02 setembro 2025

Aplicação do TOEFL-ITP no dia 27/09/25

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas. O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio. O próximo exame online será aplicado no dia 27 de setembro de 2025 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 17/09/25. A comunidade do Campus “Luiz de Queiroz”, com taxas especiais.   Fonte: CEL-ESALQ - 02/09/25 

Mapa em alta resolução reforça necessidade de agricultura que estoque mais carbono no solo

Acaba de ser disponibilizado para consulta o primeiro mapa global de solos em alta resolução, elaborado por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, reunindo colaborações de 50 cientistas de todo o mundo. O mapeamento revela o predomínio no planeta de solos arenosos, com pouca água e nutrientes, e que a agricultura intensiva reduz o estoque de carbono no solo, influenciando as emissões e as mudanças climáticas. A partir do levantamento, os pesquisadores sugerem um maior uso de práticas de manejo sustentável para aumentar a fertilidade e a retenção de carbono nos solos. O mapa está publicado em uma plataforma digital de acesso aberto a todos os interessados e os resultados do mapeamento são apresentados em artigo da revista The Innovation. A pesquisa foi coordenada pelos professores José Alexandre Melo Demattê e Raul Roberto Poppiel do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ. Também colaboraram os professores Quirijn de Jong van Lier, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da USP, em Piracicaba, e Márcio Rocha Francelino, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), além de uma ampla rede internacional com mais de 50 cientistas.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 02/09/25

Sensores biodegradáveis em plantas acompanham em tempo real a saúde das lavouras

Sensores vestíveis biodegradáveis para plantas, que permitem acompanhar em tempo real a saúde e as necessidades das lavouras, são desenvolvidos por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), em parceria com instituições científicas brasileiras. Diferentemente dos métodos convencionais, que dependem de análises pontuais ou de drones e câmeras, os sensores vestíveis são aplicados diretamente em folhas, caules ou frutos, coletando continuamente dados sem prejudicar o crescimento das plantas. Esta tecnologia, apontada pelo Fórum Econômico Mundial como uma das dez mais promissoras para o futuro, pode monitorar desde níveis de nutrientes, umidade e pH, até sinais de doenças, pragas e estresse hídrico. A pesquisa é descrita em artigo da revista científica Analytical Chemistry. O diferencial dessa tecnologia está no uso de materiais biodegradáveis e sustentáveis, como polímeros derivados do amido e da celulose, substituindo os plásticos tradicionais que provocam degradação. Ou seja: além de ajudarem no manejo agrícola, os sensores também reduzem a geração de resíduos tóxicos.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 01/09/25

Investimento de países de renda baixa e média em C&T alterou a geografia da ciência nos últimos 30 anos

Análise feita a partir da base de dados Elsevier Scopus aponta uma profunda transformação na geografia da ciência ao longo dos últimos 30 anos. Enquanto em 1994 a larga maioria (87%) dos artigos publicados contava com autores sediados em países de renda alta (HIC, na sigla em inglês), em 2024 a maior parte (60%) foi assinada por cientistas residentes em países de renda baixa e média (LMIC), como é o caso de Brasil, Índia, Rússia e China, entre muitos outros. Essa base de dados abrange mais de 100 milhões de publicações de mais de 7 mil editoras científicas de todo o mundo. O crescimento do número de autores da China – que ultrapassou o dos Estados Unidos em 2015 – contribuiu fortemente para esse movimento, e o estudo constata que várias outras nações entre as de renda baixa e média tiveram participação relevante.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP – 02/09/25

15 agosto 2025

3ª Edição Escola de Fisiologia e Nutrição de Plantas Data: 26-27 de agosto de 2025 Local: Anfiteatro da Engenharia – ESALQ Inscrições: encurtador.com.br/isqot

Inscrições



COMO PUBLICAR SEU ARTIGO EM ACESSO ABERTO,
SEM CUSTO, VIA ACORDO CAPES/WILEY Data: 20 de agosto de 2025 Horário: 13h30 - 15h30 Inscrições: encurtador.com.br/zOw1S


14 agosto 2025

Inscrições

Inscrições

Oportunidade de bolsa TT-5 da FAPESP

Projeto central: Aplicação de tecnologias inovadoras associadas a radiações ionizantes, imagens radiográficas e inteligência artificial na otimização da produção do parasitoide Doryctobracon areolatus para o controle de moscas-das-frutas.

