24 fevereiro 2023

Ranking Scimago 2022: quanto evoluímos enquanto universidade de pesquisa?

SCImago Institutions Rankings (SIR) é uma classificação de instituições acadêmicas e relacionadas à pesquisa classificadas por um indicador composto que combina três conjuntos diferentes de indicadores com base no desempenho da pesquisa, resultados de inovação e impacto social medidos por sua visibilidade na web. Ele fornece uma interface amigável que permite a visualização de qualquer classificação personalizada a partir da combinação desses três conjuntos de indicadores. Adicionalmente, é possível comparar as tendências de indicadores individuais de até seis instituições. Para cada grande setor também é possível obter gráficos de distribuição dos diferentes indicadores. No Ranking 2022, 4.364 instituições foram classificadas no mundo inteiro. As instituições podem ser agrupadas por setores (Universidades, Saúde, Governo, etc.). Para fins comparativos, o valor do indicador composto foi definido em uma escala de 0 a 100. No entanto, os gráficos de linha e os gráficos de barra sempre representam classificações (menor é melhor, portanto os valores mais altos são os piores).   Saiba mais.   Fonte: ABCD - 23/02/23

23 fevereiro 2023

Base de dados Access Engineering já disponível na USP

Acesse aqui

Descrição: É uma base de dados de referência em Engenharia utilizada por profissionais, acadêmicos e estudantes. Seu conteúdo cobre as seguintes áreas: Bioengenharia, Habilidades em Negócios, Engenharias Química, Civil, de Comunicações, Elétrica e Eletrônica, de Energia e Petróleo, Ambiental e Sustentável, de Produção, Mecânica e Gestão de Operações. Disponibiliza mais de 700 e-books incluindo edições atuais de referências oficiais de engenharia, incluindo Marks 'Standard Handbook for Mechanical Engineers, Perry's Chemical Engineers' Handbook e o Standard Handbook for Electrical Engineers. Também possui recursos online dinâmicos, mais de 690 vídeos instrucionais, calculadoras e mais de 3.900 gráficos.   Fonte: ABCD - 23/02/23

CNPq lança 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu as inscrições para a 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. O Prêmio conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O objetivo é estimular bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT), cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa. Nesta edição, o Prêmio conta com uma nova categoria, o de Bolsista de Iniciação Científica Júnior e um aumento no valor da premiação das categorias Bolsistas de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica, passando de R$ 7 mil para R$ 10 mil. Para cada uma das categorias – Bolsista de Iniciação Científica, Bolsista de Iniciação Tecnológica e Bolsista de Iniciação Científica Júnior, serão premiados até três bolsistas, sendo um para cada grande área do conhecimento – Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.   Saiba mais.   Fonte: CNPq - 23/02/23

Carreira acadêmica precisa se tornar mais atrativa e capaz de reter jovens talentos, defendem cientistas

Em uma carta publicada na revista Science, um grupo de pesquisadores brasileiros, que atua no Brasil e em outros países, chama a atenção para a necessidade de desenvolver programas capazes de atrair e reter os cientistas formados na última década. Ainda que o país tenha mais do que dobrado o número de doutores formados nos últimos 20 anos e subido dez posições no ranking de publicação de artigos entre 2007 e 2011, os repetidos cortes orçamentários desde 2015 prejudicaram imensamente o sistema de ciência e tecnologia do país, argumentam os autores (leia mais em: revistapesquisa.fapesp.br/bases-para-reconstruir-a-capacidade-cientifica-do-brasil/). Como resultado, eles destacam, muitos dos cerca de 100 mil cientistas em início de carreira estão desempregados ou em trabalhos que não demandam a formação acadêmica de cientista. É uma mão de obra altamente qualificada, formada com investimento público, inclusive por meio do programa Ciência sem Fronteiras.   Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP - 23/02/23

Bolsas da CAPES atendem 160 mil estudantes e pesquisadores

A CAPES tem atualmente mais de 160 mil bolsistas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e nos programas de formação de professores. As bolsas atendem 100 mil pesquisadores no Brasil e 61 mil estudantes de cursos de licenciatura. Os benefícios da CAPES também alcançam 5.300 cientistas brasileiros no exterior. Ao todo, são 48 acordos de cooperação internacional. Além disso, o Portal de Periódicos, que é o maior acervo científico digital do mundo, tem 6 milhões de usuários de 432 instituições de ensino e pesquisa. Os dados, de 2021, compõem o folder “CAPES: a Fundação em números” que acaba de ser lançado para mostrar a relevância da Agência de Fomento para a ciência brasileira. O Brasil tem atualmente 4.600 programas de pós-graduação.  A avaliação realizada pela CAPES a cada quatro anos abrange 7 mil cursos de mestrado e doutorado, onde estão matriculados mais de 325 mil alunos. Em 2021, se formaram 59 mil mestres e 20 mil doutores. Nos programas de formação de professores da CAPES, como a Universidade Aberta do Brasil, estão matriculados 122 mil alunos de graduação e pós-graduação. As ações são realizadas em parceria com 139 instituições de ensino superior.   Saiba mais.   
Fonte: CGCOM/CAPES - 22/02/23

