07 agosto 2023

Conservação é desafio para todos os países que detêm Amazônia, mas Brasil e Bolívia lideram perda florestal

A preservação da floresta Amazônica é um desafio para todos os oito países onde ela está circunscrita, mas Brasil e Bolívia lideram o ranking de perda florestal, tanto em números absolutos quanto proporcionais ao total de floresta em seus territórios. Os dados dos últimos 20 anos de perda florestal colhidos pela Global Forest Watch indicam que a Bolívia é o país que mais perdeu cobertura florestal original no bioma, com 9,06% perdido entre 2002 e 2022, último ano com dados fechados. Na sequência está o Brasil, com 8,46%. "Perda florestal" indica a remoção ou mortalidade da cobertura arbórea, não necessariamente por desmatamento. Essa perda pode estar relacionada a diversos fatores, como queimadas - legais e ilegais -, danos decorrentes de fenômenos naturais, entre outros. "Brasil e Bolívia têm tido as maiores taxas de perda de floresta", afirma Jefferson Ferreira-Ferreira, coordenador de ciência de dados do World Resources Institute Brasil (WRI Brasil), responsável pela plataforma Global Forest Watch.   

Saiba mais.   Fonte: Portal G1 – 07/08/23

Governo anuncia criação de IPCC da Amazônia

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou, neste domingo (6), que o governo vai criar um IPCC da Amazônia, nos moldes do que é hoje o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU. Parte da comunidade científica interamericana já deu suas contribuições iniciais à iniciativa. Em evento nos Diálogos Amazônicos, a Rede Interamericana de Academias de Ciência (IANAS) e o Painel Científico para a Amazônia (SPA) apresentaram suas considerações à ministra de estado do Brasil. Em carta, a IANAS defendeu o fim do desmatamento, da degradação florestal, dos incêndios, da mineração ilegal e outras atividades criminosas na região até 2030. As Academias de Ciências das Américas também pedem a adoção de uma estratégia abrangente para a preservação, conservação, restauração e remediação dos ecossistemas e biodiversidade da Amazônia.  Saiba mais.   
Fonte: Jornal da Ciência - 07/08/23

Simpósio discute os desafios ambientais da era do Antropoceno para o futuro

A 14ª edição do Simpósio Científico dos Pós-Graduandos no CENA convida estudantes, pesquisadores e profissionais de todas as áreas de atuação e instituições do País para discutir o tema Antropoceno: Desafios e Soluções para um Futuro Sustentável na busca por um futuro mais equilibrado e saudável para o planeta e as próximas gerações. O evento é realizado pela Associação dos Pós-Graduandos (APG), do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP, e este ano ocorre entre os dias 21 e 22 setembro, das 8h às 18h, no Anfiteatro Dr. Admar Cervellini do Cena, em Piracicaba. As inscrições são pagas, divididas em três lotes, e limitadas a 100 vagas. O simpósio reúne palestras, apresentações e sessões de pôsteres que abordarão vários aspectos da pesquisa científica, ética e desenvolvimento profissional para que os participantes compartilhem seus estudos, resultados e reflexões entre si, promovendo o aperfeiçoamento de habilidades e a capacitação acadêmica. O evento também discutirá as possibilidades de atuação dos pós-graduandos após a conclusão de seus estudos, como na área corporativa, na docência em instituições de ensino superior e no empreendedorismo.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 04/08/23

Pró-Reitoria de Pós-Graduação quer discutir novo formato para mestrado e doutorado

Um assunto apontado como central para a Pró-Reitoria é iniciar uma discussão sobre o formato e o papel da pós-graduação não só na USP, mas em todo o País. “A percepção de que essa discussão é urgente tem aumentado na Capes e em outras universidades. Nós não temos modelos prontos para oferecer. Queremos iniciar o debate, pois sabemos que todo o planejamento futuro da pós-graduação da USP depende de como pretendemos atrair novos alunos e do que eles esperam dos cursos”, afirma Adenilso. Calado explica que “nos últimos anos, a pós-graduação começou a passar por mudanças que foram acentuadas pela pandemia, tanto em relação à procura pelos cursos quanto à inserção dos profissionais no mercado de trabalho. Precisamos alinhar e sintonizar a maneira como formamos os alunos e o que a sociedade atual demanda”.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 04/08/23

