23 dezembro 2021
Rankings de 2021 confirmam liderança da USP na América Latina
Diversas avaliações internacionais nas áreas de sustentabilidade,
reputação, empregabilidade, ensino e pesquisa colocaram a USP em destaque ao
longo do ano
Os rankings são vistos como
importantes termômetros da qualidade do ensino superior de um país e, por terem
critérios e métodos diversos de avaliação, priorizando certos aspectos em
detrimento de outros, podem apresentar classificações diferentes para a mesma
instituição, ou mesmo fazer oscilar de posição conforme o ano.
Em 2021, a USP teve destaque em várias avaliações e subiu posições
em alguns dos principais rankings. No World Reputation Ranking, elaborado pela
consultoria britânica Times Higher Education (THE), por exemplo, ganhou dez
posições, passando do grupo 91-100 para a posição 81-90 entre as universidades
de melhor reputação mundial. No Best Global Universities 2022, produzido pela
editora norte-americana US News, a Universidade subiu sete posições em relação
ao ano passado, ficando na 115ª posição mundial. Em ambos, é a melhor
classificada da América Latina.
“A USP se reinventou durante a pandemia e os resultados positivos estão demonstrados nessas classificações internacionais. O ponto mais importante é que a Universidade se aproximou ainda mais da sociedade e se apresentou como um apoio no meio de uma crise sem precedentes. Acho que ela vem cumprindo o papel que se espera de uma instituição com reconhecimento internacional”, disse o reitor Vahan Agopyan em outubro, quando os dois rankings foram divulgados. Confira a posição da USP nos principais rankings mundiais que foram divulgados ao longo do ano. Fonte: Jornal da USP - 23/12/21
22 dezembro 2021
2022: ano de expectativas e incertezas para a ciência brasileira
Resta à comunidade científica torcer para que, tratando-se de um ano eleitoral, Jair Bolsonaro sofra um despertar iluminista, torne-se um negacionista de sua própria natureza e resolva apoiar a ciência em seu último ano de mandato. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), liderado pelo astronauta Marcos Pontes, fiel escudeiro do presidente, terá uma quantia substancialmente maior de verbas de livre provimento (discricionárias) para investir em bolsas, projetos e infraestrutura de pesquisa em 2022. (O valor previsto na proposta original do governo era R$ 6,6 bilhões, o que já representaria um aumento de 140% em relação a 2021. Na versão final do orçamento, porém, com os acréscimos e emendas feitos na Comissão Mista de Orçamento do Congresso, é possível que esse valor ultrapasse R$ 7 bilhões.) Apesar disso, o orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é vinculado ao ministério, deve permanecer estagnado na casa de R$ 1,3 bilhão, com menos de R$ 40 milhões para fomento e menos de R$ 1 bilhão, para bolsas. Saiba mais.
MCTI lança prêmio para promover pesquisa em biodiversidade
Capes anuncia censo da pós-graduação brasileira
“A ideia é colocar os alunos e professores em uma situação de maior protagonismo, para que saibamos a realidade deste público, que é o mais importante no sistema”, afirma Cláudia Queda de Toledo, presidente da Capes.
Com os resultados do censo, a presidente da Capes espera cumprir com maior qualidade e rigor uma das missões da Fundação, que é subsidiar a elaboração e a execução das políticas públicas conduzidas pelo Ministério da Educação (MEC). “Informações para que o MEC consiga, por exemplo, enxergar os resultados do sistema de cotas sociais e raciais. É uma necessidade histórica”, explica Cláudia de Toledo. “Queremos ter, de fato, um arsenal de elementos de todo o sistema e poder assim aperfeiçoá-lo onde for necessário”, conclui. Fonte: CAPES - 22/12/21
CNPq lança nova chamada de bolsas no exterior
Os projetos serão julgados considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico de excelência. A proposta deverá ser submetida pelo coordenador do projeto e, considerando a complexidade na formulação de propostas de projetos internacionais, o prazo para submissão foi estendido a 90 dias, tendo como data limite 30 de março de 2022. A divulgação do resultado preliminar está prevista para 13 de maio de 2022.
Essa Chamada para a concessão de Bolsas no Exterior será complementada por outra Chamada de Bolsas no País, a ser lançada nos próximos dias, sendo as duas, desdobramentos da antiga Chamada de Bolsas Especiais, tendo em vista a atualização da missão do CNPq de fomentar a pesquisa para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação do País e de fortalecer a rede de cooperação internacional. Acesse aqui a chamada na íntegra.
