A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
(PROPPG) oferece à comunidade acadêmica da UFRRJ este Guia sobre Plágio. A
publicação tem o objetivo de informar e qualificar a comunidade acadêmica para
que possa enfrentar esse problema adequadamente. Escrito em linguagem direta e
objetiva, o Guia aborda questões práticas e aspectos jurídicos das várias
formas de plágio, sendo útil para estudantes e professores da Graduação e da
Pós-Graduação. Acesse aqui. Fonte: Agenda Acadêmica - 11/02/22
11 fevereiro 2022
10 fevereiro 2022
Centro de Energia Nuclear na Agricultura recebe homenagem da Câmara
O vereador Thiago Ribeiro (PSC) entregou, nesta terça-feira (8), a moção de aplausos 215/2021 ao CENA-USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo) pelos 55 anos de atividades em prol da ciência e da agricultura no país.
A homenagem foi recebida pelo diretor da unidade, José Albertino Bendassolli, pela vice-diretora Tsai Siu Mui, eleita pela revista Forbes, em 2021, como uma das 100 mulheres mais influentes do agro no mundo, e pelos professores José Lavres Junior e Marli de Fátima Fiore.
"Me sinto muito feliz por entregar essa honraria em nome da Câmara e do município de Piracicaba, como um reconhecimento pela contribuição de vocês à tecnologia, ao crescimento e à geração de emprego para nossa cidade", disse o parlamentar.O CENA é um instituto especializado da USP fundado em setembro de 1966 por docentes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz com a missão de difundir o conhecimento científico e tecnológico e contribuir, por meio da formação de recursos humanos, para a melhoria da produção e da oferta de alimentos saudáveis, atuando em defesa do meio ambiente com atividades de pesquisa e ensino.
No Centro, os pesquisadores conduzem cursos e treinamentos em diversas áreas de pesquisa e, em muitas delas, há interação com a indústria e empresas exportadoras de alimentos, envolvendo desenvolvimento e implementação de tecnologias avançadas.
Ao longo de seus 55 anos, o CENA formou inúmeros profissionais em cursos de iniciação científica, pós-graduação, mestrado e doutorado e vários de seus pesquisadores realizaram intercâmbio científico em conceituados centros de pesquisas e unidades de ensino do Brasil e do exterior.
Para Bendassolli, a entrega da moção representa o reconhecimento dos trabalhos promovidos ao longo dos 55 anos de atividades. "Toda a nossa diretoria agradece a homenagem. O CENA se sustenta em dois pilares: produtividade e sustentabilidade ambiental, que são justamente a sua missão: de gerar e difundir tecnologias e conhecimentos interdisciplinares, objetivando a sustentabilidade na agropecuária e no ambiente."
Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba - 08/02/22
FAPESP adota assinatura eletrônica para pesquisadores e bolsistas
Os beneficiários de bolsas e auxílios concedidos pela FAPESP,
assim como os dirigentes/representantes legais das instituições às quais o
processo estará vinculado, passarão a partir de hoje (10/02) a utilizar
assinatura eletrônica nos Termos de Outorga e Aditivos, por meio de
funcionalidade disponível no Sistema de Apoio à Gestão (SAGe). “Esse novo procedimento, em harmonia com a
política de informatização e permanente aprimoramento das ações da Fundação,
tem como objetivo principal simplificar a gestão administrativa dos projetos,
garantindo maior celeridade e segurança aos pesquisadores e à FAPESP",
afirma Fernando Menezes, diretor administrativo da Fundação.
A assinatura eletrônica – que substituirá a assinatura física de
Termos de Outorga e Aditivos – deve ser realizada por meio do fornecimento da
senha de acesso SAGe.
Para despachos iniciais ou despachos de alterações emitidos antes de 10 de fevereiro, os Termos de Outorga e Aditivos serão disponibilizados para assinatura ainda em formato físico, com a necessidade de envio do documento digitalizado à FAPESP. A data de emissão de despacho pode ser consultada pelos outorgados na opção “Histórico de Eventos”, do menu “Mais Informações” do processo no SAGe.
Um tutorial com o passo a passo para assinatura eletrônica está disponível em vídeo: https://youtu.be/QWUORzTt9R0. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 10/02/22
Para despachos iniciais ou despachos de alterações emitidos antes de 10 de fevereiro, os Termos de Outorga e Aditivos serão disponibilizados para assinatura ainda em formato físico, com a necessidade de envio do documento digitalizado à FAPESP. A data de emissão de despacho pode ser consultada pelos outorgados na opção “Histórico de Eventos”, do menu “Mais Informações” do processo no SAGe.