A arte na luta para preservar a Amazônia. E salvar o planeta

Foi ouvindo e sentindo o pulsar do coração da floresta amazônica que os artistas Darlene Farris-LaBar, Hugo Fortes, Nivalda Assunção e Sissi Fonseca decidiram fazer um projeto coletivo de arte aliada à natureza. Além de sentir a flora e a fauna, eles conheceram as comunidades ribeirinhas e trafegaram de canoa pelos igarapés e igapós. Uma história vivida em 2022, na reserva Mamirauá, no centro do Estado do
Amazonas, na região do Rio Solimões, inspirou a exposição Amazon F.LO.W (Forest Life on Water). Hoje, a mostra está sendo apresentada, até 8 de setembro, na Universidade de East Stroudsburg, na Pensilvânia, Estados Unidos. Mas, a partir de outubro e no decorrer de 2024, segue para Minas Gerais, onde será exibida no Museu Universitário de Uberlândia (Muna), e depois para São Paulo, e a expectativa do grupo é que siga renovada para todo o Brasil e outros países.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP – 04/08/23

Programa de bolsas inscreve estudantes da USP para aprimoramento acadêmico

O Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP) é uma ação integrada das Pró-Reitorias de Cultura e Extensão, Graduação e Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo que visa ao engajamento do corpo discente em atividades de ensino de graduação, pesquisa, cultura e extensão, de forma a contribuir para a formação cidadã, acadêmica e profissional dos alunos de graduação. A edição 2023/204 do programa já está recebendo inscrições até 15 de agosto através do sistema Jupiterweb e os estudantes podem se inscrever em até três projetos de seu interesse. O valor da bolsa é de R$ 700,00 mensais, durante o período de 12 meses, com início em 1º de setembro.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 04/08/23

04 agosto 2023

IA revoluciona educação e ciência

“Os dados mostram que nós estamos vivendo hoje a maior explosão da aplicação de inteligência artificial na história da ciência”, afirmou o sociólogo Glauco Arbix em entrevista exclusiva ao podcast “O Som da Ciência” que entrou hoje no ar. Um dos coordenadores do Centro de Pesquisas Para Inteligência Artificial Avançada (C4AI) da Universidade de São Paulo (USP) e referência na área, Arbix falou sobre o inevitável avanço dos sistemas generativos de IA (ChatGPT, Bard) na educação e da necessidade dos professores, alunos e gestores das escolas, em todos os níveis, se prepararem para a nova realidade. Segundo ele, nas Ciências a IA já tinha larga aplicação em pesquisa e desenvolvimento, em especial Engenharia, Física, Matemática, Biologia e Saúde. Ouça a entrevista aqui.   Fonte: Jornal da Ciência - 04/08/23

Anatel começa a instalar fibra ótica nos rios da Amazônia

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora de Faixa (EAF) iniciaram nesta terça-feira, 1º, a implementação de três redes de fibra ótica de um total de oito que fazem parte do Programa Norte Conectado, financiada com recursos provenientes do leilão do 5G - ou seja, sem aporte de recursos públicos. O programa tem o objetivo de instalar 12 mil quilômetros de fibra nos leitos dos rios da Bacia Amazônica - Rios Negro, Solimões, Puruá, Madeira, Juruá e Branco. As infovias vão passar por 59 cidades onde vivem 10 milhões de pessoas. Ao todo, serão R$ 1,5 bilhão em investimentos. Parte da capacidade da fibra será usada pelo setor público, como escolas, hospitais e prefeituras. A outra parte de ser usada por empresas lançarem planos comerciais de internet em troca da manutenção das redes. Os trechos das próximas três infovias têm 2,3 mil quilômetros de extensão por onde vão passar cabos subaquáticos, fabricados pela chinesa ZTT Submarine Cable & System.   Fonte: UOL - 03/08/23


Exposição virtual apresenta a história e as ações da CAPES

A trajetória de mais de sete décadas de trabalho da CAPES pode ser conhecida na exposição virtual em comemoração aos 72 anos da instituição. No tour, os visitantes encontram informações sobre a história da Fundação, iniciada em 1951, e os principais acontecimentos que consolidaram sua atuação. No corredor da linha do tempo, por exemplo, descobre-se que as primeiras bolsas foram concedidas em 1953, e que em 2007, por determinação legal, a CAPES passou a investir, também, na formação inicial a continuada de professores da educação básica. Acessando outros espaços on-line o visitante encontra iniciativas da Fundação, como educação a distância, cooperação internacional e programas estratégicos. O tour completo pode ser acessado no endereço da exposição virtual.   Saiba mais.   Fonte: CGCOM/CAPES – 03/08/23

