27 abril 2022

Editora Thieme no Portal de Periódicos da CAPES

A editora Thieme apresenta a base de dados da Science of Synthesis que é uma ferramenta de informação na área de química. Possui avaliações didáticas realizadas por especialistas e fornece uma revisão crítica da Metodologia sintética desenvolvida a partir do início dos anos 1800 até os dias atuais, engloba todo o campo de química orgânica e organometálica. Possui em seu escopo descrições autorizadas de texto completo e procedimentos experimentais. Traz o recurso de descrições de texto completo de elementos orgânicos; transformações e métodos sintéticos, bem como experiências em procedimentos. 
A coleção é composta pelos seguintes itens: 

  • Science of Synthesis Knowledge Updates: analisa todo o campo da química orgânica sintética conforme apresentado na Science of Synthesis e avalia desenvolvimentos significativos na metodologia sintética.
  • Science of Synthesis Original Edition: fornece uma revisão crítica da metodologia sintética nos campos da química orgânica e organometálica. A série compreende 48 volumes que foram publicados entre 2000 e 2010. Inclui 28 mil métodos sintéticos geralmente aplicáveis e 250,000 reações para mais de 2.700 tipos diferentes de compostos orgânicos.
  • Science of Synthesis Reference Library: compreende volumes cobrindo temas especiais de química orgânica de forma modular, com seis classificações principais: Clássico, Avanços, Transformações, Aplicações, Estruturas e Técnicas.
  • Houben-Weyl - Methoden der Organischen Chemie: é um trabalho de referência padrão para químicos envolvidos em síntese orgânica. Tornou-se um importante e célebre trabalho de referência padrão, servindo a comunidade científica com uma seleção crítica de métodos sintéticos. 
A Thieme publica informações avaliadas em química orgânica e geral sintética para químicos profissionais e estudantes. A coleção oferece acesso a 11 títulos de periódicos em texto completo e uma base de dados voltados para a área de Bioquímica e Química. O período de disponibilidade varia desde o ano de 1909 até o presente. Para acessar o conteúdo é necessário clicar em Acervo - Lista de bases e digitar Thieme.  
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 27/04/22

Inscrições

26 abril 2022

Últimos dias para inscrições no Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica


Mudança no regulamento permite, agora, envio do portfólio por e-mail.

Em sua 42ª edição, o Prêmio contempla profissionais e instituições que contribuem de forma significativa para a formação de uma cultura científica no país e para aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade.

Nesta edição, a categoria é a de Pesquisador e Escritor.  
Inscrições: Até o dia 6 de maio de 2022.  
A divulgação do vencedor está prevista para 8 de junho deste ano.
A Inscrição deve ser feita por correspondência, com envio da documentação, portifólio e            ficha de inscrição, disponível no site do Prêmio.

A premiação consiste:

Valor em dinheiro, no total de R$ 20 mil; 
Diploma;
Participação na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 

Informações adicionais sobre o Prêmio e os documentos necessários à inscrição podem ser encontradas no Regulamento, no site do Prêmio: http://premios.cnpq.br/web/pjr.
Fonte: CNPq - 26/04/22

Fique por dentro da gestão e monitoramento de indicadores da USP


O EGIDA, Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico, criado pela Portaria GR nº 7256 de 29 de Junho de 2018, atua no monitoramento de indicadores, visando apoiar o aprofundamento do autoconhecimento institucional. Busca aprimorar métricas para dados consistentes que auxiliem na gestão da vida universitária e também para comparações com referências nacionais e estrangeiras. E propõe-se a fornecer dados para subsidiar o diálogo permanente e necessário com a sociedade

Visão: Ser referência em gestão de indicadores e pesquisa institucional no Brasil.

Missão: Apoiar a gestão universitária em relação ao aprimoramento da qualidade acadêmica e ao diálogo com a sociedade, definindo estratégias e indicadores a partir de coleta, análise, processamento e uso ético de dados.   Fonte: EGIDA USP - 26/04/22


USP sobe duas posições em ranking e está entre as 0,6% melhores universidades do mundo

A USP subiu duas posições e está entre as 0,6% melhores universidades do mundo, segundo a edição 2022/2023 do ranking elaborado pelo Center for World University Rankings (CWUR), consultoria dos Emirados Árabes, que avaliou 19.788 instituições.
A USP foi classificada na 103ª posição e é a instituição mais bem classificada da Ibero-América. As cinco primeiras posições são ocupadas pela Universidade de Harvard (1º lugar), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º), Universidade de Stanford (3º), Universidade de Cambridge (4º) e Universidade de Oxford (5º).  Entre as brasileiras, depois da USP, as mais bem colocadas são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 346ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 361ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 419º lugar.
Elaborado desde 2012, o ranking avalia as instituições do mundo considerando quatro indicadores: a qualidade da educação, medida pelo número de ex-alunos que ganharam grandes distinções acadêmicas em relação ao tamanho da universidade (25%); empregabilidade de ex-alunos (25%); qualidade do corpo docente (10%) e o desempenho da pesquisa desenvolvida (40%). Nesses quesitos, a USP obteve a melhor pontuação nos itens referentes ao desempenho na pesquisa, ficando na 83ª classificação, seguido pelo prestígio do corpo docente, em que a Universidade ficou na 138ª posição.  Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas no site do CWUR e na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.   Fonte: Jornal da USP - 26/04/22