Um tutorial com o passo a passo para assinatura eletrônica está disponível em vídeo: https://youtu.be/QWUORzTt9R0. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 10/02/22
Cartão de identificação terá informação sobre vacinação da comunidade universitária
Para facilitar o acesso de
docentes, alunos e servidores técnicos e administrativos às dependências da
Universidade, a comunidade da USP conta com mais uma opção para comprovar o
esquema vacinal contra a covid-19.
A partir de agora, é possível incluir os comprovantes de vacinação e eventuais doses de reforço no Portal de Serviços Computacionais da Universidade e os dados serão incorporados ao cartão de identificação eletrônico (e-Card) da USP.
A partir do ano letivo de 2022, as aulas de graduação e de pós-graduação da USP serão oferecidas de forma presencial. Na graduação, as aulas terão início no dia 14 de março; na pós, o início das atividades é definido em calendário próprio de cada programa de Mestrado e Doutorado das unidades.
Também está previsto que as salas de aulas, laboratórios, repartições administrativas e demais espaços da Universidade voltem a ter 100% de ocupação.
“A inclusão da informação no e-Card representa mais uma opção para facilitar o acesso da comunidade às dependências da USP, principalmente em locais de grande circulação, tais como os restaurantes universitários e os centros esportivos”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação (STI), João Eduardo Ferreira.
Para fazer o cadastro, o usuário deverá acessar o Portal de Serviços Computacionais da USP, com seu número USP e senha única de acesso. Em seguida, deve acessar o menu Meus Dados Pessoais > Vacinação Covid-19, informar os dados de cada uma das doses, salvar os dados anexando os respectivos comprovantes e encaminhar para validação.
A partir de agora, é possível incluir os comprovantes de vacinação e eventuais doses de reforço no Portal de Serviços Computacionais da Universidade e os dados serão incorporados ao cartão de identificação eletrônico (e-Card) da USP.
A partir do ano letivo de 2022, as aulas de graduação e de pós-graduação da USP serão oferecidas de forma presencial. Na graduação, as aulas terão início no dia 14 de março; na pós, o início das atividades é definido em calendário próprio de cada programa de Mestrado e Doutorado das unidades.
Também está previsto que as salas de aulas, laboratórios, repartições administrativas e demais espaços da Universidade voltem a ter 100% de ocupação.
“A inclusão da informação no e-Card representa mais uma opção para facilitar o acesso da comunidade às dependências da USP, principalmente em locais de grande circulação, tais como os restaurantes universitários e os centros esportivos”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação (STI), João Eduardo Ferreira.
Para fazer o cadastro, o usuário deverá acessar o Portal de Serviços Computacionais da USP, com seu número USP e senha única de acesso. Em seguida, deve acessar o menu Meus Dados Pessoais > Vacinação Covid-19, informar os dados de cada uma das doses, salvar os dados anexando os respectivos comprovantes e encaminhar para validação.
Fonte: Jornal da USP - 09/02/22
Centro da USP vai testar soluções para cidades inteligentes com tecnologia 5G
Em
uma das travessas labirínticas da Cidade Universitária, o prédio cinzento do
Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (Citi) da USP contrastava com as camisetas coloridas de
estudantes, docentes e colaboradores correndo de um lado a outro. A movimentação
tinha mil motivos, literalmente: caixas e mais caixas do Inspire, um ventilador de baixo custo projetado e desenvolvido na
Escola Politécnica (Poli) da USP, utilizando tecnologia nacional e de licença aberta.
Único capaz de transmitir dados de qualquer lugar do mundo em tempo real, o
Inspire passou de aparelho de uso emergencial a plataforma tecnológica. E o uso
do 5G, combinado com seus dados, pode dar novos rumos à pesquisa científica
para responder, por exemplo, à pergunta: por que 80% dos pacientes intubados
por covid-19 morreram no Brasil?
A trajetória do Citi, que, representando a USP, acaba de assinar um acordo de colaboração com a Claro, a Embratel e a Ericsson para o desenvolvimento de soluções 5G com foco em Cidades Inteligentes (Smart Cities) e Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês para Internet of Things).
