04 fevereiro 2022
Directory of Open Access Books
49.062 livros acadêmicos revisados por pares de 683 editoras
DOAB é uma infraestrutura aberta comprometida com a ciência aberta. Ele roda na plataforma DSpace 6 de código aberto. Os metadados serão coletados para maximizar a disseminação, visibilidade e impacto. Os agregadores podem integrar os registros em seus serviços comerciais e as bibliotecas podem integrar o diretório em seus catálogos online, ajudando acadêmicos e alunos a descobrir os livros. O diretório está aberto a todas as editoras que publicam livros acadêmicos revisados por pares em acesso aberto e deve conter o maior número possível de livros, desde que essas publicações sejam de acesso aberto e atendam aos padrões acadêmicos.
Vacina em spray contra a covid-19 pode chegar ao mercado até 2023
“As vacinas protegem contra a doença, mas nem sempre protegem contra a infecção no nariz”, comenta. “Eu posso, mesmo vacinado, estar com o vírus no nariz e na boca e estar transmitindo para outras pessoas.” Por esse motivo, pesquisadores do Incor pesquisam desde o início da pandemia a possibilidade de uma vacina de aplicação nasal. “Se você fortalecer bastante o sistema imune ali, o vírus não penetra no organismo e não dá nem infecção nem doença”, explica o pesquisador, que acredita que essa vacina é a solução para efetivamente combater a pandemia. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 03/02/22
03 fevereiro 2022
Novo diretório global de pre-prints é anunciado
O diretório será baseado nos resultados de um projeto realizado
pelo Comité Francês para a Ciência Aberta denominado Projeto de Plataformas de Pre-Prints / Preprints Platforms Project e apoiado pelo Ministério Francês do Ensino Superior, Investigação e Inovação
(MESRI), que desenvolveu um catálogo abrangente e detalhado de repositórios de
pré-impressão. A atual lista de pre-prints documenta mais de 90 repositórios
juntamente com detalhes sobre a sua gestão, funcionalidades e serviços
relacionados, bem como sua relação com critérios científicos abertos.
Como parte da colaboração, a COAR desenvolverá uma base de dados e uma interface de usuário com a contribuição do Projeto de Plataformas de Pre-Prints e o apoio do MESRI. A COAR acolherá o diretório de pré-impressões e o Comitê francês (CCSD) será responsável pela manutenção dos registos de metadados para assegurar que o registo seja mantido atualizado. O diretório estará publicamente disponível a todos e, na medida do possível, alinhado com outros diretórios relacionados, tais como o Directory of Open Access Repositories – OpenDOAR e a lista de servidores de pré-impressão Accelerating Science and Publication in Biology – ASAPbio. O diretório de pré-prints estará disponível ao público no final de março de 2022.
Fonte: AGUIA – 03/02/22
Aqui você encontra conteúdo científico diversificado para deixar sua pesquisa ainda melhor
O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um dos maiores acervos científicos virtuais do País, que reúne e disponibiliza conteúdos produzidos nacionalmente e outros assinados com editoras internacionais a instituições de ensino e pesquisa no Brasil. São mais de 49 mil periódicos com texto completo e 455 bases de dados de conteúdos diversos, como referências, patentes, estatísticas, material audiovisual, normas técnicas, teses, dissertações, livros e obras de referência.
Foi criado para reunir material científico de
alta qualidade e disponibilizá-lo à comunidade acadêmica brasileira. Assim, o
Portal de Periódicos tem o objetivo de reduzir as assimetrias regionais no
acesso à informação científica, cobrindo todo o território nacional. É
considerado uma iniciativa única no mundo, pois um grande número de
instituições acessa o acervo que é inteiramente financiado pelo Governo
Federal.
O Portal de Periódicos propicia o
desenvolvimento tecnológico e a inovação no País por contribuir com o
crescimento da produção científica nacional e a inserção, cada vez maior, da
ciência brasileira no exterior. É, portanto, fundamental às atribuições da
CAPES de fomento, avaliação e regulação dos cursos de pós-graduação.
Leia a cronologia do Portal de Periódicos, em
Nossa história, e
conheça toda a trajetória.
Renovação do Termo de Cooperação Técnica entre a USP e a Google
- manutenção da gratuitamente para utilização dos recursos da plataforma "Google Workspace for Education Fundamentals";
- espaço ilimitado de armazenamento até dezembro de 2023;
- serviço de comunicação "Google Meet" não limitado a 1 hora;
- recurso de gravação e limite de até 250 usuários simultâneos no serviço de comunicação "Google Meet" para docentes e, sob demanda, para contas de e-mail institucional USP (e.g. sti@usp.br). As contas de e-mail institucional habilitadas inicialmente para uso desses recursos avançados são aquelas informadas previamente pelas Unidades/ Órgãos à STI.
