26 março 2020

Manual de preencimento do Currículo Lattes

Ainda está com dúvidas sobre como preencher seu Currículo Lattes? Pois é, parece que essa ferramenta ainda traz muitas coisas desconhecidas dos pesquisadores. Que tal ver um outro manual muito prático?  Confira este manual: https://goo.gl/l8aYZ9




25 março 2020


Como criar e gerenciar suas senhas na internet

Vazamentos de dados prejudicam a segurança digital dos usuários. Mas existe uma série de técnicas que possibilitam bloqueios mais fortes e seguros

Em janeiro de 2019, cerca de 770 milhões de endereços de email do mundo todo tiveram sua segurança comprometida, no maior vazamento de dados de todos os tempos.
Batizado de “Coleção #1”, o vazamento comprometeu a segurança dos dados de usuários de mais de 2.000 serviços digitais, incluindo plataformas como a rede social LinkedIn e o serviço de armazenamento na nuvem Dropbox.
O episódio, aliado a outros similares acontecidos no passado, resultou no comprometimento de pelo menos 1,1 bilhão de endereços de email, segundo Troy Hunt, diretor regional da Microsoft e especialista em segurança digital.
Usar a mesma senha em diversos serviços digitais é um dos maiores riscos para a segurança digital, segundo especialistas. De acordo com uma pesquisa feita em 2018 pela empresa de consultoria LogMeln, 59% dos usuários de internet usam a mesma senha para múltiplos acessos em sites diferentes. A pesquisa foi feita a partir de entrevistas com 2.000 pessoas em cinco países.
Outro estudo, feito pela empresa Cyclonis, especializada em segurança digital, demonstrou que senhas como “12345” são muito comuns, apesar de serem fracas. A pesquisa entrevistou 275 americanos, e 34% deles admitiram o uso de combinações simples como essa.  
Confira em: Como criar uma senha forte.   Fonte: Nexo - 25/03/20

24 março 2020


Academia repudia mudanças na distribuição de bolsas da Capes

Dezenas de entidades científicas e acadêmicas estão reivindicando a revogação de uma portaria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), que altera as regras para distribuição de bolsas de mestrado e doutorado entre os programas de pós-graduação de todo o País.
Publicada no dia 18 de março, em meio à eclosão da epidemia de covid-19 no Brasil, e sem qualquer consulta ou aviso prévio à comunidade acadêmica, a Portaria 34 faz alterações cruciais no novo regramento, lançado um mês atrás pela própria Capes. Ela amplia significativamente os limites de variação no número de bolsas que cada programa poderá receber daqui para frente.  
Leia mais  Fonte: Jornal da USP - 24/03/20

Novos critérios da Capes vão cortar bolsas até de cursos de excelência
Os novos critérios estabelecidos pela Capes para a distribuição de bolsas de pós-graduação no Brasil vão cortar benefícios mesmo de universidades e cursos considerados de excelência no país.
É o que dizem os programas que já conseguiram fazer as contas a partir das novas regras divulgadas nesta semana pelo órgão subordinado ao MEC (Ministério da Educação)
Na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divide com a USP (Universidade de São Paulo) o topo do ranking das melhores universidades do Brasil, o programa de engenharia elétrica será o mais afetado. O curso, que tem nota 6 em uma escala que vai até 7 no conceito da própria Capes, terá 40 bolsas a menos: 21 no doutorado e 19 no mestrado.  Fonte: Folha de S. Paulo – 24/03/20

