20 dezembro 2020
Nutrição: um dedo de informação
O engenheiro-agrônomo Luiz Antonio Martinelli, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP, explica como a composição química das unhas pode ser usada para analisar a dieta da população.
Parceria com a França retomará mobilidades em setembro de 2021
As mobilidades de estudantes brasileiros para a França pelo
Programa Brasil/França Agricultura
(Brafagri) foram remanejadas para setembro do próximo ano. O
adiamento, reflexo do entendimento conjunto entre a Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Conférence des Directeurs des
Écoles Françaises d'Ingénieurs (CDFI), se deu em virtude da
insegurança de aulas presenciais ainda no primeiro semestre na França.
A
CAPES informou nesta sexta-feira, 18 de dezembro, a mudança de data aos
coordenadores de projetos das universidades brasileiras. “Faremos o possível
para garantir a mesma quantidade de bolsas prevista originalmente, mas depende
de orçamento. Nossa principal preocupação no momento é ver as condições de
mobilidade”, disse Heloísa Hollnagel, diretora de Relações Internacionais da
Fundação.
A
medida vale para os projetos com mobilidades até então previstas para 2020, de
estudantes que tenham completado entre 40% e 80% da carga horária do curso no
momento da indicação no sistema da CAPES. Dessa forma, destaca-se que são os
coordenadores dos projetos beneficiados pelo edital que indicam os estudantes
que atendem aos critérios previstos. A Fundação analisa se será possível enviar
alunos com mais de 80% do curso concluído para a França, dadas as condições
atípicas de 2020.
A
CAPES divulgará a lista de participantes da mobilidade 2020 até março de 2021.
A mesma decisão foi tomada para
o Brasil/France Ingénieur
Technologie (Brafitec), programa de intercâmbio para a França de
pesquisadores da área de Engenharia (leia perguntas e respostas sobre
o Brafitec). As bolsas estão asseguradas para os estudantes a partir de
setembro de 2021, como acordado com os parceiros franceses.
O Brafagri é
um programa de intercâmbio de alunos de graduação e missões de trabalho para
equipes de professores. A iniciativa é voltada às Ciências Agronômicas,
Agroalimentares e Veterinária e seu funcionamento se dá por meio de parcerias
entre universidades brasileiras e instituições francesas. Fonte: CCS/CAPES - 18/12/20
19 dezembro 2020
Congresso aprova projeto que pode liberar R$ 9 bilhões para a ciência em 2021
A liberação chega em boa hora para reverter o colapso orçamentário e afastar o risco de um apagão científico no Brasil, em função dos numerosos cortes aplicados ao setor nos últimos anos. O orçamento disponível para investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) este ano é de apenas R$ 3,7 bilhões, e a proposta do governo para 2021 é reduzir ainda mais esse valor, para R$ 2,7 bilhões.
Criado em 1969, o FNDCT é um fundo de natureza contábil que recebe contribuições de diversas fontes para apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico do País — equivalente ao Fundeb, na área da Educação. Deveria ser a principal fonte de recursos para a ciência no Brasil, mas a maior parte do dinheiro arrecadado nos últimos anos — cerca de R$ 25 bilhões entre 2006 e 2020, segundo dados da Finep, a empresa pública que gerencia e operacionaliza os recursos do fundo — foi retida pelo governo federal e redirecionada para outras finalidades, como o pagamento de juros da dívida pública.
18 dezembro 2020
Os benefícios da internet no Brasil
Em 1992, entrou em operação o primeiro backbone de internet do Brasil, com a conexão de rede acadêmica entre Rio de Janeiro e São Paulo, em apoio à realização da Eco-92. Antes da abertura para a internet comercial no Brasil, foi a primeira vez em que pessoas físicas não vinculadas à universidade puderam ter uma experiência semelhante à transferência de arquivos e uso de correio eletrônico.
e-Aulas USP: Portal de vídeoaulas
O e-Aulas foi idealizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação da USP (STI), em 2015 foi integrado às ferramentas de ensino da Pró-Reitoria de Graduação, e atualmente é gerenciado pelo Núcleo de Mídias Digitais vinculado à Pró-reitoria de Graduação. Veja mais.
17 dezembro 2020
Acesse o conteúdo gravado do Internet Festival 2020
Docência durante a pandemia: tempos estranhos e/ou momentos de descobertas?
Vacinas: especialistas da USP esclarecem a população sobre tema que engaja todo o País
Em encontro multidisciplinar sobre vacinas contra a covid-19, cientistas dão um panorama da situação, esclarecem dúvidas e discutem principais desafios; live transmitida no Canal USP teve uma das maiores audiências do ano
Pró-Reitoria de Graduação seleciona propostas para modernizar a grade curricular
As propostas devem incentivar a análise crítica da estrutura curricular atual, a incorporação de novas metodologias de ensino, o compartilhamento de estratégias bem-sucedidas, e a redução do conteúdo expositivo e aumento do uso de estratégias ativas que possibilitem aprendizagem significativa pelos estudantes.
“A pandemia da covid-19 demandou uma rápida adaptação, tanto de estudantes quanto dos docentes, para viabilizar o ensino remoto durante o isolamento social. Dessa forma, a USP conseguiu manter parte considerável de suas atividades teóricas ministradas de forma não presencial, utilizando plataformas e recursos digitais. Agora queremos aproveitar esses conhecimentos e as experiências adquiridas para refletir sobre novas possibilidades para reformular e reestruturar o ensino de graduação”, explica o pró-reitor de Graduação Edmund Chada Baracat.
Para o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, “a experiência do ensino remoto precisa ser aproveitada e é o momento de se avaliar as novas possibilidades para o ensino de graduação. O edital da PRG é uma oportunidade para as unidades refletirem sobre as estruturas curriculares”.
O edital completo está disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação. Veja mais.
Fonte: Jornal da USP - 16/12/20
16 dezembro 2020
FEALQ adota novo procedimento para as solicitações de pagamentos
Novo procedimento passa a ser adotado em todas as solicitações de pagamentos enviadas à FEALQ a partir de 4 de janeiro de 2021
Vaga de estágio no Laboratório de Ecotoxicologia do CENA-USP
- As áreas de estudo são Comportamento de pesticidas no ambiente e Absorção e translocação de herbicidas em plantas.
- Há a possibilidade de concessão de bolsa
- Início: Janeiro de 2021