14 fevereiro 2022

Métricas diferentes que tentam medir o alcance e a influência do trabalho acadêmico

Existem muitas  métricas  diferentes que tentam medir o  alcance e a influência do trabalho acadêmico. Classificam-se principalmente em uma de três categorias:
  • Métricas em nível do artigo: indicadores que visam medir o alcance ou a influência de um resultado de pesquisa individual, como um artigo de revista ou um conjunto de dados. Exemplo: número de citações.
  • Métricas em nível da revista: indicadores que visam medir o alcance ou a influência de uma revista. Exemplo: Fator de impacto da revista.
  • Métricas em nível do autor: indicadores que visam medir o alcance ou a influência de um autor individual. Exemplo: índice h.
Fonte: Latindex - 14/02/22


11 fevereiro 2022

Base SciFinder indisponível no Portal de Periódicos da Capes


A entidade espera que essa renovação ocorra sem mais delonga, para que a base SciFinder volte a estar disponibilizada à comunidade acadêmica da área de Química e de áreas afins.
Recentemente, a base SciFinder deixou de estar disponível no Portal de Periódicos da Capes. Tendo em conta a importância desta base para a comunidade química em geral, mas de modo espacial para as atividades de pós-graduação na área de Química e em áreas afins, no dia 4 de fevereiro foi enviada uma carta (veja aqui) à presidência da Capes, em nome da SBQ, solicitando que o acesso à SciFinder seja prontamente restabelecido no Portal de Periódicos.
No dia 7 de fevereiro, a SBQ recebeu uma resposta, por e-mail, da Sra. Karolina Vieira da Silva Bastos, da equipe do Portal de Periódicos, em que informou: “O Portal de Periódicos da Capes agradece o contato e informa que o contrato da SciFinder está em negociação para renovação. Por essa razão, o acesso ao conteúdo está suspenso até que a renovação seja efetivada”.
Na SBQ, espera-se que essa renovação ocorra sem mais delonga, para que a base SciFinder volte a estar disponibilizada à comunidade acadêmica da área de Química e de áreas afins.   Fonte: SBQ - 11/02/22

Guia sobre plágio em linguagem direta e objetiva


A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) oferece à comunidade acadêmica da UFRRJ este Guia sobre Plágio. A publicação tem o objetivo de informar e qualificar a comunidade acadêmica para que possa enfrentar esse problema adequadamente. Escrito em linguagem direta e objetiva, o Guia aborda questões práticas e aspectos jurídicos das várias formas de plágio, sendo útil para estudantes e professores da Graduação e da Pós-Graduação.  Acesse aqui.  Fonte: Agenda Acadêmica - 11/02/22


Confira os portais de teses e dissertações de todo o Brasil



Dia Internacional das Mulheres e Meninas na ciência

Clique aqui

10 fevereiro 2022

Centro de Energia Nuclear na Agricultura recebe homenagem da Câmara

O vereador Thiago Ribeiro (PSC) entregou, nesta terça-feira (8), a moção de aplausos 215/2021 ao CENA-USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo) pelos 55 anos de atividades em prol da ciência e da agricultura no país.
A homenagem foi recebida pelo diretor da unidade, José Albertino Bendassolli, pela vice-diretora Tsai Siu Mui, eleita pela revista Forbes, em 2021, como uma das 100 mulheres mais influentes do agro no mundo, e pelos professores José Lavres Junior e Marli de Fátima Fiore.
"Me sinto muito feliz por entregar essa honraria em nome da Câmara e do município de Piracicaba, como um reconhecimento pela contribuição de vocês à tecnologia, ao crescimento e à geração de emprego para nossa cidade", disse o parlamentar.
O CENA é um instituto especializado da USP fundado em setembro de 1966 por docentes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz com a missão de difundir o conhecimento científico e tecnológico e contribuir, por meio da formação de recursos humanos, para a melhoria da produção e da oferta de alimentos saudáveis, atuando em defesa do meio ambiente com atividades de pesquisa e ensino.
No Centro, os pesquisadores conduzem cursos e treinamentos em diversas áreas de pesquisa e, em muitas delas, há interação com a indústria e empresas exportadoras de alimentos, envolvendo desenvolvimento e implementação de tecnologias avançadas.
Ao longo de seus 55 anos, o CENA formou inúmeros profissionais em cursos de iniciação científica, pós-graduação, mestrado e doutorado e vários de seus pesquisadores realizaram intercâmbio científico em conceituados centros de pesquisas e unidades de ensino do Brasil e do exterior.
Para Bendassolli, a entrega da moção representa o reconhecimento dos trabalhos promovidos ao longo dos 55 anos de atividades. "Toda a nossa diretoria agradece a homenagem. O CENA se sustenta em dois pilares: produtividade e sustentabilidade ambiental, que são justamente a sua missão: de gerar e difundir tecnologias e conhecimentos interdisciplinares, objetivando a sustentabilidade na agropecuária e no ambiente." 
Fonte: Câmara Municipal de Piracicaba - 08/02/22