Matrículas abertas para os cursos English@USP


As matrículas para os cursos de inglês do Projeto English@USP estão abertas pelo site: https://englishatusp.com/ O Projeto English@USP oferta cursos GRATUITOS e com exclusividade para alunos de graduação, de pós-graduação e colaboradores da Universidade de São Paulo. Os cursos de língua inglesa em nível inicial são 100% online (com 2 aulas síncronas semanais e possibilidade de participação assíncrona), possuem material próprio (apostilas para cada aula e materiais complementares) e oferecem plantão de dúvidas (síncronos) semanais. Neste semestre, teremos três cursos disponíveis:

  • Curso Focus on Reading
  • Curso Focus on Listening
  • Curso Focus on Writing (vagas esgotadas)

Saiba mais

03 agosto 2023

Que pós-graduação queremos para o Brasil?

Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC e ex-ministro da Educação, reflete sobre as linhas essenciais para uma pós-graduação de qualidade e que responda às necessidades do País. O melhor nível de ensino no Brasil, como todos sabem, é a pós-graduação – na qual nos equiparamos aos países desenvolvidos. É consenso nosso que isso se deve à avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Tal qualidade só pode ser mantida pela mobilização constante da comunidade de pesquisa, que também é a que forma nossos melhores quadros, como mestres e doutores. Os pontos que aqui surgem, como foram expostos na 75ª Reunião Anual da SBPC, inclusive na conferência do professor Esper Cavalheiro, que dirige a elaboração do novo Plano Nacional de Pós-Graduação, são essencialmente:
  1. O desafio da interdisciplinaridade;
  2. A adequação à realidade brasileira;
  3. A definição dos campos e temas em que podemos ter protagonismo mundial;
  4. A destinação dos quadros assim formados não apenas para a docência universitária, mas para o fortalecimento de nossa economia;
  5. O planejamento, que graças à Capes tem sido essencial para o avanço da pós-graduação no Brasil.
Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência - 03/08/23

Alunos da USP exibem animações no prédio da Fiesp, em São Paulo

Um semáforo gigante, rostos que se transformam em outros e uma vista aérea da Avenida Paulista. Essas e outras obras de arte eletrônica podem ser vistas diariamente, das 19 às 6 horas, na fachada do edifício da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, em São Paulo. Com mais de 100 mil lâmpadas de LED, o painel projeta obras de alunos do curso de Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e de outros artistas do Brasil e do exterior. A atração, denominada File Led Show, faz parte da programação do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), que acontece na capital paulista até 27 de agosto. A edição de 2023 do File inclui instalações interativas, oficinas, workshops e performances, reunidas sob o tema “Singularidades Interativas”. No evento, trabalhos de artistas nacionais e internacionais foram selecionados para investigar a relação entre as inteligências artificial e humana e como essa interação possibilita novas formas de arte.   Saiba mais.   
Fonte: Jornal da USP - 02/08/23

Veneno que também é antídoto

Divulgada em julho, a declaração anual do Comitê de Integridade de Pesquisa do Reino Unido (UKCori) destacou que o avanço da inteligência artificial gerou novos desafios, como o de identificar trabalhos acadêmicos gerados pelo ChatGPT, mas também está criando oportunidades para ampliar a produtividade científica e combater a má conduta. “Ferramentas que utilizam inteligência artificial podem aprimorar os processos de pesquisa”, segundo escreveram os integrantes do comitê no relatório, referindo-se ao uso crescente dessa tecnologia por editores de revistas científicas para agilizar o processo de análise e seleção de artigos ou para detectar indícios sutis de manipulação de imagens ou de truques para tentar enganar programas antiplágio.  
Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP - ago. 2023

Como artigos retratados sobreviveram à revisão por pares

Pesquisadores das universidades de Wisconsin-Madison e de Nova York, nos Estados Unidos, investigaram por que deficiências nos artigos científicos que sofreram retratação – ou seja, que foram cancelados após sua divulgação devido à descoberta de erros ou algum tipo de má conduta – passaram despercebidas pela revisão por pares, processo em que especialistas avaliam a correção e a relevância do conteúdo de um estudo antes que ele seja aceito para publicação. Em artigo publicado no Journal of Informetrics, os autores verificaram 260 comentários feitos por revisores de uma amostra de 160 artigos científicos que, posteriormente, seriam retratados por inconsistências, plágio ou fraude. Os papers cancelados foram obtidos no site Retraction Watch, enquanto os comentários a respeito deles foram compartilhados pelos próprios revisores, de forma anônima, em um site chamado Publons, hoje pertencente à Clarivate Analytics.   Saiba mais.   
Fonte: Pesquisa FAPESP - ago. 2023