Fonte: CNPq – 21/12/21
20 dezembro 2021
Número de Revistas em acesso aberto cresceu segundo a OASPA
Os dados mostram que os artigos CC BY em periódicos totalmente OA são de longe o tipo dominante de artigos publicados pelos membros da OASPA. Pouco menos de 2,2 milhões de artigos foram publicados com a licença CC BY em periódicos totalmente OA (acesso aberto somente) por membros da OASPA durante o período 2000-2020. Cerca de 422.000 deles foram publicados em 2020. Outros 65.000 ou mais foram publicados em 2020 sob CC BY em revistas híbridas. O número de artigos continua crescendo em todas as áreas. Em 2020, o volume de artigos em periódicos totalmente OA cresceu mais de 26%, em comparação com um crescimento de pouco mais de 42% na produção híbrida e pouco mais de 28% no geral.
Podcast | Conhecimento de impacto
Ouça aqui |
- O psiquiatra da FM-USP, André Brunoni, discute o potencial de técnica de estimulação elétrica para tratar depressão.
- Pedro Henrique Brancalion, agrônomo da ESALQ-USP, explica por que a regeneração de florestas virou tema quente de investigação.
- A nutricionista do IFRJ, Márcia Cristina da Silva, mostra os avanços obtidos por rede de cientistas de alimentos do Rio e de São Paulo.
- Francisco Murilo Zerbini, fitopatologista da Federal de Viçosa, fala da repercussão de seus estudos em evolução e taxonomia de vírus.
Apoio à cultura e à arte são temas do 6º fascículo do livro comemorativo dos 60 anos da FAPESP
Orçada em R$ 178 milhões financiados com recursos da iniciativa privada via incentivos fiscais, a restauração exigiu que 450 mil itens do acervo do museu fossem transferidos para imóveis alugados, adaptados para funcionar como reservas técnicas e laboratórios, o que só foi possível com apoio do Programa FAPESP de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa.
“Sem a infraestrutura montada com apoio da FAPESP, o patrimônio do museu poderia sofrer danos irreversíveis, comprometendo o desenvolvimento de estudos nas áreas de humanidades, ciências sociais e artes”, afirmou a pesquisadora Solange Ferraz de Lima, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Museu Paulista, em entrevista publicada no 6º fascículo do livro FAPESP 60 anos – Ciência, Cultura e Desenvolvimento.
18 dezembro 2021
A CAPES cumpre compromisso de 5 anos com INCT
No dia 9 de dezembro deste ano, a CAPES encaminhou ofício aos coordenadores dos projetos reforçando que, como previsto na chamada, a iniciativa seria encerrada, já que o prazo de cinco anos para a execução dos projetos se encarraria em dezembro de 2021. O documento esclarece que não seria possível realizar novas implementações, como definido no processo de seleção, mas assegura o pagamento de todas as bolsas que permaneçam em vigência para além de 2021.
Bolsas concedidas
Todas as bolsas previstas em projeto e solicitadas à CAPES pelos coordenadores foram implementadas. Das 1.918 bolsas concedidas no âmbito do programa, a CAPES implementou 1.651 bolsas, conforme solicitações realizadas pelos coordenadores de projetos, nos cinco anos de execução do programa.
Ao longo de 2022 e 2023, a CAPES vai assegurar o pagamento das bolsas dos 260 beneficiários que permanecerão ativos no sistema, com o investimento adicional de R$ 3.808.910,84. A chamada MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014 previa fomentar 95 projetos no valor total de até R$ 100 milhões ao longo de 5 anos, com pagamento de bolsas no País para mestrado, doutorado, pós-doutorado e professor visitante. O primeiro pagamento das bolsas teve início em janeiro de 2017. Saiba mais. Fonte: CCS/CAPES - 18/12/21
17 dezembro 2021
Plataforma da USP para ex-alunos oferece descontos na compra de livros, cursos e ingressos
São várias oportunidades para quem fez a
graduação ou pós-graduação na Universidade que incluem descontos em publicações
da Editora da USP, em ingressos para ver a Orquestra Sinfônica da USP e em
cursos pagos
- 50% de desconto em todos os livros da Editora da USP (Edusp)
- Descontos em assinaturas e ingressos para acompanhar a Orquestra Sinfônica da USP (20% na assinatura anual, 15% na semestral e 10% no ingresso avulso)
- Desconto de 10% para o Curso de Especialização em Gerenciamento Ambiental (Cegea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Confira também os benefícios permanentes da Alumni:
- Utilização de ferramentas do G Suite USP com armazenamento ilimitado do Google Drive
- Download do Diploma Virtual Certificado para estudantes que se formaram a partir de 2014
- Acesso ao acervo digital da USP como, teses, livros, periódicos e produção técnica
- Utilização do wi-fi da rede Eduroam nos campi da Universidade para acesso gratuito à internet
Novo estudo classifica os melhores cientistas do mundo segundo Índice H do Google Scholar
Mais um estudo bibliométrico da produção científica acaba de ser publicado
Fonte: AGUIA - 17/12/21
Avaliação Quadrienal segue até 23 de dezembro de 2022
No novo calendário, o restante de 2021 e todo o mês janeiro de 2022 compõem um período de atividades preparatórias para reuniões das coordenações das áreas de avaliação. Estas farão, até 18 de março, a classificação da produção intelectual informada pelos programas de pós-graduação. Para as análises de indicadores e qualitativa, o prazo será até 6 de maio. Três dias depois, em 9 de maio, as comissões de avaliação iniciam a fase de atribuição das notas, período que prosseguirá até 3 de junho. De 6 a 10 de junho, será a vez de avaliar os Programas Profissionais para Formação de Professores da Educação Básica (PROF). Saiba mais.