Cabe salientar que, a partir
de 2024, a Universidade de São Paulo fornecerá espaço adicional para armazenamento
com recursos próprios, de acordo com política de armazenamento que encontra-se
em desenvolvimento. Fonte: STI USP –
01/02/22
Acesso aberto a artigos científicos volta à discussão após mudanças no grupo Springer Nature
Taxas de milhares de dólares são fora da realidade de países em
desenvolvimento
"Essa transição reflete nosso comprometimento com a ciência aberta e a forte demanda da comunidade científica", declarou a revista. O preço da mudança: US$ 11,39 mil (ou mais de R$ 60 mil) por artigo, valor pago pelos próprios cientistas que querem publicar a pesquisa.
Apesar do bafafá online há poucas semanas, a política, na verdade, tem sido implementada desde o começo de 2021 nas principais revistas do grupo Springer Nature, uma das mais importantes editoras de periódicos científicos em nível global (o de maior prestígio é a britânica Nature).
Embora a Springer Nature argumente que o valor se justifica pelos serviços oferecidos pelas publicações aos cientistas e pela alta competição por espaço em suas páginas, pesquisadores dizem que a taxa está fora da realidade para países em desenvolvimento, como o Brasil. Além disso, criaria barreiras para a livre divulgação de resultados de pesquisa justamente quando esse seria um dos objetivos do modelo de acesso aberto. Saiba mais.
Eventos no País: seleção aberta concede R$ 20 milhões
Com orçamento previsto de R$20 milhões, destinados aos eventos classificados, o PAEP estimula a disseminação da produção científica e tecnológica no Brasil, incentivando a inovação e a geração de conhecimento, parcerias e produtos. Além disso, promove a melhoria da qualidade dessa produção e fortalece a cooperação científico-acadêmica, por meio de encontros destinados à pós-graduação e parceiros internacionais.
A seleção abrange eventos promovidos por instituições de ensino superior, entidades, associações ou sociedades de pesquisa científica ou tecnológica e fóruns de reitores e pró-reitores. Atende ainda a signatários de acordos de cooperação científica e tecnológica, com envolvimento de professores, estudantes e pesquisadores, vinculados ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
Cronograma
Os interessados podem se candidatar entre os dias 7 de fevereiro e 23 de março, pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). O resultado preliminar será divulgado a partir de 9 de junho e as reconsiderações podem ser feitas até 16. O resultado final será homologado a partir do dia 30 do mesmo mês. Fonte: CCS/CAPES - 02/02/22
Comunicação científica | Idioma em baixa
Publicações | Na ponta do lápis
A dupla estimou uma série de custos diretos e indiretos que recaem sobre as editoras de periódicos científicos quando elas recebem, avaliam, selecionam, publicam e oferecem on-line um artigo padrão com 18 mil palavras e 10 imagens. Vinte e duas etapas do fluxo de processamento de papers foram consideradas, desde as horas de trabalho que o pessoal técnico dedica a cada manuscrito submetido até os custos com a preparação e formatação de trabalhos, verificação de plágio e distribuição para bases de dados que indexam revistas científicas. Os valores de referência vieram de editoras ou resultaram de cotações em serviços especializados. Saiba mais. Fonte: Pesquisa FAPESP - fev. 2022
Editoras usam inteligência artificial para detectar imagens alteradas em artigos científicos
“Estamos bastante satisfeitos com os resultados até agora”, disse à revista Nature Daniel Evanko, diretor de operações da AACR. A adoção desse tipo de tecnologia é considerada uma tendência que deve ganhar força nos próximos anos. Em julho de 2021, a Sociedade Americana para Pesquisa Clínica passou a usar o mesmo programa em manuscritos aceitos para publicação no Journal of Clinical Investigation e JCI Insight. Também a editora Sage adotou esse software em outubro de 2021 em cinco de seus periódicos na área de ciências da vida.