FAPESP adota assinatura eletrônica para pesquisadores e bolsistas

Os beneficiários de bolsas e auxílios concedidos pela FAPESP, assim como os dirigentes/representantes legais das instituições às quais o processo estará vinculado, passarão a partir de hoje (10/02) a utilizar assinatura eletrônica nos Termos de Outorga e Aditivos, por meio de funcionalidade disponível no Sistema de Apoio à Gestão (SAGe). “Esse novo procedimento, em harmonia com a política de informatização e permanente aprimoramento das ações da Fundação, tem como objetivo principal simplificar a gestão administrativa dos projetos, garantindo maior celeridade e segurança aos pesquisadores e à FAPESP", afirma Fernando Menezes, diretor administrativo da Fundação.
A assinatura eletrônica – que substituirá a assinatura física de Termos de Outorga e Aditivos – deve ser realizada por meio do fornecimento da senha de acesso SAGe.
Para despachos iniciais ou despachos de alterações emitidos antes de 10 de fevereiro, os Termos de Outorga e Aditivos serão disponibilizados para assinatura ainda em formato físico, com a necessidade de envio do documento digitalizado à FAPESP. A data de emissão de despacho pode ser consultada pelos outorgados na opção “Histórico de Eventos”, do menu “Mais Informações” do processo no SAGe.
Um tutorial com o passo a passo para assinatura eletrônica está disponível em vídeo: https://youtu.be/QWUORzTt9R0.   Saiba mais.   Fonte: Agência FAPESP - 10/02/22

Cartão de identificação terá informação sobre vacinação da comunidade universitária

Para facilitar o acesso de docentes, alunos e servidores técnicos e administrativos às dependências da Universidade, a comunidade da USP conta com mais uma opção para comprovar o esquema vacinal contra a covid-19.
A partir de agora, é possível incluir os comprovantes de vacinação e eventuais doses de reforço no Portal de Serviços Computacionais da Universidade e os dados serão incorporados ao cartão de identificação eletrônico (e-Card) da USP.
A partir do ano letivo de 2022, as aulas de graduação e de pós-graduação da USP serão oferecidas de forma presencial. Na graduação, as aulas terão início no dia 14 de março; na pós, o início das atividades é definido em calendário próprio de cada programa de Mestrado e Doutorado das unidades.
Também está previsto que as salas de aulas, laboratórios, repartições administrativas e demais espaços da Universidade voltem a ter 100% de ocupação.
“A inclusão da informação no e-Card representa mais uma opção para facilitar o acesso da comunidade às dependências da USP, principalmente em locais de grande circulação, tais como os restaurantes universitários e os centros esportivos”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação (STI), João Eduardo Ferreira.
Para fazer o cadastro, o usuário deverá acessar o Portal de Serviços Computacionais da USP, com seu número USP e senha única de acesso. Em seguida, deve acessar o menu Meus Dados Pessoais > Vacinação Covid-19, informar os dados de cada uma das doses, salvar os dados anexando os respectivos comprovantes e encaminhar para validação.
Após a validação do cadastro, que deverá ser feito pelas comissões de graduação e de pós-graduação das unidades, no caso dos estudantes, e pelo Departamento de Recursos Humanos, no caso dos docentes e dos servidores técnicos e administrativos, a informação será incorporada ao e-Card USP. O aplicativo do e-Card está disponível nas lojas Apple e Google Play e poderá ser acessado por meio da senha única do usuário USP.  
Fonte: Jornal da USP - 09/02/22