O acordo consolida um longo percurso da USP para transformar seus campi em laboratórios de experimentação aberta, articulando a produção científica gerada na Universidade e integrando projetos e ações de sustentabilidade da USP com a cidade.
A rede 5G implementada na USP pela Claro – com tecnologia Ericsson – utiliza elementos de uma solução comercial ativados com licença científica cedida pela Anatel, na frequência 3,5 GHz, uma das faixas que foram adquiridas pela operadora em leilão recente. A estrutura busca oferecer um ambiente para que pesquisadores possam criar, prototipar e testar produtos e serviços. O 5G está em funcionamento no entorno da Escola Politécnica desde a última quinta-feira, 3. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 09/02/21
A trajetória do Citi, que, representando a USP, acaba de assinar um acordo de colaboração com a Claro, a Embratel e a Ericsson para o desenvolvimento de soluções 5G com foco em Cidades Inteligentes (Smart Cities) e Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês para Internet of Things).
O acordo consolida um longo percurso da USP para transformar seus campi em laboratórios de experimentação aberta, articulando a produção científica gerada na Universidade e integrando projetos e ações de sustentabilidade da USP com a cidade.
A rede 5G implementada na USP pela Claro – com tecnologia Ericsson – utiliza elementos de uma solução comercial ativados com licença científica cedida pela Anatel, na frequência 3,5 GHz, uma das faixas que foram adquiridas pela operadora em leilão recente. A estrutura busca oferecer um ambiente para que pesquisadores possam criar, prototipar e testar produtos e serviços. O 5G está em funcionamento no entorno da Escola Politécnica desde a última quinta-feira, 3. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 09/02/21
“Boletim USP-Covid” traz informações e orientações semanais sobre a pandemia
O Canal
USP iniciou, nesta semana, a publicação de entrevistas semanais
com membros da nova Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, com o
objetivo de manter a comunidade informada sobre a situação da pandemia no
Estado de São Paulo, além de tirar dúvidas e repassar recomendações importantes
sobre a covid-19.
O novo programa,
chamado Boletim USP-Covid, irá ao ar toda
segunda-feira, às 18h, com a participação de um especialista da comissão,
abordando as questões e os acontecimentos mais recentes da pandemia. O público
poderá participar enviando suas perguntas e sugestões por meio de um formulário
on-line, disponível aqui.No primeiro episódio, publicado em 7 de fevereiro, os professores Aluisio Segurado e Anna Sara Levin, da Faculdade de Medicina da USP, falaram sobre as medidas adotadas pela Universidade para lidar com a pandemia em 2022 e sobre como se proteger da contaminação pelo vírus. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 09/02/22
09 fevereiro 2022
Plataforma Dimensions Analytics está disponível na Universidade de São Paulo (USP)
O desenvolvimento científico global e a
competitividade entre as universidades estão demandando estratégias cada vez
mais complexas de gestão, com foco na produção científica sustentável e
incremento da colaboração internacional.
O sucesso de uma instituição depende de
formar bons profissionais mas também depende de manter pesquisadores de
primeira linha, obter o financiamento necessário, além de garantir uma
estrutura apropriada para obter resultados de pesquisa de impacto, revelando
seu real desempenho acadêmico e científico para seu país e para o mundo. A
plataforma Dimensions foi desenvolvida para apoiar diferentes grupos dentro de
uma organização de pesquisa, desde os próprios pesquisadores, coordenadores de
pesquisa, bibliotecários, editores de revistas e livros, até estudantes, para o
alcance de tais objetivos de qualidade.A Plataforma Dimensions contempla conteúdos bem mais amplos e distintos que outras plataformas analíticas de publicações científicas como SciVal (Elsevier) e InCites (Clarivate Analytics), uma vez que se baseia em Identificadores de Objetos Digitais (DOIs) atribuídos a documentos digitais publicados em geral tais como artigos, e-books, conjuntos de dados científicos, menções online, testes clínicos, patentes, documentos de políticas, financiamentos, independente de indexação nas bases de dados mencionadas, fornecendo links para os websites onde os conteúdos digitais efetivamente podem ser consultados, bem como dados de impacto nas redes sociais podem ser imediatamente visualizados. Saiba mais.