Evento tem objetivo de discutir relevância da informação científica no contexto da pesquisa acadêmica

American Chemical Society (ACS) apresenta a segunda série da “ACS na sua Região” com cinco encontros voltados para as comunidades das regiões do País: Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte. O objetivo é discutir a relevância da informação científica no contexto da pesquisa acadêmica. Além de criar um maior engajamento e integração em cada região brasileira, o evento apresentará análises métricas, dados, informações e temas pautados em interesses regionais, buscando sinergia e alinhamento local, sempre a favor da ciência e do avanço da pesquisa científica no Brasil. O evento é gratuito e será transmitido por meio da plataforma Zoom. Todos os participantes receberão certificado de participação enviado a partir de uma semana após o evento.   Saiba maisInscreva-se.   
Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 22/02/23

17 fevereiro 2023

Iniciação científica é estratégica para o País

Kelly, Ingrid, Maressa, Karina, Amanda, Ana Carolina, Rafaela e Vitoria. Oito jovens mulheres que têm algo em comum. Elas foram as vencedoras, em suas categorias, da 22ª edição do Conic, o Congresso Nacional de Iniciação Científica, organizado pelo Semesp, ocorrido em novembro passado. A representatividade masculina foi garantida por Ricardo Henrique Freire Vieira, do Centro Universitário Eniac, em Guarulhos, com o Prêmio especial – Incentivo à preservação ambiental (veja quadro). Suas pesquisas foram escolhidas entre os 1.401 projetos inscritos. Destes, 1.251 foram aprovados e apresentados ao longo do congresso. O evento virtual reuniu 2.240 alunos e 922 docentes. Com mais de duas décadas, o Conic é um congresso pioneiro no setor do ensino superior particular. Os congressos de iniciação científica são momentos de alta tensão positiva para os estudantes da graduação. São a oportunidade de encarar, pela primeira vez, uma banca de professores, antes mesmo da conclusão do curso e da apresentação do TCC. As pesquisas têm o prazo de um ano para sua realização, período em que o estudante pode descobrir suas aptidões acadêmicas, seus focos de interesse relativos ao conhecimento, dentro do escopo de sua área, e à própria carreira.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da Ciência – 17/02/23

Série em vídeo explica como funciona a pós-graduação na USP

Videoaulas produzidas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação estão disponíveis no Youtube e explicam a estrutura, as práticas e temas essenciais que ingressantes e interessados numa pós-graduação na USP devem saber

A colaboração da USP para a pós-graduação brasileira é significativa. É reconhecidamente a maior formadora de pós-graduandos no País: são mais de 50 mil doutores titulados e mais de 75 mil mestres. Atualmente, a USP possui 265 programas de pós-graduação e cerca de 30 mil alunos que possuem no horizonte manter uma excelência acadêmica neste nível de formação. Para ajudar os alunos que ingressam na pós-graduação da USP, ou mesmo para aqueles que têm interesse de saber como ela funciona, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade elaborou um curso aberto ao público, on-line e gratuito, com 17 videoaulas, disponível no Canal do Youtube da PRPG, neste link.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP – 17/02/23

Carreira acadêmica precisa se tornar mais atrativa e capaz de reter jovens talentos

Em uma carta publicada na revista Science, um grupo de pesquisadores brasileiros, que atua no Brasil e em outros países, chama a atenção para a necessidade de desenvolver programas capazes de atrair e reter os cientistas formados na última década. Ainda que o país tenha mais do que dobrado o número de doutores formados nos últimos 20 anos e subido dez posições no ranking de publicação de artigos entre 2007 e 2011, os repetidos cortes orçamentários desde 2015 prejudicaram imensamente o sistema de ciência e tecnologia do país, argumentam os autores (leia mais em: revistapesquisa.fapesp.br/bases-para-reconstruir-a-capacidade-cientifica-do-brasil/). 
Como resultado, eles destacam, muitos dos cerca de 100 mil cientistas em início de carreira estão desempregados ou em trabalhos que não demandam a formação acadêmica de cientista. É uma mão de obra altamente qualificada, formada com investimento público, inclusive por meio do programa Ciência sem Fronteiras.   Saiba maisFonte: Agência FAPESP - 17/02/23

