23 fevereiro 2023

Base de dados Access Engineering já disponível na USP

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Descrição: É uma base de dados de referência em Engenharia utilizada por profissionais, acadêmicos e estudantes. Seu conteúdo cobre as seguintes áreas: Bioengenharia, Habilidades em Negócios, Engenharias Química, Civil, de Comunicações, Elétrica e Eletrônica, de Energia e Petróleo, Ambiental e Sustentável, de Produção, Mecânica e Gestão de Operações. Disponibiliza mais de 700 e-books incluindo edições atuais de referências oficiais de engenharia, incluindo Marks 'Standard Handbook for Mechanical Engineers, Perry's Chemical Engineers' Handbook e o Standard Handbook for Electrical Engineers. Também possui recursos online dinâmicos, mais de 690 vídeos instrucionais, calculadoras e mais de 3.900 gráficos.   Fonte: ABCD - 23/02/23

CNPq lança 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu as inscrições para a 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. O Prêmio conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O objetivo é estimular bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT), cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa. Nesta edição, o Prêmio conta com uma nova categoria, o de Bolsista de Iniciação Científica Júnior e um aumento no valor da premiação das categorias Bolsistas de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica, passando de R$ 7 mil para R$ 10 mil. Para cada uma das categorias – Bolsista de Iniciação Científica, Bolsista de Iniciação Tecnológica e Bolsista de Iniciação Científica Júnior, serão premiados até três bolsistas, sendo um para cada grande área do conhecimento – Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.   Saiba mais.   Fonte: CNPq - 23/02/23

Carreira acadêmica precisa se tornar mais atrativa e capaz de reter jovens talentos, defendem cientistas

Em uma carta publicada na revista Science, um grupo de pesquisadores brasileiros, que atua no Brasil e em outros países, chama a atenção para a necessidade de desenvolver programas capazes de atrair e reter os cientistas formados na última década. Ainda que o país tenha mais do que dobrado o número de doutores formados nos últimos 20 anos e subido dez posições no ranking de publicação de artigos entre 2007 e 2011, os repetidos cortes orçamentários desde 2015 prejudicaram imensamente o sistema de ciência e tecnologia do país, argumentam os autores (leia mais em: revistapesquisa.fapesp.br/bases-para-reconstruir-a-capacidade-cientifica-do-brasil/). Como resultado, eles destacam, muitos dos cerca de 100 mil cientistas em início de carreira estão desempregados ou em trabalhos que não demandam a formação acadêmica de cientista. É uma mão de obra altamente qualificada, formada com investimento público, inclusive por meio do programa Ciência sem Fronteiras.   Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP - 23/02/23

Bolsas da CAPES atendem 160 mil estudantes e pesquisadores

A CAPES tem atualmente mais de 160 mil bolsistas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e nos programas de formação de professores. As bolsas atendem 100 mil pesquisadores no Brasil e 61 mil estudantes de cursos de licenciatura. Os benefícios da CAPES também alcançam 5.300 cientistas brasileiros no exterior. Ao todo, são 48 acordos de cooperação internacional. Além disso, o Portal de Periódicos, que é o maior acervo científico digital do mundo, tem 6 milhões de usuários de 432 instituições de ensino e pesquisa. Os dados, de 2021, compõem o folder “CAPES: a Fundação em números” que acaba de ser lançado para mostrar a relevância da Agência de Fomento para a ciência brasileira. O Brasil tem atualmente 4.600 programas de pós-graduação.  A avaliação realizada pela CAPES a cada quatro anos abrange 7 mil cursos de mestrado e doutorado, onde estão matriculados mais de 325 mil alunos. Em 2021, se formaram 59 mil mestres e 20 mil doutores. Nos programas de formação de professores da CAPES, como a Universidade Aberta do Brasil, estão matriculados 122 mil alunos de graduação e pós-graduação. As ações são realizadas em parceria com 139 instituições de ensino superior.   Saiba mais.   
Fonte: CGCOM/CAPES - 22/02/23

Evento tem objetivo de discutir relevância da informação científica no contexto da pesquisa acadêmica

American Chemical Society (ACS) apresenta a segunda série da “ACS na sua Região” com cinco encontros voltados para as comunidades das regiões do País: Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. O objetivo é discutir a relevância da informação científica no contexto da pesquisa acadêmica. Além de criar um maior engajamento e integração em cada região brasileira, o evento apresentará análises métricas, dados, informações e temas pautados em interesses regionais, buscando sinergia e alinhamento local, sempre a favor da ciência e do avanço da pesquisa científica no Brasil. O evento é gratuito e será transmitido por meio da plataforma Zoom. Todos os participantes receberão certificado de participação enviado a partir de uma semana após o evento.   Saiba maisInscreva-se.   
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 22/02/23