Royal Society of Chemistry e os caminhos das publicações

Ouça o podcast


Série Top 100 - Entrevista com a Prof.ª Marisa Piccolo

Marisa de Cássia Piccolo é referência na pesquisa para a redução de fertilizante nitrogenado mineral a fim de amenizar a poluição ambiental de uma forma geral. Especialista em ciclagem do carbono e nitrogênio em ecossistemas naturais e agroecossistemas nos diferentes biomas brasileiros, ela atua como professora e pesquisadora desde 1989 no CENA-USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo). Marisa Piccolo tem no currículo projeto de pós-doutorado financiado pela Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, Agência do governo dos Estados Unidos) quando investigou sobre pastagens em Rondônia. Ela foi destacada entre os 100 melhores cientistas da América Latina nas áreas de Floresta e Agricultura.
Doutora em Ciências pelo CENA-USP e atualmente Professora Associada e Bolsista de Produtividade Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Marisa trabalhou por anos na ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) nas disciplinas sobre Biosfera e Mudanças Globais e Poluição dos Ecossistemas Terrestres, Aquáticos e Atmosféricos.   Saiba mais.   Fonte: Jornal de Piracicaba - 24/04/22

Saiba mais




Webinar Dimensions para pesquisadores: como descobrir tudo sobre seu tema de pesquisa

Inscrições

Seminário 70 anos do CNPq (1951-2021)

Inscrições

Série de eventos auxilia pesquisadores na escrita e publicação de artigos de alto impacto

Eventos gratuitos promovidos pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica vão apresentar uma série de orientações e ferramentas para autores de artigos científicos


A Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia) programou uma agenda de webinars para os meses de abril, maio e junho para capacitação para docentes, pós-doutorandos e estudantes de pós-graduação. São eventos com transmissão on-line que abordam habilidade de pesquisa, revisão eficiente, como escolher a melhor revista para publicação de artigos, como fazer referências e citações e como analisar o impacto da pesquisa, entre outros temas. Para participar, basta fazer a inscrição conforme orientação de cada webinar.
A Aguia é o órgão da USP responsável por alinhar a gestão da informação, da produção intelectual e das bibliotecas aos objetivos estratégicos da instituição. Sua missão é promover a ciência e o acesso aberto, a geração e o uso da informação, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e a excelência do ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.  Confira a programação e links para inscrição.  
Fonte: Jornal da USP - 25/04/22

Edital vai apoiar projetos colaborativos com a Universidad de Antioquia

A FAPESP e a Universidad de Antioquia (UdeA), da Colômbia, lançaram uma chamada para pesquisa colaborativa, a terceira no âmbito do acordo de cooperação entre as duas instituições. A chamada tem por objetivo promover e fortalecer a colaboração em pesquisa básica, aplicada e de inovação, em todos os campos do conhecimento.
A oportunidade está aberta a propostas conjuntas de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo e pesquisadores afiliados à Universidad de Antioquia. Os projetos deverão ser elaborados conjuntamente pelos pesquisadores paulistas e da UdeA.
As propostas devem ser enviadas exclusivamente via plataforma SAGe, até o dia 11 de julho, e deverão seguir as normas e condições da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular.
Propostas aprovadas terão financiamento da FAPESP para os pesquisadores do Estado de São Paulo e da Universidade de Antioquia para os pesquisadores vinculados à instituição colombiana. A FAPESP participa da chamada colocando à disposição até R$ 300 mil por projeto aprovado, que poderá ter duração de até 24 meses. As instituições irão privilegiar propostas com alto grau de viabilidade, potencial de disseminação do conhecimento científico e tecnológico e que traga um componente de inovação em seu cerne, entre outros critérios de avaliação.  A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/15388.
Fonte: Agência FAPESP - 26/04/22

25 abril 2022

Conteúdos da USP incentivam protagonismo jovem no combate às emergências climáticas

Publicações didáticas criadas por pesquisadores da USP buscam explicar com uma linguagem simples e acessível questões ambientais que estão sendo discutidas no meio acadêmico; materiais podem ser baixados gratuitamente


“Os jovens irão viver uma parte do século que seus pais não viverão e na qual estão colocados enormes desafios em que eles mesmos terão que ser protagonistas.” A frase do pesquisador Pedro Jacobi, coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em entrevista ao Jornal da USP no final de 2021, aponta para a preocupação dos especialistas em temas ambientais para tratar das emergências climáticas para além dos laboratórios de pesquisa.
Apesar de constar da Base Nacional Curricular, documento que orienta a educação desde o ensino fundamental até o médio, o tema das mudanças climáticas ainda é abordado de forma restrita nas escolas, conforme explicou Edson Grandisoli, pesquisador do programa Cidades Globais do IEA. Também falta preparação adequada aos professores, que precisam fazer a ligação entre os vários ramos do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar.
Para auxiliar na abordagem do tema em sala de aula, a Universidade tem produzido conteúdos dirigidos a professores e alunos, buscando traduzir em uma linguagem simples e acessível aquilo que está sendo discutido no meio acadêmico. Todos os materiais têm em comum uma ideia: convocar uma mudança na comunicação dentro das salas de aula para a mobilização dos jovens.  Confira a seguir alguns trabalhos produzidos pelos pesquisadores da USP.   
Fonte: Jornal da USP - 25/04/22


