10 fevereiro 2022

“Boletim USP-Covid” traz informações e orientações semanais sobre a pandemia

Canal USP iniciou, nesta semana, a publicação de entrevistas semanais com membros da nova Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, com o objetivo de manter a comunidade informada sobre a situação da pandemia no Estado de São Paulo, além de tirar dúvidas e repassar recomendações importantes sobre a covid-19. 
O novo programa, chamado Boletim USP-Covid, irá ao ar toda segunda-feira, às 18h, com a participação de um especialista da comissão, abordando as questões e os acontecimentos mais recentes da pandemia. O público poderá participar enviando suas perguntas e sugestões por meio de um formulário on-line, disponível aqui.
No primeiro episódio, publicado em 7 de fevereiro, os professores Aluisio Segurado e Anna Sara Levin, da Faculdade de Medicina da USP, falaram sobre as medidas adotadas pela Universidade para lidar com a pandemia em 2022 e sobre como se proteger da contaminação pelo vírus.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 09/02/22

09 fevereiro 2022

Plataforma Dimensions Analytics está disponível na Universidade de São Paulo (USP)

O desenvolvimento científico global e a competitividade entre as universidades estão demandando estratégias cada vez mais complexas de gestão, com foco na produção científica sustentável e incremento da colaboração internacional.
O sucesso de uma instituição depende de formar bons profissionais mas também depende de manter pesquisadores de primeira linha, obter o financiamento necessário, além de garantir uma estrutura apropriada para obter resultados de pesquisa de impacto, revelando seu real desempenho acadêmico e científico para seu país e para o mundo. A plataforma Dimensions foi desenvolvida para apoiar diferentes grupos dentro de uma organização de pesquisa, desde os próprios pesquisadores, coordenadores de pesquisa, bibliotecários, editores de revistas e livros, até estudantes, para o alcance de tais objetivos de qualidade.
Plataforma Dimensions contempla conteúdos bem mais amplos e distintos que outras plataformas analíticas de publicações científicas como SciVal (Elsevier) e InCites (Clarivate Analytics), uma vez que se baseia em Identificadores de Objetos Digitais (DOIs) atribuídos a documentos digitais publicados em geral tais como artigos, e-books, conjuntos de dados científicos, menções online, testes clínicos, patentes, documentos de políticas, financiamentos, independente de indexação nas bases de dados mencionadas, fornecendo links para os websites onde os conteúdos digitais efetivamente podem ser consultados, bem como dados de impacto nas redes sociais podem ser imediatamente visualizados.   Saiba mais.
Fonte: AGUIA - 09/02/22

Instituições são aprovadas em avaliação do PrInt

As 36 instituições de ensino superior e pesquisa que integram o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foram aprovadas na avaliação intermediária realizada em janeiro. O resultado foi publicado pela CAPES nesta segunda-feira, 07, no Diário Oficial da União. O Comitê de especialistas designado para a avaliação intermediária analisou, entre os dias 24 e 27 do mês passado, a documentação apresentada pelas instituições. O próximo passo é a realização, em março, de seminário para discussão, com as instituições participantes, dos resultados e de perspectivas futuras do programa de internacionalização.
A avaliação teve como base o Plano de Trabalho para Internacionalização (PTI), um sistema no qual as instituições participantes do programa informam os dados do período já executado de seus projetos. Foram analisados três módulos: o compromisso institucional, as parcerias e redes de pesquisa e o relatório consolidado com os aspectos mais relevantes de cada tema estratégico utilizado pela IES. 
Lançado em 2017, o PrInt tem como objetivo fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições atendidas, nas áreas do conhecimento por elas priorizadas. Pelo Programa, a CAPES apoia 581 projetos de pesquisa institucionais planejados com 197 temas estratégicos, para atividades em mais de cem países parceiros.   Saiba mais.   Fonte: CCS/CAPES - 08/02/22

Grupo pretende editar o genoma da cana para aumentar a produção de açúcar e o volume de biomassa

Melhorar a produtividade da cana-de-açúcar para aumentar a produção de bioetanol é o objetivo de um projeto desenvolvido no âmbito do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), da Universidade de São Paulo (USP). O primeiro passo do trabalho, coordenado pelo biólogo Marcos Buckeridge, será sequenciar o genoma da cana em nível cromossômico e obter o mapa de genes da planta.
“O genoma é dividido em cromossomos e os genes que coordenam funções biológicas estão espalhados entre eles. Para entender como o crescimento vegetal é coordenado, é necessário conhecer as posições exatas de cada gene ativado durante o crescimento”, explica Buckeridge, que é professor do Instituto de Biociências (IB-USP) e diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do Bioetanol, que é apoiado pela FAPESP.
No trabalho será utilizado um sistema desenvolvido por um dos integrantes da equipe, Diego Riaño-Pachón, professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP). “Ele criou um modelo que será de grande valia para conseguirmos chegar ao sequenciamento do genoma da cana em nível cromossômico”, afirma Buckeridge.   Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP - 09/02/22