Centro da USP vai testar soluções para cidades inteligentes com tecnologia 5G

Em uma das travessas labirínticas da Cidade Universitária, o prédio cinzento do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (Citi) da USP contrastava com as camisetas coloridas de estudantes, docentes e colaboradores correndo de um lado a outro. A movimentação tinha mil motivos, literalmente: caixas e mais caixas do Inspire, um ventilador de baixo custo projetado e desenvolvido na Escola Politécnica (Poli) da USP, utilizando tecnologia nacional e de licença aberta. Único capaz de transmitir dados de qualquer lugar do mundo em tempo real, o Inspire passou de aparelho de uso emergencial a plataforma tecnológica. E o uso do 5G, combinado com seus dados, pode dar novos rumos à pesquisa científica para responder, por exemplo, à pergunta: por que 80% dos pacientes intubados por covid-19 morreram no Brasil?
A trajetória do Citi, que, representando a USP, acaba de assinar um acordo de colaboração com a Claro, a Embratel e a Ericsson para o desenvolvimento de soluções 5G com foco em Cidades Inteligentes (Smart Cities) e Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês para Internet of Things).
O acordo consolida um longo percurso da USP para transformar seus campi em laboratórios de experimentação aberta, articulando a produção científica gerada na Universidade e integrando projetos e ações de sustentabilidade da USP com a cidade.
A rede 5G implementada na USP pela Claro – com tecnologia Ericsson – utiliza elementos de uma solução comercial ativados com licença científica cedida pela Anatel, na frequência 3,5 GHz, uma das faixas que foram adquiridas pela operadora em leilão recente. A estrutura busca oferecer um ambiente para que pesquisadores possam criar, prototipar e testar produtos e serviços. O 5G está em funcionamento no entorno da Escola Politécnica desde a última quinta-feira, 3.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 09/02/21

“Boletim USP-Covid” traz informações e orientações semanais sobre a pandemia

Canal USP iniciou, nesta semana, a publicação de entrevistas semanais com membros da nova Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, com o objetivo de manter a comunidade informada sobre a situação da pandemia no Estado de São Paulo, além de tirar dúvidas e repassar recomendações importantes sobre a covid-19. 
O novo programa, chamado Boletim USP-Covid, irá ao ar toda segunda-feira, às 18h, com a participação de um especialista da comissão, abordando as questões e os acontecimentos mais recentes da pandemia. O público poderá participar enviando suas perguntas e sugestões por meio de um formulário on-line, disponível aqui.
No primeiro episódio, publicado em 7 de fevereiro, os professores Aluisio Segurado e Anna Sara Levin, da Faculdade de Medicina da USP, falaram sobre as medidas adotadas pela Universidade para lidar com a pandemia em 2022 e sobre como se proteger da contaminação pelo vírus.  Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 09/02/22

09 fevereiro 2022

Plataforma Dimensions Analytics está disponível na Universidade de São Paulo (USP)

O desenvolvimento científico global e a competitividade entre as universidades estão demandando estratégias cada vez mais complexas de gestão, com foco na produção científica sustentável e incremento da colaboração internacional.
O sucesso de uma instituição depende de formar bons profissionais mas também depende de manter pesquisadores de primeira linha, obter o financiamento necessário, além de garantir uma estrutura apropriada para obter resultados de pesquisa de impacto, revelando seu real desempenho acadêmico e científico para seu país e para o mundo. A plataforma Dimensions foi desenvolvida para apoiar diferentes grupos dentro de uma organização de pesquisa, desde os próprios pesquisadores, coordenadores de pesquisa, bibliotecários, editores de revistas e livros, até estudantes, para o alcance de tais objetivos de qualidade.
Plataforma Dimensions contempla conteúdos bem mais amplos e distintos que outras plataformas analíticas de publicações científicas como SciVal (Elsevier) e InCites (Clarivate Analytics), uma vez que se baseia em Identificadores de Objetos Digitais (DOIs) atribuídos a documentos digitais publicados em geral tais como artigos, e-books, conjuntos de dados científicos, menções online, testes clínicos, patentes, documentos de políticas, financiamentos, independente de indexação nas bases de dados mencionadas, fornecendo links para os websites onde os conteúdos digitais efetivamente podem ser consultados, bem como dados de impacto nas redes sociais podem ser imediatamente visualizados.   Saiba mais.
Fonte: AGUIA - 09/02/22