Aciesp vê com preocupação desdobramentos da Portaria 34 da Capes

A Diretoria da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, ACIESP, avaliando a portaria Capes, no 34, de 9 de março de 2020, que altera os critérios para concessão de bolsas de estudo dos cursos de pós-graduação, expressa sua preocupação com os desdobramentos negativos que tal decisão trará  para o sistema brasileiro de ciência e tecnologia.
A ACIESP vem juntar-se a outros representantes da comunidade científica no pleito aos dirigentes da Capes para que reconsiderem essa nova política. Achamos também que é necessário ampliar o debate sobre a importância do sistema de pós-graduação brasileiro, com qualidade referendada internacionalmente, e das necessidades de avanço científico e tecnológico no Brasil.
Achamos importante termos um sistema de pós-graduação que diminua as desigualdades regionais, que são enormes. Apesar disso temos muitos cursos notas 6-7, que são de nível internacional. O atual sistema de pesquisa e pós-graduação no Brasil tem respondido às urgentes necessidades do país inclusive na atual crise da COVID-19, e se transformou em essencial auxiliar da sociedade para fazer escolhas econômicas e políticas em um mundo de grande complexidade.
A Diretoria da ACIESP, representando um grande número de pesquisadores de notório destaque científico em várias áreas do conhecimento, manifesta preocupação com a recente portaria 34 da CAPES, pela redução ainda maior das bolsas de Pós Graduação, que são o coração do sistema científico do Brasil. Temos que aumentar os recursos para Ciência e Tecnologia no país, para não comprometer nosso futuro como nação independente e próspera.   Fonte: ACIESP - 24/03/20

Capes esclarece modelo de concessão de bolsas

A respeito da portaria 34 a Capes esclarece que:
Como parte do esforço para a alocação de bolsas de mestrado e doutorado de forma equânime para todos os cursos de pós-graduação stricto sensu, a Capes publicou as portarias 1820 e 21, em fevereiro deste ano, por meio de modelo inédito de distribuição de bolsas.
Em março foi publicada a portaria 34, que tratou apenas do estabelecimento de pisos e tetos de concessão de bolsas para os cursos, não alterando os critérios de concessão de bolsas e assegurando a aplicação de regras isonômicas, com critérios objetivos mensuráveis.
Não foi feito corte algum, muito pelo contrário. Em fevereiro de 2020, quando a Capes anunciou o modelo de concessão de bolsas, havia ao todo 81.400 bolsas no País, distribuídas por mais de 350 instituições de ensino superior – públicas e privadas – que abrangiam mais de 7 mil cursos. Um mês depois, em março, com a implementação do modelo, este número passou para 84.786 benefícios para mestrado e doutorado. O aumento foi necessário para atender os cursos mais bem avaliados.
De acordo com os principais indicadores estabelecidos – nota da avaliação e número de titulados – o modelo aponta se há, em determinado curso, falta ou excedente de bolsas. No segundo caso, as bolsas excedentes permanecem no curso a título de empréstimo, a depender do seu desempenho, essas bolsas poderão ser reincorporadas à sua origem.
Ressaltamos que a adoção do modelo não vai retirar a bolsa de estudantes que têm, atualmente, o benefício. O Modelo, como qualquer outro que utiliza critérios isonômicos, trará reduções de futuras bolsas para uma parte dos cursos, como aqueles que já estão com nota 3 (o menor dos níveis) por três ou mais avaliações consecutivas, e elevará o quantitativo de auxílios a outros cursos, a exemplos dos considerados de excelência, com notas 6 e 7 na avaliação. O modelo corrige um cenário de intensa distorção.  Leia mais.  Fonte: CCS/CAPES - 24/03/20

Capes prorroga prazos para defesas de teses

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) atendeu a uma reinvindicação da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e prorrogou os prazos para defesas de teses dos programas de pós-graduação por 60 dias. A agência também orientou que as bancas de mestrado e doutorado sejam realizadas por meio virtual.
Na semana passada, em virtude do avanço da pendemia Covid-19 e as recomendações de isolamento social feitas pelas autoridades sanitárias, a ANPG havia oficiado ministérios e agência de fomento à pesquisa solicitando que as atividades presenciais da pós-graduação fossem suspensas e que medidas para readequação dos prazos fossem tomadas, de maneira a preservar a saúde de estudantes e professores.   Leia mais.   Fonte: Ascom-ANPG