Fonte: AGUIA - 09/02/22
Instituições são aprovadas em avaliação do PrInt
As 36 instituições de ensino
superior e pesquisa que integram o Programa Institucional de
Internacionalização (PrInt) foram aprovadas na avaliação intermediária realizada em
janeiro. O resultado foi publicado pela CAPES nesta segunda-feira,
07, no Diário Oficial da União. O Comitê de especialistas designado para a
avaliação intermediária analisou, entre os dias 24 e 27 do mês passado, a
documentação apresentada pelas instituições. O próximo passo é a realização, em
março, de seminário para discussão, com as instituições participantes, dos
resultados e de perspectivas futuras do programa de internacionalização.
A avaliação teve como base o Plano de Trabalho para Internacionalização (PTI), um sistema no qual as instituições participantes do programa informam os dados do período já executado de seus projetos. Foram analisados três módulos: o compromisso institucional, as parcerias e redes de pesquisa e o relatório consolidado com os aspectos mais relevantes de cada tema estratégico utilizado pela IES.
A avaliação teve como base o Plano de Trabalho para Internacionalização (PTI), um sistema no qual as instituições participantes do programa informam os dados do período já executado de seus projetos. Foram analisados três módulos: o compromisso institucional, as parcerias e redes de pesquisa e o relatório consolidado com os aspectos mais relevantes de cada tema estratégico utilizado pela IES.
Lançado em 2017, o PrInt tem como objetivo fomentar a construção, a
implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização
das instituições atendidas, nas áreas do conhecimento por elas priorizadas.
Pelo Programa, a CAPES apoia 581 projetos de pesquisa institucionais planejados
com 197 temas estratégicos, para atividades em mais de cem países parceiros. Saiba mais. Fonte: CCS/CAPES - 08/02/22
Grupo pretende editar o genoma da cana para aumentar a produção de açúcar e o volume de biomassa
Melhorar a produtividade da cana-de-açúcar para aumentar a
produção de bioetanol é o objetivo de um projeto desenvolvido no âmbito do Centro
de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI),
da Universidade de São Paulo (USP). O primeiro passo do trabalho, coordenado
pelo biólogo Marcos Buckeridge, será sequenciar o genoma da cana em
nível cromossômico e obter o mapa de genes da planta.
“O genoma é dividido em cromossomos e os genes que coordenam funções biológicas estão espalhados entre eles. Para entender como o crescimento vegetal é coordenado, é necessário conhecer as posições exatas de cada gene ativado durante o crescimento”, explica Buckeridge, que é professor do Instituto de Biociências (IB-USP) e diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do Bioetanol, que é apoiado pela FAPESP.
No trabalho será utilizado um sistema desenvolvido por um dos integrantes da equipe, Diego Riaño-Pachón, professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP). “Ele criou um modelo que será de grande valia para conseguirmos chegar ao sequenciamento do genoma da cana em nível cromossômico”, afirma Buckeridge. Saiba mais.
“O genoma é dividido em cromossomos e os genes que coordenam funções biológicas estão espalhados entre eles. Para entender como o crescimento vegetal é coordenado, é necessário conhecer as posições exatas de cada gene ativado durante o crescimento”, explica Buckeridge, que é professor do Instituto de Biociências (IB-USP) e diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do Bioetanol, que é apoiado pela FAPESP.
No trabalho será utilizado um sistema desenvolvido por um dos integrantes da equipe, Diego Riaño-Pachón, professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP). “Ele criou um modelo que será de grande valia para conseguirmos chegar ao sequenciamento do genoma da cana em nível cromossômico”, afirma Buckeridge. Saiba mais.
Fonte: Agência FAPESP - 09/02/22
Inteligência Artificial é usada para descartar currículos mal-elaborados
Recente
pesquisa sobre recursos humanos mostrou que 45% dos recrutadores levam apenas
20 segundos para descartar um currículo. Essa rapidez, conta a professora
Adriana Caldana, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de
Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, é explicada pelo uso cada vez mais frequente da
Inteligência Artificial nessas triagens.