17 fevereiro 2023

Iniciação científica é estratégica para o País

Kelly, Ingrid, Maressa, Karina, Amanda, Ana Carolina, Rafaela e Vitoria. Oito jovens mulheres que têm algo em comum. Elas foram as vencedoras, em suas categorias, da 22ª edição do Conic, o Congresso Nacional de Iniciação Científica, organizado pelo Semesp, ocorrido em novembro passado. A representatividade masculina foi garantida por Ricardo Henrique Freire Vieira, do Centro Universitário Eniac, em Guarulhos, com o Prêmio especial – Incentivo à preservação ambiental (veja quadro). Suas pesquisas foram escolhidas entre os 1.401 projetos inscritos. Destes, 1.251 foram aprovados e apresentados ao longo do congresso. O evento virtual reuniu 2.240 alunos e 922 docentes. Com mais de duas décadas, o Conic é um congresso pioneiro no setor do ensino superior particular. Os congressos de iniciação científica são momentos de alta tensão positiva para os estudantes da graduação. São a oportunidade de encarar, pela primeira vez, uma banca de professores, antes mesmo da conclusão do curso e da apresentação do TCC. As pesquisas têm o prazo de um ano para sua realização, período em que o estudante pode descobrir suas aptidões acadêmicas, seus focos de interesse relativos ao conhecimento, dentro do escopo de sua área, e à própria carreira.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 17/02/23

Série em vídeo explica como funciona a pós-graduação na USP

Videoaulas produzidas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação estão disponíveis no Youtube e explicam a estrutura, as práticas e temas essenciais que ingressantes e interessados numa pós-graduação na USP devem saber

A colaboração da USP para a pós-graduação brasileira é significativa. É reconhecidamente a maior formadora de pós-graduandos no País: são mais de 50 mil doutores titulados e mais de 75 mil mestres. Atualmente, a USP possui 265 programas de pós-graduação e cerca de 30 mil alunos que possuem no horizonte manter uma excelência acadêmica neste nível de formação. Para ajudar os alunos que ingressam na pós-graduação da USP, ou mesmo para aqueles que têm interesse de saber como ela funciona, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade elaborou um curso aberto ao público, on-line e gratuito, com 17 videoaulas, disponível no Canal do Youtube da PRPG, neste link.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 17/02/23

Carreira acadêmica precisa se tornar mais atrativa e capaz de reter jovens talentos

Em uma carta publicada na revista Science, um grupo de pesquisadores brasileiros, que atua no Brasil e em outros países, chama a atenção para a necessidade de desenvolver programas capazes de atrair e reter os cientistas formados na última década. Ainda que o país tenha mais do que dobrado o número de doutores formados nos últimos 20 anos e subido dez posições no ranking de publicação de artigos entre 2007 e 2011, os repetidos cortes orçamentários desde 2015 prejudicaram imensamente o sistema de ciência e tecnologia do país, argumentam os autores (leia mais em: revistapesquisa.fapesp.br/bases-para-reconstruir-a-capacidade-cientifica-do-brasil/). 
Como resultado, eles destacam, muitos dos cerca de 100 mil cientistas em início de carreira estão desempregados ou em trabalhos que não demandam a formação acadêmica de cientista. É uma mão de obra altamente qualificada, formada com investimento público, inclusive por meio do programa Ciência sem Fronteiras.   Saiba maisFonte: Agência FAPESP - 17/02/23

16 fevereiro 2023

Governo divulga reajuste em bolsas de pesquisa

O governo federal anunciou reajuste de 40% nas bolsas de pós-graduação. Os valores , e o aumento foi prometido após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Veja os novos valores mais abaixo. O percentual de 40% vale para as bolsas de mestrado e doutorado da Capes e do CNPq. Para outros níveis de ensino, também há reajustes em dimensões distintas.   Saiba mais.   Fonte: CNPq – 16/02/23

Veja abaixo os novos valores e o percentual do reajuste nas bolsas da Capes e do CNPq:

  • Mestrado: de R$ 1.500 para R$ 2.100 (alta de 40%)
  • Doutorado: de R$ 2.200 para R$ 3.100 (40%)
  • Pós-doutorado: de R$ 4.100 para R$ 5.200 (25%)
Leia também: CAPES e CNPq aumentam bolsas de pós-graduação em 40%

Nota do CNPq sobre as bolsas de Produtividade em Pesquisa

"A atual gestão do CNPq reconhece que há uma grande demanda de bolsas PQ e anunciará o aumento do número dessas bolsas, de nível PQ-2, para 2023”, informa o presidente do órgão, Ricardo Galvão, em nota encaminha ao Jornal da Ciência