Ensino a distância é nova realidade para professores de graduação da USP


A suspensão das atividades acadêmicas presenciais nos campi da Universidade de São Paulo (USP), frente à disseminação do coronavírus, colocou quase 60 mil estudantes de graduação da instituição diante do desafio de novas formas de aprendizagem. A educação a distância, que na maioria das instituições de ensino superior se dá por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, pode substituir temporariamente as aulas presenciais pelo prazo inicial de 30 dias,  conforme a portaria número 343, publicada no dia 17 de março pelo Ministério da Educação (MEC).
Para garantir a qualidade do ensino nos diversos cursos de graduação da USP, os professores da Universidade contam com duas plataformas de ensino a distância mantidas e gerenciadas pela pela Pró-Reitoria de Graduação, com apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação. São os sistemas e-Disciplinas, que controla desde a organização das turmas até a avaliação on-line, e o e-Aulas, para publicação de aulas em formato de vídeo. Ferramentas como essas já vinham fazendo parte, em anos anteriores, de oficinas para professores realizadas pela Universidade, por meio do Programa de Desenvolvimento Docente.

Principais plataformas de educação a distância da USP

O e-Disciplinas tem como base a plataforma Moodle, um dos sistemas mais utilizados na educação a distância. Lá é possível o professor organizar todo o curso, colocando material didático de diversos tipos (texto, áudio, imagem etc), criando mecanismos de interação em chats, fóruns e questionários, além de realizar a avaliação final com questões abertas ou de múltipla escolha.  
O e-Aulas é o principal repositório de vídeo-aulas da USP,  com o conteúdo de mais de 180 disciplinas. O professor da Universidade conta com vários tutoriais que ensinam a criar vídeos interativos e apresentações para tornar as aulas on-line mais interessantes. O docente publica o vídeo e depois dá o link para os alunos no e-Disciplinas ou envia por e-mail ou redes sociais. Todos os conteúdos são protegidos pela Lei de Direitos Autorais.  Leia mais 
Fonte: Jornal da USP - 23/03/20

Quadro Geral de Funcionamento das Bibliotecas da USP atualizado em 14/04/20




23 março 2020

Atividades em Bibliotecas: limpeza, higienização e desinfecção

Considerando a necessidade de prevenção de doenças, especial atenção deve ser dada às atividades realizadas em ambientes de trabalho, incluindo as Bibliotecas. Algumas recomendações podem ser úteis. 

PROCEDIMENTOS GERAIS
  • Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço descartável; descarte o lenço no lixo e lave as mãos; caso apresente sintomas de resfriado, evite contato com outras pessoas, permaneça em casa;
  • Evite aglomerações e ambientes fechados e mantenha distância social de ao menos um metro;
  • Procure manter os ambientes ventilados;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como canetas, lápis, copos, celular, etc.;
  • Mantenha as superfícies livres de adornos e os objetos de trabalho limpos;
  • Mantenha a higiene das mãos, rosto e cabelos;
  • Evite levar as mãos à boca e nariz antes de estarem limpas;
  • Antes de manusear objetos de uso compartilhado, lave suas mãos.
LIMPEZA GERAL
De acordo com matéria divulgada recentemente com base em estudo publicado na revista científica “New England Journal of Medicine” o coronavírus responsável pela doença Covid-19 consegue sobreviver até 3 dias em algumas superfícies, como plástico ou aço.

                                                Leia mais.   Fonte: AGUIA - 23/03/20

Comunicado sobre documentos referentes à bolsas e auxílios de Pesquisas do CENA


De acordo com o e-mail de 4 de abril de 2018 referente à concessões de bolsas e auxílios a pesquisadores, deverão ser encaminhados exclusivamente no formato eletrônico (pdf) através do Sistema SAPEB
A Seção de Projetos fará a impressão dos documentos, providenciará a coleta das assinaturas do Senhor Diretor e os encaminhará em seguida aos interessados.
A documentação não precisa estar assinada pelo bolsista e/ou orientador. Mas se o pesquisador ou o bolsista decidir encaminhá-la já assinada (via impressa), ela só será enviada para a assinatura da Diretoria após devidamente inserida no Sistema SAPEB, e aprovadas pelo Chefe Técnico de Divisão Científica e pela Diretoria.
Após assinados, os documentos serão deixados aos interessados nas respectivas caixas de correio no Protocolo.
Quaisquer dúvidas ou tratativas mais específicas, como convênios e contratos de pesquisa por exemplo, poderão ser encaminhadas à Seção de Projetos: projetos@cena.usp.br.
Fonte: CENA-USP - 23/03/20

