O TOEFL ITP é um teste prático da
ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa
não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e
escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de
compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de
duas horas. O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no
exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será
em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados
em programas de intercâmbio. O próximo exame online será aplicado no dia 27 de setembro de 2025 e as inscrições
poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 17/09/25. A comunidade
do Campus “Luiz de Queiroz”, com taxas especiais. Fonte: CEL-ESALQ - 02/09/25
02 setembro 2025
Mapa em alta resolução reforça necessidade de agricultura que estoque mais carbono no solo
Acaba de ser disponibilizado para
consulta o primeiro mapa global de solos em alta resolução, elaborado por
pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP,
reunindo colaborações de 50 cientistas de todo o mundo. O mapeamento revela o
predomínio no planeta de solos arenosos, com pouca água e nutrientes, e que a
agricultura intensiva reduz o estoque de carbono no solo, influenciando as
emissões e as mudanças climáticas. A partir do levantamento, os pesquisadores
sugerem um maior uso de práticas de manejo sustentável para aumentar a
fertilidade e a retenção de carbono nos solos. O mapa está
publicado em uma plataforma digital de acesso aberto a todos os interessados e
os resultados do mapeamento são apresentados em artigo da revista The Innovation. A pesquisa foi coordenada pelos professores José
Alexandre Melo Demattê e Raul Roberto Poppiel do Departamento de Ciência do
Solo da ESALQ. Também
colaboraram os professores Quirijn de Jong van Lier, do Centro de Energia
Nuclear na Agricultura (CENA) da USP, em Piracicaba, e Márcio Rocha Francelino,
da Universidade Federal de Viçosa (UFV), além de uma ampla rede internacional
com mais de 50 cientistas. Saiba mais. Fonte:
Jornal da USP – 02/09/25
Sensores biodegradáveis em plantas acompanham em tempo real a saúde das lavouras
Sensores vestíveis biodegradáveis
para plantas, que permitem acompanhar em tempo real a saúde e as necessidades
das lavouras, são desenvolvidos por pesquisadores do Instituto de Física de São
Carlos (IFSC), em parceria com instituições científicas brasileiras.
Diferentemente dos métodos convencionais, que dependem de análises pontuais ou
de drones e câmeras, os sensores vestíveis são aplicados diretamente em folhas,
caules ou frutos, coletando continuamente dados sem prejudicar o crescimento
das plantas. Esta tecnologia, apontada pelo Fórum Econômico Mundial como uma
das dez mais promissoras para o futuro, pode monitorar desde níveis de
nutrientes, umidade e pH, até sinais de doenças, pragas e estresse hídrico. A
pesquisa é descrita em artigo da revista
científica Analytical Chemistry. O diferencial dessa tecnologia
está no uso de materiais biodegradáveis e sustentáveis, como polímeros
derivados do amido e da celulose, substituindo os plásticos tradicionais que
provocam degradação. Ou seja: além de ajudarem no manejo agrícola, os sensores
também reduzem a geração de resíduos tóxicos.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP
– 01/09/25
Investimento de países de renda baixa e média em C&T alterou a geografia da ciência nos últimos 30 anos
Análise feita a partir da base de dados Elsevier Scopus aponta
uma profunda transformação na geografia da ciência ao longo dos últimos 30
anos. Enquanto em 1994 a larga maioria (87%) dos artigos publicados contava com
autores sediados em países de renda alta (HIC, na sigla em inglês), em 2024 a
maior parte (60%) foi assinada por cientistas residentes em países de renda
baixa e média (LMIC), como é o caso de Brasil, Índia, Rússia e China, entre
muitos outros. Essa base de dados abrange mais de 100 milhões de publicações de
mais de 7 mil editoras científicas de todo o mundo. O crescimento do número de
autores da China – que ultrapassou o dos Estados Unidos em 2015 – contribuiu
fortemente para esse movimento, e o estudo constata que várias outras nações
entre as de renda baixa e média tiveram participação relevante. Saiba mais. Fonte: Agência FAPESP – 02/09/25
29 agosto 2025
15 agosto 2025
3ª Edição Escola de Fisiologia e Nutrição de Plantas
Data: 26-27 de agosto de 2025
Local: Anfiteatro da Engenharia – ESALQ
Inscrições: encurtador.com.br/isqot
![]() |
Inscrições |
COMO PUBLICAR SEU ARTIGO EM ACESSO ABERTO,
SEM CUSTO, VIA ACORDO CAPES/WILEY
Data: 20 de agosto de 2025
Horário: 13h30 - 15h30
Inscrições: encurtador.com.br/zOw1S
14 agosto 2025
Oportunidade de bolsa TT-5 da FAPESP
Projeto
central:
Aplicação de tecnologias inovadoras associadas a radiações ionizantes, imagens
radiográficas e inteligência artificial na otimização da produção do
parasitoide Doryctobracon areolatus para o controle de
moscas-das-frutas.