Guia ilustrado apresenta árvores frutíferas do campus da USP em Ribeirão Preto


Ao caminhar pelo Campus da USP em Ribeirão Preto, os frequentadores têm a disposição uma imensa flora, composta também de uma variedade de frutas, que vai desde a tão conhecida banana até as mais exóticas e pouco conhecidas, como grumixama e calabura. Para que a comunidade interna e externa se aproximem e conheçam detalhes dessa flora, pesquisadores do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) acaba de lançar o 
Guia das Frutas do Campus da Universidade de São Paulo em Ribeirão Pretodisponível gratuitamente neste link.
De autoria do especialista em laboratório José Ricardo Barosela, do Laboratório de Ecologia Química e Restauração Florestal do Departamento de Biologia da FFCLRP, e de Helijone Munhoz Rosa, ex-aluno do Curso de Ciências Biológicas, o livro é um material de divulgação científica para toda a população, mas que traz informações também para a comunidade científica.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 25/04/22

National Geographic lança o “Nat Geo Podcast”, produção 100% brasileira sobre sustentabilidade e Amazônia

No dia 22 de abril, Dia da Terra, a National Geographic Brasil estreou o “Nat Geo Podcast”, primeiro programa de áudio 100% brasileiro da marca, com produção e convidados locais. Apresentado por André Carvallhal, escritor e especialista em design para sustentabilidade, o episódio de estreia teve como convidados Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista, poeta e escritor brasileiro de etnia indígena e Paulina Chamorro, jornalista com mais de duas décadas na cobertura de temas socioambientais, para um papo sobre a importância de vivenciarmos o Dia da Terra nos 365 dias do ano.
O “Nat Geo Podcast” conta com sete episódios e, após a estreia, terá estreias quinzenais sempre às terças-feiras. Sendo assim, ao longo dos próximos meses, o podcast convida os ouvintes a discutirem e se inteirarem sobre diversos temas associados às questões ambientais. Desde mergulhar na Floresta Amazônica à entender o progresso e as consequências do desmatamento, importância dos oceanos na saúde do planeta, o papel das mulheres na luta pelas mudanças climáticas, e também serão investigadas questões como entretenimento e moda que nos convidam a redefinir nossa relação com a natureza.
A produção do Nat Geo podcast da National Geographic Brasil faz parte da campanha O Que Você Faz Importa, que – por meio de múltiplas plataformas e diversas iniciativas – busca conscientizar seu público sobre a importância de uma ação coletiva para o planeta. Todos os episódios do “Nat Geo Podcast” podem ser ouvidos no site da Rádio Disney, Youtube, Spotify e Apple Music. Ouça o Nat Geo Podcast.   Fonte: Jornal da Ciência – 25/04/22

Perfil da retratação de artigos de autores brasileiros

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) levantaram o perfil de artigos científicos de autores brasileiros que sofreram retratação entre 2002 e 2019. Com base em dados da plataforma Retraction Watch, que compila casos de papers considerados inválidos pelos periódicos que os publicaram, o grupo identificou 162 artigos retratados no período, dos quais quase 60% envolveram má conduta – os casos mais comuns foram de imagens duplicadas ou adulteradas (14,2% do total); plágio ou autoplágio (12,2%); ou resultados falsificados ou manipulados (5,4%). Outros 19% foram cancelados por erros ou deslizes cometidos de boa-fé e 14,8% por equívocos dos próprios periódicos. Não foi possível definir a causa da retratação em 6,1% dos casos. O estudo foi publicado em novembro na revista Transinformação.
A maioria das retratações envolveu trabalhos de biociências (27 artigos retratados por má conduta e 9 por erros), medicina clínica e experimental (15 artigos por má conduta e 8 por erros) e química (21 artigos por má conduta e 1 por erro). A cientista da informação Karen Santos-d’Amorim, do Departamento de Ciências da Informação da UFPE, autora principal do levantamento, explica que essas áreas publicam um grande volume de trabalhos. “Não surpreende que também tenham mais artigos retratados”, afirma. As universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e de São Paulo (USP) foram as instituições com mais papers retratados: 35 e 19, respectivamente. Em seguida aparecem a Estadual Paulista (Unesp) e a Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com 6 artigos cada uma, e as federais de Mato Grosso (UFMT), do Espírito Santo (Ufes), de Minas Gerais (UFMG), de Viçosa (UFV) e a Estadual de Maringá (UEM), com 3 artigos cada uma.   Fonte: Pesquisa FAPESP - abril 2022