A MIT Press disponibiliza acesso temporário a e-books

Fundada em 1962, a MIT Press é uma das maiores e mais conceituadas editoras universitárias do mundo e uma editora líder de livros e revistas na interseção de ciência, tecnologia, arte, ciências sociais e design. Os livros e revistas da MIT Press são conhecidos por sua ousadia intelectual, padrões acadêmicos, foco interdisciplinar e design diferenciado.
A MIT Press está empenhada em repensar o que uma imprensa universitária pode ser. Nosso objetivo é ultrapassar os limites da publicação baseada em universidade, em parceria ativa com inovadores da comunidade do MIT e alinhada com a missão do MIT de avançar na pesquisa, ensino e soluções para problemas do mundo real.
Conhecida pelo design icônico, rigorosa bolsa de estudos e tecnologia criativa, a Press avança o conhecimento publicando trabalhos significativos de importantes educadores e pesquisadores de todo o mundo, para o acesso, impacto e público-alvo mais amplo possível. Honramos a complexidade com um trabalho provocador e transformador que atravessa as fronteiras acadêmicas e geográficas.  A partir de hoje (23), a editora MIT Press está disponibilizando para a Universidade de São Paulo (USP), acesso temporário aos seus e-books até 31 de maio de 2020.  
Fonte: IGc-USP - 23/03/20

Mestrado em análise de imagens de sementes e plântulas na USP

Uma Bolsa FAPESP de Mestrado é oferecida pelo projeto “Métodos de análise de imagens não destrutivos para avaliação da qualidade de sementes”, conduzido no Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP), em Piracicaba (SP). As inscrições se encerram em 31 de março de 2020.
Espera-se com o projeto encontrar padrões de imagens ópticas por meio de técnicas modernas que permitam a caracterização de alterações nos padrões de qualidade de sementes de cenoura, tomate, pinhão-manso e amendoim, bem como dar continuidade aos trabalhos que o grupo de pesquisadores vem realizando nos últimos anos.
A oportunidade está vinculada ao subprojeto “Relação da fluorescência de clorofila na germinação com o potencial fisiológico de sementes de soja”. São requisitos ter graduação em agronomia, biologia ou áreas correlatas, experiência em pesquisa e bom nível de inglês.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail da pesquisadora Clissia Barbosa da Silva (clissia_usp@hotmail.com), com a descrição “Mestrado – Nome do candidato” no campo assunto. Os candidatos devem encaminhar os seguintes documentos em formato PDF: currículo Lattes atualizado, histórico escolar da graduação e duas cartas de recomendação.
Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3515.
Os requisitos e benefícios das bolsas mestrado da FAPESP estão disponíveis no site www.fapesp.br/bolsas/msOutras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
Fonte: Agência FAPESP - 23/03/20