Segundo
a professora, pelo grande volume de currículos recebidos, as organizações estão
usando a tecnologia para filtrar dados disponibilizados em nuvens e internet e
comparar com as habilidades requeridas pela vaga, realizando a triagem em
questão de microssegundos. Por isso, recomenda a quem busca por colocação no
mercado de trabalho deixar os currículos enxutos e ativos nas plataformas de
emprego e também associar ao perfil palavras-chave relacionadas à vaga
pretendida. Os cuidados podem evitar o descarte de candidatos, feito quase que
imediatamente por 68% dos recrutadores, por “falta de experiência” constatada
em má estruturação do currículo. Informa a professora que existem até cursos com profissionais de tecnologia da informação que ensinam a conectar o currículo do candidato às palavras-chave verificadas pelos recrutadores ou até mesmo pelas plataformas digitais de emprego. “Antigamente a gente ensinava como desenhar o currículo, hoje é mais comum a gente dar dicas, como associar as palavras-chave ao nosso perfil profissional”, diz. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 08/02/22
08 fevereiro 2022
Elsevier incorpora um código exclusivo em artigos de periódicos acadêmicos baixados pelos usuários
A Elsevier incorpora um
código exclusivo em todos os artigos de periódicos acadêmicos baixados pelos
usuários. Os pesquisadores de segurança temem que isso possa ser usado para
identificar pessoas que compartilham PDFs.
Um dos maiores editores de
artigos acadêmicos do mundo disse que adiciona uma impressão digital exclusiva
a cada download de usuários de PDF na tentativa de evitar ransomware, não para
impedir a pirataria.
A Elsevier defendeu a
prática depois que um pesquisador independente descobriu a existência das
impressões digitais únicas e compartilhou suas descobertas no Twitter na semana
passada.“O identificador no PDF ajuda a evitar riscos de segurança cibernética para nossos sistemas e para os de nossos clientes – não há metadados ou dados pessoais capturados por eles”, disse um porta-voz da Elsevier. “A impressão digital em PDFs nos permite identificar fontes potenciais de ameaças para que possamos informar nossos clientes para que possam agir. Essa abordagem é comumente usada em toda a indústria editorial acadêmica.”
Quando perguntado a quais riscos ele estava se referindo, o porta-voz enviou uma lista de links para artigos de notícias sobre ransomware.
No entanto, a Elsevier tem um longo histórico de perseguir pessoas que pirateiam ou compartilham seus artigos acadêmicos pagos. Em 2015, a Elsevier processou o SciHub, o "Pirate Bay of Science", que hospeda milhões de artigos de revistas, incluindo os da Elsevier. No passado, a empresa enfrentou críticas por adquirir outras plataformas acadêmicas que distribuíam trabalhos gratuitamente na tentativa de dominar o mercado. Algumas universidades boicotaram a Elsevier no passado, e a empresa usou ameaças legais contra outros sites que hospedam trabalhos acadêmicos online. A empresa já teve problemas de segurança cibernética antes. Em 2019, deixou um servidor aberto à internet pública e expôs endereços de e-mail e senhas de usuários. Fonte: Latindex - 08/02/22
Capes responde à SBPC sobre a renovação de assinaturas de revistas do Portal Periódicos
A presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior (Capes), Cláudia Queda de Toledo, respondeu no dia 2 de fevereiro à
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com
respeito a renovação de assinaturas de revistas do Portal Periódicos. No
documento, a entidade havia manifestado preocupação sobre
possíveis atrasos na renovação de revistas científicas pelo Portal Periódico.
Segundo ela, não houve a suspensão, nem a descontinuidade de nenhuma
contratação, mas explica que a Capes tem negociado para garantir melhores
valores o que tem levado mais tempo.
No dia 27 de janeiro o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, havia enviado à Toledo uma carta informando que a entidade havia recebido comunicações de associados, mencionando que as revistas da American Physical Society (APS), como a importante Physical Review, tiveram sua assinatura não renovada pelo Portal de Periódicos da Capes. E reforçou que a comunidade científica estava “apreensiva quanto aos impactos que o atraso na renovação das assinaturas dos periódicos da Capes pode acarretar”.
A presidente da Capes explica que como os contratos são “firmados em moeda norte americana, e, considerando que houve uma desvalorização cambial expressiva da moeda brasileira, frente ao dólar, o processo de contratação de conteúdo tornou-se mais longo, pois a Capes vem trabalhando com o intuito de garantir o mesmo conteúdo já assinado e o mesmo número de instituições atendidas, mantendo os preços dentro da realidade brasileira, atendendo a todas as recomendações dos órgãos de controle, não aceitando aumentos considerados abusivos”. Diante disso, informa, a fase de negociações comerciais tem levado mais tempo que o usual para ser finalizada. Veja aqui a carta da SBPC em PDF. Veja aqui a carta da Capes em PDF. Fonte: Jornal da Ciência - 08/02/22
No dia 27 de janeiro o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, havia enviado à Toledo uma carta informando que a entidade havia recebido comunicações de associados, mencionando que as revistas da American Physical Society (APS), como a importante Physical Review, tiveram sua assinatura não renovada pelo Portal de Periódicos da Capes. E reforçou que a comunidade científica estava “apreensiva quanto aos impactos que o atraso na renovação das assinaturas dos periódicos da Capes pode acarretar”.