Instituições são aprovadas em avaliação do PrInt

As 36 instituições de ensino superior e pesquisa que integram o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foram aprovadas na avaliação intermediária realizada em janeiro. O resultado foi publicado pela CAPES nesta segunda-feira, 07, no Diário Oficial da União. O Comitê de especialistas designado para a avaliação intermediária analisou, entre os dias 24 e 27 do mês passado, a documentação apresentada pelas instituições. O próximo passo é a realização, em março, de seminário para discussão, com as instituições participantes, dos resultados e de perspectivas futuras do programa de internacionalização.
A avaliação teve como base o Plano de Trabalho para Internacionalização (PTI), um sistema no qual as instituições participantes do programa informam os dados do período já executado de seus projetos. Foram analisados três módulos: o compromisso institucional, as parcerias e redes de pesquisa e o relatório consolidado com os aspectos mais relevantes de cada tema estratégico utilizado pela IES. 
Lançado em 2017, o PrInt tem como objetivo fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições atendidas, nas áreas do conhecimento por elas priorizadas. Pelo Programa, a CAPES apoia 581 projetos de pesquisa institucionais planejados com 197 temas estratégicos, para atividades em mais de cem países parceiros.   Saiba mais.   Fonte: CCS/CAPES - 08/02/22

Grupo pretende editar o genoma da cana para aumentar a produção de açúcar e o volume de biomassa

Melhorar a produtividade da cana-de-açúcar para aumentar a produção de bioetanol é o objetivo de um projeto desenvolvido no âmbito do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), da Universidade de São Paulo (USP). O primeiro passo do trabalho, coordenado pelo biólogo Marcos Buckeridge, será sequenciar o genoma da cana em nível cromossômico e obter o mapa de genes da planta.
“O genoma é dividido em cromossomos e os genes que coordenam funções biológicas estão espalhados entre eles. Para entender como o crescimento vegetal é coordenado, é necessário conhecer as posições exatas de cada gene ativado durante o crescimento”, explica Buckeridge, que é professor do Instituto de Biociências (IB-USP) e diretor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do Bioetanol, que é apoiado pela FAPESP.
No trabalho será utilizado um sistema desenvolvido por um dos integrantes da equipe, Diego Riaño-Pachón, professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP). “Ele criou um modelo que será de grande valia para conseguirmos chegar ao sequenciamento do genoma da cana em nível cromossômico”, afirma Buckeridge.   Saiba mais.   
Fonte: Agência FAPESP - 09/02/22

Inteligência Artificial é usada para descartar currículos mal-elaborados

Recente pesquisa sobre recursos humanos mostrou que 45% dos recrutadores levam apenas 20 segundos para descartar um currículo. Essa rapidez, conta a professora Adriana Caldana, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, é explicada pelo uso cada vez mais frequente da Inteligência Artificial nessas triagens.
Segundo a professora, pelo grande volume de currículos recebidos, as organizações estão usando a tecnologia para filtrar dados disponibilizados em nuvens e internet e comparar com as habilidades requeridas pela vaga, realizando a triagem em questão de microssegundos. Por isso, recomenda a quem busca por colocação no mercado de trabalho deixar os currículos enxutos e ativos nas plataformas de emprego e também associar ao perfil palavras-chave relacionadas à vaga pretendida. Os cuidados podem evitar o descarte de candidatos, feito quase que imediatamente por 68% dos recrutadores, por “falta de experiência” constatada em má estruturação do currículo. 
Informa a professora que existem até cursos com profissionais de tecnologia da informação que ensinam a conectar o currículo do candidato às palavras-chave verificadas pelos recrutadores ou até mesmo pelas plataformas digitais de emprego. “Antigamente a gente ensinava como desenhar o currículo, hoje é mais comum a gente dar dicas, como associar as palavras-chave ao nosso perfil profissional”, diz.   Saiba mais.   Fonte: Jornal da USP - 08/02/22 