Acesse o glossário em bit.do/fFxk2


22 março 2020




Acordo Embrapa-Finep aproxima ciência e setor privado


O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti, participou nessa quarta-feira (18) da solenidade de assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que, a partir de agora, vai contribuir com o fomento à inovação de empresas privadas que adotem tecnologias da Embrapa ou que desejem desenvolver tecnologias em parceria.
Pelo acordo, serão destinados R$ 100 milhões em recursos reembolsáveis para contratações nos próximos dois anos. As empresas poderão acessar a linha de financiamento reembolsável do Programa Finep Conecta, que oferece condições para empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento, em parceria com instituições de ciência e tecnologia.
“Esta é uma iniciativa que vai contribuir muito com a aproximação entre as empresas privadas e a pesquisa”, comentou o presidente Celso Moretti. “E essa tem sido uma das nossas metas prioritárias no último ano”. Segundo ele, a partir da orientação do Mapa, a Embrapa conseguiu, desde janeiro de 2019, quadruplicar a quantidade de projetos desenvolvidos em parceria com o setor privado, passando de 6% para quase 20% do total de projetos da carteira da Embrapa.
Moretti destacou ainda a chamada Pontes para Inovação, realizada no início do mês em Piracicaba (SP), com a participação de mais de 60 startups de todo o país. “Colocamos em proximidade fundos de investimentos e as startups, que poderão ser beneficiadas com recursos e se desenvolver”, completou. “E agora, na semana em que comemorados sexta-feira (20) o Dia Mundial da Agricultura, com a assinatura desse acordo, teremos ainda mais condições de fazer com que o agro siga avançando e que empresas tenham recursos a um valor mais baixo, com período de carência maior, juros subsidiados e, claro, os nossos centros de pesquisa possam usufruir e avançar ainda mais na ciência, na tecnologia e na inovação que têm apoiado o agro brasileiro”.     Leia mais.  Fonte: Jornal da Ciência – 19/03/02

20 março 2020


Tendo em vista as decisões da Reitoria da USP, o disposto nos Decretos Nº 64.862/20 e Nº 64.864/20 e o decidido em Reunião das Chefias Técnicas com a Diretoria do CENA-USP em 18 de março p.p. sobre a adoção de medidas temporárias e emergenciais contra o contágio pelo Covid-19, além de colaborar na garantia da manutenção das atividades na Universidade, informamos que, a partir de 23/03/2020, estaremos trabalhando de maneira remota e os atendimentos, mediante demanda, serão feitos como segue:
                                                          : :  2ª feiras:   9h às 11h
                                                          : :  4ª feiras: 10h às 12h
                                                          : :  6ª feiras: 14h às 16h
Informamos que, todas as solicitações deverão ser feitas através do e-mail: 
Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos.
Seção Técnica de Biblioteca - CENA-USP

Sobre empréstimos das Bibliotecas da USP

Comunicamos que todas as datas de devolução de obras dos acervos das Bibliotecas da USP foram postergadas automaticamente até o dia 22 de abril de 2020.
Em virtude da suspensão das aulas na USP além da recomendação geral de minimizar os riscos inerentes à situação do coronavírus, orientamos que os usuários entrem em contato por e-mail. Outras informações serão encaminhadas oportunamente, sempre que necessário.

Nota da CAPES: Modelo de distribuição de bolsas


No período em que o Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) esteve fechado para organizar os parâmetros da concessão, definida segundo o Modelo de Distribuição de Bolsas e publicado nas Portarias nº 18nº 20 e nº 21, de fevereiro de 2020, a Capes acelerou a convergência das diretrizes para privilegiar os cursos mais bem avaliados. A medida não implica em nenhum corte ou descontinuidade de pagamento das bolsas.
Para atingir esse objetivo, foram alteradas, em Portaria publicada na última quarta-feira, 18 de março, as limitações de piso e de teto previstas nas portarias de fevereiro. Essas novas limitações foram incluídas no modelo para permitir o controle da velocidade de correção das distorções que motivaram a elaboração do modelo de concessão.
Com essas alterações, cursos com notas mais altas, como os de excelência, receberão mais rapidamente um número maior de bolsas que, muitas vezes, estavam alocadas em cursos com nota mínima há vários anos.
Todos os critérios do modelo continuam válidos: nota e nível (mestrado e doutorado) dos cursos, o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM) onde são ofertados os cursos e titulação média.
A Capes ressalta ainda que o Modelo de Distribuição de Bolsas se aplica aos programas institucionais de fomento: Programa de Demanda Social (DS), Programa de Excelência Acadêmica (PROEX), Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) e Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (PROSUC).
O resultado da Avaliação da Pós-Graduação feita pela Fundação deve ser o principal norteador da concessão de bolsas de mestrado e doutorado no País. Programas de pós-graduação de reconhecida relevância para o desenvolvimento do País também serão apoiados por meio de programas estratégicos.
A Capes Informa que o SCBA estará aberto às instituições entre os dias 20 e 27 de março. Os bolsistas vigentes continuam recebendo normalmente.   Fonte: CCS/CAPES - 20/03/20