A presidente da Capes explica que como os contratos são “firmados em moeda norte americana, e, considerando que houve uma desvalorização cambial expressiva da moeda brasileira, frente ao dólar, o processo de contratação de conteúdo tornou-se mais longo, pois a Capes vem trabalhando com o intuito de garantir o mesmo conteúdo já assinado e o mesmo número de instituições atendidas, mantendo os preços dentro da realidade brasileira, atendendo a todas as recomendações dos órgãos de controle, não aceitando aumentos considerados abusivos”. Diante disso, informa, a fase de negociações comerciais tem levado mais tempo que o usual para ser finalizada. Veja aqui a carta da SBPC em PDF. Veja aqui a carta da Capes em PDF. Fonte: Jornal da Ciência - 08/02/22
USP promove 2ª edição de curso sobre habilidades interpessoais
A Escola de Educação Física e
Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) e o Instituto de Física de São Carlos
(IFSC), ambos da USP, promovem de 1º de março de 2022 a 28 de fevereiro de 2023
a segunda edição do curso de aperfeiçoamento Mundo
4.0 e Soft Skills.
O intuito do curso, que será on-line, é ensinar aos participantes sobre o papel das novas tecnologias na maneira como as pessoas realizam suas funções, a partir do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao mundo 4.0, além do desenvolvimento de soft skills, que abordam as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
Entre os temas que serão abordados sobre soft skills estão: Propósito e gerenciamento do tempo; Autoconhecimento, autogestão, autocontrole, crenças limitantes e autossabotagem; Empatia e relacionamento; Confiança organizacional, empatia assertiva, mindset de crescimento e life long learning; Gerenciamento de relacionamentos, comunicação assertiva e técnicas de negociação; e Sucesso, fracasso e a condição humana nas organizações contemporâneas.
Já sobre o mundo 4.0 estão entre os temas: Competências e habilidades do futuro (World Economic Forum); Gestão de projetos: Abordagens ágil e híbrida; Gestão de pessoas; Gestão de carreiras; Inteligência Artificial, big data, ciência de dados e aprendizado de máquina; e Empreendedorismo. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 07/02/22
O intuito do curso, que será on-line, é ensinar aos participantes sobre o papel das novas tecnologias na maneira como as pessoas realizam suas funções, a partir do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao mundo 4.0, além do desenvolvimento de soft skills, que abordam as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
Entre os temas que serão abordados sobre soft skills estão: Propósito e gerenciamento do tempo; Autoconhecimento, autogestão, autocontrole, crenças limitantes e autossabotagem; Empatia e relacionamento; Confiança organizacional, empatia assertiva, mindset de crescimento e life long learning; Gerenciamento de relacionamentos, comunicação assertiva e técnicas de negociação; e Sucesso, fracasso e a condição humana nas organizações contemporâneas.
Já sobre o mundo 4.0 estão entre os temas: Competências e habilidades do futuro (World Economic Forum); Gestão de projetos: Abordagens ágil e híbrida; Gestão de pessoas; Gestão de carreiras; Inteligência Artificial, big data, ciência de dados e aprendizado de máquina; e Empreendedorismo. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 07/02/22
Evento tem o intuito de tirar dúvidas sobre a base de dados Food Science Tecnology Abstract (FSTA)
O webinário “FSTA
on EBSCOhost: Ask our expert drop in session”, organizado pela
IFIS Publishing tem o intuito de tirar todas as suas dúvidas sobre o uso da
FSTA no EBSCOhost. A FSTA (Food Science and Technology Abstracts) é uma base de
dados especializada em ciência de alimentos, tecnologia e nutrição, cobrindo
aspectos de pesquisa pura e aplicada nessas e em outras áreas relacionadas a
alimentos.