Perfil procurado
Candidatos graduados;
Ou título de doutor na área do projeto;
Mínimo de 5 anos de experiência em pesquisa
ou área correlata.
Descrição
Início: 09/2025
Dedicação: 20 h/semana
Bolsa TT-5: R$
6.989,10
Duração: 12 meses
Contato
Envie currículo, histórico escolar e carta de
interesse para: piaui@cena.usp.br
Local
Laboratório de Irradiação de Alimentos & Radioentomologia
(LIARE) do CENA-USP
Av. Centenário 303, São Dimas, Piracicaba-SP
Prazo
Enviar inscrição até 20/08/25
Oportunidade de bolsa TT-2 da FAPESP
Projeto central: Aplicação de tecnologias inovadoras
associadas a radiações ionizantes, imagens radiográficas e inteligência
artificial na otimização da produção do parasitoide Doryctobracon
areolatus para o controle de moscas-das-frutas.
Alunos do último ano ou egressos do Nível Médio Técnico;
Sem reprovações no Histórico Escolar e sem vínculo empregatício;
Não acumular recebimento de bolsas.
Início: 09/2025
Duração: 12 meses
Envie currículo, histórico escolar e carta de interesse para: piaui@cena.usp.br
Laboratório de Irradiação de Alimentos & Radioentomologia (LIARE) do CENA-USP
Av. Centenário 303, São Dimas, Piracicaba-SP
Enviar inscrição até 20/08/2025
13 agosto 2025
Iniciação científica (PUB/USP) no Laboratório de Isótopos Estáveis do CENA-USP
Estão abertas as inscrições para uma bolsa de Iniciação Científica (PUB/USP) – vertente pesquisa no projeto "Modelagem preditiva de isoscapes de delta-18O para rastreamento da origem da madeira na Amazônia: uso de aprendizado de máquina interpretável", no Laboratório de Isótopos Estáveis do CENA-USP.
Requisitos:
Processo
seletivo: O processo seletivo será
mediante entrevista com o orientador.
Fonte:
ESALQNet – 13/08/25
- estudantes de Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica ou Engenharia Florestal;
- não é necessário conhecimento prévio em programação ou modelagem estatística — o mais importante é ter curiosidade científica, disposição para aprender e interesse em integrar diferentes áreas como ecologia, geotecnologia e ciência de dados;
- valorizamos alunos proativos, comprometidos e dispostos a explorar novas ferramentas para resolver problemas reais de rastreabilidade ambiental.
- Bolsa de iniciação científica;
- Uso da linguagem R;
- Integração entre campo, laboratório e modelagem.
Pearson Biblioteca Virtual: participe dos treinamentos
Já iniciamos o planejamento mensal de treinamentos da nossa Biblioteca Virtual e
gostaríamos muito da sua participação. Este é o momento para aprimorar as
estratégias de ensino-aprendizagem na sua instituição. Os treinamentos são
gratuitos, abordando as principais dúvidas sobre a plataforma
Biblioteca Virtual e do Painel BV Gestor. Link de acesso à BV Pearson na USP: https://plataforma. bvirtual.com.br/acesso/usp20.
