialmente para o Dia Internacional dos Museus 2021, que acontece nesta terça, dia 18 de maio. No momento de distanciamento social, com instituições fechadas ao público ou com acesso restrito, o objetivo da celebração neste ano é incentivar profissionais e comunidades a criar, imaginar e partilhar novas práticas, novos modelos de negócio e soluções inovadoras para os desafios que estão por vir. 
“Reimaginar um futuro para os museus significa não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam a maneira de ser e de estar no mundo”, destaca a divulgação da 19ª Semana Nacional de Museus realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus. A programação da semana está disponível neste link.
É nesse contexto que os museus da USP têm se reinventado desde o início da pandemia, buscando manter seus acervos e atividades disponíveis ao público no formato virtual, seja com tours virtuais, exposições interativas ou promovendo atividades em redes sociais e outros espaços on-line. Faça um tour virtual pelos museus.    Fonte: Jornal da USP - 17/05/21

Ex-diretor da FAPESP integrará conselho que visa apoiar o uso da ciência na implementação da Agenda 2030

Carlos Henrique de Brito Cruz, vice-presidente sênior de Redes de Pesquisa da Elsevier, que ocupou o cargo de diretor científico da FAPESP entre 2005 e abril de 2020, foi nomeado pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, para compor um grupo de dez especialistas que apoiarão o UN Technology Facilitation Mechanism na identificação de formas de utilizar a ciência, a tecnologia e a inovação para acelerar os avanços em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O UN Technology Facilitation Mechanism foi criado para apoiar a implementação dos ODS, facilitando parcerias, colaboração e o compartilhamento de melhores práticas no uso de ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável. É constituído pelo United Nations Inter-agency Task Team (IATT), do qual fazem parte 45 entidades; pelo Multi-stakeholder Forum on Science, Technology and Innovation for the SDGs; e pela plataforma on-line 2030 Connect, que funciona como um portal para informações sobre iniciativas, mecanismos e programas existentes.
Formado por cientistas, pesquisadores e ativistas reconhecidos, o grupo trabalhará em estreita colaboração com a comunidade acadêmica e de pesquisa, empresas, jovens, crianças e outros grupos de interesse. A primeira reunião está agendada para o final de maio de 2021.   
Saiba mais Fonte: Agência FAPESP - 18/05/21


Ensino, pesquisa e extensão são a essência das universidades estaduais paulistas

A pandemia que ainda vivemos impôs inúmeros desafios à sociedade. Tivemos que nos reinventar em muitos aspectos. Com as instituições de ensino não foi diferente. As universidades públicas foram instadas a revisar políticas para garantir a continuidade das atividades acadêmicas e, em particular, agir para manter as pesquisas em andamento. Rapidamente, foi preciso reconfigurar procedimentos, funcionamentos e modo de pensar a uma realidade quase que inteiramente digital, de maneira a sustentar as atividades da comunidade universitária em isolamento físico.
No atual contexto de crise sanitária, o entrelace do ensino, pesquisa e extensão de qualidade, como ocorre na USP, na Unicamp e na Unesp, mostrou seu potencial em responder rapidamente às sucessivas demandas e fornecer à sociedade informações seguras, desenvolvimento de ações para mitigar o sofrimento de famílias, gerando inovação tecnológica, garantindo quadros de profissionais de alto nível, formulando e executando políticas públicas essenciais.
A Universidade de São Paulo tem dado exemplos de como pesquisa e inovação podem ser determinantes na solução de problemas complexos. Em um intervalo curto de tempo, a USP mobilizou cerca de 250 grupos de pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, capazes de contribuir com a gestão da pandemia. A Universidade manteve atuação relevante e direta com a sociedade.    Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 17/05/21

Videoaulas com matérias do ensino médio ajudam alunos a se adaptar ao curso universitário

O projeto “A USP te espera” apresenta ao ingressante os conceitos fundamentais que serão usados durante o curso

Para apoiar os novos alunos em sua adaptação ao conteúdo de um curso universitário, a Pró-Reitoria de Graduação criou o projeto A USP te espera, uma plataforma que disponibiliza videoaulas exclusivas com temas do ensino médio considerados estratégicos para um bom aproveitamento acadêmico na graduação.
O conteúdo foi desenvolvido por professores da USP, em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), e deve passar por constante revisão e aperfeiçoamento. Quando estiver completa, a plataforma terá videoaulas das oito disciplinas que compõem a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC): matemática, física, química, biologia, português, histórica, geografia e inglês.
“A ideia é oferecer aos alunos ingressantes a possibilidade de rever e reforçar alguns assuntos que serão muito utilizados nos cursos de graduação, antes mesmo que eles comecem as frequentar as aulas. Além disso, embora o projeto ‘A USP te espera’ faça parte do Programa de Acolhimento da Pró-Reitoria, direcionado ao aluno ingressante, é importante destacar que o conteúdo é aberto e as videoaulas podem ser muito úteis e interessantes para os alunos veteranos e também para os estudantes do ensino médio”, explicou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.
As videoaulas começaram a ser produzidas ainda no ano passado, mas as gravações tiveram de ser temporariamente interrompidas por causa da pandemia. Por isso, nessa primeira etapa do projeto, apenas estão disponíveis os conteúdos de matemática, física, química e biologia.  Assista os vídeos.    Fonte: Jornal da USP - 17/05/21


17 maio 2021

Campanha nas redes sociais mostra importância das frutas, legumes e verduras na nutrição

Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), o Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras (AIFV) é celebrado em 2021 com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o papel das frutas, legumes e verduras na nutrição humana, segurança alimentar e saúde, além de promover dietas e estilos de vida diversificados, equilibrados e saudáveis, e reduzir as perdas e desperdícios em sistemas alimentares.


O curso de Ciências dos Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP participa das ações no País em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), produzindo e divulgando conteúdos nas redes sociais a respeito do Ano Internacional.

As postagens serão feitas ao longo de todo o ano na página do Instagram e do Facebook do Grupo de Extensão em Divulgação do Curso de Ciências dos Alimentos (Gedcal) e no perfil do Twitter da FAO no Brasil (@FAOBrasil). A intenção é levar informações confiáveis sobre o tema de forma simples e descontraída por meio de textos, imagens e vídeos para alcançar o maior número possível de pessoas. Entre os tópicos a serem abordados estão: o desperdício, a higienização adequada e a importância do aumento no consumo de frutas, legumes e verduras.  Saiba mais.    Fonte: Jornal da USP - 14/05/21