Inteligência Artificial é usada para descartar currículos mal-elaborados

Recente pesquisa sobre recursos humanos mostrou que 45% dos recrutadores levam apenas 20 segundos para descartar um currículo. Essa rapidez, conta a professora Adriana Caldana, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, é explicada pelo uso cada vez mais frequente da Inteligência Artificial nessas triagens.
Segundo a professora, pelo grande volume de currículos recebidos, as organizações estão usando a tecnologia para filtrar dados disponibilizados em nuvens e internet e comparar com as habilidades requeridas pela vaga, realizando a triagem em questão de microssegundos. Por isso, recomenda a quem busca por colocação no mercado de trabalho deixar os currículos enxutos e ativos nas plataformas de emprego e também associar ao perfil palavras-chave relacionadas à vaga pretendida. Os cuidados podem evitar o descarte de candidatos, feito quase que imediatamente por 68% dos recrutadores, por “falta de experiência” constatada em má estruturação do currículo. 
Informa a professora que existem até cursos com profissionais de tecnologia da informação que ensinam a conectar o currículo do candidato às palavras-chave verificadas pelos recrutadores ou até mesmo pelas plataformas digitais de emprego. “Antigamente a gente ensinava como desenhar o currículo, hoje é mais comum a gente dar dicas, como associar as palavras-chave ao nosso perfil profissional”, diz.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 08/02/22 

08 fevereiro 2022

Elsevier incorpora um código exclusivo em artigos de periódicos acadêmicos baixados pelos usuários

A Elsevier incorpora um código exclusivo em todos os artigos de periódicos acadêmicos baixados pelos usuários. Os pesquisadores de segurança temem que isso possa ser usado para identificar pessoas que compartilham PDFs.
Um dos maiores editores de artigos acadêmicos do mundo disse que adiciona uma impressão digital exclusiva a cada download de usuários de PDF na tentativa de evitar ransomware, não para impedir a pirataria.
A Elsevier defendeu a prática depois que um pesquisador independente descobriu a existência das impressões digitais únicas e compartilhou suas descobertas no Twitter na semana passada.
“O identificador no PDF ajuda a evitar riscos de segurança cibernética para nossos sistemas e para os de nossos clientes – não há metadados ou dados pessoais capturados por eles”, disse um porta-voz da Elsevier. “A impressão digital em PDFs nos permite identificar fontes potenciais de ameaças para que possamos informar nossos clientes para que possam agir. Essa abordagem é comumente usada em toda a indústria editorial acadêmica.”
Quando perguntado a quais riscos ele estava se referindo, o porta-voz enviou uma lista de links para artigos de notícias sobre ransomware.
No entanto, a Elsevier tem um longo histórico de perseguir pessoas que pirateiam ou compartilham seus artigos acadêmicos pagos. Em 2015, a Elsevier processou o SciHub, o "Pirate Bay of Science", que hospeda milhões de artigos de revistas, incluindo os da Elsevier. No passado, a empresa enfrentou críticas por adquirir outras plataformas acadêmicas que distribuíam trabalhos gratuitamente na tentativa de dominar o mercado. Algumas universidades boicotaram a Elsevier no passado, e a empresa usou ameaças legais contra outros sites que hospedam trabalhos acadêmicos online. A empresa já teve problemas de segurança cibernética antes. Em 2019, deixou um servidor aberto à internet pública e expôs endereços de e-mail e senhas de usuários.   Fonte: Latindex - 08/02/22

Capes responde à SBPC sobre a renovação de assinaturas de revistas do Portal Periódicos

A presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Cláudia Queda de Toledo, respondeu no dia 2 de fevereiro à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com respeito a renovação de assinaturas de revistas do Portal Periódicos. No documento, a entidade havia manifestado preocupação sobre possíveis atrasos na renovação de revistas científicas pelo Portal Periódico. Segundo ela, não houve a suspensão, nem a descontinuidade de nenhuma contratação, mas explica que a Capes tem negociado para garantir melhores valores o que tem levado mais tempo.
No dia 27 de janeiro o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, havia enviado à Toledo uma carta informando que a entidade havia recebido comunicações de associados, mencionando que as revistas da American Physical Society (APS), como a importante Physical Review, tiveram sua assinatura não renovada pelo Portal de Periódicos da Capes. E reforçou que a comunidade científica estava “apreensiva quanto aos impactos que o atraso na renovação das assinaturas dos periódicos da Capes pode acarretar”.
A presidente da Capes explica que como os contratos são “firmados em moeda norte americana, e, considerando que houve uma desvalorização cambial expressiva da moeda brasileira, frente ao dólar, o processo de contratação de conteúdo tornou-se mais longo, pois a Capes vem trabalhando com o intuito de garantir o mesmo conteúdo já assinado e o mesmo número de instituições atendidas, mantendo os preços dentro da realidade brasileira, atendendo a todas as recomendações dos órgãos de controle, não aceitando aumentos considerados abusivos”. Diante disso, informa, a fase de negociações comerciais tem levado mais tempo que o usual para ser finalizada. Veja aqui a carta da SBPC em PDF. Veja aqui a carta da Capes em PDF.  Fonte: Jornal da Ciência - 08/02/22

USP promove 2ª edição de curso sobre habilidades interpessoais

A Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) e o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), ambos da USP, promovem de 1º de março de 2022 a 28 de fevereiro de 2023 a segunda edição do curso de aperfeiçoamento Mundo 4.0 e Soft Skills. 
O intuito do curso, que será on-line, é ensinar aos participantes sobre o papel das novas tecnologias na maneira como as pessoas realizam suas funções, a partir do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao mundo 4.0, além do desenvolvimento de soft skills, que abordam as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
Entre os temas que serão abordados sobre soft skills estão: Propósito e gerenciamento do tempo; Autoconhecimento, autogestão, autocontrole, crenças limitantes e autossabotagem; Empatia e relacionamento; Confiança organizacional, empatia assertiva, mindset de crescimento e life long learning; Gerenciamento de relacionamentos, comunicação assertiva e técnicas de negociação; e Sucesso, fracasso e a condição humana nas organizações contemporâneas. 
Já sobre o mundo 4.0 estão entre os temas: Competências e habilidades do futuro (World Economic Forum); Gestão de projetos: Abordagens ágil e híbrida; Gestão de pessoas; Gestão de carreiras; Inteligência Artificial, big data, ciência de dados e aprendizado de máquina; e Empreendedorismo.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 07/02/22

Evento tem o intuito de tirar dúvidas sobre a base de dados Food Science Tecnology Abstract (FSTA)

O webinário “FSTA on EBSCOhost: Ask our expert drop in session”, organizado pela IFIS Publishing tem o intuito de tirar todas as suas dúvidas sobre o uso da FSTA no EBSCOhost. A FSTA (Food Science and Technology Abstracts) é uma base de dados especializada em ciência de alimentos, tecnologia e nutrição, cobrindo aspectos de pesquisa pura e aplicada nessas e em outras áreas relacionadas a alimentos.
A ajuda na estratégia de busca, o uso de cabeçalhos de assunto, a revisão de literatura, salvar e exportar os resultados buscados são algumas das dúvidas que poderão ser solucionadas no evento. O foco é abrir espaço para os participantes perguntarem sobre o que sentirem necessidade, seja uma pergunta específica de busca, uma pergunta sobre a funcionalidade da plataforma, ou qualquer outra coisa que queiram saber sobre a FSTA no EBSCOhost.
Os participantes terão a oportunidade de falar diretamente com a especialista em treinamentos Carol Hollier da IFIS Publishing, por meio da função de bate-papo ou verbalmente. Se a pergunta não puder ser solucionada no momento do webinário, a equipe da IFIS Publishing entrará em contato com o participante o mais rápido possível a fim de responder a dúvida.   Saiba mais.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 07/02/22
                              FSTA on EBSCOhost: Ask our expert drop in session
                              Data: 10 de fevereiro  |  Hora: 12h às 13h  |  Inscrição: Aqui  