Já a editora Frontiers foi por outro caminho. Desenvolveu seu próprio software de verificação de imagens, em uso desde agosto de 2020. A Springer Nature, por sua vez, diz que está avaliando algumas ferramentas, enquanto coleta dados para seu próprio software, o qual combinará elementos complementares de IA e humanos para identificar imagens problemáticas. Recentemente, editoras científicas criaram um manual para identificar artigos com imagens adulteradas ou duplicadas e combater esse tipo de má conduta (ver Pesquisa FAPESP nº 309). Fonte: Pesquisa FAPESP - fev. 2022
02 fevereiro 2022
Mata atlântica ganha sistema de alertas de desmatamento
A mata atlântica, o primeiro bioma brasileiro amplamente ocupado e destruído, será monitorada mais de perto a partir desta terça-feira (1º). É quando passa a funcionar o Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) específico para esta vegetação, capaz de detectar áreas afetadas a partir de 0,3 hectare.
“Neste momento em que o país vive a disparada do desmatamento, é preciso colocar uma lupa sobre esse bioma, que ainda é o mais ameaçado, o que menos sobrou e onde se concentra a maior parte da população”, diz Luis Fernando Guedes Pinto, diretor de conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica. Veja o texto na íntegra. Fonte: DW-Brasil
Nova parceria entre Instituto Serrapilheira e Confap prevê apoio conjunto a jovens cientistas
A parceria entre o Confap, que congrega todas as FAPs do Brasil, e o Serrapilheira, o primeiro instituto privado de fomento à ciência do país, se dá de duas formas. Uma é o cofinanciamento, em que cada uma das instituições concede uma parcela dos recursos aos projetos. Na outra, as fundações aproveitam os processos de seleção das chamadas públicas do Serrapilheira para financiar cientistas que foram muito bem avaliados, mas que não puderam ser contemplados pela limitação de recursos do instituto. Saiba mais. Fonte:
SBPC lança novos cursos online
Prazo para propostas de cursos novos está aberto
Submissões podem ser feitas até 29 de abril de 2022. Todo o procedimento é realizado por meio da Plataforma Sucupira
Poderão ser apresentadas propostas para a criação de cursos de mestrado ou doutorado, nas modalidades presencial ou a distância, acadêmicos ou profissionais, de acordo com a legislação específica. É essencial que sejam observados os parâmetros e orientações da área de avalição a partir dos Documentos de Área e Documentos Orientadores de APCN.
Após o prazo de apresentação haverá a verificação técnica dos documentos, no período de 2 de maio a 30 de junho. Já a análise de mérito será realizada a partir de 1º de julho. Esta etapa é feita pelos consultores das áreas de avaliação. Ela embasará a decisão do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), que emitirá o parecer final.
Fonte: CCS/CAPES - 01/02/22
Reitoria cria nova comissão assessora para assuntos relacionados à covid-19
Ainda segundo o comunicado, serão divulgados boletins informativos periódicos com dados atualizados acerca da situação pandêmica, com especial atenção para as cidades onde a USP possui campus, e serão disponibilizados, no Canal USP do YouTube, entrevistas com membros da nova Comissão Assessora e outros convidados.
No texto divulgado pelos dirigentes também são elencadas outras medidas adotadas pela gestão para “permitir a preservação da saúde da comunidade USP”, como a funcionalidade para inserção de informações do próprio status vacinal nos sistemas corporativos Júpiter, Janus e Marte e a simplificação da concessão de afastamento do trabalho presencial de docentes e servidores técnico-administrativos, no caso de teste positivo para covid-19 ou na ocorrência de síndrome gripal (clique aqui e acesse a íntegra do comunicado). Saiba mais.
Ferramenta de projeção climática da USP estreia em programa da TV Cultura
Os dados do boletim são obtidos a partir do Sistema TempoCampo, ferramenta que é produto de diversos projetos de pesquisa na área de modelagem agrícola e agrometeorologia da Esalq.
Essa ferramenta tem como objetivo quantificar o clima em termos de produção agrícola, trazendo um indicativo ao agricultor que pode consultar se o clima está auxiliando ou penalizando a produção.
A ferramenta está disponível para computador e também por aplicativo para apoiar a tomada de decisão no campo, oferecendo projeções futuras de produtividade em culturas como cana-de-açúcar, milho e soja para as principais regiões produtoras do Brasil.
O quadro conta com apresentação do jornalista Fabiano Pereira, da TV USP Piracicaba, e do professor Fábio Marin, coordenador do projeto TempoCampo. O programa AgroCultura vai ao ar todos os domingos, das 10h às 10h30, com reprises às quintas-feiras, às 20h. Clique e confira o primeiro boletim veiculado na TV Cultura. Fonte: Jornal da USP - 01/01/22