16 fevereiro 2023

Governo divulga reajuste em bolsas de pesquisa

O governo federal anunciou reajuste de 40% nas bolsas de pós-graduação. Os valores , e o aumento foi prometido após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Veja os novos valores mais abaixo. O percentual de 40% vale para as bolsas de mestrado e doutorado da Capes e do CNPq. Para outros níveis de ensino, também há reajustes em dimensões distintas.   Saiba mais.   Fonte: CNPq – 16/02/23

Veja abaixo os novos valores e o percentual do reajuste nas bolsas da Capes e do CNPq:

  • Mestrado: de R$ 1.500 para R$ 2.100 (alta de 40%)
  • Doutorado: de R$ 2.200 para R$ 3.100 (40%)
  • Pós-doutorado: de R$ 4.100 para R$ 5.200 (25%)
Leia também: CAPES e CNPq aumentam bolsas de pós-graduação em 40%

Nota do CNPq sobre as bolsas de Produtividade em Pesquisa

"A atual gestão do CNPq reconhece que há uma grande demanda de bolsas PQ e anunciará o aumento do número dessas bolsas, de nível PQ-2, para 2023”, informa o presidente do órgão, Ricardo Galvão, em nota encaminha ao Jornal da Ciência

O CNPq não está considerando modificação no atual sistema de Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ, imprescindíveis para estimular a produção científica de pesquisadores, desde os em início de carreira aos com carreira consolidada, que lideram grupos de pesquisas e coordenam projetos de grande relevância para o país. Esses bolsistas são, também, parceiros do CNPq no trabalho dos Comitês Assessores, que analisam as propostas apresentadas nas chamadas. A atual gestão do CNPq reconhece que há uma grande demanda de bolsas PQ e anunciará o aumento do número dessas bolsas, de nível PQ-2, para 2023.  Fonte: CNPq - 16/02/23

Boas práticas para garantir a visibilidade e posicionamento institucional na Web

Na atualidade, um dos maiores desafios é manter e promover a presença e a popularidade das organizações na Web. Desde um design atrativo até conteúdos de qualidade chamam a audiência mas nem sempre a mantém. É necessário adotar práticas e técnicas que otimizem a descoberta e forneçam acesso efetivo e persistente, confiabilidade e segurança. Esta é uma tradução livre do texto publicado no website da Webometrics. Ranking Web of Repositories e intitulado Decalogue of good practices in institutional web positioning. Confira as dicas e verifique se sua instituição ou empresa segue tais recomendações. Leia com atenção pois as dicas são muito pertinentes para os gestores de websites, blogs e repositórios.   Saiba mais.   Fonte: ABCD USP - 16/02/23

Guia para inclusão de conteúdos no Google Acadêmico

Google Acadêmico – https://scholar.google.com , também chamado de Google Scholar, fornece uma maneira simples de pesquisar amplamente a literatura acadêmica. De um só lugar, você pode pesquisar em várias disciplinas e fontes: artigos, teses, livros, resumos e pareceres de tribunais, de editoras acadêmicas, sociedades profissionais, repositórios on-line, universidades e outros sites. O Google Acadêmico ajuda você a encontrar trabalhos relevantes no mundo da pesquisa acadêmica. O Google Scholar visa classificar os documentos da mesma forma que os pesquisadores, avaliando o texto completo de cada documento, onde foi publicado, por quem foi escrito, bem como com que frequência e quão recentemente foi citado em outra literatura acadêmica. Este é um verdadeiro desafio para quem quer alcançar altos níveis de popularidade e boa classificação de seus websites, perfis, blogs e repositórios no Google Acadêmico.   Saiba mais.   Fonte: ABCD USP - 16/02/23

Inscrições abertas para os treinamentos de março e abril do Portal de Periódicos

O cronograma bimestral dos treinamentos do Portal de Periódicos referente aos meses de março e abril já está disponível no site. O usuário pode acessá-lo em Treinamentos -  Materiais de apoio, e saber as opções que melhor se encaixam na sua área de interesse. As áreas do conhecimento abordadas no próximo bimestre são: Engenharias; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar e Ciências Extas e da Terra. Acesse Treinamentos – Calendário e inscreva-se!   Saiba mais.   Fonte: Portal de Periódicos CAPES - 15/02/23

Aplicativo Web of Science™ My Research Assistant



Apresentando Web of Science™ My Research Assistant, um aplicativo móvel que dá acesso à Web of Science e à Master Journal List onde você estiver. Pesquise e salve rapidamente as pesquisas dos principais jornais do mundo, crie um feed com curadoria das pesquisas mais importantes para você e compartilhe facilmente artigos com colegas - tudo em seu smartphone, onde quer que a inspiração surja.

Baixe agora o aplicativo.