O CNPq não está considerando modificação no atual sistema de Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ, imprescindíveis para estimular a produção científica de pesquisadores, desde os em início de carreira aos com carreira consolidada, que lideram grupos de pesquisas e coordenam projetos de grande relevância para o país. Esses bolsistas são, também, parceiros do CNPq no trabalho dos Comitês Assessores, que analisam as propostas apresentadas nas chamadas. A atual gestão do CNPq reconhece que há uma grande demanda de bolsas PQ e anunciará o aumento do número dessas bolsas, de nível PQ-2, para 2023.  Fonte: CNPq - 16/02/23

Boas práticas para garantir a visibilidade e posicionamento institucional na Web

Na atualidade, um dos maiores desafios é manter e promover a presença e a popularidade das organizações na Web. Desde um design atrativo até conteúdos de qualidade chamam a audiência mas nem sempre a mantém. É necessário adotar práticas e técnicas que otimizem a descoberta e forneçam acesso efetivo e persistente, confiabilidade e segurança. Esta é uma tradução livre do texto publicado no website da Webometrics. Ranking Web of Repositories e intitulado Decalogue of good practices in institutional web positioning. Confira as dicas e verifique se sua instituição ou empresa segue tais recomendações. Leia com atenção pois as dicas são muito pertinentes para os gestores de websites, blogs e repositórios.   Saiba mais.   Fonte: ABCD USP - 16/02/23

Guia para inclusão de conteúdos no Google Acadêmico

Google Acadêmico – https://scholar.google.com , também chamado de Google Scholar, fornece uma maneira simples de pesquisar amplamente a literatura acadêmica. De um só lugar, você pode pesquisar em várias disciplinas e fontes: artigos, teses, livros, resumos e pareceres de tribunais, de editoras acadêmicas, sociedades profissionais, repositórios on-line, universidades e outros sites. O Google Acadêmico ajuda você a encontrar trabalhos relevantes no mundo da pesquisa acadêmica. O Google Scholar visa classificar os documentos da mesma forma que os pesquisadores, avaliando o texto completo de cada documento, onde foi publicado, por quem foi escrito, bem como com que frequência e quão recentemente foi citado em outra literatura acadêmica. Este é um verdadeiro desafio para quem quer alcançar altos níveis de popularidade e boa classificação de seus websites, perfis, blogs e repositórios no Google Acadêmico.   Saiba mais.   Fonte: ABCD USP - 16/02/23

Inscrições abertas para os treinamentos de março e abril do Portal de Periódicos

O cronograma bimestral dos treinamentos do Portal de Periódicos referente aos meses de março e abril já está disponível no site. O usuário pode acessá-lo em Treinamentos -  Materiais de apoio, e saber as opções que melhor se encaixam na sua área de interesse. As áreas do conhecimento abordadas no próximo bimestre são: Engenharias; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar e Ciências Extas e da Terra. Acesse Treinamentos – Calendário e inscreva-se!   Saiba mais.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 15/02/23

Aplicativo Web of Science™ My Research Assistant



Apresentando Web of Science™ My Research Assistant, um aplicativo móvel que dá acesso à Web of Science e à Master Journal List onde você estiver. Pesquise e salve rapidamente as pesquisas dos principais jornais do mundo, crie um feed com curadoria das pesquisas mais importantes para você e compartilhe facilmente artigos com colegas - tudo em seu smartphone, onde quer que a inspiração surja.

Baixe agora o aplicativo.

Sefaz-SP esclarece que o ITCMD não incide sobre bolsas de estudo de instituições públicas

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) encaminhou à FAPESP o seguinte esclarecimento sobre a incidência do Imposto sobre Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre bolsas de estudos concedidas por agência de fomento à pesquisa: Bolsas de estudos de instituições públicas não são tributadas pelo ITCMD, o imposto recolhido pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo [Sefaz-SP] sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, com alíquota de 4%. O esclarecimento é necessário para evitar dúvidas de alguns bolsistas que receberam avisos, no final do ano passado, sobre possíveis inconsistências entre as doações declaradas à Receita Federal e ao Fisco Paulista.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP – 16/02/23