Perfil procurado
Candidatos graduados;
Ou título de doutor na área do projeto;
Mínimo de 5 anos de experiência em pesquisa ou área correlata.
 
Descrição
Início: 09/2025
Dedicação: 20 h/semana
Bolsa TT-5: R$ 6.989,10
Duração: 12 meses
 
Contato
Envie currículo, histórico escolar e carta de interesse para: piaui@cena.usp.br
 
Local
Laboratório de Irradiação de Alimentos & Radioentomologia (LIARE) do CENA-USP
Av. Centenário 303, São Dimas, Piracicaba-SP 

Prazo
Enviar inscrição até 20/08/25

Oportunidade de bolsa TT-2 da FAPESP

Projeto central: Aplicação de tecnologias inovadoras associadas a radiações ionizantes, imagens radiográficas e inteligência artificial na otimização da produção do parasitoide Doryctobracon areolatus para o controle de moscas-das-frutas.
 
Perfil procurado
Alunos do último ano ou egressos do Nível Médio Técnico;
Sem reprovações no Histórico Escolar e sem vínculo empregatício;
Não acumular recebimento de bolsas.
 
Descrição
Início: 09/2025
Dedicação: 20 h/semana
Bolsa TT-2: R$ 660,00
Duração: 12 meses
 
Contato
Envie currículo, histórico escolar e carta de interesse para: piaui@cena.usp.br
 
Local
Laboratório de Irradiação de Alimentos & Radioentomologia (LIARE) do CENA-USP
Av. Centenário 303, São Dimas, Piracicaba-SP
 
Prazo
Enviar inscrição até 20/08/2025

13 agosto 2025

Iniciação científica (PUB/USP) no Laboratório de Isótopos Estáveis do CENA-USP

Estão abertas as inscrições para uma bolsa de Iniciação Científica (PUB/USP)  – vertente pesquisa no projeto "Modelagem preditiva de isoscapes de delta-18O para rastreamento da origem da madeira na Amazônia: uso de aprendizado de máquina interpretável", no Laboratório de Isótopos  Estáveis do CENA-USP.

Requisitos:
  • estudantes de Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica ou Engenharia Florestal;
  • não é necessário conhecimento prévio em programação ou modelagem estatística — o mais importante é ter curiosidade científica, disposição para aprender e interesse em integrar diferentes áreas como ecologia, geotecnologia e ciência de dados;
  • valorizamos alunos proativos, comprometidos e dispostos a explorar novas ferramentas para resolver problemas reais de rastreabilidade ambiental.
Participar deste projeto é uma oportunidade para aprender programação em R, modelagem preditiva e machine learning aplicado a dados ambientais. O aluno(a) terá oportunidade de: 
  • Bolsa de iniciação científica;
  • Uso da linguagem R; 
  • Integração entre campo, laboratório e modelagem.
Inscrições: As inscrições para o projeto serão pelo sistema JúpiterWeb, até 15/08/2025.
Processo seletivo: O processo seletivo será mediante entrevista com o orientador.
Fonte: ESALQNet – 13/08/25

Pearson Biblioteca Virtual: participe dos treinamentos

Já iniciamos o planejamento mensal de treinamentos da nossa Biblioteca Virtual e gostaríamos muito da sua participação. Este é o momento para aprimorar as estratégias de ensino-aprendizagem na sua instituição. Os treinamentos são gratuitos, abordando as principais dúvidas sobre a plataforma Biblioteca Virtual e do Painel BV Gestor. Link de acesso à BV Pearson na USP: https://plataforma.bvirtual.com.br/acesso/usp20. Todas as pessoas responsáveis pela gestão e coordenação da plataforma podem participar quantas vezes forem necessárias. Além disso, você pode convidar os alunos da sua instituição para aprender como utilizar a BV. Marque na sua agenda: nos dias 19/08 e 21/08 teremos as próximas sessões. Não deixe de participar, acesse ou compartilhe o link da sessão exatamente no dia e horário programados, escolha a sessão do seu interesse e assista ao vivo.   Fonte: ABCD-USP – 12/08/25