Download

Inscrições abertas para a 4ª edição do Prêmio MapBiomas


A quarta edição do Prêmio MapBiomas, realizado em parceria com o Instituto Ciência Hoje, está com inscrições abertas até 18 de fevereiro. Ao todo, são R$ 60 mil em prêmios e a promoção dos trabalhos dos vencedores por meio de vídeos e redes sociais.
O Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas) é uma rede colaborativa formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia que produz mapeamento anual da cobertura e uso da terra desde 1985, valida e elabora relatórios para cada evento de desmatamento detectado no Brasil desde janeiro de 2019 e monitora a superfície de água e cicatrizes de fogo mensalmente desde 1985.
O objetivo do prêmio é reconhecer e estimular trabalhos que desenvolvam soluções e aprimorem a produção de conhecimento e aplicações em políticas públicas e no setor privado a partir dos dados de uma iniciativa, módulo ou produto do MapBiomas.   
Os candidatos podem se inscrever preenchendo formulário disponível no site da MapBiomasOs resultados e o evento de premiação serão divulgados em maio de 2022.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 08/02/22

Apoio à inovação e parceria entre empresa e universidade são temas de publicação da Fapesp

Fascículo que faz parte do livro comemorativo dos 60 anos da Fapesp apresenta avaliações de pesquisadores e gestores das três universidades públicas paulistas

Com o tema da inovação e do empreendedorismo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lança o sétimo fascículo que faz parte do livro comemorativo Fapesp 60 anos – Ciência, Cultura e Desenvolvimento. A publicação apresenta artigos de pesquisadores e gestores das três universidades públicas paulistas sobre iniciativas de apoio à inovação tecnológica e à articulação de parcerias entre empresas, universidades e institutos de pesquisa.
Chamado Inovação e Empreendedorismo, o fascículo destaca em A inovação em valorizar a inovação o impacto do aumento de 0,5% para 1% da dotação orçamentária da Fapesp, em 1989. Entre as iniciativas contempladas estão o Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite), em 1995, o Pipe, em 1997, os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids), em 2000, e, na última década, os Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs), entre outros.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 07/02/22

Tecnologia 5G deve possibilitar a construção de cidades inteligentes

O leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, foi o maior evento a disponibilizar faixas de frequência do País, arrecadando R$ 46,7 bilhões entre as dez operadoras participantes. Foram vendidas as faixas de frequência 700 MHz e 2,3 GHz, para melhorar a cobertura do 4G e, posteriormente, distribuir o 5G, e as faixas 3,5 GHz e 26 GHz, que irão distribuir o 5G “puro”. O 5G, no entanto, só deve chegar a toda a população em 2029 e aqueles sem acesso ao 3G e 4G ainda terão que esperar alguns anos pela internet.  
As estimativas são da própria Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), analisadas pelos especialistas em sistemas da informação Eduardo Martins Morgado, professor da Unesp de Bauru, e Kalinka Castelo Branco, professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos. Para os professores, o fato de todos terem acesso ao 5G é considerado um marco de inclusão social no País, mas avaliam que até lá serão necessárias a implementação de políticas públicas, instalar novas antenas, ampliar as áreas de cobertura e modernizar legislações de antenas.
Ouça entrevista dos professores Eduardo Martins Morgado, da Unesp de Bauru, e Kalinka Castelo Branco, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos da USP, sobre a revolução do 5G no Brasil.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 07/02/22

07 fevereiro 2022


Abertas as inscrições para apoio a eventos no País

Nesta segunda-feira, 07, começam as inscrições para o Programa de Apoio a Eventos no País (Paep). Até 23 de março, os interessados podem se candidatar pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). O resultado final será homologado a partir de 20 de junho. A seleção, apresentada no Edital nº 6/2022, vai apoiar financeiramente eventos científicos e tecnológicos de curta duração, realizados no Brasil com abrangência nacional ou internacional. O investimento de R$20 milhões será distribuído entre os classificados.
Paep estimula a disseminação da produção científica e tecnológica no País, incentivando a inovação e a geração de conhecimento, parcerias e produtos. Além disso, promove a melhoria da qualidade dessa produção e fortalece a cooperação científico-acadêmica, por meio de encontros destinados à pós-graduação e parceiros internacionais. 
Fonte: CCS/CAPES - 07/02/22

Preços abusivos praticados por revistas renomadas refletem escolhas erradas da comunidade científica