Fonte: CCS/CAPES - 17/12/21
16 dezembro 2021
Quais são as principais vozes brasileiras da ciência no Twitter em 2021?
Além desses, cinco perfis de instituições receberam destaque, como o Instituto Butantan e a conta oficial da USP. Os resultados mostram que 97% dos influenciadores de ciência brasileiros no Twitter falaram sobre vacinação e ajudaram na divulgação da importância dos imunizantes, de modo colaborativo do
Serrapilheira e do International Center for Journalistas (ICFJ) e pode ser conferido neste link.
Livro conta a história da Universidade através de seus reitores desde 1934 até 2018
O objetivo da obra, que tem 232 páginas, é contar a história da USP ao longo de quase nove décadas a partir do olhar de seus reitores. Como explicou o reitor Vahan Agopyan, “não se trata de uma coletânea de biografias, mas sim de relatos da vida dessas pessoas, contados por elas próprias, sempre que possível, ou por seus familiares”. “Sou observador privilegiado, pois estou na USP há 12 gestões reitorais. É interessante ver que a percepção do ocupante do cargo é diferente dos observadores externos que acompanham os acontecimentos”, afirmou.
O livro está dividido em 28 capítulos, cada um deles dedicado a uma gestão reitoral, de 1934 até 2018. Ao longo de sua história, a USP teve 26 reitores. O primeiro reitor foi o professor da Faculdade de Direito (FD), Reynaldo Porchat, e o primeiro vice-reitor, o docente da Faculdade de Medicina (FM), Antonio de Almeida Prado. O professor da FD, Miguel Reale, foi reitor da Universidade por duas gestões, em 1949 e em 1969. O livro foi organizado pela jornalista Vera Nakata e está disponível para download nas versões em português e em inglês no Portal de Livros Abertos da Edusp. Saiba mais. Fonte: Jornal da USP - 16/12/21
Como meu artigo científico pode virar um capítulo de livro?
O primeiro passo para você que pensa em ter um capítulo publicado é informar-se sobre a sua área de conhecimento, sobre o mercado editorial, conversar com pessoas que estão nesse meio e identificar os temas mais relevantes e aqueles que já estão um pouco mais saturados.
Para que a publicação ocorra, você deve conversar com seu orientador(a) e buscar por uma editora de confiança que faça este serviço. A maior parte das editoras exige a presença de um professor orientador na autoria de trabalho quando o pesquisador ainda está na graduação, por isso é importante pesquisar sobre os critérios e métodos de publicação.
Verifique a credibilidade da mesma, analise como a organização dos livros acontece, entre em contato com outros pesquisadores, observe as mídias sociais e evite cometer erros na escolha da sua parceira. Afinal, grandes trabalhos merecem grande reconhecimento.
Devemos lembrar também que há o processo de adaptação do trabalho, já que os formatos não são iguais e os textos e elementos visuais precisam ser ajustados. A própria editora pode auxiliar neste processo transformando a linguagem da sua monografia, dissertação ou tese, sem fazer grandes alterações no conteúdo da pesquisa em si.
Além do mais, lembre-se que você não precisa publicar o seu trabalho inteiro. Você pode tomar a decisão com o seu orientador, e no livro, publicar apenas as constatações mais relevantes para um público abrangente. Essa dica vale principalmente para pesquisas mais longas, comuns em teses de doutorados, mas pode ser aplicada em qualquer pesquisa.
Fonte: Atena Editora - 16/12/21