Sefaz-SP esclarece que o ITCMD não incide sobre bolsas de estudo de instituições públicas

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) encaminhou à FAPESP o seguinte esclarecimento sobre a incidência do Imposto sobre Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre bolsas de estudos concedidas por agência de fomento à pesquisa: Bolsas de estudos de instituições públicas não são tributadas pelo ITCMD, o imposto recolhido pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo [Sefaz-SP] sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, com alíquota de 4%. O esclarecimento é necessário para evitar dúvidas de alguns bolsistas que receberam avisos, no final do ano passado, sobre possíveis inconsistências entre as doações declaradas à Receita Federal e ao Fisco Paulista.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP – 16/02/23

15 fevereiro 2023

O novo ranking Qualis, ou o retorno da múmia

No apagar das luzes do governo Bolsonaro, a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) anunciou a versão preliminar do novo Qualis. O sistema, que classifica periódicos científicos em um ranking de categorias, é uma das pedras fundamentais da avaliação de pós-graduações da agência – uma ilha de meritocracia no sistema público brasileiro que determina a distribuição de verbas e bolsas entre os programas do país de acordo com seu desempenho acadêmico. Revisões do Qualis costumam causar estardalhaço na comunidade acadêmica brasileira. É quase garantido que a publicação do ranking vá gerar reclamações sobre a nota recebida pela revista X, ou sobre o periódico Y ter ou não sido incluído. Desta vez, a insatisfação foi suficiente para gerar um abaixo-assinado de pesquisadores em economia e motivar correções na versão preliminar, que deve ser atualizada após o período de consulta pública. Boa parte das críticas parecem justificadas: nos exemplos mais extremos, artigos individuais foram classificados como periódicos e ganharam pontuações altas no ranking. Afora isso, incômodos usuais como a hipervalorização de revistas nacionais e o excesso de periódicos no topo do ranking se somaram a outras criadas pela unificação das classificações por área, o que evidenciou disparidades entre os estratos em diferentes campos da ciência.  Leia na íntegra: Nexo – 15/02/23

AmIT é tecnologia sustentável para a Amazônia

Estamos às vésperas de iniciar um novo programa de desenvolvimento da Amazônia baseado em tecnologia. Isso começou a ser pensado há 30 anos, logo depois da Conferência da ONU, sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida no Rio de Janeiro, a ECO-92. Naquela ocasião, o governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, zarpou para Boston, a fim de formatar uma parceria entre o MIT, Massachusetts Institute of Technology e as universidades locais, UFAM e UTAM, atualmente, UEA. O objeto desse enlace era injetar uma dose cavalar de tecnologia nas veias abertas da Amazônia. Não deu certo. Hoje, três décadas depois, para falar de futuro, conversamos com o professor Estevão Monteiro de Paula, que é um entusiasta dessa iniciativa desde sua formação acadêmica na América do Norte, onde fez PhD em Engenharia pela Universidade do Tennessee, e atualmente é um dos responsáveis pelo projeto do AmIT, Instituto de Tecnologia da Amazônia, com Adalberto Val e Carlos Nobre, entre outros pesquisadores da Pan Amazônia. Neste bate-papo, Estevão conta alguns detalhes desse empreendimento que pretende gerenciar o desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia continental com as ferramentas da Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
Leia na íntegra: Brasil Amazônia Agora.   Fonte: Jornal da Ciência – 15/02/23

Editora American Chemical Society apresenta evento sobre Química

American Chemical Society - ACS, editora reconhecida mundialmente por publicar e divulgar as pesquisas mas relevantes em Química e áreas afins, anuncia o encontro virtual e gratuito “Como potencializar o impacto e a visibilidade dos seus artigos científicos”. O evento virtual contará com nove sessões temáticas voltadas para diferentes áreas do conhecimento ligadas à Química. O encontro buscará discutir os seguintes tópicos: como um cientista pode potencializar os seus artigos na literatura, as formas de publicação, as análises cientométricas mais relevantes, o que as editoras e os revisores esperam do seu manuscrito e a importância desses detalhes no impacto e destaque da sua publicação. Além disso, serão apresentados os periódicos científicos publicados pela American Chemical Society mais alinhados com cada área da Química e afins, e como procurar as diretrizes e entender o escopo da revista adequada para a submissão do seu manuscrito. O evento é gratuito e será transmitido por meio da plataforma Zoom.   Saiba mais e inscreva-se!    Fonte: Portal de Periódicos CAPES – 14/02/23

Atividades de extensão passarão a ser obrigatórias no currículo dos cursos de graduação

Visando cumprir a Constituição Federal, que define o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a USP está discutindo de que forma as atividades de extensão irão compor 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação. A medida atende à resolução 07/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. De acordo com o documento, as avaliações do Ministério da Educação (MEC) passam a considerar o currículo dos cursos com a extensão obrigatória. A determinação vale para as instituições públicas e privadas. A resolução considera que as atividades extensionistas, segundo sua caracterização nos projetos políticos pedagógicos dos cursos, podem se inserir nas modalidades: programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 14/02/23