15 fevereiro 2023

O novo ranking Qualis, ou o retorno da múmia

No apagar das luzes do governo Bolsonaro, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) anunciou a versão preliminar do novo Qualis. O sistema, que classifica periódicos científicos em um ranking de categorias, é uma das pedras fundamentais da avaliação de pós-graduações da agência – uma ilha de meritocracia no sistema público brasileiro que determina a distribuição de verbas e bolsas entre os programas do país de acordo com seu desempenho acadêmico. Revisões do Qualis costumam causar estardalhaço na comunidade acadêmica brasileira. É quase garantido que a publicação do ranking vá gerar reclamações sobre a nota recebida pela revista X, ou sobre o periódico Y ter ou não sido incluído. Desta vez, a insatisfação foi suficiente para gerar um abaixo-assinado de pesquisadores em economia e motivar correções na versão preliminar, que deve ser atualizada após o período de consulta pública. Boa parte das críticas parecem justificadas: nos exemplos mais extremos, artigos individuais foram classificados como periódicos e ganharam pontuações altas no ranking. Afora isso, incômodos usuais como a hipervalorização de revistas nacionais e o excesso de periódicos no topo do ranking se somaram a outras criadas pela unificação das classificações por área, o que evidenciou disparidades entre os estratos em diferentes campos da ciência.  Leia na íntegra: Nexo – 15/02/23

AmIT é tecnologia sustentável para a Amazônia

Estamos às vésperas de iniciar um novo programa de desenvolvimento da Amazônia baseado em tecnologia. Isso começou a ser pensado há 30 anos, logo depois da Conferência da ONU, sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida no Rio de Janeiro, a ECO-92. Naquela ocasião, o governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, zarpou para Boston, a fim de formatar uma parceria entre o MIT, Massachusetts Institute of Technology e as universidades locais, UFAM e UTAM, atualmente, UEA. O objeto desse enlace era injetar uma dose cavalar de tecnologia nas veias abertas da Amazônia. Não deu certo. Hoje, três décadas depois, para falar de futuro, conversamos com o professor Estevão Monteiro de Paula, que é um entusiasta dessa iniciativa desde sua formação acadêmica na América do Norte, onde fez PhD em Engenharia pela Universidade do Tennessee, e atualmente é um dos responsáveis pelo projeto do AmIT, Instituto de Tecnologia da Amazônia, com Adalberto Val e Carlos Nobre, entre outros pesquisadores da Pan Amazônia. Neste bate-papo, Estevão conta alguns detalhes desse empreendimento que pretende gerenciar o desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia continental com as ferramentas da Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
Leia na íntegra: Brasil Amazônia Agora.   Fonte: Jornal da Ciência – 15/02/23

Editora American Chemical Society apresenta evento sobre Química

American Chemical Society - ACS, editora reconhecida mundialmente por publicar e divulgar as pesquisas mas relevantes em Química e áreas afins, anuncia o encontro virtual e gratuito “Como potencializar o impacto e a visibilidade dos seus artigos científicos”. O evento virtual contará com nove sessões temáticas voltadas para diferentes áreas do conhecimento ligadas à Química. O encontro buscará discutir os seguintes tópicos: como um cientista pode potencializar os seus artigos na literatura, as formas de publicação, as análises cientométricas mais relevantes, o que as editoras e os revisores esperam do seu manuscrito e a importância desses detalhes no impacto e destaque da sua publicação. Além disso, serão apresentados os periódicos científicos publicados pela American Chemical Society mais alinhados com cada área da Química e afins, e como procurar as diretrizes e entender o escopo da revista adequada para a submissão do seu manuscrito. O evento é gratuito e será transmitido por meio da plataforma Zoom.   Saiba mais e inscreva-se!    Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 14/02/23

Atividades de extensão passarão a ser obrigatórias no currículo dos cursos de graduação

Visando cumprir a Constituição Federal, que define o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a USP está discutindo de que forma as atividades de extensão irão compor 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação. A medida atende à resolução 07/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. De acordo com o documento, as avaliações do Ministério da Educação (MEC) passam a considerar o currículo dos cursos com a extensão obrigatória. A determinação vale para as instituições públicas e privadas. A resolução considera que as atividades extensionistas, segundo sua caracterização nos projetos políticos pedagógicos dos cursos, podem se inserir nas modalidades: programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 14/02/23

14 fevereiro 2023

RSC e SBQ abrem inscrições para 3º Prêmio Jovem Pesquisador

Para concorrer aos prêmios de 1,5 mil libras, o candidato deve estar inscrito na 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ) com resumo submetido, no qual ele deve ser o apresentador. Esse trabalho pode ser apresentado na forma de pôster ou apresentação oral. Além disso, o candidato deverá preencher também o formulário de inscrição e fazer o upload do resumo já submetido à 46ª RASBQ, apresentar uma carta de motivação e uma carta de recomendação. Elizabeth Magalhães, gerente geral da RSC no Brasil e o professor Edson dos Anjos (UFMS), integrante do comitê JP-SBQ dão os detalhes.   Fonte: Jornal da Ciência - 14/02/23

As inscrições estão abertas até 20/02/2023.

O link do formulário está disponível pelo link: bit.ly/PremioJP_formulario2023

Link do regulamento: bit.ly/PremioJP_regulamento2023