O engenheiro-agrônomo Luiz Antonio Martinelli, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP, explica como a composição química das unhas pode ser usada para analisar a dieta da população.
20 dezembro 2020
Nutrição: um dedo de informação
Parceria com a França retomará mobilidades em setembro de 2021
As mobilidades de estudantes brasileiros para a França pelo
Programa Brasil/França Agricultura
(Brafagri) foram remanejadas para setembro do próximo ano. O
adiamento, reflexo do entendimento conjunto entre a Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Conférence des Directeurs des
Écoles Françaises d'Ingénieurs (CDFI), se deu em virtude da
insegurança de aulas presenciais ainda no primeiro semestre na França.
A
CAPES informou nesta sexta-feira, 18 de dezembro, a mudança de data aos
coordenadores de projetos das universidades brasileiras. “Faremos o possível
para garantir a mesma quantidade de bolsas prevista originalmente, mas depende
de orçamento. Nossa principal preocupação no momento é ver as condições de
mobilidade”, disse Heloísa Hollnagel, diretora de Relações Internacionais da
Fundação.
A
medida vale para os projetos com mobilidades até então previstas para 2020, de
estudantes que tenham completado entre 40% e 80% da carga horária do curso no
momento da indicação no sistema da CAPES. Dessa forma, destaca-se que são os
coordenadores dos projetos beneficiados pelo edital que indicam os estudantes
que atendem aos critérios previstos. A Fundação analisa se será possível enviar
alunos com mais de 80% do curso concluído para a França, dadas as condições
atípicas de 2020.
A
CAPES divulgará a lista de participantes da mobilidade 2020 até março de 2021.
A mesma decisão foi tomada para
o Brasil/France Ingénieur
Technologie (Brafitec), programa de intercâmbio para a França de
pesquisadores da área de Engenharia (leia perguntas e respostas sobre
o Brafitec). As bolsas estão asseguradas para os estudantes a partir de
setembro de 2021, como acordado com os parceiros franceses.
O Brafagri é
um programa de intercâmbio de alunos de graduação e missões de trabalho para
equipes de professores. A iniciativa é voltada às Ciências Agronômicas,
Agroalimentares e Veterinária e seu funcionamento se dá por meio de parcerias
entre universidades brasileiras e instituições francesas. Fonte: CCS/CAPES - 18/12/20
19 dezembro 2020
Congresso aprova projeto que pode liberar R$ 9 bilhões para a ciência em 2021
A liberação chega em boa hora para reverter o colapso orçamentário e afastar o risco de um apagão científico no Brasil, em função dos numerosos cortes aplicados ao setor nos últimos anos. O orçamento disponível para investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) este ano é de apenas R$ 3,7 bilhões, e a proposta do governo para 2021 é reduzir ainda mais esse valor, para R$ 2,7 bilhões.
Criado em 1969, o FNDCT é um fundo de natureza contábil que recebe contribuições de diversas fontes para apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico do País — equivalente ao Fundeb, na área da Educação. Deveria ser a principal fonte de recursos para a ciência no Brasil, mas a maior parte do dinheiro arrecadado nos últimos anos — cerca de R$ 25 bilhões entre 2006 e 2020, segundo dados da Finep, a empresa pública que gerencia e operacionaliza os recursos do fundo — foi retida pelo governo federal e redirecionada para outras finalidades, como o pagamento de juros da dívida pública.
18 dezembro 2020
Os benefícios da internet no Brasil
Em 1992, entrou em operação o primeiro backbone de internet do Brasil, com a conexão de rede acadêmica entre Rio de Janeiro e São Paulo, em apoio à realização da Eco-92. Antes da abertura para a internet comercial no Brasil, foi a primeira vez em que pessoas físicas não vinculadas à universidade puderam ter uma experiência semelhante à transferência de arquivos e uso de correio eletrônico.
e-Aulas USP: Portal de vídeoaulas
O e-Aulas foi idealizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação da USP (STI), em 2015 foi integrado às ferramentas de ensino da Pró-Reitoria de Graduação, e atualmente é gerenciado pelo Núcleo de Mídias Digitais vinculado à Pró-reitoria de Graduação. Veja mais.
17 dezembro 2020
Acesse o conteúdo gravado do Internet Festival 2020
Docência durante a pandemia: tempos estranhos e/ou momentos de descobertas?
Vacinas: especialistas da USP esclarecem a população sobre tema que engaja todo o País
Em encontro multidisciplinar sobre vacinas contra a covid-19, cientistas dão um panorama da situação, esclarecem dúvidas e discutem principais desafios; live transmitida no Canal USP teve uma das maiores audiências do ano
Pró-Reitoria de Graduação seleciona propostas para modernizar a grade curricular
As propostas devem incentivar a análise crítica da estrutura curricular atual, a incorporação de novas metodologias de ensino, o compartilhamento de estratégias bem-sucedidas, e a redução do conteúdo expositivo e aumento do uso de estratégias ativas que possibilitem aprendizagem significativa pelos estudantes.
“A pandemia da covid-19 demandou uma rápida adaptação, tanto de estudantes quanto dos docentes, para viabilizar o ensino remoto durante o isolamento social. Dessa forma, a USP conseguiu manter parte considerável de suas atividades teóricas ministradas de forma não presencial, utilizando plataformas e recursos digitais. Agora queremos aproveitar esses conhecimentos e as experiências adquiridas para refletir sobre novas possibilidades para reformular e reestruturar o ensino de graduação”, explica o pró-reitor de Graduação Edmund Chada Baracat.
Para o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, “a experiência do ensino remoto precisa ser aproveitada e é o momento de se avaliar as novas possibilidades para o ensino de graduação. O edital da PRG é uma oportunidade para as unidades refletirem sobre as estruturas curriculares”.
O edital completo está disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação. Veja mais.
Fonte: Jornal da USP - 16/12/20
16 dezembro 2020
FEALQ adota novo procedimento para as solicitações de pagamentos
Novo procedimento passa a ser adotado em todas as solicitações de pagamentos enviadas à FEALQ a partir de 4 de janeiro de 2021
Vaga de estágio no Laboratório de Ecotoxicologia do CENA-USP
- As áreas de estudo são Comportamento de pesticidas no ambiente e Absorção e translocação de herbicidas em plantas.
- Há a possibilidade de concessão de bolsa
- Início: Janeiro de 2021
Ciência, educação e o futuro da sociedade brasileira
É preciso discutir qual projeto educacional necessitamos para reduzir iniquidades históricas e fazer frente a novos desafios globais.
Embora os investimentos em educação tenham variado nos últimos 50 anos, é possível dizer, de modo geral, que houve melhoria significativa nas condições educacionais do Brasil ao longo do tempo, em todos os níveis, conforme demonstram diversos indicadores educacionais e da atividade científica comparando nossos resultados com os de outros países.
Em geral, os programas educacionais nos diferentes níveis se mantiveram ao longo de diferentes gestões, podendo ser, nesse sentido, caracterizados como políticas de Estado e não de governo, pelo menos em princípio. Como consequência, observamos um enorme crescimento da educação superior pública e na formação de professores, da ciência e da pesquisa, associado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), grandes investimentos especialmente na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e na Coordenação para Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além da consolidação das fundações estaduais de apoio à pesquisa (FAPs).