08 fevereiro 2022

Elsevier incorpora um código exclusivo em artigos de periódicos acadêmicos baixados pelos usuários

A Elsevier incorpora um código exclusivo em todos os artigos de periódicos acadêmicos baixados pelos usuários. Os pesquisadores de segurança temem que isso possa ser usado para identificar pessoas que compartilham PDFs.
Um dos maiores editores de artigos acadêmicos do mundo disse que adiciona uma impressão digital exclusiva a cada download de usuários de PDF na tentativa de evitar ransomware, não para impedir a pirataria.
A Elsevier defendeu a prática depois que um pesquisador independente descobriu a existência das impressões digitais únicas e compartilhou suas descobertas no Twitter na semana passada.
“O identificador no PDF ajuda a evitar riscos de segurança cibernética para nossos sistemas e para os de nossos clientes – não há metadados ou dados pessoais capturados por eles”, disse um porta-voz da Elsevier. “A impressão digital em PDFs nos permite identificar fontes potenciais de ameaças para que possamos informar nossos clientes para que possam agir. Essa abordagem é comumente usada em toda a indústria editorial acadêmica.”
Quando perguntado a quais riscos ele estava se referindo, o porta-voz enviou uma lista de links para artigos de notícias sobre ransomware.
No entanto, a Elsevier tem um longo histórico de perseguir pessoas que pirateiam ou compartilham seus artigos acadêmicos pagos. Em 2015, a Elsevier processou o SciHub, o "Pirate Bay of Science", que hospeda milhões de artigos de revistas, incluindo os da Elsevier. No passado, a empresa enfrentou críticas por adquirir outras plataformas acadêmicas que distribuíam trabalhos gratuitamente na tentativa de dominar o mercado. Algumas universidades boicotaram a Elsevier no passado, e a empresa usou ameaças legais contra outros sites que hospedam trabalhos acadêmicos online. A empresa já teve problemas de segurança cibernética antes. Em 2019, deixou um servidor aberto à internet pública e expôs endereços de e-mail e senhas de usuários.   Fonte: Latindex - 08/02/22

Capes responde à SBPC sobre a renovação de assinaturas de revistas do Portal Periódicos

A presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Cláudia Queda de Toledo, respondeu no dia 2 de fevereiro à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com respeito a renovação de assinaturas de revistas do Portal Periódicos. No documento, a entidade havia manifestado preocupação sobre possíveis atrasos na renovação de revistas científicas pelo Portal Periódico. Segundo ela, não houve a suspensão, nem a descontinuidade de nenhuma contratação, mas explica que a Capes tem negociado para garantir melhores valores o que tem levado mais tempo.
No dia 27 de janeiro o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, havia enviado à Toledo uma carta informando que a entidade havia recebido comunicações de associados, mencionando que as revistas da American Physical Society (APS), como a importante Physical Review, tiveram sua assinatura não renovada pelo Portal de Periódicos da Capes. E reforçou que a comunidade científica estava “apreensiva quanto aos impactos que o atraso na renovação das assinaturas dos periódicos da Capes pode acarretar”.
A presidente da Capes explica que como os contratos são “firmados em moeda norte americana, e, considerando que houve uma desvalorização cambial expressiva da moeda brasileira, frente ao dólar, o processo de contratação de conteúdo tornou-se mais longo, pois a Capes vem trabalhando com o intuito de garantir o mesmo conteúdo já assinado e o mesmo número de instituições atendidas, mantendo os preços dentro da realidade brasileira, atendendo a todas as recomendações dos órgãos de controle, não aceitando aumentos considerados abusivos”. Diante disso, informa, a fase de negociações comerciais tem levado mais tempo que o usual para ser finalizada. Veja aqui a carta da SBPC em PDF. Veja aqui a carta da Capes em PDF.  Fonte: Jornal da Ciência - 08/02/22