Agenda da segunda quinzena de agosto oferta três treinamentos

A agenda de treinamentos aos usuários do Portal de Periódicos da CAPES oferece três conferências na segunda quinzena de agosto. Do dia 15 a 25, serão debatidos temas como publicação em acesso aberto e uso da inteligência artificial na pesquisa. Na próxima sexta-feira, 15, às 14 horas, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Osvaldo Frota Pessoa Junior, falará sobre Fronteiras do Conhecimento. Ele abordará o tema “Pode uma máquina sonhar? Consciência, Cognição e Inteligência Artificial”. No dia 20, às 9 horas, haverá palestra da representante da Royal Society Publishin (RSP), Annanda Levick. Ela explicará os critérios para publicação, em periódicos da editora, de artigos científicos em acesso aberto, sem custo, pelo acordo entre a CAPES e a RSP.   Saiba mais.   Fonte: CAPES – 12/08/25 

08 agosto 2025

O estilo de escrever artigos do ChatGPT

Um estudo divulgado na revista Science Advances estimou que um em cada sete artigos científicos da área biomédica publicados em 2024 foi escrito ou editado com a ajuda de programas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT. O grupo liderado pelo cientista de dados Dmitry Kobak, da Universidade de Tübingen, na Alemanha, analisou mais de 15 milhões de resumos de artigos indexados na base de dados Pubmed entre 2010 e 2024 e observou, no último ano da série, uma mudança abrupta no vocabulário utilizado nos papers que coincide com o surgimento dos chamados grandes modelos de linguagem, sistemas avançados de inteligência artificial que compreendem e geram textos semelhantes aos produzidos por seres humanos. Um conjunto de 454 palavras passaram a aparecer nos resumos com mais frequência do que em qualquer outro ano desde 2010.   Saiba mais.   Fonte: Pesquisa FAPESP – ago. 2025

Conselho Universitário aprova mudanças para aprimorar concursos para professores

Em sessão extraordinária realizada no dia 6 de agosto, o Conselho Universitário aprovou alterações para aprimorar os concursos para a contratação de Professor Doutor, para a obtenção de título de Livre-Docência e para o provimento de cargo de Professor Titular. O objetivo das mudanças é aperfeiçoar os processos visando à contratação de docentes comprometidos com os objetivos da Universidade, das Unidades de Ensino e Pesquisa e dos departamentos. O ingresso de novos docentes na USP pode ocorrer nas categorias de Professor Doutor e Professor Titular e a progressão vertical na carreira envolve o concurso para Livre-Docência. Para os concursos de ingresso na categoria Professor Doutor, uma das mudanças aprovadas diz respeito à possibilidade da apresentação, no momento da inscrição, de um projeto acadêmico, que servirá como prova eliminatória. Anteriormente, em um concurso de duas fases, somente a prova escrita poderia ser utilizada como eliminatória. A definição da utilização do projeto acadêmico e/ou da prova escrita será facultada à unidade.   
Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 07/08/25

07 agosto 2025

Inscrições

Novas diretrizes da CAPES trazem avanços e desafios

No último dia 6 de maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou novas diretrizes que serão adotadas para classificar os cursos de pós-graduação no Brasil no quadriênio 2025-2028. A CAPES é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação. Faz parte de sua missão avaliar a qualidade das pós-graduações stricto sensu, com impacto direto sobre os cursos: uma avaliação negativa leva à redução de bolsas para estudantes, à perda de repasses de recursos orçamentários e pode causar até o descredenciamento do curso. A quantidade de cursos, a pluralidade de áreas e as inúmeras dimensões de uma pós-graduação (ensino, pesquisa, extensão, internacionalização, formação de pessoas, etc.) tornam o trabalho de avaliação uma tarefa bastante complicada, considerando ainda que os avaliadores, normalmente, são pesquisadores que não se dedicam exclusivamente a esta atividade. Ir, portanto, além de uma avaliação apenas quantitativa e incorporar análises que consigam captar a qualidade de um programa de pós-graduação é desafiador – nessa direção, as novas diretrizes da CAPES são muito boas, permitindo que cada programa utilize indicadores mais adequados à sua área.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da UNESP – 06/08/25