Todas as pessoas responsáveis pela gestão e coordenação da
plataforma podem participar quantas vezes forem necessárias. Além disso, você pode
convidar os alunos da sua instituição para aprender como utilizar a BV. Marque na sua agenda: nos dias 19/08 e 21/08 teremos
as próximas sessões. Não deixe de participar,
acesse ou compartilhe o link da sessão exatamente no dia e
horário programados, escolha a sessão do seu interesse e assista ao vivo. Fonte: ABCD-USP – 12/08/25
Agenda da segunda quinzena de agosto oferta três treinamentos
A agenda de treinamentos aos usuários do Portal de Periódicos da
CAPES oferece três conferências na segunda quinzena de agosto. Do dia 15 a 25,
serão debatidos temas como publicação em acesso aberto e uso da inteligência
artificial na pesquisa. Na próxima sexta-feira, 15, às 14 horas, o
professor da Universidade de São Paulo (USP), Osvaldo Frota Pessoa Junior,
falará sobre Fronteiras do Conhecimento. Ele abordará o tema “Pode uma máquina
sonhar? Consciência, Cognição e Inteligência Artificial”. No dia 20, às 9
horas, haverá palestra da representante da Royal Society Publishin (RSP),
Annanda Levick. Ela explicará os critérios para publicação, em periódicos da
editora, de artigos científicos em acesso aberto, sem custo, pelo acordo entre a CAPES e a
RSP. Saiba mais. Fonte: CAPES – 12/08/25
12 agosto 2025
08 agosto 2025
O estilo de escrever artigos do ChatGPT
Um estudo
divulgado na revista Science
Advances estimou que um em cada sete artigos
científicos da área biomédica publicados em 2024 foi escrito ou editado com a
ajuda de programas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT. O
grupo liderado pelo cientista de dados Dmitry Kobak, da Universidade de
Tübingen, na Alemanha, analisou mais de 15 milhões de resumos de artigos
indexados na base de dados Pubmed entre 2010 e 2024 e observou, no último ano
da série, uma mudança abrupta no vocabulário utilizado nos papers que coincide com o surgimento dos chamados grandes
modelos de linguagem, sistemas avançados de inteligência artificial que
compreendem e geram textos semelhantes aos produzidos por seres humanos. Um
conjunto de 454 palavras passaram a aparecer nos resumos com mais frequência do
que em qualquer outro ano desde 2010.
Saiba mais. Fonte: Pesquisa
FAPESP – ago. 2025
Conselho Universitário aprova mudanças para aprimorar concursos para professores
Em sessão extraordinária
realizada no dia 6 de agosto, o Conselho Universitário aprovou alterações para
aprimorar os concursos para a contratação de Professor Doutor, para a obtenção
de título de Livre-Docência e para o provimento de cargo de Professor Titular.
O objetivo das mudanças é aperfeiçoar os processos visando à contratação de
docentes comprometidos com os objetivos da Universidade, das Unidades de Ensino
e Pesquisa e dos departamentos. O ingresso de novos docentes na USP pode
ocorrer nas categorias de Professor Doutor e Professor Titular e a progressão
vertical na carreira envolve o concurso para Livre-Docência. Para os concursos
de ingresso na categoria Professor Doutor, uma das mudanças aprovadas diz
respeito à possibilidade da apresentação, no momento da inscrição, de um
projeto acadêmico, que servirá como prova eliminatória. Anteriormente, em um
concurso de duas fases, somente a prova escrita poderia ser utilizada como
eliminatória. A definição da utilização do projeto acadêmico e/ou da prova escrita
será facultada à unidade.
Saiba mais. Fonte: Jornal da USP – 07/08/25
07 agosto 2025
Novas diretrizes da CAPES trazem avanços e desafios
No último dia 6 de maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou novas
diretrizes que serão adotadas para classificar os cursos de
pós-graduação no Brasil no quadriênio 2025-2028. A CAPES é uma fundação
vinculada ao Ministério da Educação. Faz parte de sua missão avaliar a
qualidade das pós-graduações stricto sensu, com impacto
direto sobre os cursos: uma avaliação negativa leva à redução de bolsas para
estudantes, à perda de repasses de recursos orçamentários e pode causar até o
descredenciamento do curso. A quantidade de cursos, a pluralidade de áreas e as
inúmeras dimensões de uma pós-graduação (ensino, pesquisa, extensão,
internacionalização, formação de pessoas, etc.) tornam o trabalho de avaliação
uma tarefa bastante complicada, considerando ainda que os avaliadores,
normalmente, são pesquisadores que não se dedicam exclusivamente a esta
atividade. Ir, portanto, além de uma avaliação apenas quantitativa e incorporar
análises que consigam captar a qualidade de um programa de pós-graduação é
desafiador – nessa direção, as novas diretrizes da CAPES são muito boas, permitindo
que cada programa utilize indicadores mais adequados à sua área. Saiba mais.
Fonte: Jornal da UNESP – 06/08/25
Assinar:
Postagens (Atom)