Biocarvão pode trazer ganhos à agricultura

Em setembro, a fábrica em Lajinha, leste de Minas Gerais, da subsidiária brasileira da NetZero, empresa sediada em Paris, pretende começar a produção contínua de biocarvão com palha de café recolhida das fazendas de 400 cafeicultores da região. Os que forneceram a matéria-prima serão os primeiros a usar o pó preto como adubo em suas terras, esperando colher resultados ao menos semelhantes aos obtidos em experimentos feitos em pequena escala por centros de pesquisa do Brasil e de outros países. O também chamado biochar é produzido por meio do aquecimento sem oxigênio em fornos chamados pirolisadores de resíduos agrícolas, entre eles espiga de milho, casca de babaçu, arroz e algodão, serragem e restos de madeiras, açaizeiros e dendezeiros. A mesma planta pode gerar materiais com composição química e propriedades próprias. Um artigo de março na Brazilian Journal of Animal and Environmental Research mostrou que o biocarvão feito com Phyllostachys aurea, espécie exótica de bambu, tem teores de carbono mais altos que o de Guadua sp., espécie nativa de bambu, ambas comuns no sul do país.   Saiba mais.  Fonte: Pesquisa FAPESP – ago. 2023

Substituição de espécies sensíveis por tolerantes ‘equilibra’ ecossistemas em áreas agrícolas, diz estudo

Ao estudar práticas de manejo sustentáveis para a agricultura, particularmente canaviais, pesquisadores brasileiros demonstraram que corpos d’água, como pequenas lagoas e mesmo poças, podem manter serviços ecossistêmicos, desde que existam nos arredores espécies animais tolerantes que substituam as mais sensíveis às práticas agrícolas. Em um trabalho inovador, no qual áreas de cultivo em larga escala foram manipuladas, o grupo testou as consequências da intensificação do uso da terra comparando pastagens extensivas e intensivas e plantações de cana-de-açúcar, com simulações de lagoas e poças de 4 mil litros. Apesar de as áreas canavieiras terem recebido aplicação de inseticidas e de vinhaça, a biomassa no hábitat [quantidade de matéria orgânica animal] ficou estável nos três cenários. O trabalho foi conduzido no âmbito de um Projeto Temático vinculado ao Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) e liderado pelo engenheiro agrônomo Luiz Antonio Martinelli, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da USP. Também recebeu financiamento por meio de um projeto coordenado pelo biólogo Victor Satoru Saito, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ambos são coautores do artigo.   Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP - 03/08/23

02 agosto 2023

Premiações/distinções em eventos científicos por alunos do LIN-CENA

O pós-doutorando do LIN-CENA/USP, Felipe Rodrigues dos Santos, apresentou trabalho em formato de pôster durante a 6ª edição da Escola de Inverno de Quimiometria, realizada de 25 a 28 de julho de 2023, de forma presencial, em Brasília, DF, sediada no Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ/UnB). O trabalho intitulado “Análise de macrominerais em amostras de plantas e alimentos utilizando fluorescência de raios X portátil combinada com PLS”, foi selecionado como um dos melhores trabalhos da Seção de Pôsteres da 6ª EIQ. Esse trabalho é parte do Projeto subsidiado pelo CNPq, Processo Nº 150500/2022-0.
A estagiária do LIN-CENA/USP, Laura Galvan Nuevo, participou da São Paulo School of Advanced Science on Nanotechnology, Agriculture & Environment, realizada de 3 a 15 de julho de 2023, em Campinas, SP, sediada no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O trabalho “Iron loaded nanopolymers in foliar fertilization: study of absorption, transport and chlorophyll recovery”, foi selecionado pelo Comitê da SPSAS-NanoA&E para apresentação oral em inglês. O trabalho é parte do Projeto de Pesquisa subsidiado pela FAPESP, Processo Nº 2022/05207-1.   Fonte: CENA - 02/08/23

TOEFL-ITP a ser aplicado no dia 26/08/23

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas. O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio. O próximo exame online será aplicado no dia 26 de agosto de 2023 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 16/08/23. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz”, com taxas especiais. Link: https://l1nq.com/GDxkh.   Fonte: FEALQ - 02/08/23