A ajuda na estratégia de busca, o uso de cabeçalhos de assunto, a revisão de literatura, salvar e exportar os resultados buscados são algumas das dúvidas que poderão ser solucionadas no evento. O foco é abrir espaço para os participantes perguntarem sobre o que sentirem necessidade, seja uma pergunta específica de busca, uma pergunta sobre a funcionalidade da plataforma, ou qualquer outra coisa que queiram saber sobre a FSTA no EBSCOhost.
Os participantes terão a oportunidade de falar diretamente com a especialista em treinamentos Carol Hollier da IFIS Publishing, por meio da função de bate-papo ou verbalmente. Se a pergunta não puder ser solucionada no momento do webinário, a equipe da IFIS Publishing entrará em contato com o participante o mais rápido possível a fim de responder a dúvida. Saiba mais. Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 07/02/22
FSTA on EBSCOhost: Ask our expert drop in session
Data: 10 de fevereiro | Hora: 12h às 13h | Inscrição: Aqui
A ajuda na estratégia de busca, o uso de cabeçalhos de assunto, a revisão de literatura, salvar e exportar os resultados buscados são algumas das dúvidas que poderão ser solucionadas no evento. O foco é abrir espaço para os participantes perguntarem sobre o que sentirem necessidade, seja uma pergunta específica de busca, uma pergunta sobre a funcionalidade da plataforma, ou qualquer outra coisa que queiram saber sobre a FSTA no EBSCOhost.
Os participantes terão a oportunidade de falar diretamente com a especialista em treinamentos Carol Hollier da IFIS Publishing, por meio da função de bate-papo ou verbalmente. Se a pergunta não puder ser solucionada no momento do webinário, a equipe da IFIS Publishing entrará em contato com o participante o mais rápido possível a fim de responder a dúvida. Saiba mais. Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 07/02/22
FSTA on EBSCOhost: Ask our expert drop in session
Data: 10 de fevereiro | Hora: 12h às 13h | Inscrição: Aqui
Inscrições abertas para a 4ª edição do Prêmio MapBiomas
A quarta edição do Prêmio MapBiomas, realizado em parceria com o Instituto Ciência Hoje, está com inscrições abertas até 18 de fevereiro. Ao todo, são R$ 60 mil em prêmios e a promoção dos trabalhos dos vencedores por meio de vídeos e redes sociais.
O Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas) é uma rede colaborativa formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia que produz mapeamento anual da cobertura e uso da terra desde 1985, valida e elabora relatórios para cada evento de desmatamento detectado no Brasil desde janeiro de 2019 e monitora a superfície de água e cicatrizes de fogo mensalmente desde 1985.
O objetivo do prêmio é reconhecer e estimular trabalhos que desenvolvam soluções e aprimorem a produção de conhecimento e aplicações em políticas públicas e no setor privado a partir dos dados de uma iniciativa, módulo ou produto do MapBiomas.
Os candidatos podem se inscrever preenchendo formulário disponível no site da MapBiomas. Os resultados e o evento de premiação serão divulgados em maio de 2022. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP - 08/02/22
Apoio à inovação e parceria entre empresa e universidade são temas de publicação da Fapesp
Fascículo que faz parte do livro comemorativo dos
60 anos da Fapesp apresenta avaliações de pesquisadores e gestores das três
universidades públicas paulistas
Com o tema da inovação e do
empreendedorismo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
(Fapesp) lança o sétimo fascículo que faz parte do livro comemorativo Fapesp 60
anos – Ciência, Cultura e Desenvolvimento. A publicação apresenta artigos de pesquisadores e gestores das
três universidades públicas paulistas sobre iniciativas de apoio à inovação
tecnológica e à articulação de parcerias entre empresas, universidades e
institutos de pesquisa.
Chamado Inovação e Empreendedorismo, o fascículo destaca em A inovação em valorizar a inovação o impacto do aumento de 0,5% para 1% da dotação orçamentária da Fapesp, em 1989. Entre as iniciativas contempladas estão o Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite), em 1995, o Pipe, em 1997, os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids), em 2000, e, na última década, os Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs), entre outros. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 07/02/22
Chamado Inovação e Empreendedorismo, o fascículo destaca em A inovação em valorizar a inovação o impacto do aumento de 0,5% para 1% da dotação orçamentária da Fapesp, em 1989. Entre as iniciativas contempladas estão o Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite), em 1995, o Pipe, em 1997, os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids), em 2000, e, na última década, os Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs), entre outros. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 07/02/22
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