Em outubro de 2021, escrevi um artigo para a revista Questão de Ciência questionando a precificação dos artigos e a política editorial de acesso aberto de alguns jornais científicos. A discussão sobre o preço abusivo cobrado pelas editoras veio à tona em janeiro deste ano com um editorial da revista Nature Neuroscience que anunciava a “oportunidade” de optar pela categoria ouro para publicação de um artigo em acesso aberto pagando meros US$ 11,39 mil. O valor exorbitante, mais de R$ 60 mil, fala por si.
Embora o início do Movimento de Acesso Aberto remonte aos anos 1970 com o projeto Gutenberg, nunca houve um esforço tão grande e coordenado das universidades para aperfeiçoar as políticas relacionadas ao Acesso Aberto. É imprescindível que cada vez mais pessoas tenham contato com o conhecimento produzido na Academia. Porém, paralelamente às iniciativas acadêmicas de universalização do conhecimento, houve também uma adaptação das editoras de revistas tradicionais, condicionando a publicação de artigos abertos ao pagamento de valores abusivos.
No artigo Current market rates for scholarly publishing services, publicado em 2021, os pesquisadores Grossmann e Brembs estimam, de maneira bastante detalhada, os custos de publicação de artigos no formato de acesso aberto. O artigo faz a estimativa considerando um trabalho nas áreas de ciência, tecnologia e medicina com 18 mil palavras e 10 figuras ou tabelas. Os autores enfatizam que a estimativa é conservadora e representa um limite superior para o valor por artigo publicado.   Saiba mais.   Fonte: Unesp - 07/02/22

Programação dos Cursos de Língua Inglesa para o 1S/22

Esta é a programação dos Cursos de Língua Inglesa a serem ministrados no 1º semestre de 2022, oferecidos pelo CEL – Centro de Estudos Linguísticos da ESALQ. As aulas terão início no dia 14/03/22 e término dia 15/07/22. 
Os alunos interessados em participar dos cursos deverão preencher a ficha de inscrição online com nível de conhecimento de língua ao se submeterem-se a um pré-teste  no período de 7 de fevereiro a 9 de março de 2022 e encaminhá-la juntamente com um print do resultado do pré-teste para os seguintes e-mails: cel.esalq@usp.br ou fbacella@usp.br. Os alunos ingressantes devem anexar cópia da posição alcançada no vestibular da FUVEST e cópia do histórico escolar do segundo grau e os de graduação devem anexar cópia do histórico escolar com média ponderada do segundo semestre de 2021. O processo seletivo será realizado, respeitando-se o número de vagas existentes (38).  Veja o formulário de inscrição.   Fonte: CEL ESALQ - 07/02/22



06 fevereiro 2022

Inscrições abertas - III Curso de Métricas de desempenho acadêmico e comparações internacionais

Comunicamos que estarão 
abertas até o dia 4 de março de 2022, as inscrições para o III Curso de Atualização em Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais
O curso almeja o desenvolvimento de competências e habilidades para analisar criticamente o uso de métricas, além de liderar ações relacionadas ao aprimoramento do desempenho institucional das universidades no Brasil. O seu conteúdo foi delineado para ampliar a compreensão de questões relativas a indicadores para fins de desempenho acadêmico e comparações internacionais.
Para essa terceira edição do curso, o conteúdo foi ampliado com módulos focados na relação da ciência com a sociedade, no uso responsável de métricas, no acompanhamento dos egressos e na inclusão social com base em uma leitura atualizada para a governança acadêmica.
Esse curso é destinado a lideranças e profissionais de gestão universitária e dirigentes de instituições de ensino superior e comunicadores de ciência interessados em participar do curso, que será realizado entre os meses de março e novembro. O programa oferece 50 horas de atividades didáticas estruturadas e 30 horas de trabalho individual e em grupo. A carga de trabalho é estimada em duas horas semanais.
O processo de seleção levará em conta a análise de currículo, a motivação para participar do curso e o vínculo institucional. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 11 de março de 2022.   Mais informações e link para inscrições no site do Projeto Métricas.

2ª Aplicação do TOEFL-ITP | dia 19 de fevereiro

O TOEFL ITP é um teste prático da ETS que avalia a proficiência da língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não seja o inglês. É desenvolvido a partir de exemplos do inglês falado e escrito, coletados em países diversos, e é composto por 140 questões – 50 de compreensão oral, 40 de estrutura gramatical e 50 de leitura, com duração de duas horas.
 O TOEFL é o exame mais solicitado para quem deseja fazer cursos no exterior em países de língua inglesa ou em outros países onde a instrução será em inglês, especialmente para alunos de graduação e pós-graduação interessados em programas de intercâmbio.
O próximo exame online será aplicado no dia 19 de fevereiro de 2022 e as inscrições poderão ser feitas através do site da FEALQ, até o dia 12/02/22. A comunidade do Campus Luiz de Queiroz e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP terão taxas especiais.
Fonte: SVAInt - 04/02/22