Artigo de Rui Oppermann, professor da UFRGS e membro ENLACES
e KAIRÓS, e Jorge Audy, professor da PUCRS e também membro KAIRÓS, para o
Jornal da Ciência
25 maio 2022
III Conferência Mundial de Educação Superior: reflexões e perspectivas
24 maio 2022
Panorama 2021 da produção científica no Brasil e no mundo será apresentado nesta 4.ª feira
O cenário da pandemia da Covid-19 influenciou a produção científica no Brasil e no mundo no ano passado? Quais foram as instituições brasileiras que mais contribuíram com a comunidade científica? Que áreas exercem protagonismo nesse campo?
Essas e outras questões serão discutidas nesta quarta-feira, 25 de maio, às 10h30, durante o webinar de lançamento do “Boletim Anual do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi)”. Promovido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), o evento é aberto ao público e contará com a participação de representantes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Boletim OCTI apresenta a atualização dos monitoramentos temáticos da ciência brasileira e mundial e em indicadores de CT&I. A programação será realizada pelo canal do CGEE no Youtube. Se inscreva neste link. Fonte: CGEE - 24/05/22
Webinar: Lançamento do Boletim Anual do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação
Data: 25/05/2022 | quarta-feira | Hora: 10h30 (horário de Brasília)
Diversidade na Ciência: qual a importância de equipes diversas para a inovação científica e tecnológica? O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) promove um debate virtual sobre o “Guia de Formação de equipes extraordinárias” que aborda a necessidade da diversidade na Ciência quanto à raça, etnia, gênero e regionalidade.
A transmissão do evento será no YouTube, na próxima quarta-feira, 25 de maio, às 15 horas.
CONFAP lança editais de 2022 do Prêmio de CT&I e do Prêmio de Boas Práticas em Fomento à CT&I
Inscrições e Programa |
O Grupo de pesquisa BRIET estuda o conceito de dados de pesquisa e os processos que envolvem sua transformação em informação e conhecimento científico. Estuda os cenários que dão origem à geração, uso e compartilhamento intensivos de dados: eScience, Ciência Aberta, simulação, big data científico versus cauda longa da ciência e que possibilitam o seu reuso para fins de geração de novos conhecimentos, Estuda ainda tecnologias e ferramentas que possibilitam a gestão, a organização, a recuperação e a disseminação de informações técnico-científicas. Fonte: CIN/CNEN - 23/05/22
Indicações para o Prêmio Fundação Bunge podem ser feitas até segunda-feira
23 maio 2022
O mundo está cada vez mais próximo de uma catástrofe climática, adverte ONU
Para explicar essa situação, o Jornal da USP No Ar 1ª Edição conversou com o professor Pedro Luiz Côrtes, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Ambiente e Energia (IEE) da USP, que alerta para o fato de as mudanças climáticas deixarem de ser uma possibilidade para o futuro, e sim uma realidade que se impõe cada vez mais. Para ele, exemplos não faltam para ilustrar a situação atual do planeta: “Os exemplos se mostram cada vez mais abundantes e cada vez com maior intensidade. A intensidade com a qual as mudanças climáticas vêm se impondo tem assustado”. Saiba mais.
Inovação na USP – inovação?
Por
Ronaldo de Breyne Salvagni, professor da Escola Politécnica da USP
Após ensino remoto, universidades precisam dar aula extra para calouros
A ação é emergencial, mas há possibilidade de renovação. São 376 projetos, com 498 tutores: estudantes do último ano, da pós e do pós-doutorado. Eles, reforça Neira, não substituem o professor. Dão atendimento mais individualizado e, pela idade próxima, têm vantagem em se conectar com o tutorado, na linguagem e no tipo de relação. Permite ainda a vivência do campus que os alunos não tiveram antes. Saiba mais. Fonte: Jornal da Ciência - 23/05/22
Ranking de Portais de Periódicos do Google Acadêmico 2022
De acordo com o Ranking Webometrics, durante os últimos meses, percebeu-se a indexação de registros de vários repositórios de acesso aberto pelo Google Acadêmico. A partir da experiência de alguns casos, parece que o GA penaliza o erro nas descrições dos metadados, por isso é importante que os repositórios afetados verifiquem seu nível de indexação e tentem identificar possíveis problemas.
Por favor, considere as seguintes diretrizes de Indexação Google Scholar:
- https://www.or2015.net/wp-content/uploads/2015/06/or-2015 -anurag-google-scholar.pdf
e o seguinte material: Expondo o Conteúdo do Repositório ao Google Acadêmico
Algumas sugestões para melhorar a visibilidade na web do conteúdo do seu repositório Open Access institucional: “Altmetrics of the Open Access Institutional Repositories: A Webometrics Approach”. Ainda de acordo com o Webometrics, como serviço para a comunidade Open Access, a equipe está disponibilizando cinco listas de repositórios (todos (institucional+assunto), institucionais, dados, portais de revistas e CRIS) com os números brutos de registros existentes no Google Scholar (ou Google Acadêmico) para seus domínios web ( site:xxx.yyy. zz excluindo citações e patentes) classificados por número decrescente de itens coletados durante a primeira semana de fevereiro de 2022. A lista ainda está incompleta, pois ainda estão sendo adicionados novos repositórios. O Portal de Revistas da Universidade de São Paulo aparece em 36º com 63.000 itens publicados. Confira: Ranking Webometrics de Portais de Revistas – Feb. 2022. Fonte: AGUIA - 18/05/22
FAPESP completa hoje 60 anos
22 maio 2022
Trial de Revistas da University of Chicago Press vai até 17 de julho
- Ciências Biológicas
- Letras e Artes
- Economia
- Política e Ciências Sociais
- Humanas, História e Educação